Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Gênesis 8-10

O fim do dilúvio

Mas Deus não se esqueceu de Noé e de todos os animais selvagens e domésticos que estavam com ele na barca. Deus fez soprar um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar. As fontes da terra e as janelas do céu fecharam-se e parou de chover. Pouco a pouco as águas começaram a baixar. Ao fim dos cento e cinquenta dias, as águas já tinham diminuído e, no dia dezessete do sétimo mês, a barca parou numa das montanhas do Ararate[a]. As águas continuaram baixando até o décimo mês. No primeiro dia desse mês apareceram os topos das montanhas.

Após quarenta dias mais, Noé abriu a janela que tinha feito na barca e soltou um corvo. O corvo ficou voando de um lado para o outro até as águas sobre a terra terem secado. Noé também soltou uma pomba para ver se as águas já tinham diminuído na superfície da terra. Mas a pomba não encontrou lugar onde descansar porque as águas ainda cobriam toda a terra. A pomba então voltou para junto de Noé, na barca. Noé estendeu a mão, apanhou a pomba e trouxe-a de volta para dentro da barca. 10 Esperou mais sete dias e voltou a soltar a pomba. 11 Quando a pomba regressou de tarde, trazia no bico uma folha nova de oliveira. Então Noé ficou sabendo que as águas já tinham baixado bastante. 12 Esperou mais sete dias e voltou a soltar a pomba, e ela não voltou mais.

13 Quando Noé completou 601 anos de idade, no primeiro dia do primeiro mês, a superfície da terra foi ficando cada vez mais seca. E Noé abriu a porta[b] da barca e viu que a terra estava quase seca. 14 No dia vinte e sete do segundo mês, a terra ficou completamente seca. 15 Então Deus disse a Noé:

16 —Podem sair da barca, você e a sua esposa, os seus filhos e as suas noras. 17 Faça também sair da barca todos os seres vivos que estão com você, as aves, os animais e toda criatura que rasteja pelo chão. Que saiam e sejam férteis, aumentem em número e encham a terra.

18 Então Noé saiu da barca com os seus filhos, a sua esposa e as suas noras. 19 Todos os animais domésticos e selvagens, todos os que rastejam pelo chão e todas as aves, saíram da barca, um casal de cada vez.

20 Então Noé fez um altar para o SENHOR e ali sacrificou alguns animais puros e algumas aves puras[c], queimando-as completamente no altar. 21 O SENHOR sentiu o aroma agradável dos sacrifícios e disse a si mesmo: “Nunca mais voltarei a amaldiçoar a terra por causa da maldade do ser humano. Os seus pensamentos são maus desde a sua juventude. E nunca mais voltarei a destruir todos os seres vivos, como fiz desta vez.

22 “Enquanto o mundo existir, sempre haverá:
um tempo para lançar sementes na terra
    e um tempo para a colheita,
um tempo que fará frio
    e um tempo que fará calor,
um tempo que será verão
    e um tempo que será inverno,
um tempo que será dia
    e um tempo que será noite”.

Um novo começo

Deus abençoou Noé e os seus filhos, dizendo:

—Tenham muitos filhos, multipliquem-se e encham toda a terra. Todos os animais da terra terão medo de vocês: as aves do céu, os animais que rastejam pelo chão e os peixes do mar. Todos se submeterão a vocês.

—Vocês podem comer qualquer animal a partir de agora. Assim como lhes dei permissão antes para comerem as plantas verdes, agora podem comer de tudo. Só não comam carne que ainda tenha sangue, pois o sangue é a vida. O sangue é a vida de vocês, e pedirei contas a quem o derramar. Condenarei a pessoa, ou o animal, que derramar o sangue de qualquer ser humano.

—Quem derramar o sangue de uma pessoa,
    o seu sangue será derramado por outra pessoa;
porque Deus fez o ser humano
    segundo a sua imagem.

—Quanto a vocês, tenham muitos filhos e multipliquem-se. Sejam muitos e espalhem-se por toda a terra.

Depois Deus disse a Noé e aos seus filhos:

—Vou fazer uma aliança com vocês e com todos aqueles que vierem a nascer de vocês. 10 E também com os animais que saíram da barca com vocês: as aves, os animais selvagens e os animais domésticos. 11 Esta é a minha aliança: nunca mais os seres vivos serão destruídos por um dilúvio. Nunca mais haverá um dilúvio para destruir a terra.

