Add parallel Print Page Options

Deus fala com Moisés

Moisés era o pastor das ovelhas do seu sogro Jetro[a], sacerdote de Midiã. Certo dia ele levou o rebanho para o outro lado do deserto e foi até o monte Horebe[b], o monte de Deus. Ali o anjo do SENHOR[c] apareceu-lhe como uma chama de fogo, no meio de um arbusto. O arbusto estava em chamas, mas não se queimava. E Moisés pensou: “Vou me aproximar para ver esta coisa maravilhosa. Por que o arbusto não se queima?”

Quando o SENHOR viu que Moisés se aproximava para ver melhor, chamou-o do meio do arbusto:

—Moisés! Moisés!

Ele respondeu:

—Estou aqui.

Deus lhe disse:

—Não se aproxime mais e tire as suas sandálias dos pés, porque o lugar onde está é terra santa. Eu sou o Deus do seu pai. O Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.

Moisés cobriu o rosto porque teve medo de olhar diretamente para Deus. E o SENHOR disse:

—Eu tenho visto o sofrimento do meu povo no Egito. Eu ouvi os seus lamentos, causados pelos seus opressores, e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso, decidi descer e livrar o meu povo do poder dos egípcios. Vou tirá-lo daquela terra e levá-lo para uma terra fértil e espaçosa, uma terra boa para semear e para criar gado[d]. Vou levá-lo para a terra dos cananeus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus. Ouvi o lamento dos israelitas e vi a crueldade com que os egípcios os tratam. 10 Portanto, agora eu lhe envio ao faraó para libertar o meu povo, o povo de Israel, do Egito.

11 Mas Moisés disse a Deus:

—Quem sou eu para me apresentar diante do faraó e tirar os israelitas do Egito?

12 Deus lhe disse:

—Eu estarei com você. E esta será a prova de que fui eu quem o enviou: depois de ter tirado o povo do Egito, eles adorarão a Deus neste monte.

Read full chapter

Footnotes

  1. 3.1 Jetro Também é chamado “Reuel”.
  2. 3.1 monte Horebe Este monte é, na maioria das vezes, chamado “monte Sinai” (Êx 16.1).
  3. 3.2 anjo do SENHOR Ou “mensageiro do SENHOR”. Ver também Gn 16.7.
  4. 3.8 uma terra (…) gado O texto hebraico diz: “uma terra onde corre leite e mel” Ver também v17.