Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Deuteronômio 21-22

Alguém encontrado morto

21 —Na terra que o SENHOR, seu Deus, vai lhe dar, alguém pode encontrar no campo o corpo de uma pessoa morta, sem que se saiba quem foi que a matou. Nesse caso, os líderes e os juízes deverão sair e calcular a distância que há entre o lugar onde o corpo foi encontrado e as cidades mais próximas. Então os líderes da cidade mais próxima deverão arranjar uma vitela que ainda não tenha feito nenhum trabalho, nem lhe tenha sido colocado o jugo. E levarão a vitela para um vale que nunca tenha sido lavrado ou semeado e que tenha água sempre correndo e, nesse lugar, quebrarão o pescoço da vitela. Depois se aproximarão os sacerdotes, descendentes de Levi, pois foram eles os escolhidos pelo SENHOR, seu Deus, para o servirem e para pronunciarem bênçãos em nome do SENHOR, e para resolverem todas as questões ou crimes. Então todos os líderes da cidade mais próxima do lugar onde foi encontrado o corpo deverão lavar as mãos por cima da vitela cujo o pescoço foi quebrado no vale. E os líderes devem falar: “Não fomos nós que matamos esta pessoa, nem sabemos como isto aconteceu. SENHOR, perdoe o seu povo de Israel, o povo que você resgatou. Não culpe o povo de Israel pela morte de uma pessoa inocente”. Assim, não serão culpados de terem morto uma pessoa inocente. Assim, você estará fazendo o que o SENHOR disse e tirará do meio do povo a culpa da morte de uma pessoa inocente.

As mulheres capturadas na guerra

10 —Quando você fizer guerra contra os seus inimigos, e o SENHOR, seu Deus, os entregar na sua mão, 11 se notar que entre os prisioneiros há uma mulher bonita que lhe agrade, poderá casar-se com ela. 12 Leve-a para sua casa. Ela rapará a cabeça, cortará as unhas 13 e tirará a roupa que tinha quando foi capturada. Ficará em sua casa chorando pelos seus pais um mês. Depois disso, poderá aproximar-se dela e ser o seu marido, e ela, sua esposa. 14 Mas se você deixar de gostar dela, então poderá se divorciar dela e deixará que ela vá para onde quiser. Não poderá vendê-la, nem tratá-la como uma escrava, já que você fez com ela o que bem quis.

O filho mais velho

15 —Pode acontecer que um homem tenha duas mulheres, e que ame mais uma do que a outra. As duas podem vir a ter filhos, embora o primeiro filho a nascer seja o filho da mulher menos amada. 16 Quando chegar o dia de dividir a herança, ele não pode dar os direitos que pertencem ao filho mais velho para o filho da mulher que ele ama mais, pois o filho mais velho é da mulher menos amada. 17 Ele terá que reconhecer o filho da mulher menos amada como seu primeiro filho, e dar a ele o dobro da porção da herança. Aquele filho é o seu primeiro fruto e é a ele que pertencem os direitos do filho mais velho.

Os filhos rebeldes

18 —Se alguém tiver um filho teimoso e rebelde, que não obedece ao seu pai ou à sua mãe mesmo quando é castigado, 19 então os pais deverão levá-lo à entrada do lugar onde estão os líderes da sua cidade. 20 E dirão aos líderes: “Este nosso filho é teimoso e rebelde, não nos obedece, só quer comer e beber”. 21 Então todos os homens da cidade o matarão a pedradas. Assim vocês eliminarão o mal do seu meio e todo o povo ficará sabendo disso e ficará com medo.

O enterro dos condenados

22 —Quando alguém for culpado de um crime e condenado à morte e o seu corpo for pendurado num madeiro, 23 não deixem o seu corpo pendurado num madeiro durante a noite, mas devem enterrá-lo no mesmo dia. Todo aquele que for pendurado num madeiro é amaldiçoado por Deus. Portanto, não deixem que fique contaminada a terra que o SENHOR, seu Deus, lhes dá por herança.

Leis diversas

22 —Se alguém encontrar o boi ou a ovelha do seu vizinho perdida, não deverá passar de lado. Deverá fazer de tudo para devolvê-la ao seu irmão. Se o dono viver longe ou a pessoa não souber quem é o dono, então deverá levar o animal para sua casa e guardá-lo até o dono aparecer. Então entregará a ele o animal. Fará o mesmo com o jumento do seu vizinho, com o seu manto ou com qualquer coisa perdida que encontrar. Não deverá deixar de se importar.

—Se encontrar caído no caminho um boi ou um jumento do seu vizinho, não o ignore. Ajude-o a levantar-se.

—Uma mulher não deve se vestir com a roupa de um homem, nem o homem com roupa de uma mulher. O SENHOR, seu Deus, detesta quem faz essas coisas.