12 E Deus disse:

—Este é o sinal da aliança que faço com vocês e com todos os seres vivos, por todas as gerações: 13 colocarei o meu arco-íris[d] nas nuvens, para que sirva como o sinal da aliança que faço com o mundo. 14 Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e aparecer o arco-íris nas nuvens, 15 então me lembrarei da aliança que tenho com vocês e com todos os seres vivos. As águas nunca mais se tornarão num dilúvio que mate todos os seres vivos. 16 Sempre que o arco-íris aparecer nas nuvens, vou vê-lo e me lembrar da aliança eterna que fiz com todos os seres vivos da terra.

17 Por fim Deus disse a Noé:

—O arco-íris é o sinal da aliança que fiz com todos na terra.

Noé e os seus filhos

18 Os filhos de Noé, que saíram da barca, foram Sem, Cam e Jafé. Cam foi o pai de Canaã. 19 Estes foram os três filhos de Noé, e todas as pessoas da terra se originaram deles.

20 Noé era agricultor, ele foi o primeiro agricultor a plantar uma vinha. 21 Um dia bebeu vinho e ficou embriagado; depois tirou toda a sua roupa e ficou nu dentro da sua tenda. 22 Cam, o pai de Canaã, viu que o seu pai estava nu e foi contar aos seus dois irmãos, que estavam fora da tenda. 23 Mas Sem e Jafé pegaram uma manta e a colocaram sobre os ombros. Depois, andaram de costas e cobriram o seu pai. Dessa forma evitaram ver a nudez dele.

24 Quando Noé acordou da sua bebedeira e soube o que o seu filho mais novo tinha feito, 25 disse:

“Maldito seja o seu filho Canaã[e]!
    Que seja o escravo mais servil dos seus irmãos”.

26 Depois disse a Sem e a Jafé:

“Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem!
    Que Canaã seja seu escravo.
27 Que Deus aumente[f] o território de Jafé.
    Que viva nas tendas de Sem,[g]
    e que Canaã seja seu escravo”.

28 Depois do dilúvio Noé viveu mais 350 anos. 29 Ele morreu com 950 anos.

As nações aumentam e se espalham

10 Esta é a história da família dos filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé. Depois do dilúvio cada um deles teve filhos.

Os descendentes de Jafé

Os filhos de Jafé foram Gômer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tirás.

Os filhos de Gômer foram Asquenaz, Rifate e Togarma.

Os filhos de Javã foram Elisá, Társis, Quitim, e Rodanim[h].

Os descendentes de Jafé são os povos que foram viver junto à costa do mar[i]. Cada nação e tribo, descendente de Jafé, se separou das outras nações e tribos, vindo a ter o seu próprio território e a sua própria língua.

Os descendentes de Cam

Os filhos de Cam foram Cuxe, Egito, Pute e Canaã.

Os filhos de Cuxe foram Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá, e Sabtecá.

Os filhos de Raamá foram Sabá e Dedã.

Cuxe foi o pai de Nimrode, que foi o primeiro homem poderoso[j] na terra. Nimrode foi considerado um caçador valente pelo SENHOR. Por isso, as pessoas diziam:

—Que seja como Nimrode, considerado um caçador valente pelo SENHOR.

10 Estas foram as primeiras cidades do reino de Nimrode: Babel, Ereque, Acade e Calné, na Suméria. 11 Da Suméria, ele partiu para a Assíria onde fundou as cidades de Nínive, Reobote-Ir, Calá 12 e Resem, que ficava entre Nínive e a grande cidade de Calá.

13 Egito foi o antepassado das tribos dos luditas, anamitas, leabitas, naftuítas, 14 os patrusitas, os casluítas (deles vieram os filisteus) e os caftoritas.

15 Canaã foi o pai de Sidom, seu primeiro filho, e de Hete. 16 Canaã também foi o antepassado dos jebuseus, amorreus, girgaseus, 17 heveus, arquitas, sineus, 18 arvadeus, zemareus e os hamateus.

Mais tarde os cananeus se espalharam. 19 O seu território estendia-se desde Sidom (em direção a Gerar) até chegar a Gaza e, de lá, ia até Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até chegar a Lasa.

20 Estes foram os filhos de Cam; cada nação e tribo que saiu dele tinha o seu próprio território e a sua própria língua.

Os descendentes de Sem

21 Sem, o irmão mais velho de Jafé, também teve filhos. Sem foi o antepassado de todos os filhos de Héber.

22 Os filhos de Sem foram Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã.

23 Os filhos de Arã foram: Uz, Hul, Géter e Más.

24 Arfaxade foi o pai de Salá,

e Salá foi o pai de Héber.

25 Héber teve dois filhos. Um se chamou Pelegue, que quer dizer “divisão”. Deram-lhe esse nome porque no seu tempo os habitantes da terra se espalharam por muitos lugares. O irmão de Pelegue se chamava Joctã.

