The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.
A arca da aliança
37 Bezalel também fez uma arca de madeira de acácia, com um metro e dez centímetros de comprimento por setenta centímetros de largura e setenta centímetros de altura. 2 Revestiu a arca de ouro puro por dentro e por fora, e fez uma moldura de ouro ao seu redor. 3 Colocou quatro argolas de ouro nos quatro cantos da arca, ficando duas argolas num lado da arca e duas argolas do outro lado.[a] 4 Depois fez varas compridas de madeira de acácia e as revestiu de ouro. 5 Enfiou as varas pelas argolas de ouro, para poder transportar a arca. 6 Depois fez a cobertura de purificação de ouro puro. Media um metro e dez centímetros de comprimento por setenta centímetros de largura. 7 Fez também dois querubins de ouro trabalhado a martelo e os colocou na cobertura de purificação. 8 Colocou um querubim numa extremidade da cobertura e outro na outra. Os querubins formavam uma só peça com a cobertura. 9 Os querubins estavam frente a frente, olhando para a cobertura de purificação, e com as asas estendidas para cima, cobrindo a arca com elas.
A mesa
10 Bezalel fez uma mesa de madeira de acácia. A mesa tinha noventa centímetros de comprimento por quarenta e cinco centímetros de largura e setenta centímetros de altura. 11 Depois a revestiu de ouro puro e fez uma moldura de ouro em toda a sua volta. 12 E fez também uma borda de sete centímetros de largura e uma moldura de ouro para essa borda. 13 Fez quatro argolas de ouro e as colocou nos quatro cantos da mesa, onde estavam os seus quatro pés. 14 As argolas ficaram junto da borda e serviam para sustentar as varas utilizadas para transportar a mesa. 15 Fez as varas de madeira de acácia para transportar a mesa e as revestiu de ouro. 16 Fez de ouro puro os utensílios para a mesa: os pratos, as colheres, as jarras e as taças. As jarras e as taças eram para as ofertas das bebidas.
O candelabro
17 Bezalel fez o candelabro de ouro puro, trabalhado a martelo. Fez a base, a haste, os cálices, os botões e as flores de ouro puro e juntou tudo formando uma só peça. 18 Do candelabro saíam seis braços: três de um lado e três do outro. 19 Em cada braço havia três taças em forma de flor de amendoeira, com botão e flor. 20 Na haste do candelabro havia quatro taças em forma de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas flores. 21 Havia um botão debaixo de cada um dos três pares de braços que saíam do candelabro. 22 As flores e os braços formavam uma só peça com o candelabro. Tudo foi feito de ouro puro trabalhado a martelo. 23 Bezalel fez sete lâmpadas, com as tenazes e os pratos de cinza de ouro puro. 24 Utilizou trinta e cinco quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todos os seus utensílios.
O altar do incenso
25 Bezalel fez o altar para queimar incenso de madeira de acácia. Era quadrado, com quarenta e cinco centímetros de cada lado por noventa centímetros de altura. As pontas do altar, em forma de chifres, formavam uma só peça com o altar. 26 Revestiu de ouro puro, os lados, a cobertura e os chifres. E fez uma moldura de ouro em toda a volta. 27 Colocou duas argolas de ouro nos dois lados do altar, abaixo da moldura. E enfiou nelas as varas para transportar o altar. 28 Fez duas varas de madeira de acácia e as revestiu de ouro.
29 Fez também o azeite sagrado de consagração e o incenso aromático. Fez tudo como fazem os perfumistas.
O altar para os sacrifícios
38 Bezalel fez o altar de madeira de acácia, para os sacrifícios que devem ser queimados completamente. O altar era quadrado, com dois metros e vinte cinco centímetros de cada lado por um metro e trinta e cinco centímetros de altura. 2 Em cada um dos quatro cantos, ele fez uma ponta que parecia um chifre. Os chifres formavam uma só peça com o altar e revestiu o altar de bronze. 3 Também fez de bronze todos os utensílios do altar: recipientes para apanhar gordura e cinza, pás, bacias, garfos para a carne e braseiros. 4 Fez também uma grelha de bronze e a colocou abaixo da beira do altar, de maneira que ficasse a meia altura do altar. 5 Fez quatro argolas de bronze, uma para cada canto da grelha, para transportar o altar. 6 Fez varas de madeira de acácia para o altar e as revestiu de bronze. 7 Colocou as varas nas argolas nos dois lados do altar. Estas varas eram para o altar poder ser transportado. Bezalel fez o altar oco e de madeira.
