Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the GW. Switch to the GW to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Números 32:1-33:39

As tribos ao leste do rio Jordão

32 Os descendentes de Rúben e Gade tinham muito gado e ao ver a terra de Jazer e a terra de Gileade, perceberam que era um bom lugar para a criação do gado. Portanto foram e disseram a Moisés, a Eleazar, o sacerdote, e aos chefes da comunidade:

—A região ao redor de Atarote, Dibom, Jazer, Ninra, Hesbom, Eleale, Sebã[a], Nebo e Beom, que o SENHOR conquistou para o povo de Israel, é uma terra boa para a pecuária e o que nós, os seus servos, temos é exatamente gado. Se você tem uma boa opinião de nós, os seus servos, nos dê essa terra, e não nos faça atravessar o rio Jordão.

Moisés disse aos de Gade e Rúben:

—Pois então os seus irmãos devem ir para a batalha enquanto vocês ficam aqui? Por que tentam desanimar os israelitas para que não passem para a terra que o SENHOR deu a eles? Isso foi a mesma coisa que fizeram os seus pais quando os mandei desde Cades-Barneia para explorar a terra. Foram até o vale de Escol e exploraram a terra, mas eles desanimaram o povo de Israel para que não entrasse na terra que o SENHOR lhes deu. 10 Nesse dia o SENHOR irritou-se muito e jurou: 11 “Nenhum dos que vieram do Egito, de vinte anos de idade para cima, verá a terra que prometi a Abraão, Isaque e Jacó, pois eles não me seguiram fielmente; 12 a não ser Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Eles, sim, seguiram o SENHOR fielmente”. 13 O SENHOR irritou-se com Israel e fez com que eles vagassem pelo deserto durante quarenta anos, até morrer toda aquela geração que fez com que o SENHOR se irritasse. 14 Agora até vocês, pecadores, tomaram o lugar dos seus pais para aumentar ainda mais a ira do SENHOR contra Israel. 15 Se vocês estão em contra dele, então ele os deixará ainda mais tempo no deserto e vocês causarão a destruição de todo este povo.

16 Os de Rúben e Gade se aproximaram a Moisés e disseram:

—Deixe-nos construir aqui currais para nosso gado e edificar cidades para as nossas famílias. 17 Depois tomaremos as armas para ir na frente dos israelitas até que os levemos ao seu lugar. Enquanto isso as nossas famílias morarão em cidades amuralhadas, a salvo das pessoas que habitam nesta terra. 18 Nós não voltaremos aos nossos lares até que todos os israelitas tomem possessão da sua herança. 19 Não pediremos que nos seja dado território junto com eles no outro lado do rio Jordão, nem mais além, porque já recebemos a nossa herança, ao leste do Jordão.

20 Moisés disse a eles:

—Nesse caso, se estão dispostos a cumprir a sua palavra, tomem as armas para ir para a batalha sob as ordens do SENHOR. 21 Que todos os seus combatentes atravessem o Jordão, sob as ordens do SENHOR, até que ele expulse a todos os seus inimigos. 22 Quando vocês tomarem possessão da terra diante do SENHOR, então poderão voltar aos seus lares porque o seu serviço para com o SENHOR e Israel terá terminado. Este território será a sua propriedade com a aprovação do SENHOR. 23 Se vocês não cumprirem com tudo isso, então estarão pecando contra o SENHOR e tenham a plena certeza que serão castigados pelo seu pecado. 24 Construam, pois, cidades para as suas famílias e currais para o seu gado, mas cumpram com tudo o que disseram.

25 Os de Gade e Rúben disseram a Moisés:

—Sim, senhor. Faremos assim como você manda. 26 Nossos filhos, mulheres, gado e todos nossos outros animais ficarão aqui, nas cidades de Gileade. 27 Nós, os seus servos, atravessaremos o Jordão, armados para a batalha, sob as ordens do SENHOR, assim como você disse.

28 Depois Moisés deu estas ordens ao sacerdote Eleazar, a Josué, filho de Num e aos chefes das tribos israelitas, a respeito dos de Gade e Rúben. 29 Moisés disse:

—Se os de Gade e Rúben atravessarem o Jordão com vocês e irem para a batalha sob as ordens do SENHOR, e conquistarem esse território, então deverão dar a eles a terra de Gileade, 30 mas se os combatentes deles não atravessarem com vocês para a batalha, então deverão dar a eles um território dentre vocês na terra de Canaã.

31 Os de Rúben e Gade responderam:

—Nós, os seus servos, faremos assim como o SENHOR ordenou. 32 Atravessaremos armados, sob as ordens do SENHOR, para a terra de Canaã, para a batalha, mas a nossa herança estará ao leste do Jordão.

