Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NLT. Switch to the NLT to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Números 11:24-13:33

24 Então Moisés saiu e disse ao povo o que o SENHOR tinha dito. Reuniu a setenta homens dos líderes de Israel e fez que se colocassem ao redor da tenda. 25 Depois o SENHOR desceu na nuvem e falou com Moisés; pegou uma parte do Espírito que estava em Moisés e o pôs nos setenta líderes. Quando o Espírito repousou neles começaram a profetizar; mas isto não se repetiu.

26 Dois dos líderes ficaram no acampamento. Um deles se chamava Eldade e o outro Medade. O Espírito repousou sobre eles, que eram dos líderes escolhidos, embora não tivessem ido à tenda com os outros. Então começaram a profetizar no acampamento. 27 Um jovem correu e disse a Moisés:

—Eldade e Medade estão profetizando no acampamento!

28 Josué, filho de Num, que era ajudante de Moisés desde jovem,[a] disse a Moisés:

—Moisés, SENHOR, proíba-os de fazer isso!

29 Mas Moisés disse a Josué:

—Está ciumento por mim? Como eu gostaria que todo o povo do SENHOR profetizasse, e que o SENHOR pusesse seu Espírito neles.

30 Depois Moisés e os líderes de Israel regressaram ao acampamento.

O cumprimento da promessa do Senhor

31 O SENHOR fez soprar um vento que trouxe do mar bandadas de codornizes que caíram ao redor do acampamento. Tinha codornizes numa extensão de até um dia de caminho ao redor do acampamento e a uma altura de até quase um metro do chão. 32 O povo se levantou e recolheu codornizes durante todo o dia, toda a noite e todo o dia seguinte. Quem menos recolheu, recolheu duas toneladas e distribuíram as codornizes em todo o acampamento.

33 Não tinham nem começado a mastigar a carne quando o SENHOR se irritou com eles e lhes enviou uma terrível doença. 34 Então eles chamaram esse lugar de Túmulos da Glutonaria[b] porque ali enterraram as pessoas que pensavam somente em comer.

35 Do lugar dos Túmulos da Glutonaria, o povo partiu até Hazerote e ali ficou.

Míriam e Aarão criticam Moisés

12 Míriam e Aarão criticaram Moisés porque ele tinha se casado com uma mulher etíope. Eles disseram:

—Tem falado o SENHOR só por meio de Moisés? Será que ele também não tem falado por meio de nós?

E o SENHOR ouviu o que disseram.

(Moisés era muito humilde, mais humilde que qualquer outro homem na terra.) Então o SENHOR disse a Moisés, a Aarão e a Míriam:

—Venham os três à Tenda do Encontro.

Então os três foram lá, e o SENHOR desceu numa coluna de nuvem, se deteve diante da entrada da tenda e chamou a Aarão e Míriam. E, quando eles se aproximaram, ele lhes disse:

—Prestem muita atenção às minhas palavras!

Quando há um profeta entre vocês,
    eu, o SENHOR, me comunico com ele em visões,
    falo com ele em sonhos.
Porém, não é assim que eu falo com meu servo Moisés,
    pois ninguém é tão fiel como ele em toda a minha casa.
Eu falo com ele diretamente,
    com clareza e sem enigmas.
Ele até vê a aparência do SENHOR.
    Como então é que vocês se atreveram
    a criticar o meu servo Moisés?

O SENHOR se irritou muito com eles e partiu. 10 Assim que a nuvem saiu de cima da tenda, Míriam ficou leprosa, com a pele branca como a neve. Quando Aarão se virou para Míriam e a viu assim, 11 disse a Moisés:

—Por favor, meu senhor, não nos castigue, pois temos pecado tolamente. 12 Peço a você que não deixe que ela fique como um menino morto antes de nascer, que sai com o corpo quase desfeito.

13 Então Moisés suplicou ao SENHOR:

—Ó Deus, suplico que a cure!

14 Depois o SENHOR disse a Moisés:

—Se o pai dela tivesse cuspido no rosto dela, não teria durado a sua humilhação sete dias? Então que a mantenham fora do acampamento por sete dias, depois dos quais lhe será permitido entrar de novo no acampamento.

15 Então eles deixaram Míriam fora do acampamento durante sete dias. O povo permaneceu nesse lugar até que Míriam voltou. 16 Depois disso o povo deixou Hazerote e acampou no deserto de Parã.

Espiões são enviados a Canaã

13 O SENHOR disse a Moisés:

—Envie alguns homens para explorar Canaã, o território que darei aos israelitas. De cada tribo envie um homem que seja chefe dentre eles.

