Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the CEV. Switch to the CEV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Êxodo 29:1-30:10

A cerimônia de consagração

29 —Isto é o que deve fazer para a consagração de Aarão e dos seus filhos como sacerdotes: coloque de lado um bezerro e dois carneiros que não tenham nenhum defeito. Com a melhor farinha de trigo, sem fermento, faça pão e bolos amassados com azeite, e pães finos, untados com azeite. Coloque-os num cesto e ofereça-os a mim, ofereça também o bezerro e os dois carneiros.

—Depois leve Aarão e os seus filhos diante da entrada da Tenda do Encontro e lave-os com água. Vista Aarão com a roupa sacerdotal: a túnica bordada, o manto azul, o éfode e o peitoral. Prenda o éfode com o cinto decorado. Coloque o turbante na cabeça dele e sobre o turbante coloque a lâmina de ouro que o consagra como sacerdote. E, derramando o azeite de consagração sobre a sua cabeça, consagre-o ao meu serviço.

—Depois traga os filhos de Aarão e vista as túnicas neles. Ponha os cintos em Aarão e nos seus filhos e coloque os turbantes neles, assim o sacerdócio lhes pertencerá para sempre, por lei. Deste modo você deverá consagrar Aarão e os seus filhos.

10 —Leve o bezerro para a frente da Tenda do Encontro e diga a Aarão e aos seus filhos para empurrarem para baixo com as mãos a cabeça do bezerro. 11 Depois na entrada da Tenda do Encontro, mate o bezerro diante do SENHOR. 12 Molhando o dedo no sangue do bezerro, você ungirá os chifres, isto é, as pontas do altar. Derrame o resto do sangue na base do altar. 13 Depois tire toda a gordura que cobre os intestinos, a parte gorda do fígado e dos rins e a gordura que os envolve, e queime toda a gordura no altar. 14 Mas queime a carne, a pele e os intestinos do bezerro fora do acampamento. É um sacrifício de purificação.

15 —Diga a Aarão e aos seus filhos que empurrem para baixo com as suas mãos a cabeça de um dos carneiros. 16 Depois mate o carneiro e espalhe o seu sangue em volta do altar. 17 Corte o carneiro em pedaços. Lave os intestinos e as pernas e junte tudo aos pedaços e à cabeça. 18 Queime todo o carneiro no altar como um sacrifício completamente queimado em honra do SENHOR. É uma oferta de aroma agradável ao SENHOR.

19 —Depois disso diga a Aarão e aos seus filhos que empurrem para baixo com as suas mãos a cabeça do outro carneiro. 20 Mate esse carneiro e coloque um pouco do seu sangue na ponta da orelha direita, no polegar da mão direita e no polegar do pé direito de Aarão e dos seus filhos. Depois, derrame o resto do sangue por todo o altar. 21 Espalhe sobre Aarão, os seus filhos e as suas roupas, o sangue e o azeite da consagração que restou. Assim ficarão consagrados Aarão, os seus filhos e as suas roupas.

22 —Depois tire a gordura do carneiro: a gordura da cauda, a gordura que cobre os intestinos, a parte inferior do fígado, a gordura dos dois rins, e a coxa direita. Este será o carneiro para a consagração de Aarão como sacerdote. 23 Tire, do cesto que está diante do SENHOR, um bolo feito com azeite e um pão fino. 24 Coloque tudo nas mãos de Aarão e dos seus filhos para que façam o movimento de apresentação, oferecendo-os ao SENHOR. 25 Depois retire tudo das suas mãos e queime tudo sobre o altar, juntamente com o cordeiro. É o sacrifício que deve ser completamente queimado em honra do SENHOR. É uma oferta de aroma agradável ao SENHOR.