33 Então Moisés entregou o reino de Seom, rei dos amorreus, e o reino do rei Ogue, de Basã, às tribos de Gade e Rúben; enquanto que à metade da tribo de Manassés, filho de José, deu a terra com as suas cidades e a região em volta delas. 34 Os homens de Gade reconstruíram as cidades de Dibom, Atarote, Aroer, 35 Atarote-Sofã, Jazar, Jogbeá, 36 Bete-Ninra e Bete-Harã. As fortificaram e construíram também currais para o seu gado. 37 Os de Rúben construíram as cidades de Hesbom, Eleale, Quiriataim, 38 Nebo, Baal-Meom (mudando alguns nomes) e Sibma. Eles colocaram nomes novos às cidades que reconstruíram.

39 Os descendentes de Maquir, filho de Manassés, foram a Gileade, a conquistaram e expulsaram a todos os amorreus que moravam ali. 40 Moisés deu Gileade aos de Maquir, filho de Manassés, e eles moraram ali. 41 Jair, filho de Manassés, conquistou os povoados dos amorreus e os chamou “povoados de Jair”. 42 Noba conquistou Quenate e os povos próximos, e deu seu nome a essa região, Noba.

A viagem de Israel desde o Egito

33 Estas foram as jornadas da viagem que fizeram os israelitas quando saíram por tropas do Egito sob o comando de Moisés e Arão. Moisés registrou os nomes dos lugares de onde saíam, etapa por etapa, de acordo com a ordem do SENHOR, e estes foram os lugares de cada etapa:

Deixaram Ramessés no dia quinze do primeiro mês, no dia depois da Páscoa. Os israelitas saíram vitoriosamente, à vista de todos os egípcios, enquanto os egípcios sepultavam a todos os seus filhos mais velhos, pois o SENHOR os matou. O SENHOR mostrava que também tinha julgado os egípcios.

Os israelitas marcharam de Ramessés e acamparam em Sucote.

Deixaram Sucote e acamparam em Etã, na margem do deserto.

Deixaram Etã e foram para Pi-Hairote, ao leste de Baal-Zefom, e acamparam perto de Migdol.

Deixaram Pi-Hairote e marcharam através do mar em direção do deserto. Marcharam durante três dias pelo deserto de Etã e acamparam em Mara.

Deixaram Mara e foram a Elim. Em Elim tinha doze nascentes e setenta palmeiras, portanto acamparam ali.

10 Deixaram Elim e acamparam perto do mar Vermelho[b].

11 Deixaram o mar Vermelho e acamparam no deserto de Sim.

12 Deixaram o deserto de Sim e acamparam em Dofca.

13 Deixaram Dofca e acamparam em Alus.

14 Deixaram Alus e acamparam em Refidim. Ali não tinha água para que as pessoas bebessem.

15 Deixaram Refidim e acamparam no deserto do Sinai.

16 Deixaram o deserto do Sinai e acamparam em Quibrote-Hataavá.

17 Deixaram Quibrote-Hataavá e acamparam em Hazerote.

18 Deixaram Hazerote e acamparam em Ritmá.

19 Deixaram Ritmá e acamparam em Rimom-Perez.

20 Deixaram Rimom-Perez e acamparam em Libna.

21 Deixaram Libna e acamparam em Rissa.

22 Deixaram Rissa e acamparam em Queelata.

23 Deixaram Queelata e acamparam no monte Séfer.

24 Deixaram o monte Séfer e acamparam em Harada.

25 Deixaram Harada e acamparam em Maquelote.

26 Deixaram Maquelote e acamparam em Taate.

27 Deixaram Taate e acamparam em Terá.

28 Deixaram Terá e acamparam em Mitca.

29 Deixaram Mitca e acamparam em Hasmona.

30 Deixaram Hasmona e acamparam em Moserote.

31 Deixaram Moserote e acamparam em Bene-Jaacã.

32 Deixaram Bene-Jaacã e acamparam em Hor-Gidgade.

33 Deixaram Hor-Gidgade e acamparam em Jotbatá.

34 Deixaram Jotbatá e acamparam em Abrona.

35 Deixaram Abrona e acamparam em Eziom-Geber.

36 Deixaram Eziom-Geber e acamparam em Cades, no deserto de Zim.

37 Deixaram Cades e acamparam em Hor, a montanha que fica nos limites de Edom. 38 O sacerdote Arão subiu ao monte Hor de acordo com a ordem do SENHOR e ali morreu no primeiro dia do quinto mês, quarenta anos depois que os israelitas saíram do Egito. 39 Arão tinha cento e vinte e três anos de idade quando morreu no monte Hor.

Lucas 4:31-5:11

Jesus expulsa um demônio

(Mc 1.21-28)

31 Depois Jesus foi para Cafarnaum, cidade da Galileia. Ali ele ensinava o povo nos sábados. 32 Todos ficaram admirados com o seu ensino, pois ele ensinava como quem tem autoridade. 33 Estava na sinagoga um homem que tinha um demônio dentro de si e ele gritou bem alto:

34 —O que você quer de nós, Jesus de Nazaré? Você veio para nos destruir? Eu sei que você é o Santo de Deus!