Então Moisés os enviou ao deserto de Parã, cumprindo a ordem do SENHOR. Todos os homens eram chefes dos israelitas. Estes eram eles:

Samua, filho de Zacur, da tribo de Rúben;

Safate, filho de Hori, da tribo de Simeão;

Calebe, filho de Jefoné, da tribo de Judá;

Igal, filho de José, da tribo de Issacar;

Oseias, filho de Num, da tribo de Efraim;

Palti, filho de Rafu, da tribo de Benjamim;

10 Gadiel, filho de Sodi, da tribo de Zebulom;

11 Gadi, filho de Susi, da tribo de José, ou seja da tribo de Manassés;

12 Amiel, filho de Gemali, da tribo de Dã;

13 Setur, filho de Micael, da tribo de Aser;

14 Nabi, filho de Vofsi, da tribo de Naftali,

15 e Guel, filho de Maqui, da tribo de Gade.

16 Estes foram os homens que Moisés enviou para espiar o território. Quanto a Oseias, filho de Num, Moisés mudou o nome dele e lhe deu o nome de Josué.

17 Quando Moisés os enviou para explorar a terra de Canaã, lhes disse:

—Vão daqui em direção ao sul de Canaã e depois para a região montanhosa. 18 Observem como é o território; vejam se os habitantes dali são fortes ou fracos, se são poucos ou muitos, 19 bons ou maus. Prestem atenção como são as suas cidades, se estão em campo aberto ou se são fortificadas e se a terra é boa ou má, 20 fértil ou pobre, e se tem árvores. Façam tudo da melhor forma que puderem e tragam alguns frutos da terra.

Isto aconteceu no tempo dos primeiros frutos das uvas. 21 Então eles foram e exploraram o território desde o deserto de Zim até Reobe, na direção de Lebo-Hamate. 22 Subiram até o sul de Canaã e foram a Hebrom, onde viviam Aimã, Sesai e Talmai, descendentes de Enaque. A cidade de Hebrom foi construída sete anos antes que a cidade de Zoã, no Egito. 23 Depois foram ao vale de Escol, onde cortaram um galho com um cacho de uvas. Dois homens carregaram o cacho, pendurado numa vara. Também levaram figos e romãs. 24 Aquele lugar foi chamado de vale de Escol[c] por causa do cacho de uvas que os israelitas cortaram ali. 25 Voltaram de explorar a terra depois de quarenta dias 26 e se apresentaram a Moisés, a Aarão e a toda a comunidade dos israelitas. Todos estavam no deserto de Parã, em Cades, e foi ali onde eles deram o seu relatório e lhes mostraram o fruto dessa terra. 27 Informaram a Moisés, assim:

—Fomos ao território onde nos enviou e realmente é uma terra boa para semear e criar gado, aqui podem ver os seus frutos. 28 Mas as pessoas que moram lá são fortes, as cidades são fortificadas e muito grandes, até vimos ali os descendentes de Anaque.[d] 29 Os amalequitas moram na terra que fica no sul de Canaã; os heteus, os jebuseus e os amorreus moram na região montanhosa, e os cananeus moram ao lado do mar e ao longo do rio Jordão.

30 Depois Calebe pediu às pessoas que estavam perto de Moisés que se calassem e disse:

—Vamos e tomemos posse dessa terra! Certamente a conquistaremos.

31 Mas os espiões, que foram com ele, disseram:

—Não seremos capazes de atacar esse povo porque eles são mais fortes do que nós.

32 Depois espalharam falsos boatos entre os israelitas sobre a terra que exploraram, dizendo:

—A terra que exploramos é uma terra que engole os seus habitantes. Todas as pessoas que vimos eram enormes. 33 Basta dizer a vocês que até vimos os Nefilim[e]. (Os descendentes de Enaque vêm dos Nefilim.) Diante deles nos sentimos como gafanhotos e eles nos viam assim também.

Marcos 14:22-52

A Ceia do Senhor

(Mt 26.26-30; Lc 22.15-20; 1Co 11.23-25)

22 Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Depois, partindo-o, o deu a seus discípulos, dizendo:

—Tomem; isto é o meu corpo.

23 Em seguida, Jesus pegou o cálice, deu graças a Deus e o passou aos discípulos e todos beberam dele. 24 Então Jesus lhes disse:

—Isto é o meu sangue, o sangue que sela a aliança entre Deus e seu povo, derramado em favor de muitos. 25 Digo a verdade a vocês: Eu nunca mais beberei vinho até o dia em que beber do vinho novo no reino de Deus. 26 Em seguida cantaram um hino e foram todos para o monte das Oliveiras.

Jesus diz que Pedro vai negá-lo

(Mt 26.31-35; Lc 22.31-34; Jo 13.36-38)

27 Jesus disse a todos:

—Vocês pararão de crer em mim, pois as Escrituras dizem:

“Eu matarei o pastor
    e as ovelhas fugirão”.(A)

28 Mas, depois que eu ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galileia.

29 Pedro, porém, lhe disse:

—Mesmo que todos abandonem a fé, eu nunca a abandonarei.

