Add parallel Print Page Options

Deveres dos levitas

23 Quando Davi já era bem idoso, nomeou seu filho Salomão rei sobre Israel. Convocou todos os líderes de Israel, e também os sacerdotes e os levitas. Foram contados os levitas com 30 anos ou mais, e o total chegou a 38 mil. De todos os levitas, 24 mil foram designados para supervisionar o trabalho no templo do Senhor, 6 mil para ser oficiais e juízes, 4 mil para ser guardas das portas e 4 mil para louvar o Senhor com os instrumentos musicais que Davi fez para esse fim. Davi dividiu os levitas em grupos com os nomes dos clãs descendentes dos três filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari.

Os gersonitas

Os descendentes de Gérson foram: Libni[a] e Simei, filhos de Gérson. Os três filhos de Libni foram: Jeiel, o chefe da família, Zetã e Joel. Esses foram os chefes da família de Libni.

Três descendentes de Simei foram: Selemote, Haziel e Harã. 10 Outros quatro descendentes de Simei foram: Jaate, Ziza,[b] Jeús e Berias. 11 Jaate era o chefe da família, e Ziza, o segundo. Jeús e Berias foram contados como uma só família, pois nenhum dos dois teve muitos filhos.

Os coatitas

12 Quatro descendentes de Coate foram: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel.

13 Os filhos de Anrão foram: Arão e Moisés. Arão e seus descendentes foram separados para consagrar as coisas santíssimas, queimar incenso na presença do Senhor, servi-lo e pronunciar bênçãos em seu nome para sempre.

14 Quanto a Moisés, homem de Deus, seus filhos foram contados com a tribo de Levi. 15 Os filhos de Moisés foram: Gérson e Eliézer. 16 Um dos descendentes de Gérson foi Sebuel, chefe da família. 17 Eliézer teve apenas um filho, Reabias, o chefe da família. Reabias teve muitos descendentes.

18 Um dos descendentes de Isar foi Selomite, chefe da família.

19 Os descendentes de Hebrom foram: Jerias, o chefe da família, Amarias, o segundo, Jaaziel, o terceiro, e Jecameão, o quarto.

20 Os descendentes de Uziel foram: Mica, o chefe da família, e Issias, o segundo.

Os meraritas

21 Os descendentes de Merari foram: Mali e Musi.

Os filhos de Mali foram: Eleazar e Quis. 22 Eleazar morreu sem ter filhos; teve apenas filhas. Suas filhas se casaram com os primos delas, os filhos de Quis.

23 Três descendentes de Musi foram: Mali, Éder e Jeremote.

24 Estes foram os descendentes de Levi conforme seus clãs, os chefes de suas famílias, registrados por nome. Cada um precisava ter 20 anos ou mais a fim de se qualificar para o serviço na casa do Senhor. 25 Pois Davi disse: “O Senhor, Deus de Israel, nos deu paz e habitará sempre em Jerusalém. 26 Os levitas não precisam mais carregar o tabernáculo nem seus utensílios de um lugar para outro”. 27 De acordo com as últimas instruções de Davi, foram registrados para o serviço todos os levitas de 20 anos ou mais.

28 O trabalho dos levitas era ajudar os sacerdotes, os descendentes de Arão, no serviço da casa do Senhor. Também cuidavam dos pátios e das salas laterais, ajudavam a realizar as cerimônias de purificação e serviam na casa de Deus de várias outras maneiras. 29 Eram encarregados dos pães da presença colocados sobre a mesa, da farinha da melhor qualidade para as ofertas de cereais, dos bolos sem fermento, dos pães assados em azeite e da mistura das massas. Eram responsáveis, ainda, por verificar todos os pesos e medidas. 30 Todas as manhãs e todas as tardes, apresentavam-se diante do Senhor para entoar cânticos de ação de graças e louvor. 31 Ajudavam nos holocaustos oferecidos ao Senhor nos sábados, nas festas de lua nova e em todas as outras festas fixas. O número requerido de levitas estava sempre de serviço na presença do Senhor, e seguiam todos os procedimentos que lhes haviam sido prescritos.