—Se alguém encontrar um ninho de pássaro no seu caminho, numa árvore ou no chão, e a mãe ainda estiver sentada sobre os filhotes ou sobre os ovos, não deve apanhar a mãe e os filhotes. Deve deixar a mãe fugir e ficar só com os filhotes. Assim tudo vai correr bem com essa pessoa e terá uma vida longa.

—Quando alguém construir uma casa nova, deverá fazer um muro ao redor do terraço para não ser culpado da morte de alguém que venha a cair do terraço.

—Não plantem a suas vinhas com dois tipos de semente. Senão toda a colheita, tanto a semente que plantarem como o produto da vinha, ficarão contaminados[a].

10 —Não devem lavrar a terra com um boi e um jumento debaixo do mesmo jugo.

11 —Não devem usar roupa feita com uma mistura de lã e de linho.

12 —Façam franjas nas quatro pontas do manto que usam para se cobrirem.

Regras matrimoniais

13 —Pode acontecer de um homem se casar com uma mulher e, depois de ter relações sexuais com ela, decidir que não gosta mais dela. 14 Então passa a acusá-la de má conduta e a difamar o seu nome, dizendo: “Me casei com esta mulher, mas quando tive relações sexuais com ela, descobri que ela não era virgem”. 15 Se isso acontecer, o pai e a mãe da jovem deverão levar a prova da virgindade da mulher aos líderes até a entrada da cidade. 16 O pai da jovem deve falar aos líderes: “Dei a minha filha em casamento a este homem, mas ele não gosta mais dela. 17 A está acusando de má conduta. Ele me falou: ‘Descobri que a sua filha não era virgem’. Mas aqui está a prova da sua virgindade”. Então deverão estender o lençol da cama[b] diante dos líderes da cidade. 18 E os líderes deverão prender o homem e castigá-lo. 19 E deverão também aplicar-lhe uma multa de cem moedas de prata,[c] que ele terá de pagar ao pai da jovem, por ter difamado uma virgem de Israel. Ela continuará sendo sua esposa e ele nunca mais poderá se divorciar dela.

20 —Mas se a acusação for verdadeira e não houver provas da virgindade da jovem, 21 então os líderes deverão levá-la até a porta da casa do seu pai e ali os homens da cidade deverão apedrejá-la até ela morrer. Ela cometeu um ato vergonhoso em Israel, tendo relações sexuais antes de se casar, quando ainda vivia na casa do seu pai. Assim você eliminará esse mal do seu meio.

22 —Se um homem tiver relações sexuais com a esposa de outro homem, ambos deverão ser mortos, tanto o homem como a mulher. Assim vocês eliminarão esse mal de Israel.

23 —Se numa cidade, um homem encontrar uma mulher virgem, noiva de outro homem, e tiver relações sexuais com ela, 24 os dois deverão ser levados até a porta da cidade e ser apedrejados. A mulher deverá ser apedrejada porque estava na cidade e não gritou por socorro, e o homem porque violentou a mulher de outro homem. Assim deixará de haver maldade em Israel.

25 —Mas se for no campo que o homem encontrar a mulher, noiva de outro homem, e a obrigar a ter relações sexuais, então só o homem deverá ser morto. 26 Não façam nada à jovem. Ela não cometeu nenhum pecado e não merece morrer. O que aconteceu com ela é a mesma coisa que acontece quando um homem ataca a outro e o mata. 27 O homem encontrou a jovem prometida em casamento no campo, e ela pode ter gritado por socorro, mas não havia ninguém que a pudesse socorrer.

28 —Se um homem encontrar uma mulher virgem que não está prometida em casamento e a obrigar a ter relações sexuais com ele e isso for descoberto, 29 então o homem deverá pagar cinquenta moedas de prata ao pai da jovem, e se casar com a jovem. E, porque a humilhou, nunca poderá se divorciar dela.

30 —Um homem não pode se casar com a mulher do seu pai porque isso seria uma vergonha para o seu pai.

Lucas 9:51-10:12

Os samaritanos não recebem a Jesus

51 Quando estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu, ele resolveu ir para Jerusalém. 52 Ele enviou mensageiros à sua frente, que partiram para uma vila samaritana a fim de prepararem acomodações. 53 Os samaritanos, porém, não quiseram recebê-lo porque ele ia para Jerusalém. 54 Quando viram isto, os discípulos Tiago e João disseram:

—Você quer que mandemos vir fogo do céu para consumir essa gente[a]?

55 Porém Jesus se virou e os repreendeu[b] 56 Depois seguiram para outra vila.

Como seguir a Jesus

(Mt 8.19-22)

57 Enquanto eles andavam pelo caminho, um homem lhe disse:

—Eu o seguirei aonde quer que o senhor vá.

58 Jesus lhe disse:

—As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde descansar.

59 Aí ele disse a outro homem:

—Siga-me.