26 —Para a consagração de Aarão, tome o peito do cordeiro e, com o movimento de apresentação, apresente-o diante do SENHOR. Essa é a sua parte. 27 O peito e a coxa do carneiro da consagração de Aarão, que foram movidos diante do SENHOR, serão consagrados a Aarão e aos seus filhos. Essas partes serão sempre de Aarão e seus filhos. 28 São contribuições que os israelitas darão a Aarão e aos seus filhos. Sempre que os israelitas fizerem uma oferta ao Senhor, essas partes pertencerão aos sacerdotes. Oferecer essas partes aos sacerdotes é o mesmo que oferecê-las a mim.

29 —As roupas sagradas de Aarão passarão para os seus descendentes. Eles vestirão essas roupas quando forem consagrados como sacerdotes. 30 O filho que suceder a Aarão usará as roupas sagradas durante sete dias, sempre que entrar na Tenda do Encontro para exercer as funções de sacerdote no Lugar Santo.

31 —Pegue na carne do carneiro da consagração e cozinhe-a num lugar santo. 32 Aarão e os seus filhos comerão a carne do carneiro e o pão que está no cesto diante da entrada da Tenda do Encontro. 33 Eles comerão essas ofertas porque foram oferecidas para perdão dos seus pecados quando foram consagrados como sacerdotes. Mais ninguém poderá comer dessas coisas porque são sagradas. 34 Se sobrar um pouco de carne ou de pão até ao outro dia, será queimado. Não deve ser comido porque é sagrado.

35 —Faça com que Aarão e os seus filhos façam exatamente como disse para você. A cerimônia de consagração deverá durar sete dias. 36 Todos os dias ofereça um bezerro em sacrifício pelos pecados de Aarão e dos seus filhos. Purifique o altar fazendo estes sacrifícios e consagre o altar a Deus derramando azeite sobre ele. 37 Durante sete dias, purifique o altar e consagre-o a Deus, oferecendo sacrifícios para o perdão dos pecados. Então o altar será santíssimo e tudo o que tocar no altar ficará santificado.

Ofertas diárias

38 —Todos os dias deverão ser oferecidos dois cordeiros de um ano sobre o altar. 39 Ofereça um cordeiro pela manhã e outro ao entardecer. 40 Quando você sacrificar o primeiro cordeiro, ofereça também dois quilos de farinha da melhor qualidade misturada com um litro de azeite de oliveira e um litro de vinho como oferta derramada. 41 Ao entardecer, quando você sacrificar o segundo cordeiro, ofereça-o com uma oferta de cereal e de vinho, como de manhã. É uma oferta de comida de aroma agradável ao SENHOR.

42 —Todos os dias, por todas as gerações, diante da entrada da Tenda de Encontro, esses sacrifícios queimados deverão ser oferecidos ao SENHOR. É nesse lugar que eu me encontrarei e falarei com vocês. 43 Eu me encontrarei ali com o povo de Israel e a minha glória tornará esse lugar sagrado.

44 —Assim consagrarei a Tenda do Encontro e o altar, e consagrarei Aarão e os seus filhos para me servirem como sacerdotes. 45 Habitarei no meio do povo de Israel e serei o seu Deus. 46 O povo saberá que eu sou o SENHOR, o Deus que os tirou do Egito, para habitar no meio deles. Eu sou o SENHOR, seu Deus.

O altar do incenso

30 —Faça um altar de madeira de acácia para queimar incenso. Será quadrado, com quarenta e cinco centímetros de cada lado por noventa centímetros de altura. As pontas do altar, em forma de chifres, formarão uma só peça com ele. Revista de ouro puro os quatro lados, a parte de cima, os chifres e coloque uma moldura de ouro em toda a sua volta. Em cada canto do altar, abaixo da moldura, faça duas argolas. As varas usadas para transportar o altar irão passar por dentro dessas argolas. As varas deverão ser feitas de madeira de acácia e revestidas de ouro. Coloque o altar em frente da cortina. Da cortina que está diante da arca da aliança e da cobertura de purificação que cobre o Testemunho, onde me encontrarei com você.

—Todas as manhãs Aarão queimará incenso sobre o altar, na hora de preparar as lâmpadas. E fará o mesmo ao entardecer, na hora de acender as lâmpadas. Todos os dias, e em todas as gerações, será queimado incenso aromático diante do SENHOR. Não ofereça neste altar nenhum outro tipo de incenso, nem sacrifique animais, nem cereais, nem derrame sobre ele ofertas de vinho.