26 Joctã foi o pai de Almodá, Salefe, Hazar-Mavé, Jerá, 27 Adorão, Uzal, Dicla, 28 Obal, Abimael, Sabá, 29 Ofir, Havilá e Jobabe. Todos estes foram filhos de Joctã. 30 Todos viviam nas montanhas ao leste, desde Messa até Sefar.

31 Estes foram os filhos de Sem, cada nação e tribo que saiu dele tinha o seu próprio território e a sua própria língua.

32 Estas são as famílias dos filhos de Noé e os seus descendentes, nação por nação. Estas nações se espalharam pela terra depois do dilúvio.

Mateus 4:12-25

Jesus começa o seu trabalho na Galileia

(Mc 1.14-15; Lc 4.14-15)

12 Quando Jesus ouviu dizer que João tinha sido preso, voltou para a Galileia, 13 mas não permaneceu em Nazaré. Ele foi viver em Cafarnaum, cidade próxima do lago da Galileia, na região de Zebulom e Naftali. 14 Isto aconteceu para que se cumprisse o que tinha sido dito por Deus por meio do profeta Isaías:

15 “Terra de Zebulom e de Naftali!
    Caminho do mar e terra do outro lado do rio Jordão!
    Galileia, onde muitos estrangeiros vivem!
16 O povo que vive na escuridão
    viu uma grande luz,
e até os que vivem nas regiões sombrias da morte
    foram iluminados por esta luz”.(A)

17 Daí em diante, Jesus começou a proclamar a mensagem, dizendo:

—Mudem a sua forma de pensar e de viver, pois o reino de Deus está próximo.

Os primeiros discípulos

(Mc 1.16-20; Lc 5.1-11)

18 Jesus estava andando pela beira do lago da Galileia quando viu dois irmãos: Simão, também conhecido como Pedro, e André. Eles eram pescadores e estavam jogando suas redes no lago 19 quando Jesus lhes disse:

—Sigam-me e eu tornarei vocês em pescadores de pessoas. 20 E eles deixaram as suas redes naquele momento e o seguiram.

21 Jesus continuou caminhando e encontrou outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu. Eles estavam no barco com seu pai, consertando as suas redes. Jesus os chamou 22 e eles, imediatamente, deixaram seu pai e o barco e o seguiram.

Jesus ensina e cura muita gente

(Lc 6.17-19)

23 Jesus viajou por toda a região da Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando as Boas Novas do reino de Deus e curando todo tipo de doença e de enfermidade entre o povo. 24 A fama de Jesus se espalhou por toda a região da Síria e o povo levou a ele todos os doentes que sofriam de vários tipos de doenças e males. Ele curou a todos: os que tinham dores, os que estavam possuídos por demônios, os epiléticos e os paralíticos. 25 Muitas pessoas o seguiam. Esta gente vinha da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judeia e também de toda a região situada do outro lado do rio Jordão.

Salmos 4

O SENHOR dá a paz

Ao diretor do coro. Com instrumentos de corda. Salmo de Davi.

Ó meu Deus, o Senhor me defende,
    me responde quando peço a sua ajuda.
O Senhor me ajudou quando eu estava em dificuldades.
    Por isso, ouça a minha oração e tenha compaixão de mim.

Ó homens[a], até quando continuarão me desonrando?
    Gostam de contar coisas falsas a meu respeito
    e de inventar mentiras contra mim. Selah

Saibam que o SENHOR escolhe aquele que lhe é fiel.
    E que o SENHOR ouve as minhas orações.

Tenham medo e deixem de pecar.[b]
    Ao se deitarem, pensem e fiquem calados. Selah
Façam o bem, que é o verdadeiro sacrifício,
    e confiem no SENHOR.

Muita gente diz: “Quem nos dará a felicidade?”
    Mas nós falamos: “SENHOR, a sua presença é a nossa luz!”
O Senhor faz com que eu tenha mais alegria
    do que aqueles que têm trigo e vinho em abundância.
Eu me deito e durmo em paz,
    porque o SENHOR me faz viver tranquilo.

Provérbios 1:20-23

A repreensão da sabedoria

20 A sabedoria[a] grita nas ruas,
    ela levanta a sua voz nas praças,
21 ela clama nas esquinas cheias de gente,
    ela proclama nas portas da cidade[b]:
22 “Ó ignorantes, quando vão deixar de amar a ignorância?
    Ó zombadores, quando vão parar de ficar zombando das pessoas?
    Ó insensatos, quando vão querer aprender?
23 Prestem atenção à minha repreensão,
    e eu derramarei o meu espírito sobre vocês
    e revelarei todo o meu conhecimento.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International