Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the CEV. Switch to the CEV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Êxodo 28

A roupa dos sacerdotes

28 —Chame o seu irmão Aarão e os seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. Entre todos os israelitas, eles vão ser os meus sacerdotes. Faça para o seu irmão Aarão roupas sagradas, que lhe deem honra e respeito. Fale com pessoas que tenham habilidade, a quem eu dei o espírito de sabedoria, para que façam as roupas de Aarão. Roupas que mostrem que ele é meu sacerdote e que me serve. São estas as roupas que devem fazer: o peitoral, o éfode, o manto azul, a túnica branca bordada, o turbante e o cinto. Essas roupas sagradas serão feitas para o seu irmão Aarão e para os seus filhos. Assim eles poderão me servir como sacerdotes. Façam-nas com fios de ouro, linho fino e fios de tecido azul, roxo e vermelho.

O éfode e o cinto

—O éfode deverá ser feito com fios de ouro, linho fino e fios de tecido azul, roxo e vermelho, uma obra de arte. O éfode deverá ter duas ombreiras unidas pelas extremidades.

—O cinto deverá fazer parte do éfode e ser feito com cuidado. Também deverá ser feito com fios de ouro, linho fino e fios de tecido azul.

—Grave em duas pedras sardônicas os nomes dos doze filhos de Israel. 10 Grave seis nomes numa pedra e seis na outra, por ordem de nascimento. 11 Escolha um bom ourives para gravar os nomes dos filhos de Israel nas duas pedras. A seguir, monte as duas pedras em engastes de ouro. 12 Coloque as duas pedras nas ombreiras do éfode, para lembrar ao povo de Israel. Aarão levará os seus nomes sobre os ombros para que o SENHOR se lembre do seu povo. 13 Faça também engastes de ouro 14 e duas pequenas correntes de ouro puro, trançadas como uma corda. Depois prenda as correntes aos engastes.

O peitoral

15 —Como o éfode, o peitoral de decisões deverá ser feito com fios de ouro, linho fino e fios de tecido, roxo e vermelho, uma obra de arte. 16 Faça o peitoral quadrado e dobrado em dois, em forma de bolsa. Cada lado deverá ter vinte e dois centímetros. 17 Depois coloque nele quatro filas de pedras preciosas. Na primeira fila coloque um rubi, um topázio e uma esmeralda. 18 Na segunda fila coloque uma turquesa, uma safira e um diamante. 19 Na terceira coloque um jacinto, uma ágata e uma ametista. 20 E na quarta, um berilo, uma sardônica e um jaspe. As pedras devem ser montadas em encaixes de ouro. 21 Serão doze pedras ao todo, porque são doze os filhos de Israel. Cada pedra deverá levar gravado o nome de uma das doze tribos de Israel.

22 —Faça para o peitoral pequenas correntes de ouro puro, trançadas como cordas, 23 e duas argolas de ouro para colocar nas extremidades do peitoral. 24 Prenda as duas correntes de ouro às duas argolas nas extremidades do peitoral. 25 Prenda as duas pontas das correntes aos dois engastes e coloque-os nas ombreiras do éfode, na parte da frente. 26 Faça mais duas argolas de ouro e coloque-as nas duas extremidades inferiores do peitoral, junto ao éfode. 27 Faça também duas argolas de ouro e coloque-as nas duas ombreiras do éfode, na parte inferior, na frente do éfode, junto da costura, acima do cinto do éfode. 28 As argolas do peitoral serão presas às argolas do éfode com o cordão azul, ligando o peitoral ao cinto para que não se separe. Assim o peitoral ficará por cima do cinto do éfode para que não se desprenda do éfode. 29 Desse modo, quando Aarão entrar no Lugar Santo, levará no peitoral de decisões, junto ao coração, os nomes dos doze filhos de Israel e o SENHOR se lembrará sempre deles. 30 Coloque também no peitoral de decisões o Urim e o Tumim. Desse modo, quando Aarão se apresentar diante do SENHOR, levará sempre junto ao seu coração as questões dos filhos de Israel.