10 —Uma vez por ano Aarão fará expiação sobre os chifres do altar. A expiação será feita com o sangue do sacrifício para o perdão dos pecados, de geração em geração. Este altar é santíssimo ao SENHOR.

Mateus 26:14-46

Judas concorda em ajudar os inimigos de Jesus

(Mc 14.10-11; Lc 22.3-6)

14 Então, Judas Iscariotes, um dos doze discípulos, foi falar com os líderes dos sacerdotes. Ele lhes disse:

15 —Quanto vocês me pagam se eu lhes entregar Jesus?

Os sacerdotes lhe deram trinta moedas de prata 16 e, desse momento em diante, Judas passou a procurar uma boa chance para entregar a Jesus.

Os preparativos para a Páscoa

(Mc 14.12-21; Lc 22.7-14,21-23; Jo 13.21-30)

17 No primeiro dia da Festa dos Pães sem Fermento, os discípulos se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram:

—Onde quer que nós preparemos tudo para a Páscoa?

18 E ele, então, respondeu:

—Vão até a cidade. Lá vocês encontrarão um homem; digam-lhe que o Mestre manda dizer o seguinte: “A minha hora está chegando! Meus discípulos e eu vamos comemorar a Páscoa em sua casa”.

19 Os discípulos fizeram exatamente o que Jesus lhes tinha dito e prepararam tudo para a Páscoa.

Jesus indica seu traidor

20 Quando anoiteceu, Jesus e seus doze discípulos se colocaram à mesa para jantar. 21 Enquanto comiam, Jesus lhes disse:

—Digo a verdade a vocês: Um de vocês vai me trair.

22 Todos ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar:

—Senhor, não acha que sou eu, acha?

23 Mas Jesus, então, lhes disse:

—Quem vai me trair é aquele que molha o pão no prato comigo. 24 O Filho do Homem será traído. As Escrituras dizem que isso vai acontecer. Porém, ai daquele que vai traí-lo! Seria melhor que ele nunca tivesse nascido!

25 Então, Judas, que era o traidor, perguntou a Jesus:

—Mestre, não acha que sou eu, acha?

Mas Jesus lhe respondeu:

—Você está dizendo isso.

A Ceia do Senhor

(Mc 14.22-26; Lc 22.15-20; 1Co 11.23-25)

26 Enquanto comiam, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus por ele. Depois, partindo-o, o deu a seus discípulos, dizendo:

—Peguem e comam; isto é o meu corpo.

27 Em seguida, Jesus pegou o cálice e deu graças a Deus por ele. Depois, passando-o a seus discípulos, lhes disse:

—Bebam deste cálice, todos vocês. 28 Isto é o meu sangue, que sela a aliança entre Deus e seu povo. Esse sangue é derramado em favor de muitos para que Deus perdõe os pecados deles. 29 Digo isto pois nunca mais beberei deste vinho até o dia em que beba com vocês o novo vinho no reino do meu Pai.

30 Então, depois de terem cantado um hino, eles foram para o monte das Oliveiras.

Jesus diz que Pedro vai negá-lo

(Mc 14.27-31; Lc 22.31-34; Jo 13.36-38)

31 E Jesus disse então aos seus discípulos:

—Esta noite todos vocês não vão crer mais em mim, porque as Escrituras dizem:

“Eu matarei o pastor,
    e as ovelhas do rebanho fugirão”.(A)

32 —Porém, depois que eu ressuscitar, irei à frente de vocês para a Galileia.

33 Pedro, então, disse a Jesus:

—Mesmo que todos o abandonem, eu nunca o abandonarei.

34 Ao ouvir aquilo, Jesus lhe disse:

—Digo-lhe a verdade: Ainda hoje à noite, antes mesmo que o galo cante, você negará três vezes que me conhece.

