Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the EHV. Switch to the EHV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Levítico 24:1-25:46

O candelabro

24 O SENHOR disse a Moisés:

—Ordene aos israelitas que lhe tragam o mais puro azeite de oliveira para as lâmpadas do candelabro. Elas devem ser acesas toda noite.[a] Aarão deverá manter as lâmpadas acesas desde o entardecer até o amanhecer. O candelabro deverá ser colocado na Tenda do Encontro, do lado de fora da cortina da arca da aliança. Esta será uma lei para sempre, por todas as gerações. Aarão deverá colocar sempre as lâmpadas no candelabro de ouro puro diante do SENHOR.

Os pães sagrados

—Assem doze pães com a melhor farinha de trigo, cada pão deverá pesar quatro quilos. Coloquem os pães em duas fileiras, seis pães em cada fileira, sobre a mesa de ouro puro que está diante do SENHOR e ponham incenso puro em cada fileira. Isso servirá como lembrança da oferta queimada ao SENHOR. Todos os sábados Aarão deverá colocar os pães em ordem diante do SENHOR. Essa aliança com os israelitas continuará para sempre. Os pães pertencerão a Aarão e aos seus filhos. Eles deverão comê-los num lugar sagrado, porque são das ofertas mais sagradas oferecidas ao SENHOR. Esses pães pertencerão sempre a Aarão.

O homem que insultou a Deus

10 Entre os israelitas vivia um homem que era filho de mãe israelita e de pai egípcio. Um dia houve uma briga no acampamento entre esse homem e um outro israelita. 11 E aquele de quem só a mãe era israelita pronunciou coisas ofensivas e blasfemou o nome de Deus com uma maldição. Então o levaram a Moisés. (A mãe desse homem se chamava Selomite, era filha de Dibri, da tribo de Dã.) 12 Eles o prenderam até que o SENHOR lhes dissesse o que deviam fazer com o homem.

13 O SENHOR disse a Moisés:

14 —Leve o homem que me amaldiçoou para fora do acampamento. Todos aqueles que o ouviram blasfemar colocarão as suas mãos sobre a cabeça dele e a empurrarão para baixo. Então, toda a comunidade o apedrejará até ele morrer. 15 Diga também ao povo de Israel que se alguém amaldiçoar a Deus será castigado pelo seu pecado. 16 Quem insultar o nome do SENHOR será condenado à morte. Toda a comunidade deverá apedrejá-lo. Seja quem for, imigrante ou israelita, quem amaldiçoar o nome do seu Deus será morto.

17 —Quem matar outra pessoa, será condenado à morte. 18 Quem matar um animal de outra pessoa terá que pagar com outro animal igual. 19 Quem ferir uma pessoa, será igualmente ferido: 20 osso por osso, olho por olho, dente por dente. O mesmo que ele fez será também feito a ele. 21 Quem matar um animal pagará por ele. E quem matar um ser humano, será condenado à morte.

22 —A mesma lei será para todos, tanto para o imigrante como para quem tiver nascido no país. Eu sou o SENHOR, seu Deus.

23 Moisés foi então dizer isso aos israelitas. E levaram o homem que tinha amaldiçoado a Deus para fora do acampamento e o apedrejaram até ele morrer. Os israelitas fizeram tudo como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.

O ano de descanso da terra

25 O SENHOR disse a Moisés no monte Sinai:

—Diga aos israelitas que quando entrarem na terra que vou lhes dar, devem deixar a terra ter um período de descanso em honra ao SENHOR. Durante seis anos poderão semear os campos, podar as vinhas e fazer as colheitas. Mas o sétimo ano será um ano para a terra descansar em honra ao SENHOR. Nesse ano não semearão os campos, nem podarão as vinhas. E não farão a colheita daquilo que cresceu por si mesmo, nem as uvas que a vinha produziu sem ser podada. É um ano de descanso para a terra.

—Mas todos poderão comer daquilo que a terra produziu por ela mesma: você, os seus servos, as suas servas, os seus trabalhadores e os imigrantes que vivem no meio de vocês. O seu gado e os animais selvagens do país também poderão comer do que a terra produzir nesse ano.

O ano do Jubileu

—Contem sete períodos de sete anos, sete vezes sete anos, um total de quarenta e nove anos. Durante esse tempo a terra terá descansado sete vezes. E no ano cinquenta, no dia dez do sétimo mês, no Dia de Perdão, tocarão as trombetas em todo o país. 10 O ano cinquenta será um ano dedicado a Deus. Nele será proclamada a libertação de todos os que vivem no país. Será chamado o ano do Jubileu. Cada pessoa recuperará a sua propriedade e regressará à sua família. 11 O ano cinquenta será o ano do Jubileu. Nesse ano não devem semear os campos, nem devem fazer a colheita daquilo que eles produzirem por si mesmos. Também não devem recolher as uvas que as vinhas produzirem sem serem podadas. 12 É o ano do Jubileu. Este será um ano sagrado. Vocês somente poderão comer o que a terra produzir por ela mesma. 13 No ano do Jubileu cada um de vocês voltará para a sua propriedade.

