The Daily Audio Bible
Today's audio is from the CEV. Switch to the CEV to read along with the audio.
As três festas anuais
14 —Três vezes por ano deverá ser celebrada uma festa em minha honra. 15 A primeira será a festa dos Pães sem Fermento, no mês de abib, pois foi nesse mês que vocês saíram do Egito. Como ordenei, durante sete dias comam pão sem fermento. Ninguém deverá se apresentar diante de mim sem oferecer um sacrifício.
16 —Depois será a festa da colheita dos primeiros frutos de tudo o que semearam no campo.
—A última será a festa da colheita do outono[a], quando recolherem toda a colheita do campo.
17 —Três vezes por ano, todos os homens se apresentarão diante do Senhor DEUS.
18 —Não ofereçam o sangue de um animal sacrificado juntamente com pão fermentado, nem deixem ficar a gordura dos sacrifícios até o dia seguinte.
19 —Todos os anos, deverão trazer o melhor dos primeiros frutos das colheitas à casa[b] do SENHOR, seu Deus.
—Não cozinhem o cabrito no leite da sua mãe.
O anjo do Senhor
20 —Vou enviar um anjo para protegê-los no caminho e para levá-los ao lugar que preparei para vocês. 21 Respeitem-no e obedeçam-lhe, não o provoquem pois ele não perdoará os seus pecados, visto que eu estou nele[c]. 22 Mas se realmente lhe obedecerem e fizerem tudo o que ele ordenar, serei inimigo dos seus inimigos e estarei contra os que estiverem contra vocês.
23 —O meu anjo irá na sua frente e os conduzirá à terra dos amorreus, heteus, ferezeus, cananeus, heveus e jebuseus, e eu os destruirei completamente.
24 —Não devem se inclinar diante dos seus deuses, nem devem adorá-los. Não sigam os seus costumes, pelo contrário derrubem e destruam todos os seus ídolos. 25 Adorem o SENHOR, seu Deus, e ele abençoará a sua comida e a sua água e afastará de vocês toda a doença. 26 Nenhuma mulher grávida perderá o seu filho, nem haverá nenhuma mulher estéril em toda a sua terra. Eu encherei a vida de vocês com muitos anos.
27 —Farei com que todos os povos que estiverem à sua frente, tenham medo de vocês. Causarei terror entre os seus inimigos e eles fugirão. 28 Enviarei vespas[d] na sua frente para expulsar do seu caminho os heveus, os cananeus e os heteus. 29 Não os expulsarei num só ano, para que os animais selvagens não ocupem a terra abandonada e se tornem um perigo para vocês. 30 Vou expulsá-los lentamente da sua presença, até que o povo aumente e ocupe toda a terra. 31 Eu darei a vocês a terra que está entre o mar Vermelho e o mar dos filisteus[e], e entre o deserto e o rio Eufrates. Com a minha ajuda, vencerão os habitantes dessa terra e os expulsarão da sua presença.
32 —Não façam nenhuma aliança com eles nem com seus deuses. 33 Não os deixem ficar na sua terra, para que não façam vocês pecarem contra mim. Pois vocês poderiam adorar os seus deuses e seriam apanhados numa armadilha.
A aliança de Deus com Israel
24 Deus disse a Moisés:
—Suba até onde estou eu, o SENHOR, e traga com você Aarão, Nadabe, Abiú e setenta dos líderes de Israel. De longe, inclinem-se em adoração. 2 Somente Moisés poderá se aproximar de mim, o SENHOR, os outros não. O povo não poderá subir com ele.
3 Então Moisés foi dizer ao povo o que o SENHOR tinha dito e as ordens que ele tinha dado. E o povo disse:
—Faremos tudo o que o SENHOR ordenou!
4 Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR e na manhã seguinte, levantou-se cedo e construiu um altar perto do monte. Fez o altar com doze pedras sagradas, cada pedra representava uma das doze tribos de Israel. 5 Depois mandou alguns jovens israelitas oferecerem sacrifícios ao SENHOR. Eles ofereceram novilhos queimados, em sinal de paz.