35 Mas Jesus o repreendeu, dizendo:

—Cale-se e saia desse homem!

Então o demônio jogou o homem no chão no meio de todos e saiu dele sem o machucar. 36 Todos ficaram impressionados e começaram a comentar uns com os outros:

—Que ensino é este? Vocês viram com que autoridade e poder ele dá ordens aos demônios e eles saem?

37 E a sua fama se espalhou por toda região.

Jesus cura a sogra de Pedro

(Mt 8.14-15; Mc 1.29-31)

38 Depois de sair da sinagoga, Jesus foi para a casa de Simão[a]. A sogra dele estava com uma febre muito alta e lhe pediram que a ajudasse. 39 Jesus se debruçou sobre ela, repreendeu a febre e esta a deixou. No mesmo instante ela se levantou e começou a servi-los.

Jesus cura muitas pessoas

(Mt 8.16-17; Mc 1.32-34)

40 Ao pôr do sol, todos aqueles que tinham parentes com vários tipos de doenças, os levaram a Jesus. Ele punha as mãos sobre cada um deles e os curava. 41 Também de muitos deles saíam demônios, gritando:

—O senhor é o Filho de Deus!

Mas Jesus os repreendeu e não os deixou falar, porque eles sabiam que ele era o Cristo.

Jesus vai para outras cidades

(Mc 1.35-39)

42 Quando amanheceu, Jesus foi para um lugar solitário. A multidão estava à procura dele e, quando o encontraram, não queriam deixá-lo ir embora. 43 Jesus, porém, disse a eles:

—Eu preciso anunciar as Boas Novas a respeito do reino de Deus a outras cidades também, pois foi para isso que Deus me enviou.

44 E ele proclamava as Boas Novas nas sinagogas da Judeia.

Os primeiros discípulos

(Mt 4.18-22; Mc 1.16-20)

Certo dia, Jesus estava perto do lago de Genesaré[b] e uma multidão se ajuntou ao seu redor, apertando-o para ouvir a mensagem de Deus. Jesus, então, viu dois barcos perto da praia. Os pescadores tinham desembarcado e estavam lavando as suas redes. Ele entrou no barco que era de Simão e lhe pediu que afastasse um pouco o barco da praia. Depois ele se sentou e começou a ensinar a multidão.

Quando ele acabou de falar, disse a Simão:

—Leve o barco para onde o lago é mais fundo. E você e seus companheiros joguem as redes para pescar.

Simão lhe disse:

—Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas como me manda jogar as redes, eu obedecerei.

Quando jogaram as redes, pegaram tantos peixes que as redes deles estavam quase arrebentando. Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco para vir ajudá-los. Eles vieram e encheram os dois barcos de tal maneira que quase se afundaram.

Simão Pedro, quando viu isso, se ajoelhou aos pés de Jesus e lhe disse:

—Afaste-se de mim, Senhor, pois eu sou um pecador!

Ele disse isso porque tanto ele como os outros estavam muito assustados com a quantidade de peixes que tinham apanhado. 10 Tiago e João, filhos de Zebedeu e companheiros de Simão, também estavam muito assustados. Então Jesus disse a Simão:

—Não tenha medo! De agora em diante você será pescador de gente.

11 Eles então arrastaram os barcos para a terra, deixaram tudo, e o seguiram.

Salmos 64

O Deus de justiça

Ao diretor do coro. Salmo de Davi.

64 Ó Deus, ouça a minha queixa,
    proteja a minha vida do inimigo que me causa terror.
Defenda-me dos planos dos maus,
    das multidões de malvados.
Eles afiam a língua como espada
    e lançam palavras venenosas como flechas.
Escondem-se para ninguém os ver,
    e atiram as suas flechas contra os inocentes.
Encorajam uns aos outros a fazer o mal.
    Planejam juntos como apanhar as pessoas nas suas armadilhas
    e pensam que ninguém os pode descobrir.
Fazem planos cheios de maldade, planos perfeitos.
    O ser humano pode tornar-se num ser muito mau,
    é difícil saber como é possível alguém pensar assim.

Mas Deus lançará as suas flechas contra eles,
    de repente, cairão feridos.
As suas próprias palavras os farão cair.
    Quem os vê zombará deles.
Todas as pessoas temerão a Deus, e proclamarão o seu poder.
    Todos saberão o que Deus pode fazer.
10 Os justos se alegram no SENHOR e procuram nele a sua proteção.
    Os bons de coração se encherão de orgulho.

Provérbios 11:22

22 Como anel de ouro em focinho de porco,
    assim é a mulher bonita que não tem juízo.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International