32 E assim, sob a supervisão dos sacerdotes, os descendentes de Arão, os levitas guardavam a tenda do encontro e o santuário e cumpriam seus deveres no serviço da casa do Senhor.

Deveres dos sacerdotes

24 Os descendentes de Arão, os sacerdotes, foram divididos em turnos para o serviço. Os filhos de Arão foram: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. Mas Nadabe e Abiú morreram antes de seu pai e não tinham filhos. Então Eleazar e Itamar deram continuidade ao sacerdócio.

Com a ajuda de Zadoque, descendente de Eleazar, e de Aimeleque, descendente de Itamar, Davi dividiu os descendentes de Arão em turnos, de acordo com suas responsabilidades. Os descendentes de Eleazar foram divididos em dezesseis turnos, e os de Itamar, em oito, pois havia mais chefes de família entre os descendentes de Eleazar.

As tarefas foram designadas aos grupos por sorteio, para que não houvesse nenhuma preferência, pois havia entre os descendentes de Eleazar e de Itamar muitos líderes qualificados para servir a Deus no santuário. Semaías, filho do levita Natanael, foi o secretário e anotou os nomes e as tarefas na presença do rei, dos líderes, do sacerdote Zadoque, de Aimeleque, filho de Abiatar, e dos chefes das famílias dos sacerdotes e dos levitas. Os descendentes de Eleazar e de Itamar foram designados por sorteio alternadamente.

A primeira sorte caiu para Jeoiaribe;

a segunda, para Jedaías;

a terceira, para Harim;

a quarta, para Seorim;

a quinta, para Malquias;

a sexta, para Miamim;

10 a sétima, para Hacoz;

a oitava, para Abias;

11 a nona, para Jesua;

a décima, para Secanias;

12 a décima primeira, para Eliasibe;

a décima segunda, para Jaquim;

13 a décima terceira, para Hupá;

a décima quarta, para Jesebeabe;

14 a décima quinta, para Bilga;

a décima sexta, para Imer;

15 a décima sétima, para Hezir;

a décima oitava, para Hapises;

16 a décima nona, para Petaías;

a vigésima, para Jeezquel;

17 a vigésima primeira, para Jaquim;

a vigésima segunda, para Gamul;

18 a vigésima terceira, para Delaías;

a vigésima quarta, para Maazias.

19 Cada grupo realizava as tarefas que lhe haviam sido designadas na casa do Senhor, de acordo com os procedimentos definidos por seu antepassado Arão em obediência às ordens do Senhor, o Deus de Israel.

Chefes de famílias levitas

20 Os outros chefes de famílias descendentes de Levi foram:

Dos descendentes de Anrão: Sebuel.[c]

Dos descendentes de Sebuel: Jedias.

21 Dos descendentes de Reabias: Issias.

22 Dos descendentes de Isar: Selomite.[d]

Dos descendentes de Selomite: Jaate.

23 Dos descendentes de Hebrom: Jerias, o chefe,[e] Amarias, o segundo, Jaaziel, o terceiro, e Jecameão, o quarto.

24 Dos descendentes de Uziel: Mica.

Dos descendentes de Mica: Samir 25 e Issias, irmão de Mica.

Dos descendentes de Issias: Zacarias.

26 Dos descendentes de Merari: Mali e Musi.

Dos descendentes de Jaazias: Beno.

27 Dos descendentes de Merari, por Jaazias: Beno, Soão, Zacur e Ibri.

28 Dos descendentes de Mali: Eleazar, que não teve filhos.

29 Dos descendentes de Quis: Jerameel.

30 Dos descendentes de Musi: Mali, Éder e Jerimote.

Esses foram os descendentes de Levi, de acordo com suas famílias. 31 Como os descendentes de Arão, suas tarefas foram designadas por sorteio, sem distinção de idade nem de posição entre as famílias. As sortes foram lançadas na presença do rei Davi, de Zadoque, de Aimeleque e dos chefes das famílias dos sacerdotes e dos levitas.

