Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the GNT. Switch to the GNT to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Josué 3-4

Na manhã seguinte, Josué e todos os israelitas se levantaram cedo, saíram de Sitim e foram acampar na margem do rio Jordão, sem atravessar o rio. Passados três dias, os oficiais do povo percorreram o acampamento e deram esta ordem ao povo:

—Quando virem a arca da aliança do SENHOR, seu Deus, ser transportada pelos sacerdotes levitas, deixem o acampamento e sigam atrás da arca. Mas mantenham-se perto de um quilômetro[a] de distância da arca. Também não a percam de vista, para saberem o caminho que devem seguir, pois vocês nunca passaram por lá antes.

Então Josué disse ao povo:

—Purifiquem-se[b] porque amanhã o SENHOR fará coisas maravilhosas diante de vocês.

Depois disse aos sacerdotes:

—Levantem a arca da aliança e vão na frente do povo.

Eles levantaram a arca e foram na frente do povo.

Então o SENHOR disse a Josué:

—Daqui para frente, eu vou honrá-lo diante de todos os israelitas. Eles ficarão sabendo que eu estou com você como estive com Moisés. Diga aos sacerdotes que levam a arca da aliança: “Ao chegarem junto ao rio Jordão, entrem na água e parem”.

Então Josué disse aos israelitas:

—Venham ouvir as palavras do SENHOR, seu Deus.

10 Depois Josué disse:

—Agora vocês ficarão sabendo que o Deus vivo está entre vocês e que ele expulsará da sua frente os cananeus, os heteus, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus. 11 Vejam! A arca da aliança do Senhor de toda a terra está pronta para atravessar o rio Jordão na frente de vocês. 12 Escolham doze homens, um de cada uma das tribos de Israel. 13 E quando os sacerdotes que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, colocarem os pés deles na água do Jordão, a água que vem de cima ficará cortada e formará uma represa.

14 Quando o povo saiu do acampamento para atravessar o rio Jordão, os sacerdotes que levavam a arca da aliança iam na frente de todos. 15 Era o tempo da colheita, quando o rio Jordão está cheio, prestes a transbordar pelas margens. Mas assim que os pés dos sacerdotes que levavam a arca tocaram na água, 16 o rio deixou de correr. E, na parte de cima do rio, as águas se amontoaram até Adã, um povoado longe dali, perto de Zaretã. Na parte de baixo, o rio secou. E todo o povo conseguiu atravessar o rio Jordão, perto de Jericó. 17 Os sacerdotes que levavam a arca da aliança do SENHOR ficaram parados em terra seca, no meio do rio, até todo o povo tê-lo atravessado.

As doze pedras comemorativas

Depois de todo o povo ter atravessado o Jordão, o SENHOR disse a Josué:

—Escolham doze homens, um de cada tribo, e digam a eles para apanharem doze pedras do meio do Jordão, do lugar onde estavam os sacerdotes, e levá-las para o lugar onde vão acampar esta noite.

Então Josué chamou os doze homens que tinha escolhido das tribos de Israel, um de cada tribo, e disse:

—Vão até o meio do rio, na frente da arca do SENHOR, seu Deus. E cada um de vocês traga uma pedra sobre o ombro, doze pedras ao todo, uma por cada tribo de Israel. Essas pedras servirão para vocês se lembrarem do que aconteceu aqui. No futuro, quando os seus filhos perguntarem: “Que significado estas pedras têm para vocês?”, respondam que as águas do Jordão se abriram quando a arca da aliança do SENHOR atravessou o rio. Estas pedras estão aqui para que os israelitas se lembrem sempre do que aconteceu aqui.

Os israelitas fizeram como Josué mandou: tiraram do rio Jordão doze pedras, uma por cada tribo de Israel, e as levaram para o lugar onde iam acampar, como o SENHOR ordenou. Josué mandou também colocar outras doze pedras no meio do Jordão, no lugar onde os sacerdotes que levavam a arca da aliança tinham parado. Essas pedras ainda hoje estão lá.