Mas ele respondeu:

—Senhor, deixe-me primeiro ir enterrar meu pai.

60 E Jesus lhe disse:

—Deixe que os mortos enterrem os seus próprios mortos! Vá e anuncie o reino de Deus.

61 Outro lhe disse:

—Eu o seguirei, Senhor, mas deixe-me primeiro ir me despedir da minha família.

62 Jesus, então, disse a ele:

—Ninguém que ponha a mão no arado e olhe para trás serve para o reino de Deus.

A missão dos setenta e dois discípulos

10 Depois disto, o Senhor escolheu outros setenta e dois[c] homens e os mandou ir, dois em dois a sua frente, para todas as cidades e lugares aonde ele mesmo pretendia ir. E disse a eles:

—A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, orem ao Senhor da colheita para que ele mande trabalhadores para a sua colheita. Vão e lembrem-se: Eu estou mandando vocês como cordeiros para o meio de lobos. Não levem nem bolsa, nem sacola, nem sandálias extras e nem parem no caminho para cumprimentar ninguém. Em qualquer casa que vocês entrarem, a primeira coisa que devem dizer é: “Que a paz esteja nesta casa!” Se ali morar um homem de paz, a paz de vocês ficará com ele. Mas se aquele que morar ali não for um homem de paz, ela voltará para vocês. Permaneçam naquela casa e comam e bebam o que derem a vocês, pois todo trabalhador merece o seu salário. Não fiquem andando de casa em casa. E em qualquer cidade a que vocês chegarem e forem bem recebidos, comam o que as pessoas derem a vocês. Curem os doentes daquela cidade e digam-lhes: “O reino de Deus está próximo de vocês”. 10 Mas, em qualquer cidade a que vocês chegarem e não forem bem recebidos, vão para as ruas e digam: 11 “Até o pó desta cidade que grudou em nossos pés, nós sacudimos contra vocês! Mas saibam disto: O reino de Deus está próximo”.

12 —E eu lhes digo uma coisa: Naquele dia haverá mais tolerância para com as pessoas de Sodoma do que para com as daquela cidade.

Salmos 74

Não se esqueça do seu povo

Poema de Asafe.

74 Ó Deus, por que nos abandonou para sempre?
    Por que está tão irado com as ovelhas que lhe pertencem?
Não se esqueça do povo que adquiriu já há tanto tempo,
    das tribos que resgatou para lhe pertencer.
Lembre-se do monte Sião,
    do lugar onde o Senhor vivia.
Venha caminhar por estas ruínas antigas;
    veja como o inimigo destruiu o Lugar Santo.

Os seus inimigos rugem no seu templo
    e levantam as suas bandeiras em sinal de vitória.
Os soldados inimigos usaram machados contra as portas,
    como se estivessem cortando uma floresta.
Com machados e martelos
    destruíram todas as peças de madeira que havia no seu templo.
Queimaram o seu santuário;
    não respeitaram o lugar que foi construído para honrá-lo.
Eles resolveram nos destruir completamente;
    queimaram todos os lugares sagrados do país.
Já não vemos os seus sinais poderosos, já não temos profetas.
    E não sabemos quanto tempo esta situação vai durar.

10 Ó Deus, até quando vai deixar que o inimigo zombe do Senhor?
    Vai deixar que ele o insulte para sempre?
11 Por que retirou de nós a sua proteção?
    Por que fica de braços cruzados?

12 Ó Deus, o Senhor tem sido o nosso Rei desde há muito tempo;
    nos salvou muitas vezes.
13 Abriu o mar Vermelho com o seu poder;
    esmagou as cabeças dos monstros do mar.
14 Despedaçou as cabeças do Leviatã[a],
    e fez que as feras do deserto comessem o seu corpo.
15 Fez correr fontes e riachos,
    e secou rios cheios de água.
16 O dia e a noite são seus,
    o Senhor criou o sol e a lua.
17 O Senhor marcou os limites da terra
    e fez o verão e o inverno.

18 Ó SENHOR, lembre-se que são os seus inimigos que zombam do Senhor;
    que são os insensatos que odeiam o seu nome.
19 Não permita que esses animais selvagens nos matem como se fôssemos uma pomba.
    Não se esqueça do seu povo, pobre e sofrido.
20 Lembre-se da aliança e proteja-nos,
    porque há violência em todos os cantos do país.
21 Não permita que o oprimido continue sofrendo;
    faça que o pobre e o necessitado louvem o seu nome.

22 Levante-se, ó Deus, defenda a nossa causa!
    Lembre-se que esses insensatos têm ofendido o Senhor muitas vezes.
23 Não se esqueça dos gritos de triunfo dos seus inimigos,
    nem do rugido constante dos rebeldes.

Provérbios 12:11

11 Quem trabalha a sua terra terá muita comida,
    mas quem não tem juízo desperdiça o tempo com fantasias.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International