Responsabilidades dos músicos

25 Depois, Davi e os comandantes do exército nomearam homens das famílias de Asafe, Hemã e Jedutum para profetizar, com o acompanhamento de liras, harpas e címbalos. Esta é a lista de seus nomes e de suas responsabilidades:

Dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias e Asarela. Trabalhavam sob a direção de seu pai, Asafe, que profetizava por ordem do rei.

Dos filhos de Jedutum: Gedalias, Zeri, Jesaías, Simei,[f] Hasabias e Matitias, seis ao todo. Trabalhavam sob a direção de seu pai, Jedutum, que profetizava com o acompanhamento da lira, dando graças e louvando o Senhor.

Dos filhos de Hemã: Buquias, Matanias, Uziel, Subael,[g] Jerimote, Hananias, Hanani, Eliata, Gidalti, Romanti-Ézer, Josbecasa, Maloti, Hotir e Maaziote. Todos eram filhos de Hemã, vidente do rei, pois Deus lhe tinha dado o privilégio de ter catorze filhos e filhas, de acordo com sua promessa.

Todos esses homens estavam sob a direção de seus pais e serviam como músicos na casa do Senhor. Eram responsáveis por tocar címbalos, harpas e liras na casa de Deus. Asafe, Jedutum e Hemã se reportavam diretamente ao rei. Eles e suas famílias estavam preparados para cantar diante do Senhor, e todos, 288 no total, eram músicos talentosos. Os músicos foram nomeados para seu serviço por sorteio, tanto jovens como idosos, mestres ou aprendizes.

A primeira sorte caiu para José, do clã de Asafe, e doze de seus filhos e parentes;[h]

a segunda, para Gedalias e doze de seus filhos e parentes;

10 a terceira, para Zacur e doze de seus filhos e parentes;

11 a quarta, para Zeri[i] e doze de seus filhos e parentes;

12 a quinta, para Netanias e doze de seus filhos e parentes;

13 a sexta, para Buquias e doze de seus filhos e parentes;

14 a sétima, para Asarela[j] e doze de seus filhos e parentes;

15 a oitava, para Jesaías e doze de seus filhos e parentes;

16 a nona, para Matanias e doze de seus filhos e parentes;

17 a décima, para Simei e doze de seus filhos e parentes;

18 a décima primeira, para Uziel[k] e doze de seus filhos e parentes;

19 a décima segunda, para Hasabias e doze de seus filhos e parentes;

20 a décima terceira, para Subael e doze de seus filhos e parentes;

21 a décima quarta, para Matitias e doze de seus filhos e parentes;

22 a décima quinta, para Jerimote[l] e doze de seus filhos e parentes;

23 a décima sexta, para Hananias e doze de seus filhos e parentes;

24 a décima sétima, para Josbecasa e doze de seus filhos e parentes;

25 a décima oitava, para Hanani e doze de seus filhos e parentes;

26 a décima nona, para Maloti e doze de seus filhos e parentes;

27 a vigésima, para Eliata e doze de seus filhos e parentes;

28 a vigésima primeira, para Hotir e doze de seus filhos e parentes;

29 a vigésima segunda, para Gidalti e doze de seus filhos e parentes;

30 a vigésima terceira, para Maaziote e doze de seus filhos e parentes;

31 a vigésima quarta, para Romanti-Ézer e doze de seus filhos e parentes.

Deveres dos guardas das portas

26 Estas são as divisões dos guardas das portas:

Dos coraítas: Meselemias, filho de Coré, da família de Abiasafe.[m] O primeiro filho de Meselamias foi Zacarias, o segundo, Jediael, o terceiro, Zebadias, o quarto, Jatniel, o quinto, Elão, o sexto, Joanã, e o sétimo, Elioenai.

O primeiro filho de Obede-Edom foi Semaías, o segundo, Jeozabade, o terceiro, Joá, o quarto, Sacar, o quinto, Natanael, o sexto, Amiel, o sétimo, Issacar, e o oitavo, Peuletai. Deus havia abençoado Obede-Edom.