A bacia de bronze
8 Com o bronze dos espelhos que as mulheres que serviam diante da entrada da Tenda do Encontro tinham oferecido, ele fez a bacia e a sua base.
O pátio em volta da Tenda Sagrada
9 Fez depois o pátio para a Tenda Sagrada. No lado sul, o pátio tinha uma parede, feita de cortinas, com quarenta e cinco metros de comprimento. As cortinas eram feitas de linho fino. 10 Tinha vinte colunas e vinte bases feitas de bronze, mas os ganchos das colunas e os anéis eram feitos de prata. 11 No lado norte, as cortinas também tinham quarenta e quatro metros de comprimento, com vinte colunas e vinte bases de bronze. Os ganchos das colunas e os anéis eram de prata.
12 No lado oeste do pátio, as cortinas tinham vinte e dois metros de comprimento, com as suas dez colunas e dez bases.
13 O lado leste, que está virado para o nascer do sol, tinha vinte e dois metros de largura. 14 Um dos lados da entrada tinha cortinas de seis metros e sessenta centímetros de comprimento, três colunas e três bases. 15 O outro lado também tinha cortinas de seis metros e sessenta centímetros de comprimento, três colunas e três bases. 16 Todas as cortinas em volta do pátio eram feitas de linho fino. 17 Cada coluna, em volta do pátio, tinha sobre ela uma tampa de prata. As bases das colunas eram de bronze. Os ganchos e os anéis eram de prata. Todas as colunas tinham anéis de prata.
18 A cortina que cobria a entrada do pátio era feita de fios de tecido azul, roxo e vermelho e de linho fino. Media nove metros de comprimento por dois metros e vinte centímetros de altura. Tinha a mesma altura que as cortinas que estavam em volta do pátio. 19 A cortina era apoiada por quatro colunas e quatro bases de bronze. Os ganchos e as colunas eram de prata e parte de cima dos postes era revestida de prata. 20 Todas as estacas da Tenda Sagrada e do pátio eram de bronze.
21 Por ordem de Moisés e sob a direção de Itamar, filho do sacerdote Aarão, os levitas fizeram um registro dos materiais empregados na construção da Tenda Sagrada.
22 Bezalel, o filho de Uri, neto de Hur, da tribo de Judá, fez tudo o que o SENHOR tinha ordenado a Moisés. 23 Com ele estava Ooliabe, filho de Aiasamaque, da tribo de Dã, que era artesão, desenhador e bordador de fios de tecido azul, roxo e vermelho e linho fino.
24 Todo o ouro que foi oferecido para a construção do santuário pesava perto de uma tonelada, segundo o peso oficial do santuário.
25 A congregação contribuiu com um total de três toneladas e meia de prata, segundo a medida oficial. 26 Foram recenseados 603.550 homens com mais de vinte anos e cada um deles deu cinco gramas e meio de prata, segundo o peso oficial do santuário. 27 Utilizou-se 3.500 quilos de prata para fazer as bases do santuário e as bases das cortinas. Como fizeram cem bases, empregaram trinta e cinco quilos de prata por cada uma. 28 Foram utilizados vinte quilos de prata para fazer os ganchos, os anéis das colunas e as coberturas em cima das colunas.
29 O peso total do bronze que foi oferecido chegou a 2.500 quilos. 30 Com esse bronze foram feitas as bases da entrada da Tenda do Encontro, o altar, a sua grelha e todos os seus utensílios. 31 Também foram feitas as bases ao redor do pátio e as bases da entrada do pátio, e todas as estacas da Tenda Sagrada e do pátio e ao seu redor.