Outras roupas dos sacerdotes

31 —Faça o manto do éfode com fios de tecido azul. 32 E com uma abertura ao centro, para a cabeça. Para que não se rasgue, reforce a abertura com uma gola. 33 Faça romãs com fios de tecido azul, roxo e vermelho e coloque-as em volta da bainha inferior do manto. Entre cada romã, em toda a volta, prenda um pequeno sino de ouro. 34 Os sinos de ouro e as romãs se alternarão por toda a volta da borda do manto. 35 Aarão deverá levar este manto quando fizer o serviço de sacerdote. O som dos sinos será ouvido quando ele entrar no Lugar Santo, diante do SENHOR, ou quando sair, para que não morra.

36 —Faça uma lâmina de ouro puro e grave esta inscrição nela, como se grava num selo: Dedicado ao Senhor. 37 Prenda a lâmina de ouro na parte da frente do turbante com uma fita azul. 38 Assim estará sempre sobre a testa de Aarão, desse modo não levará a culpa se houver algo que não esteja bem nas ofertas feitas pelo povo. Mas ele tem que levar sempre a lâmina na sua testa para que o SENHOR aceite as ofertas.

39 —Faça a túnica bordada e o turbante com linho fino. O cinto será muito bem bordado. 40 Também fará túnicas, cintos e turbantes para que os filhos de Aarão tenham glória e sejam respeitados. 41 Assim você deve vestir o seu irmão Aarão e os seus filhos. Depois deverá ungi-los com azeite e consagrá-los como sacerdotes ao meu serviço.

42 —Faça também para eles roupa interior que os cubra desde a cintura até às coxas. 43 Aarão e os seus filhos terão que vestir essa roupa sempre que entrem na Tenda do Encontro e quando se aproximarem do altar para servirem no Lugar Santo. Assim não cometerão nenhuma falta e não morrerão. Esta é uma ordem que Aarão e os seus descendentes devem sempre cumprir.

Mateus 25:31-26:13

O julgamento final

31 —Quando o Filho do Homem vier, com todo o seu poder e com todos os seus anjos, ele se sentará no seu glorioso trono. 32 Então, todos os povos da terra se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 Ele colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, vocês que são abençoados por meu Pai! Venham e recebam o reino que está preparado para vocês desde a criação do mundo. Este reino é a recompensa de vocês, 35 pois eu tive fome e me deram o que comer, tive sede e me deram o que beber, fui estrangeiro e me receberam em suas casas, 36 não tinha o que vestir e me deram roupas, estive doente e cuidaram de mim, estive na prisão e foram me visitar”.

37 —Então, os bons perguntarão: “Senhor, quando foi que nós o vimos com fome e lhe demos o que comer, ou o vimos com sede e lhe demos o que beber? 38 Quando foi ainda que, como estrangeiro, nós o recebemos em nossas casas, ou que o vimos sem ter o que vestir e lhe demos roupas, 39 ou mesmo que, estando doente ou preso, nós o visitamos?”

40 —O rei, porém, lhes responderá: “Digo a verdade a vocês: Todas as vezes que vocês fizeram essas coisas ao mais simples dos meus irmãos, na realidade foi a mim que fizeram”.

41 —E o rei, então, dirá àqueles que estão à sua esquerda: “Saiam daqui! Vocês estão debaixo da maldição de Deus! Vocês irão para o fogo eterno, o qual foi preparado por Deus para o diabo e seus anjos. 42 Esse é o castigo que merecem, pois eu tive fome, mas mesmo assim vocês não me deram o que comer; tive sede, mas mesmo assim não me deram o que beber; 43 fui estrangeiro, mas mesmo assim não me receberam nas suas casas; não tinha o que vestir, mas mesmo assim não me deram roupas; estive doente e preso, mas mesmo assim não foram me visitar”.

44 —Mas eles também lhe perguntarão: “Senhor, quando foi que nós o vimos com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou sem ter o que vestir, ou mesmo doente ou preso e não o ajudamos?”