Semaías, filho de Obede-Edom, teve filhos muito capazes, que ocuparam posições de grande autoridade no clã. Estes eram os nomes deles: Otni, Rafael, Obede e Elzabade. Seus parentes, Eliú e Semaquias, também foram homens muito capazes.

Todos esses descendentes de Obede-Edom, incluindo seus filhos e parentes, 62 ao todo, foram homens muito capazes e aptos para seu trabalho.

Os dezoito filhos e parentes de Meselamias também foram homens muito capazes.

10 Os filhos de Hosa, do clã de Merari, foram: Sinri, nomeado chefe por seu pai, embora não fosse o mais velho, 11 Hilquias, o segundo, Tebalias, o terceiro, e Zacarias, o quarto. Os filhos e parentes de Hosá foram treze ao todo.

12 Essas divisões de guardas das portas foram feitas conforme os chefes de suas famílias. Os guardas, como os outros levitas, serviam na casa do Senhor. 13 Foram encarregados de guardar as portas por sorteio, de acordo com as famílias, sem levar em conta idade ou treinamento.

14 Meselemias[n] e seu grupo ficaram responsáveis pela porta leste. Seu filho Zacarias, conselheiro de grande sabedoria, ficou responsável pela porta norte. 15 Obede-Edom ficou responsável pela porta sul, e seus filhos, pelo depósito. 16 Supim e Hosa ficaram responsáveis pela porta oeste e pela passagem que dava para o templo.[o] O serviço dos guardas foi dividido de forma igual. 17 Todos os dias, seis levitas ficavam encarregados da porta leste, quatro da porta norte, quatro da porta sul, e duas duplas do depósito. 18 Cada dia, seis ficavam encarregados da porta oeste, quatro da passagem que dava para o templo, e dois do pátio.[p]

19 Essas foram as divisões dos guardas das portas dos clãs de Coré e de Merari.

Tesoureiros e outros oficiais

20 Outros levitas, sob a liderança de Aías, eram encarregados dos tesouros da casa de Deus e dos depósitos onde ficavam os objetos consagrados. 21 Da família de Libni,[q] no clã de Gérson, Jeiel[r] era o chefe. 22 Os filhos de Jeiel, Zetã e seu irmão Joel, eram encarregados dos tesouros da casa do Senhor.

23 Os líderes descendentes de Anrão, de Isar, de Hebrom e de Uziel foram:

24 Do clã de Anrão, Sebuel foi descendente de Gérson, filho de Moisés. Era o oficial encarregado dos tesouros. 25 Suas gerações de parentes por parte de Eliézer foram: Reabias, Jesaías, Jorão, Zicri e Selemote.

26 Selemote e seus parentes eram encarregados dos tesouros que o rei Davi, os chefes das famílias, os generais e capitães[s] e outros oficiais do exército haviam dedicado ao Senhor. 27 Esses homens dedicaram parte dos despojos que haviam obtido nas batalhas para a manutenção da casa do Senhor. 28 Selomote[t] e seus parentes também cuidavam de todas as ofertas dedicadas ao Senhor pelo vidente Samuel, por Saul, filho de Quis, por Abner, filho de Ner, e por Joabe, filho de Zeruia. Eram responsáveis, ainda, pelas demais ofertas dedicadas ao Senhor.

29 Do clã de Isar, Quenanias e seus filhos receberam as responsabilidades administrativas[u] de Israel como oficiais e juízes.

30 Do clã de Hebrom, Hasabias e seus parentes, 1.700 homens capazes, foram encarregados das terras israelitas a oeste do rio Jordão. Eram responsáveis por todas as questões relacionadas ao serviço do Senhor e do rei nessa região.