30 Então Jesus lhe disse:

—Digo-lhe a verdade: Hoje, nesta mesma noite, antes mesmo que o galo cante pela segunda vez, você negará três vezes que me conhece.

31 Pedro, entretanto, insistiu, dizendo:

—Eu nunca negarei que o conheço, nem mesmo que eu tenha que morrer com o senhor. E todos os outros disseram a mesma coisa.

Jesus ora sozinho

(Mt 26.36-46; Lc 22.39-46)

32 Depois, todos foram para um lugar chamado Getsêmani. Jesus disse aos seus discípulos:

—Sentem-se aqui enquanto eu oro.

33 E levou Pedro, Tiago e João com ele. Jesus começou a sentir-se angustiado e aflito 34 e então disse aos três:

—Como estou extremamente triste! Fiquem aqui e vigiem.

35 E, afastando-se um pouco, se ajoelhou e orou pedindo que, se fosse possível, Deus lhe poupasse aquela hora. 36 Ele dizia o seguinte:

—Querido Pai[a]! Todas as coisas são possíveis para o senhor. Eu lhe imploro que afaste de mim esse cálice de sofrimento,[b] mas que seja feita a sua vontade, e não a minha.

37 Depois, voltando até o lugar onde os três discípulos estavam, os encontrou dormindo. Então disse a Pedro:

—Você está dormindo, Simão? Será que não pôde ficar acordado nem mesmo por uma hora? 38 Vigiem e orem, para que vocês não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas o corpo é fraco.

39 Depois disso Jesus se afastou novamente e orou, pedindo a mesma coisa. 40 E, voltando pela segunda vez, Jesus os encontrou novamente dormindo, pois os olhos deles estavam pesados. Eles não sabiam o que lhe dizer. 41 E, voltando pela terceira vez, lhes disse:

—Vocês continuam dormindo e descansando? Basta! Chegou a hora. O Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. 42 Levantem-se e vamos embora! Olhem! Aí vem o homem que está me traindo.

Jesus é preso

(Mt 26.47-56; Lc 22.47-53; Jo 18.3-12)

43 E nesse mesmo instante, enquanto Jesus estava ainda falando, Judas, um dos doze, apareceu. Muitos homens, armados com espadas ou com pedaços de pau, o acompanhavam. Eles tinham sido enviados pelos líderes dos sacerdotes, pelos professores da lei e pelos líderes. 44 O traidor tinha combinado um sinal com eles, dizendo: “Aquele a quem eu beijar no rosto, é ele; prendam-no e levem-no com segurança”. 45 Assim que Judas chegou, se aproximou de Jesus e lhe disse:

—Mestre!—e o beijou no rosto.

46 Então os homens que estavam com Judas pegaram a Jesus e o prenderam. 47 Um dos homens que estava ali puxou a sua espada e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha. 48 Jesus então disse a eles:

—Por que vocês vieram com espadas e pedaços de pau para me prender como se eu fosse algum bandido? 49 Eu estava com vocês todos os dias, ensinando no templo, e vocês não me prenderam. Mas isto está acontecendo porque as Escrituras têm que ser cumpridas.

50 Então, todos os discípulos o abandonaram e fugiram.

O jovem que seguia a Jesus

51 Um jovem que seguia a Jesus estava usando somente um lençol para cobrir seu corpo. Eles tentaram agarrá-lo pelo lençol, 52 mas ele, largando o lençol, fugiu completamente nu.

Salmos 52

A justiça de Deus

Ao diretor do coro. Poema de Davi, quando Doegue, o edomita, foi dizer a Saul que Davi se encontrava na casa de Abimeleque.

52 Ó guerreiro, por que se orgulha do mal que faz?
    Você só desonra a Deus[a].
A sua língua só planeja o mal aos outros,
    é como navalha afiada, cheia de mentiras.
Ama mais o mal do que o bem,
    gosta mais de mentir do que de dizer a verdade. Selah

Ama as discórdias,
    só diz mentiras.
Por isso, Deus o destruirá para sempre.
    Ele pegará você e o expulsará da sua tenda;
    ele o tirará do mundo dos vivos. Selah

Os justos verão isso e respeitarão a Deus;
    eles vão rir de você, dizendo:
“Vejam o que aconteceu a este homem
    que não procurou a proteção de Deus.
Este tolo confiou nas suas riquezas,
    e procurou ser forte fazendo mal aos outros”.

Mas eu sou como uma oliveira verde no templo de Deus.
    Confio no amor fiel de Deus para todo o sempre.
Sempre o louvarei pelo que fez.
    Anunciarei a todo o seu povo que o Senhor é bom.

[b]

Provérbios 11:1-3

11 O SENHOR detesta as balanças falsas,
    mas os pesos justos lhe dão prazer.
Depois do orgulho chega a desonra,
    mas a sabedoria vem com a humildade.

Os justos são guiados pela honestidade,
    os desonestos são destruídos pela falsidade.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International