A ressurreição de Jesus
(Mc 16.1-8; Lc 24.1-2; Jo 20.1-10)
28 Passado o sábado, no domingo bem cedo, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo onde Jesus tinha sido enterrado. 2 Naquela ocasião houve um grande terremoto, pois um anjo do Senhor tinha descido do céu, removido a pedra que fechava o túmulo e agora estava sentado sobre a pedra. 3 Ele se parecia com um relâmpago e as suas roupas eram brancas como a neve. 4 Os guardas tinham ficado com tanto medo, ao ponto que ficaram tremendo e, ao mesmo tempo, paralizados como se estivessem mortos. 5 Então o anjo disse às mulheres:
—Deixem de ter medo! Eu sei que vocês vieram procurar por Jesus, aquele que foi crucificado, 6 mas ele não está mais aqui. Ele ressuscitou, exatamente como havia dito que iria fazer. Venham ver o lugar onde ele estava deitado. 7 Agora, vão depressa e digam aos discípulos dele o seguinte: “Jesus ressuscitou dos mortos e vai adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês o verão novamente”. Façam exatamente como eu falei.
8 Elas saíram depressa do túmulo, pois estavam com muito medo, mas também muito felizes, e correram para contar aos discípulos o que havia acontecido.
9 De repente, Jesus apareceu diante delas e disse:
—Olá!
E elas se aproximaram dele, abraçaram seus pés e o adoraram. 10 Jesus, então, lhes disse:
—Deixem de ter medo! Vão e digam aos meus irmãos para se dirigirem à Galileia. Lá eles me verão novamente.
Os judeus subornam os soldados
11 Quando as mulheres partiram, alguns soldados foram até a cidade e contaram tudo o que tinha acontecido aos líderes dos sacerdotes. 12 Eles e os líderes, então, se reuniram para decidir o que iriam fazer. Depois, deram uma boa quantia de dinheiro aos soldados 13 e lhes disseram:
—É isto o que vocês devem dizer: “Os discípulos dele vieram de noite e roubaram o corpo enquanto estávamos dormindo”. 14 Se essas coisas chegarem aos ouvidos do governador, nós o convenceremos de que foi isso mesmo que aconteceu. Vocês não terão problema nenhum.
15 Os soldados, então, depois de receberem o dinheiro, fizeram exatamente o que os líderes dos sacerdotes e os líderes tinham dito. (E, até hoje, é nessa versão que os judeus acreditam.)
Jesus aparece aos seus discípulos
(Mc 16.14-18; Lc 24.36-49; Jo 20.19-23; At 1.6-8)
16 Os onze discípulos seguiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes havia indicado. 17 Quando o viram, alguns o adoraram, mas alguns duvidaram. 18 Jesus, porém, se aproximou deles, e lhes disse:
—Deus tem me dado autoridade sobre tudo o que está no céu e na terra. 19 Portanto, vão, façam discípulos em todas as nações da terra, batizem as pessoas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, 20 e ensinem a elas a obedecer todas as coisas que eu ensinei a vocês. E eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo.
11 Venham, meus filhos, escutem.
Eu lhes ensinarei a temer o SENHOR.
12 Quem ama a vida
e deseja ter uma vida feliz,
13 tenha cuidado para não falar mal de ninguém
e para não mentir.
14 Afaste-se do mal e faça o bem;
procure a paz e não desista até alcançá-la.
15 O SENHOR cuida dos justos
e ouve as suas orações.
16 Mas o SENHOR se opõe aos injustos;
eles morrem e serão esquecidos imediatamente.
17 Os justos oram ao SENHOR e serão ouvidos.
Ele os salvará de todos os perigos.
18 O SENHOR está pronto para ajudar os que sofrem,
ele salva os que perderam a esperança.
19 Se alguém é justo, pode passar por muitas dificuldades,
mas o SENHOR o livra de todas elas.
20 Ele o protege completamente;
nenhum dos seus ossos será quebrado.
21 Os maus serão destruídos pela sua própria maldade,
os inimigos dos justos serão castigados.
22 O SENHOR protege a vida dos seus servos,
e os que procuram a sua proteção não serão condenados.
9 Ensine ao sábio e ele será ainda mais sábio;
dê instrução ao justo e ele aumentará o seu saber.
10 O respeito pelo SENHOR é o princípio da sabedoria,
e ser inteligente é ter conhecimento do Deus santo.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International