31 Também do clã de Hebrom, Jerias era o chefe dos hebronitas, de acordo com os registros genealógicos. No quadragésimo ano do reinado de Davi, fez-se uma busca nos registros e foram encontrados homens capazes do clã de Hebrom em Jazer, na terra de Gileade. 32 Havia 2.700 homens capazes e chefes de família entre os parentes de Jerias. O rei Davi os enviou para o lado leste do Jordão e os encarregou das tribos de Rúben e Gade e da meia tribo de Manassés. Eram responsáveis por todas as questões relacionadas a Deus e ao rei.

Comandantes e divisões militares

27 Esta é a lista dos israelitas, chefes de família, generais e capitães[v] que serviam o rei na supervisão das divisões do exército de serviço a cada mês do ano. Cada divisão tinha 24 mil homens e servia durante um mês.

Jasobeão, filho de Zabdiel, era comandante da primeira divisão de 24 mil homens, de serviço durante o primeiro mês. Era descendente de Perez e chefe de todos os oficiais do exército para o primeiro mês.

Dodai, descendente de Aoí, era comandante da segunda divisão de 24 mil homens, de serviço durante o segundo mês. Miclote era o chefe da divisão.

Benaia, filho do sacerdote Joiada, era comandante da terceira divisão de 24 mil homens, de serviço durante o terceiro mês. Esse Benaia comandou o grupo militar de elite de Davi, conhecido como os Trinta. Seu filho Amizabade era o chefe da divisão.

Asael, irmão de Joabe, era comandante da quarta divisão de 24 mil homens, de serviço durante o quarto mês. Asael foi sucedido por seu filho Zebadias.

Sama,[w] o izraíta, era comandante da quinta divisão de 24 mil homens, de serviço durante o quinto mês.

Ira, filho de Iques, de Tecoa, era comandante da sexta divisão de 24 mil homens, de serviço durante o sexto mês.

10 Helez, de Pelom, descendente de Efraim, era comandante da sétima divisão de 24 mil homens, de serviço durante o sétimo mês.

11 Sibecai, de Husate, descendente de Zera, era comandante da oitava divisão de 24 mil homens, de serviço durante o oitavo mês.

12 Abiezer, de Anatote, da tribo de Benjamim, era comandante da nona divisão de 24 mil homens, de serviço durante o nono mês.

13 Maarai, de Netofate, descendente de Zera, era comandante da décima divisão de 24 mil homens, de serviço durante o décimo mês.

14 Benaia, de Piratom, em Efraim, era comandante da décima primeira divisão de 24 mil homens, de serviço durante o décimo primeiro mês.

15 Helede,[x] de Netofate, descendente de Otniel, era comandante da décima segunda divisão de 24 mil homens, de serviço durante o décimo segundo mês.

Líderes das tribos

16 Estas foram as tribos de Israel e seus líderes:

da tribo de Rúben: Eliézer, filho de Zicri;

da tribo de Simeão: Sefatias, filho de Maaca;

17 da tribo de Levi: Hasabias, filho de Quemuel;

da tribo de Arão: o sacerdote, Zadoque;

18 da tribo de Judá: Eliú, irmão de Davi;

da tribo de Issacar: Onri, filho de Micael;

19 da tribo de Zebulom: Ismaías, filho de Obadias;

da tribo de Naftali: Jeremote, filho de Azriel;

20 da tribo de Efraim: Oseias, filho de Azazias;

da tribo de Manassés, a oeste: Joel, filho de Pedaías;

21 da tribo de Manassés, em Gileade, a leste: Ido, filho de Zacarias;

da tribo de Benjamim: Jaasiel, filho de Abner;

22 da tribo de Dã: Azareel, filho de Jeroão.

Esses foram os líderes das tribos de Israel.

23 Quando Davi fez o censo, não contou os que tinham menos de 20 anos, pois o Senhor havia prometido que os israelitas seriam numerosos como as estrelas no céu. 24 Joabe, filho de Zeruia, começou o censo, mas nunca o terminou, porque a ira de Deus caiu sobre Israel. O número total nunca foi anotado nos registros oficiais do rei Davi.

Oficiais do reino de Davi

25 Azmavete, filho de Adiel, era encarregado dos depósitos do palácio.

Jônatas, filho de Uzias, era encarregado dos depósitos nos campos, nas cidades, nos povoados e nas fortalezas.