14 —Não enganem uns aos outros quando comprarem ou venderem propriedades. 15 O preço da compra deverá ser baseado no número de anos que já passaram desde o ano do Jubileu. E o preço da venda deverá ser baseado no número de colheitas que ainda faltam até o próximo Jubileu. 16 Quanto mais anos faltarem para o ano do Jubileu, mais alto será o preço. E quanto menos anos faltarem, mais baixo será o preço. É assim porque não é a propriedade que se vende, mas o número de colheitas que a propriedade produzirá até o próximo Jubileu. 17 Não enganem uns aos outros, respeitem o seu Deus. Eu sou o SENHOR, seu Deus.

18 —Cumpram as minhas leis, obedeçam aos meus mandamentos e pratiquem-nos. Pois assim viverão em segurança na terra. 19 Os campos produzirão boas colheitas e vocês terão muita comida e viverão em segurança na terra.

20 —Se perguntarem: “O que é que vamos comer no sétimo ano já que não podemos semear nem fazer a colheita?” 21 Eu abençoarei o sexto ano de tal maneira que a terra produzirá o suficiente para três anos. 22 Quando voltarem a semear no oitavo ano, vocês ainda terão comida da última colheita. A comida chegará até à colheita do nono ano.

As leis sobre a propriedade

23 —A terra não poderá ser vendida para sempre, porque a terra é minha. Vocês são apenas imigrantes e hóspedes que vivem na minha terra. 24 Portanto, em todo o país, vocês devem permitir que a terra possa ser comprada de novo pela pessoa que a vendeu. 25 Se um israelita ficar pobre e tiver que vender parte da sua terra, um dos seus parentes mais próximos deverá vir e comprar de novo aquilo que o seu parente vendeu. 26 Se ele não tiver um parente próximo que possa pagar o resgate da terra, mas se ele mesmo conseguir arranjar dinheiro suficiente para comprar de novo a sua terra, 27 então deverá calcular o valor dos anos desde que a vendeu, e pagar o restante a quem tinha lhe comprado a terra. Assim ele poderá voltar para a sua terra. 28 Mas se não conseguir arranjar dinheiro para comprá-la de volta, então a terra ficará na posse do comprador até o ano do Jubileu. Nesse ano a terra ficará livre e será devolvida ao seu primeiro dono.

29 —Se alguém vender uma casa numa cidade protegida por uma muralha, só poderá comprá-la de volta dentro do período de um ano. 30 Se a casa não for comprada de volta antes do final desse período, então a casa na cidade ficará pertencendo ao comprador e aos seus descendentes para sempre. Nem no ano do Jubileu será devolvida. 31 Mas as casas em vilas pequenas que não tenham muralhas serão tratadas como as casas nos campos. Poderão ser compradas de novo ou serão devolvidas ao primeiro dono no ano do Jubileu.

32 —Quanto às cidades dos levitas, eles poderão comprar de volta as casas que estão dentro das cidades que lhes pertencem. 33 Se alguém comprar uma casa dentro das cidades dos levitas, ele a devolverá ao levita no ano do Jubileu. As casas dentro das cidades dos levitas serão para sempre dos levitas, pois foram dadas a eles pelos israelitas. 34 Mas os campos em volta das suas cidades não poderão ser vendidos porque pertencem aos levitas para sempre.

Leis para os donos de escravos

35 —Se alguém do seu povo se tornar pobre e não puder se sustentar, ajudem-no como ajudam ao imigrante que vive entre vocês, para que ele possa continuar vivendo com vocês. 36 Não deverão cobrar-lhe juros, mas respeitarão ao seu Deus. Ajudem-no para que possa continuar vivendo com vocês. 37 Não lhe emprestarão dinheiro a juros, nem lhe darão comida fiada cobrando-lhe dinheiro a mais. 38 Eu sou o SENHOR, seu Deus, que tirou vocês do Egito para dar a vocês a terra de Canaã e para ser o seu Deus.

39 —Se alguém do seu povo ficar tão pobre ao ponto de precisar se vender a você, não deve obrigá-lo a trabalhar como um escravo. 40 Será como qualquer outro trabalhador ou empregado. Trabalhará para quem o comprou até o ano do Jubileu. 41 Depois disso, ele e os seus filhos ficarão livres para voltarem para a sua família, e a terra que pertence à sua família será devolvida a eles. 42 Porque todos os israelitas são meus escravos, fui eu quem os tirou do Egito, e não podem ser vendidos como escravos. 43 Não deverão tratá-los com crueldade, mas respeitem o seu Deus.

44 —A respeito dos seus escravos e escravas: vocês poderão comprar escravos das nações vizinhas. 45 Também poderão comprar os filhos dos imigrantes que vivem entre vocês; ou das suas famílias, que nasceram na sua terra. Eles poderão ser comprados, serão sua propriedade. 46 Eles poderão também ser parte da herança dos seus filhos, sempre pertencerão a vocês. Eles podem ser tratados como escravos. Mas não devem tratar um israelita com crueldade.