10 Os sacerdotes que levavam a arca da aliança ficaram parados no meio do rio Jordão enquanto o povo atravessava o rio apressadamente. O povo fez tudo o que o SENHOR tinha ordenado a Josué, por meio de Moisés. 11 Quando todos tinham atravessado, a arca do SENHOR e os sacerdotes também atravessaram e se colocaram de novo na frente do povo. 12 Os homens da tribo de Rúben, de Gade e da metade da tribo de Manassés atrevessaram na frente dos outros israelitas. Eles iam preparados para a guerra como Moisés tinha lhes ordenado. 13 Cerca de 40.000 homens, prontos para a guerra, passaram diante do SENHOR[c]. Eles iam em direção à planície de Jericó. 14 Naquele dia o SENHOR honrou a Josué diante de todo o povo de Israel. E, durante toda a sua vida, todos o respeitaram, como tinham respeitado Moisés.

15 O SENHOR disse a Josué:

16 —Diga aos sacerdotes que levam a arca da aliança para saírem do rio Jordão.

17 Então Josué disse aos sacerdotes:

—Saiam do Jordão.

18 Quando os sacerdotes que levavam a arca da aliança do SENHOR saíram do Jordão, e os seus pés tocaram a terra seca, as águas do Jordão voltaram ao seu lugar, transbordando pelas margens.

19 O povo atravessou o Jordão no décimo dia do primeiro mês e acamparam em Gilgal, ao leste de Jericó. 20 E Josué ergueu um monumento com as doze pedras que tinham tirado do rio Jordão. 21 E disse aos israelitas:

—No futuro, quando os filhos perguntarem aos pais: “Que significam estas pedras?”, 22 digam: “Israel atravessou o rio Jordão caminhando sobre terra seca”. 23 Porque o SENHOR, seu Deus, fez secar as águas do Jordão para vocês poderem atravessá-lo, tal como o SENHOR, seu Deus, fez secar o mar Vermelho para nós podermos atravessá-lo. 24 Ele fez isso para que todos os povos da terra soubessem que o SENHOR é poderoso, e para vocês respeitarem sempre o SENHOR, seu Deus.

Lucas 14:7-35

Humildade e hospitalidade

Quando Jesus reparou que os convidados estavam escolhendo os lugares de honra à mesa, ele contou esta parábola:

—Quando alguém o convidar para uma festa de casamento, não ocupe o lugar mais importante à mesa, pois alguém mais importante do que você pode também ter sido convidado. Então a pessoa que convidou os dois se aproximará de você e dirá: “Dê o seu lugar a este homem”. Você, então, envergonhado, terá que ocupar o lugar de menos importância. 10 Mas, quando você for convidado, vá e tome o lugar de menor importância. Dessa forma, quando chegar a pessoa que o convidou, dirá: “Aproxime-se mais, meu amigo”. Então você será honrado diante de todos os que estão à mesa com você. 11 Pois todo aquele que exaltar a si mesmo, será humilhado; e o que se humilhar, será exaltado.

A futura recompensa

12 E disse também para aquele que o tinha convidado:

—Quando você der um almoço ou um jantar, não convide somente os seus amigos, os seus irmãos, os seus familiares ou os seus vizinhos ricos, para que não aconteça que eles também o convidem e, dessa forma, você seja recompensado. 13 Porém, quando você der uma festa, convide os pobres, os inválidos, os aleijados e os cegos. 14 Isso será uma bênção para você, pois eles não têm nada com que retribuir, e você será recompensado na ressurreição dos justos.

O grande banquete

(Mt 22.1-10)

15 Quando um dos homens que estava à mesa com ele ouviu isto, disse:

—Felizes são todos os que comerem no reino de Deus!

16 Mas Jesus lhe disse:

—Certo homem estava preparando uma grande festa e convidou muitas pessoas. 17 Quando chegou a hora, ele mandou o seu servo dizer às pessoas que tinham sido convidadas: “Venham! Já está tudo pronto!” 18 Mas eles começaram, um por um, a dar desculpas. O primeiro disse ao servo: “Comprei um terreno e preciso ir dar uma olhada nele. Peço-lhe que me desculpe”. 19 Um outro disse: “Comprei cinco juntas de bois e preciso ir ver se trabalham bem. Peço-lhe que me desculpe”. 20 E outro ainda disse: “Eu acabei de me casar e, por isso, não posso ir”. 21 O servo, então, regressou e contou essas coisas ao seu senhor. Este ficou muito bravo e disse: “Vá depressa por todas as ruas da cidade e traga os pobres, os inválidos, os cegos e os aleijados”. 22 O servo disse: “Eu já fiz o que o senhor mandou, mas ainda há muitos lugares”. 23 Então o senhor disse ao servo: “Saia pelas estradas e pelos caminhos das vilas e force todas as pessoas a virem, para que a minha casa fique cheia. 24 Pois uma coisa eu digo: Nenhum daqueles que eu convidei primeiro provará do meu jantar!”