26 Ezri, filho de Quelube, era encarregado dos trabalhadores nos campos, que cultivavam as terras.

27 Simei, de Ramá, era encarregado dos vinhedos.

Zabdi, de Sifá, era encarregado das uvas e do fornecimento de vinho.

28 Baal-Hanã, de Gederá, era encarregado das plantações de oliveiras e figueiras-bravas do rei nas colinas de Judá.[y]

Joás era encarregado dos depósitos de azeite.

29 Sitrai, de Sarom, era encarregado do gado na planície de Sarom.

Safate, filho de Adlai, era encarregado do gado nos vales.

30 Obil, o ismaelita, era encarregado dos camelos.

Jedias, de Meronote, era encarregado dos jumentos.

31 Jaziz, o hagareno, era encarregado das ovelhas.

Todos esses oficiais administravam as propriedades do rei Davi.

32 Jônatas, tio de Davi, era conselheiro do rei, homem sábio e também escriba. Jeiel, filho de Hacmoni, era responsável por ensinar os filhos do rei. 33 Aitofel era conselheiro do rei. Husai, o arquita, era amigo do rei. 34 Aitofel foi sucedido por Joiada, filho de Benaia, e por Abiatar. Joabe era comandante do exército do rei.

Footnotes

  1. 23.7 Em hebraico, Ladã (tb. em 23.8,9), variação de Libni; comparar com 6.17.
  2. 23.10 Conforme a Septuaginta e a Vulgata (ver tb. 23.11); o hebraico traz Zina.
  3. 24.20 Em hebraico, Subael (tb. em 1Cr 24.20b), variação de Sebuel; comparar com 23.16 e 26.24.
  4. 24.22 Em hebraico, Selomote (tb. em 1Cr 24.22 b), variação de Selomite; comparar com 23.18.
  5. 24.23 Em hebraico, Dos descendentes de Jerias; comparar com 23.19.
  6. 25.3 Conforme um manuscrito hebraico e alguns manuscritos gregos (ver tb. 25.17); a maioria dos manuscritos hebraicos não traz Simei.
  7. 25.4 Em hebraico, Sebuel, variação de Subael; comparar com 25.20.
  8. 25.9 Conforme a Septuaginta; o hebraico não traz e doze de seus filhos e parentes.
  9. 25.11 Em hebraico, Izri, variação de Zeri; comparar com 25.3.
  10. 25.14 Em hebraico, Jesarela, variação de Asarela; comparar com 25.2.
  11. 25.18 Em hebraico, Azareel, variação de Uziel; comparar com 25.4.
  12. 25.22 Em hebraico, Jeremote, variação de Jerimote; comparar com 25.4.
  13. 26.1 Conforme a Septuaginta (ver tb. Êx 6.24); o hebraico traz Asafe.
  14. 26.14 Em hebraico, Selemias, variação de Meselemias; comparar com 26.2.
  15. 26.16 Ou pela porta de Salequete, na rua de cima (tb. em 26.18). O significado do hebraico é incerto.
  16. 26.18 Ou da colunata. O significado do hebraico é incerto.
  17. 26.21a Em hebraico, Ladã, variação de Libni; comparar com 6.17.
  18. 26.21b Em hebraico, Jeieli (tb. em 26.22), variação de Jeiel; comparar com 23.8.
  19. 26.26 Em hebraico, comandantes de milhares e de centenas.
  20. 26.28 Em hebraico, Selomite, variação de Selomote.
  21. 26.29 Ou receberam responsabilidades externas, ou receberam responsabilidades fora da área do templo.
  22. 27.1 Em hebraico, comandantes de milhares e de centenas.
  23. 27.8 Em hebraico, Samute, variação de Sama; comparar com 11.27 e 2Sm 23.25.
  24. 27.15 Em hebraico, Heldai, variação de Helede; comparar com 11.30 e 2Sm 23.29.
  25. 27.28 Em hebraico, na Sefelá.