6 Moisés guardou metade do sangue em bacias e derramou a outra metade sobre o altar.[f] 7 Depois, Moisés pegou no Livro da Aliança, onde estavam escritas as leis, e as leu em voz alta para o povo ouvir. E o povo disse:
—Faremos tudo o que o SENHOR ordenou e seremos obedientes.
8 Então Moisés foi buscar o sangue que estava nas bacias e aspergiu o povo com ele, dizendo:
—Este é o sangue da aliança que o SENHOR fez com vocês, com base no cumprimento destes mandamentos.
9 Depois disto, Moisés subiu ao monte com Aarão, Nadabe, Abiú e setenta dos líderes de Israel. 10 E eles viram o Deus de Israel: debaixo dos seus pés havia um pavimento feito de safiras, de um azul tão claro como o azul do céu. 11 Os chefes israelitas viram Deus e Deus não os castigou, mas comeram e beberam em comunhão.
Moisés vai buscar a lei de Deus
12 O SENHOR disse a Moisés:
—Suba ao monte e espere lá por mim, para eu lhe dar as tábuas de pedra. Nelas, eu escrevi a lei e os mandamentos para você ensinar ao povo.
13 Então, Moisés e o seu servo Josué levantaram-se e subiram ao monte de Deus. 14 Mas antes, Moisés disse aos líderes:
—Esperem aqui por nós. Aarão e Hur ficarão aqui com vocês. Quem tiver alguma questão por resolver, poderá falar com eles.
15 Moisés subiu ao monte e uma nuvem cobriu o monte. 16 A glória do SENHOR desceu sobre o monte Sinai. A nuvem cobriu o monte durante seis dias. No sétimo dia, o SENHOR chamou Moisés de dentro da nuvem. 17 Aos olhos dos israelitas, a glória do SENHOR parecia um fogo consumidor lá no alto do monte.
18 Moisés entrou na nuvem e continuou subindo o monte. Ele ficou no monte quarenta dias e quarenta noites.
As ofertas para o santuário
25 O SENHOR disse a Moisés:
2 —Diga aos israelitas que me tragam ofertas. Receba as ofertas que quiserem me dar de livre vontade. 3 Estas são as ofertas que deve aceitar: ouro, prata, bronze, 4 tecidos de azul, roxo e vermelho, linho fino, pelo de cabra, 5 peles de carneiro tingidas de vermelho, peles finas, madeira de acácia, 6 azeite para lamparinas, perfumes para o óleo de unção e para o incenso aromático, 7 pedras de ônix e outras pedras preciosas para serem colocadas no éfode e no peitoral do sumo sacerdote.
8 —Diga ao povo que façam para mim um santuário, para eu habitar no meio deles. 9 Façam tudo conforme o modelo da Tenda Sagrada e dos seus utensílios que eu vou lhe mostrar.
A arca da aliança
10 —Faça uma arca de madeira de acácia. A arca deve medir um metro e dez centímetros de comprimento por setenta centímetros de largura e setenta centímetros de altura.[g] 11 Revista a arca por dentro e por fora de ouro puro e faça uma moldura de ouro ao seu redor. 12 Faça quatro argolas de ouro e coloque-as nos quatro cantos da arca, duas argolas de cada lado. 13 Depois faça varas compridas de madeira de acácia e revista-as de ouro. 14 Coloque as varas nas argolas da arca e use-as para transportar a arca. 15 As varas devem ser deixadas dentro das argolas, não devem ser tiradas delas.