45 —Mas o Rei, então, lhes responderá: “Digo a verdade a vocês: Todas as vezes que deixaram de fazer qualquer uma dessas coisas ao mais simples dos meus irmãos, na realidade foi a mim que vocês deixaram de fazê-la”.

46 —Estes, portanto, irão para o castigo eterno; mas os bons, irão para a vida eterna.

O plano para matar Jesus

(Mc 14.1-2; Lc 22.1-2; Jo 11.45-53)

26 Depois que Jesus acabou de ensinar todas essas coisas, disse aos seus discípulos:

—Vocês sabem que daqui a dois dias será comemorada a Páscoa; nesse dia o Filho do Homem será entregue para ser crucificado.

Nesse meio tempo os líderes dos sacerdotes e os líderes do povo se reuniram na residência de Caifás, o sumo sacerdote. Nessa reunião planejaram um meio de prender Jesus à traição, para que depois pudessem matá-lo. Eles, porém, diziam entre si:

—Não vamos prendê-lo durante a festa da Páscoa, porque se o fizermos o povo pode se revoltar.

Uma mulher honra Jesus em Betânia

(Mc 14.3-9; Jo 12.1-8)

Jesus estava na cidade de Betânia, na casa de Simão, o leproso, quando uma mulher chegou. Ela carregava um vaso feito de alabastro, e este estava cheio de um perfume muito caro. Ela se aproximou de Jesus enquanto Ele estava à mesa e derramou todo o perfume sobre a sua cabeça. Quando os discípulos viram aquilo, ficaram zangados, e perguntaram:

—Por que este desperdício? Esse perfume poderia ter sido vendido por muito dinheiro, e esse dinheiro poderia ter sido dado aos pobres!

10 Jesus, porém, vendo aquilo, lhes disse:

—Por que vocês estão aborrecendo esta mulher? Ela me fez uma coisa muito boa. 11 Os pobres estarão sempre com vocês,[a] mas eu não. 12 Ao derramar este perfume sobre mim, ela preparou o meu corpo para o enterro. 13 Digo a verdade a vocês: Em todos os lugares onde as Boas Novas forem anunciadas, será contada também a história do que essa mulher fez hoje. Dessa forma ela será lembrada em todo o mundo.

Salmos 31:9-18

SENHOR, tenha compaixão de mim,
    estou desesperado.
Os meus olhos estão cansados de tanto chorar,
    me dói todo o corpo.
10 A minha vida está cheia de tristeza,
    passo o tempo me queixando.
As minhas aflições me tornam fraco,
    e o meu corpo já não aguenta mais.
11 Os meus inimigos me desprezam e os meus vizinhos também.
    Os meus parentes têm medo de mim;
    fogem de mim quando me encontram na rua.
12 Todos se esqueceram de mim,
    é como se eu tivesse morrido,
    ou como se fosse um prato quebrado.
13 Escuto o que dizem em voz baixa contra mim,
    e sinto uma angústia terrível.
Juntam-se, fazem planos contra mim,
    querem me matar.

14 Mas eu confio no SENHOR,
    e digo: “O Senhor é o meu Deus”.
15 A minha vida está nas suas mãos;
    salve-me dos meus inimigos e daqueles que me perseguem.
16 Por favor, receba-me bem porque sou seu servo.
    Salve-me pelo seu amor.

17 SENHOR, pedi que me ajudasse
    e sei que vai me ajudar.
Mas os maus ficarão envergonhados
    e descerão em silêncio para a sepultura.
18 Que sejam silenciados os lábios mentirosos,
    os lábios que desafiam os justos, com arrogância e desprezo.

Provérbios 8:12-13

12 “Eu, a sabedoria, vivo com a inteligência,
    e com o conhecimento e a prudência.
13 Respeitar o SENHOR é odiar o mal.
    Detesto o orgulho e a arrogância,
    os maus caminhos e as mentiras.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International