Condições para ser discípulo

(Mt 10.37-38)

25 Uma grande multidão seguia a Jesus. Então ele se virou e disse:

26 —Se alguém vier a mim e amar o seu pai, a sua mãe, a sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs, ou amar a sua própria vida mais do que a mim, esse não pode ser meu discípulo. 27 Se alguém não carregar a sua cruz e me seguir, esse não pode ser meu discípulo. 28 Se alguém de vocês quer construir uma torre, será que ele não se sentará primeiro e calculará o custo, para ver se o dinheiro dá? 29 Por outro lado, se ele começar a construção e não conseguir acabá-la, todos os que virem isso debocharão dele e dirão: 30 “Este homem começou a construir, mas não conseguiu acabar”. 31 Ou se um rei quiser entrar numa batalha contra outro rei, será que não se sentará primeiro para considerar se com dez mil homens é capaz de enfrentar o outro que vem contra ele com vinte mil? 32 Se ele não for capaz, terá que enviar uma delegação ao inimigo, enquanto este ainda estiver longe, para perguntar quais são as condições de paz. 33 Da mesma forma, nenhum de vocês pode vir a ser meu discípulo se não renunciar a tudo o que tem.

Não percam a influência que vocês têm

(Mt 5.13; Mc 9.50)

34 —Ora, o sal é bom. Mas, se perder o seu sabor, para que mais ele serve? 35 Ele não presta para a terra nem para adubo; ele é jogado fora. Aquele que pode me ouvir, ouça!

Salmos 80

Venha nos salvar!

Ao diretor do coro. À melodia de “Os Lírios da Aliança”. Salmo de Asafe.

80 Ouça-nos, ó Pastor de Israel!
    Escute-nos, ó Senhor, que guia o povo de José!
O Senhor está sentado no trono, entre os querubins;
    por favor, revele a sua glória
diante de Efraim, Benjamim e Manassés.
    Mostre o seu poder, e venha nos salvar.

Aceite-nos de novo, ó Deus,
    mostre-nos a sua bondade e salve-nos.

Ó SENHOR, Deus Todo-Poderoso,
    até quando ficará irado com o seu povo?
    Quando vai ouvir as suas orações?
Fez o seu povo chorar em vez de comer,
    e deu para ele beber um copo cheio de lágrimas.
Fez com que as nações vizinhas nos atacassem,
    e que os nossos inimigos zombassem de nós.

Aceite-nos de novo, ó Deus Todo-Poderoso,
    mostre-nos a sua bondade e salve-nos.

Do Egito, o Senhor trouxe uma videira,
    expulsou as nações e plantou a sua videira.
Limpou o terreno,
    e a videira lançou raízes e encheu a terra.
10 Os montes ficaram cobertos pela sua sombra,
    e os seus ramos cobriram os cedros mais altos.
11 Os seus ramos se estenderam até o Mar,
    e os seus rebentos, até o rio Eufrates.

12 Senhor, por que derrubou os muros que protegiam a sua vinha?
    Agora todos os que passam por ela apanham as suas uvas.
13 Os javalis da floresta destroem a sua vinha,
    e os animais selvagens a devoram.

14 Ó Deus Todo-Poderoso, volte para nós.
    Olhe para a sua videira desde lá do céu e tome conta dela.
15 É a videira que plantou com as suas próprias mãos,
    o rebento[a] que cultivou para ser seu.
16 A sua videira foi queimada pelo fogo como se fosse lixo;
    mostre a sua ira e destrua aqueles que a queimaram.
17 Proteja de novo o seu povo escolhido[b],
    o povo que fez crescer como se fosse um homem[c].
18 Nunca mais nos afastaremos do Senhor,
    deixe-nos viver e louvaremos o seu nome.

19 Aceite-nos de novo, ó SENHOR Deus Todo-Poderoso,
    mostre-nos a sua bondade e salve-nos.

Provérbios 12:27-28

27 O preguiçoso fica sem nada,
    mas quem trabalha diligentemente torna-se rico.

28 Quem anda no caminho da justiça acha a vida,
    quem anda nele se salva da morte.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International