16 —Coloque dentro da arca o documento da aliança[h] que vou lhe dar. 17 Depois faça uma cobertura de ouro puro, para a purificação dos pecados, de um metro e dez centímetros de comprimento por setenta centímetros de largura. 18 Faça também dois querubins de ouro trabalhado a martelo e coloque um querubim em cada extremidade. 19 Coloque um querubim numa das extremidades da cobertura de purificação e o outro na outra, de maneira a formarem uma só peça com a cobertura. 20 Os querubins devem estar frente a frente, olhando para a cobertura e com as asas estendidas para cima, cobrindo a arca com elas.
21 —Coloque o documento da aliança que vou lhe dar dentro da arca e coloque a cobertura de purificação sobre a arca. 22 Será em cima da arca, no meio dos querubins que estão sobre a cobertura da arca, que me encontrarei com você. De lá, eu lhe darei todas as minhas ordens para o povo de Israel.
A mesa
23 —Faça uma mesa de madeira de acácia. A mesa deve medir noventa centímetros de comprimento por quarenta e cinco centímetros de largura e setenta centímetros de altura. 24 Revista-a de ouro puro e faça uma moldura de ouro ao seu redor. 25 Faça também ao seu redor uma borda de sete centímetros de largura e coloque nela uma moldura de ouro. 26 Faça também quatro argolas de ouro e coloque-as nos quatro cantos da mesa, sobre os seus quatro pés. 27 Coloque as argolas junto da borda, para que sustentem as varas, que serão usadas no transporte da mesa. 28 Use madeira de acácia para fazer as varas e revista-as de ouro. As varas são para transportar a mesa. 29 Faça de ouro puro os pratos, as colheres, as jarras e as taças. As jarras e as taças são para fazer as ofertas derramadas. 30 Coloque sobre a mesa os pães da Presença, para que estejam sempre diante de mim.
O candelabro
31 —Faça também um candelabro. Use ouro puro trabalhado a martelo para fazer a base e a haste. Faça também flores, botões e pétalas de ouro puro. Junte tudo para formar uma única peça.
32 —O candelabro terá seis braços, três de um lado e três do outro. 33 Em cada braço haverá três taças em forma da flor de amendoeira com botões e pétalas. 34 Faça mais quatro flores para a haste do candelabro. As flores deverão ser como as flores de amendoeira com botões e pétalas. 35 O candelabro terá seis braços, três de um lado da haste e três do outro. Haverá uma flor com botões e pétalas debaixo de cada um dos três lugares onde os braços se unem à haste. 36 As flores e os braços deverão formar uma só peça com o candelabro, que deverá ser feito de ouro puro trabalhado a martelo. 37 Faça também sete lâmpadas e coloque-as de forma a iluminarem a parte da frente. 38 Faça também as tenazes e os pratos da cinza de ouro puro. 39 Utilize trinta e cinco quilos de ouro puro para fazer todo o candelabro e os seus utensílios. 40 Tenha cuidado para fazer tudo de acordo com o modelo que eu lhe mostrei no monte.
Jesus volta como o Filho do Homem
(Mc 13.24-27; Lc 21.25-28)
29 —Logo depois desse período de sofrimento,
“o sol se apagará
e a lua não brilhará.
As estrelas cairão do céu
e os corpos celestes serão abalados”.[a]
30 Nessa época o sinal da vinda do Filho do Homem será visto no céu e todos os povos da terra chorarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens com poder e grande glória. 31 Um alto som de trombeta será ouvido, e o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles recolherão de um a outro lado do mundo aqueles que tenham sido escolhidos por Deus.
A parábola da figueira
(Mc 13.28-31; Lc 21.29-33)
32 E Jesus, depois, lhes disse:
—Aprendam a lição que a figueira lhes ensina. Assim que os seus galhos se renovam e as suas folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo. 33 Da mesma forma, quando vocês virem todas essas coisas acontecerem,[b] saberão que o tempo está próximo, pronto para chegar. 34 Digo a verdade a vocês: Todas essas coisas acontecerão antes que morram todas as pessoas que agora estão vivas. 35 O céu e a terra passarão, porém as minhas palavras nunca passarão.