Marcos 10:13-31

Jesus acolhe as crianças

(Mt 19.13-15; Lc 18.15-17)

13 Depois disso alguns trouxeram algumas crianças para que Jesus as abençoasse,[a] mas os discípulos os repreenderam. 14 Ao ver isto, Jesus ficou indignado e lhes disse:

—Deixem que as crianças venham a mim. Não as impeçam, pois o reino de Deus pertence aos que são como estas crianças. 15 Digo a verdade a vocês: Quem não receber o reino de Deus assim como uma criança o faz, nunca entrará nele. 16 E pegando as crianças no colo, colocou as suas mãos sobre elas e as abençoou.

Um jovem rico recusa seguir Jesus

(Mt 19.16-30; Lc 18.18-30)

17 Quando Jesus estava começando de novo a sua viagem, um homem correu ao seu encontro e, ajoelhando-se aos seus pés, perguntou:

—Bom Mestre, o que eu devo fazer para herdar a vida eterna?

18 Jesus lhe respondeu:

—Por que você me chama de bom? Só Deus é bom e mais ninguém! 19 Você conhece os mandamentos: “Não mate, não cometa adultério, não roube, não acuse ninguém falsamente, não seja desonesto, respeite o seu pai e a sua mãe”(A).

20 O homem, então, disse:

—Mestre, desde pequeno tenho obedecido a todos esses mandamentos.

21 Jesus olhou para ele e, sentindo um grande amor por ele, lhe disse:

—Está faltando somente uma coisa: Vá, venda tudo o que você tem e distribua o dinheiro entre os pobres, pois assim você terá um tesouro no céu. Depois venha e siga-me.

22 O homem, porém, ficou desapontado ao ouvir isso e foi embora triste, pois ele tinha muitos bens.

23 Jesus olhou ao seu redor e disse aos discípulos:

—Como é difícil para os ricos entrarem no reino de Deus!

24 Os discípulos ficaram admirados com o que Jesus tinha dito, mas ele disse novamente:

—Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus![b] 25 É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no reino de Deus!

26 Eles ficaram ainda mais admirados e começaram a perguntar uns aos outros:

—Então, quem é que pode ser salvo?

27 Olhando para eles, Jesus explicou:

—É impossível para as pessoas, mas não para Deus, porque para Deus tudo é possível.

28 Pedro, então, disse:

—Olhe, nós deixamos tudo e seguimos o senhor.

29 E Jesus respondeu:

—Digo a verdade a vocês: Aquele que deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou propriedades por minha causa e por causa das Boas Novas, 30 receberá muito mais, ainda nesta vida. Ele receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e propriedades, com perseguições. E no futuro receberá a vida eterna. 31 Muitos dos que agora são os primeiros serão os últimos e muitos dos que agora são os últimos serão os primeiros.

Salmos 44:9-26

Mas o Senhor nos rejeitou e humilhou;
    deixou de estar conosco na batalha.
10 O Senhor nos fez fugir dos nossos inimigos,
    e aqueles que nos odeiam possuem o que é nosso.
11 O Senhor nos entregou para sermos devorados como ovelhas
    e nos dispersou pelo mundo todo.
12 O Senhor vendeu o seu povo por pouco dinheiro,
    sem se importar com o preço.

13 O Senhor nos transformou em objeto de insultos dos povos vizinhos;
    as nações que nos rodeiam zombam de nós e nos humilham.
14 A nossa desgraça serve de piada para as nações.
    Quando nos veem, se riem e abanam a cabeça.
15 Me sinto humilhado,
    e o meu rosto está sempre coberto de vergonha
16 por causa das palavras de desprezo e dos insultos
    daqueles que querem se vingar da gente.

17 Tudo isto aconteceu com a gente, sem termos nos esquecido do Senhor,
    nem quebrado a sua aliança.
18 Nunca o abandonamos,
    nem nos afastamos do Senhor.
19 Porém, o Senhor nos espancou, e nos deixou num lugar de cães raivosos,
    e nos cobriu com uma profunda escuridão.

20 Se tivéssemos nos esquecido do nosso Deus
    e orado aos outros deuses,
21 o Senhor iria saber,
    pois conhece os nossos segredos mais íntimos.
22 Por lhe sermos fiéis estamos sempre em perigo de morte.
    Somos considerados como ovelhas que vão para o matadouro.

23 Acorde, Senhor! Por que está dormindo?
    Levante-se! Não nos rejeite para sempre.
24 Por que se esconde de nós?
    Não ignore a nossa dor e o nosso sofrimento.
25 Fomos completamente humilhados;
    arrastados pelo chão.
26 Levante-se e venha nos ajudar!
    Salve-nos pelo seu amor fiel.

Provérbios 10:20-21

20 As palavras do bom são como a prata pura;
    mas as ideias do mau não têm valor.
21 As palavras do justo ajudam muitas pessoas;
    mas o mau morre porque não tem entendimento.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International