35 Pedro, porém, respondeu:

—Eu nunca o abandonarei, mesmo que tenha de morrer com o senhor.

E todos os outros discípulos disseram a mesma coisa.

Jesus ora sozinho

(Mc 14.32-42; Lc 22.39-46)

36 Depois disso, tanto Jesus como seus discípulos foram para um lugar chamado Getsêmani, e lá ele lhes disse:

—Sentem-se aqui, enquanto vou até ali adiante para orar.

37 Jesus levou junto Pedro e os dois filhos de Zebedeu. Depois, ele começou a sentir uma grande tristeza e aflição. 38 Então lhes disse:

—Estou tão triste que me sinto como se estivesse morrendo! Fiquem aqui e vigiem comigo.

39 Ele foi um pouco mais adiante, se ajoelhou e orou, dizendo:

—Meu Pai, se for possível, afaste de mim este cálice de sofrimento. Porém, não seja feito o que eu quero, mas sim o que o senhor quer.

40 Depois voltou para onde os três discípulos estavam e os encontrou dormindo. Então disse a Pedro:

—Será possível que vocês não conseguem ficar acordados comigo nem ao menos por uma hora? 41 Vigiem e orem para que vocês não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas o corpo é fraco.

42 Pela segunda vez Jesus foi e orou, dizendo:

—Meu Pai, se não for possível que este cálice de sofrimento seja afastado de mim sem que eu o beba, que seja feita a sua vontade.

43 E, voltando para onde os três discípulos estavam, os encontrou novamente dormindo, pois seus olhos estavam pesados. 44 Jesus tornou a se afastar deles e foi orar novamente, repetindo as mesmas palavras. 45 Depois ele voltou para onde os discípulos estavam, e lhes disse:

—Vocês ainda estão dormindo e descansando? Olhem, chegou a hora! O Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. 46 Levantem-se, vamos embora! O traidor está chegando.

Salmos 31:19-24

19 O Senhor tem muitas bênçãos reservadas
    para aqueles que o honram.
O Senhor as preparou e à vista de todos,
    para dá-las àqueles que confiam no Senhor para sua proteção.
20 O Senhor aceita os justos no seu santo templo
    para escondê-los daqueles que lhes querem fazer mal.
    O Senhor os protege dos ataques daqueles que os odeiam.
21 Louvem o SENHOR, porque o seu amor fiel é maravilhoso.
    Ele é a fortaleza nos momentos difíceis.
22 Tinha medo e disse:
    “Deus não pode me ver”.
Mas quando pedi que me ajudasse,
    ele ouviu o meu pedido!

23 Amem o SENHOR, todos os que seguem a Deus fielmente.
    O SENHOR protege os fiéis,
    mas dá aos orgulhosos o castigo que merecem.
24 Sejam fortes e corajosos,
    todos vocês que confiam na ajuda do SENHOR.

Provérbios 8:14-26

14 Os bons conselhos e o bom senso me pertencem.
    Meus são a inteligência e o poder.
15 É através de mim que os reis reinam,
    e os governantes decretam leis justas.
16 Através de mim os chefes governam
    e as autoridades dão sentenças justas.[a]
17 Amo os que me amam,
    e quem me procura me encontra.
18 Tenho riquezas e honra para dar;
    dou também o bem-estar e a prosperidade.
19 O que dou é melhor do que o ouro mais puro.
    O que ofereço é melhor do que a prata mais fina.
20 Ando pelo bom caminho,
    pelos caminhos onde se faz o bem.
21 Concedo riqueza a quem me ama
    e encho as suas casas de tesouros.
22 O SENHOR me criou em primeiro lugar,
    antes de fazer qualquer coisa.
23 Fui formada desde a eternidade mais distante,
    antes de existir a terra.
24 Nasci quando ainda não existia o mar,
    quando não havia fontes nem rios cheios de água.
25 Nasci antes das montanhas serem formadas,
    antes das colinas existirem.
26 Antes de Deus fazer a terra e os campos,
    e o primeiro pó com que fez o mundo.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International