O dia e a hora
(Mc 13.32-37; Lc 17.24-30; 24.34-36)
36 —Ninguém sabe o dia ou a hora em que essas coisas acontecerão, nem os anjos do céu nem o próprio Filho. Somente o Pai sabe quando elas vão acontecer. 37 Pois assim como foi no tempo de Noé, também será quando o Filho do Homem voltar. 38 Digo isto pois, antes de vir o dilúvio, as pessoas estavam comendo, bebendo, se casando e se dando em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39 Ninguém sabia o que ia acontecer até que veio o dilúvio e levou a todos. A mesma coisa acontecerá quando o Filho do Homem voltar. 40 Nesse dia dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e outro será deixado. 41 Duas mulheres estarão moendo trigo no moinho: uma será levada, e a outra deixada. 42 Portanto, estejam preparados, pois vocês não sabem em que dia o Senhor virá. 43 Lembrem-se disto: Se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria acordado e não deixaria que o ladrão arrombasse a sua casa. 44 É por isso que eu digo a vocês que devem ficar preparados, pois o Filho do Homem virá na hora em que não estiverem esperando.
A parábola do servo bom e do servo mau
(Lc 12.41-48)
45 —Quem é, então, o servo fiel e prudente a quem o senhor deixou a responsabilidade de tomar conta dos outros servos e de lhes dar comida nas horas certas? 46 Feliz é o servo que estiver fazendo assim quando o seu senhor chegar. 47 Digo a verdade a vocês: Ele o colocará para tomar conta de todos os seus bens. 48 Por outro lado, imaginem um servo mau. Ele diz consigo mesmo: “Meu senhor vai demorar para voltar”, 49 e então começa a bater nos outros servos e a comer e beber com bêbados. 50 O senhor desse servo chegará num dia que ele não o espera, e numa hora que ele nem imagina. 51 Ele o castigará com severidade e o condenará a sofrer o mesmo destino dos hipócritas. E lá eles vão chorar e ranger os dentes.
Louvor e ação de graças
Cântico para a dedicação do templo. Salmo de Davi.
30 SENHOR, eu o louvarei porque me tirou do perigo.
Eu o louvarei porque não deixou que os meus inimigos se alegrassem da minha desgraça.
2 SENHOR, meu Deus, pedi a sua ajuda
e o Senhor me curou.
3 O SENHOR me tirou da morte[a];
estava já no túmulo e o Senhor me fez viver.
4 Cantem louvores ao SENHOR todos os que lhe são fiéis,
louvem o seu santo nome.
5 A sua ira só dura um instante, mas a sua bondade dura toda a vida.
O choro vem de noite, mas a alegria vem de manhã.
6 Eu pensava que estava muito seguro,
que nada poderia me vencer.
7 Pensava isso, ó SENHOR, porque enquanto é bom comigo,
me deixa firme como uma montanha.
Mas quando se desvia de mim,
fico cheio de medo.
8 Pedi ajuda ao SENHOR,
implorei a sua compaixão.
9 Disse ao Senhor: Se eu morrer,
se descer à sepultura, não ganhará nada com isso.
Se eu virar pó, não poderei louvá-lo mais,
nem falar das coisas boas que faz.
10 SENHOR, ouça a minha oração, tenha compaixão de mim.
Ajude-me, SENHOR!
11 Então mudou a minha tristeza em dança.
Tirou as minhas roupas de luto e me vestiu de alegria.
12 Assim, ó SENHOR, meu Deus, eu o louvarei com todo o meu ser,
eu o louvarei para sempre.
24 Portanto, filho, escute,
ouça o que eu vou lhe dizer.
25 Não deixe que o seu coração se desvie para essa mulher,
não se perca nos seus caminhos.
26 Pois ela já feriu de morte muitas pessoas,
numerosas são as suas vítimas.
27 A casa dela é o caminho que leva ao túmulo,
a sua cama conduz diretamente à morte.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International