Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the ESV. Switch to the ESV to read along with the audio.

Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)
Version
Números 26:1-51

A segunda contagem do povo

26 Depois da epidemia, o Senhor disse a Moisés e a Eleazar, filho do sacerdote Arão, o seguinte:

— Façam a contagem de todos os homens israelitas de vinte anos para cima, família por família, isto é, todos os que já têm idade para o serviço militar.

3-4 Moisés e Eleazar obedeceram e reuniram todos os homens com idade para prestar serviço militar. Eles se reuniram nas planícies de Moabe, na beira do rio Jordão, na altura de Jericó, que ficava no outro lado do rio.

São estes os israelitas que saíram do Egito:

A tribo de Rúben (Rúben era o filho mais velho de Jacó): os grupos de famílias de Enoque, Palu, Hezrom e Carmi. Desses grupos de famílias foram contados quarenta e três mil setecentos e trinta homens. Os descendentes de Palu eram Eliabe e os seus filhos Nemuel, Datã e Abirão (Datã e Abirão foram escolhidos pelo povo. Eles se revoltaram contra Moisés e Arão e se juntaram com os seguidores de Corá, na revolta contra Deus, o Senhor. 10 A terra se abriu e os engoliu, e eles morreram com Corá e os seus seguidores. O fogo matou duzentos e cinquenta homens, e isso serviu como um aviso para o povo. 11 Mas os filhos de Corá não foram mortos.).

12 A tribo de Simeão: os grupos de famílias de Nemuel, Jamim, Jaquim, 13 Zera e Saul. 14 Desses grupos de famílias foram contados vinte e dois mil e duzentos homens.

15 A tribo de Gade: os grupos de famílias de Zefom, Hagui, Suni, 16 Ozni, Eri, 17 Arode e Areli. 18 Desses grupos de famílias foram contados quarenta mil e quinhentos homens.

19-21 A tribo de Judá: os grupos de famílias de Selá, Peres, Zera, Hezrom e Hamul (Dois filhos de Judá, isto é, Er e Onã, haviam morrido em Canaã.). 22 Desses grupos de famílias foram contados setenta e seis mil e quinhentos homens.

23 A tribo de Issacar: os grupos de famílias de Tolá, Puva, 24 Jasube e Sinrom. 25 Desses grupos de famílias foram contados sessenta e quatro mil e trezentos homens.

26 A tribo de Zebulom: os grupos de famílias de Serede, Elom e Jaleel. 27 Desses grupos de famílias foram contados sessenta mil e quinhentos homens.

28 As tribos de Manassés e Efraim, que eram filhos de José.

29 A tribo de Manassés: Maquir, filho de Manassés, era pai de Gileade, e os seguintes grupos de famílias são descendentes de Gileade: 30 os grupos de famílias de Iezer, Heleque, 31 Asriel, Siquém, 32 Semida e Héfer. 33 Zelofeade, filho de Héfer, não tinha filhos; somente filhas. Os nomes das filhas de Zelofeade eram: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza. 34 Desses grupos de famílias foram contados cinquenta e dois mil e setecentos homens.

35 A tribo de Efraim: os grupos de famílias de Sutela, Bequer e Taã. 36 O grupo de famílias de Erã descendia de Sutela. 37 Desses grupos de famílias foram contados trinta e dois mil e quinhentos homens. São esses os grupos de famílias descendentes de José.

38 A tribo de Benjamim: os grupos de famílias de Belá, Asbel, Airão, 39 Sufã e Hufã. 40 Os grupos de famílias de Arde e Naamã eram descendentes de Belá. 41 Desses grupos de famílias foram contados quarenta e cinco mil e seiscentos homens.

42 A tribo de Dã: o grupo de famílias de Suão, 43 que tinha sessenta e quatro mil e quatrocentos homens.

44 A tribo de Aser: os grupos de famílias de Imna, Isvi e Berias. 45 Os grupos de famílias de Héber e Malquiel são descendentes de Berias. 46 A filha de Aser se chamava Sera. 47 Desses grupos de famílias foram contados cinquenta e três mil e quatrocentos homens.

48 A tribo de Naftali: os grupos de famílias de Jazeel, Guni, 49 Jezer e Silém. 50 Desses grupos de famílias foram contados quarenta e cinco mil e quatrocentos homens.

51 O número total dos homens israelitas era de seiscentos e um mil setecentos e trinta homens.

Lucas 2:36-52

36 Havia ali também uma profetisa chamada Ana, que era viúva e muito idosa. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu. 37 Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações. 38 Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.

A volta para Nazaré

39 Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galileia, para a casa deles na cidade de Nazaré.

40 O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus.

Jesus no Templo

41 Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém para a Festa da Páscoa. 42 Quando Jesus tinha doze anos, eles foram à Festa, conforme o seu costume. 43 Depois que a Festa acabou, eles começaram a viagem de volta para casa. Mas Jesus tinha ficado em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso. 44 Eles pensavam que ele estivesse no grupo de pessoas que vinha voltando e por isso viajaram o dia todo. Então começaram a procurá-lo entre os parentes e amigos. 45 Como não o encontraram, voltaram a Jerusalém para procurá-lo. 46 Três dias depois encontraram o menino num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da Lei, ouvindo-os e fazendo perguntas a eles. 47 Todos os que o ouviam estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava. 48 Quando os pais viram o menino, também ficaram admirados. E a sua mãe lhe disse:

— Meu filho, por que foi que você fez isso conosco? O seu pai e eu estávamos muito aflitos procurando você.

49 Jesus respondeu:

— Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa do meu Pai?

50 Mas eles não entenderam o que ele disse.

51 Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles. E a sua mãe guardava tudo isso no coração.

52 Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele.

Salmos 60

Derrota e vitória

Hino de Davi, para ensino. Ao regente do coro — com a melodia de “O Lírio do Testemunho”. Escrito por Davi quando lutava contra os sírios da Mesopotâmia e de Zoba e quando Joabe voltou e matou doze mil edomitas no vale do Sal.

60 Ó Deus, tu nos rejeitaste
    e nos derrotaste.
Estavas irado conosco,
mas agora volta para nós!
Fizeste a terra tremer e se abrir;
agora fecha as suas brechas,
pois ela está se desfazendo.
Fizeste o teu povo passar
    por muitas aflições;
tu nos deste vinho para beber,
e por isso andamos por aí às tontas.
Levantaste uma bandeira para avisar
    os que te temem,
para que eles pudessem escapar
    da derrota.
Salva-nos com o teu poder;
responde à nossa oração
para que o povo que tu amas
    seja salvo.

No seu Templo, Deus disse:
“Quando eu vencer,
    dividirei a cidade de Siquém
e repartirei o vale de Sucote
    entre o meu povo.
Gileade é meu, e Manassés, também;
Efraim é o meu capacete,
e Judá é o meu cetro de rei.
Porém Moabe será a minha bacia
    de lavar;
e eu jogarei as minhas sandálias
    sobre Edom,
como um sinal de que esse país é meu.
Será que os filisteus pensaram
    que iriam cantar a sua vitória
    sobre mim?”

Ó Deus, quem me levará para dentro
    da cidade protegida por muralhas?
Quem me guiará até Edom?
10 Será que, de fato, nos rejeitaste?
Será que não vais marchar
    com os nossos exércitos?
11 Ajuda-nos a combater o inimigo,
pois o auxílio de seres humanos
    não vale nada.
12 Com Deus do nosso lado,
    venceremos;
ele derrotará os nossos inimigos.

Provérbios 11:15

15 Quem ficar como fiador de qualquer um acabará chorando. Será melhor não se comprometer.

Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)

Copyright 2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.