Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NT-HU. Switch to the NT-HU to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Josué 11-12

A conquista das cidades do norte

11 Quando Jabim, rei de Hazor, soube destes acontecimentos, decidiu avisar os outros reis. Enviou mensageiros ao rei Jobabe, de Madom; ao rei de Sinrom; ao rei de Acsafe; aos reis do norte que viviam nas montanhas e no deserto. E também enviou mensageiros aos reis da região da Galileia, do sul de Canaã, dos vales costeiros e ao rei de Nafote-Dor, ao oeste. Enviou também mensageiros aos cananeus que viviam nos dois lados do rio Jordão, aos amorreus, aos heteus, aos ferezeus, aos jebuseus das montanhas e aos heveus, que viviam junto ao monte Hermom, na região de Mispá. Todos eles partiram com os seus guerreiros, formando um exército tão numeroso como a areia da praia e com muitos cavalos e carros de combate. Todos esses reis se juntaram e acamparam junto ao riacho de Merom, para lutar contra Israel.

O SENHOR disse a Josué:

—Não tenha medo deles. Eu darei poder aos israelitas e amanhã a esta hora eles estarão todos mortos. Cortem as patas dos cavalos do inimigo e queimem os seus carros de combate.

Josué avançou rapidamente com todo o seu exército e atacou de surpresa, junto ao riacho de Merom. E o SENHOR lhes deu poder para vencer. Os israelitas perseguiram os seus inimigos até a grande cidade de Sidom e as águas de Misrefote, até o vale de Mispá, ao leste. Eles perseguiram e atacaram os seus inimigos até nenhum deles sobreviver. Josué os tratou como o SENHOR tinha mandado: cortou as patas dos cavalos e queimou os seus carros de combate.

10 De regresso, Josué conquistou a cidade de Hazor e matou o seu rei à espada. Até esse momento Hazor tinha sido a capital de todos esses reinos. 11 Os israelitas mataram tudo o que tinha vida na cidade, como oferta a Deus, ninguém escapou. Depois queimaram a cidade.

12 Josué conquistou todas essas cidades reais e matou à espada os seus reis, assim como Moisés, o servo do SENHOR, tinha ordenado. 13 No entanto, os israelitas não colocaram fogo nas cidades das montanhas. Hazor foi a única dessas cidades que foi incendiada. 14 Os israelitas saquearam e se apoderaram de todos os bens e do gado dessas cidades, e mataram à espada todos os habitantes, não deixaram ninguém com vida. 15 Tudo o que o SENHOR tinha ordenado ao seu servo Moisés, Moisés ordenou a Josué, e Josué fez tudo o que o SENHOR tinha mandado. Não deixou de fazer uma única coisa do que o SENHOR tinha ordenado a Moisés.

16 Assim Josué conquistou todo o país: o território montanhoso, o sul de Canaã, a terra de Gósen, os vales, o vale do Jordão, as montanhas e as colinas de Israel; 17 desde o monte Halaque, que se eleva em direção a Seir, até Baal-Gade, no vale do Líbano, junto do monte Hermom. Josué capturou e matou todos os seus reis 18 depois de ter combatido contra eles durante muito tempo. 19 Só os heveus que viviam em Gibeom fizeram um acordo de paz com os israelitas, todas as outras cidades foram conquistadas em combate. 20 Pois foi o SENHOR que fez com que esses povos teimassem em lutar contra Israel e fossem destruídos. Assim os israelitas não tiveram compaixão deles e os mataram, como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.

21 Também naquele tempo Josué atacou os anaquitas dos montes de Hebrom, de Debir, de Anab e de todos os montes de Judá e de Israel. Como oferta a Deus, Josué consagrou as suas cidades à destruição e matou todos os habitantes. 22 Não ficou nenhum anaquita no território dos israelitas. Só ficaram alguns em Gaza, em Gate e em Asdode. 23 Josué conquistou toda a terra, conforme o SENHOR tinha ordenado a Moisés e a deu em herança a Israel. Então Josué repartiu a terra pelas tribos e não houve mais guerra.

Os reis derrotados por Israel

12 Os israelitas já tinham conquistado e ocupado as terras ao leste do Jordão, desde o vale de Arnom até o monte Hermom, incluindo o vale ao leste do Jordão. Foram estes os reis que eles derrotaram:

Seom, o rei dos amorreus que viviam em Hesbom. O seu reino estendia-se desde Aroer, na margem do ribeiro de Arnom, até o rio Jaboque, que fazia fronteira com Amom. Incluía também metade de Gileade. Seom também reinava sobre o vale ao leste do Jordão: desde o lago da Galileia até o mar Morto (mar Salgado) estendendo-se até Bete-Jesimote, e mais ao sul, até junto das encostas do monte Pisga. Ogue, rei de Basã, foi outro rei que os israelitas derrotaram, ele reinava em Astarote e Edrei, e era um dos últimos refains.[a] O seu reino incluía o monte Hermom, Salcá e toda a Basã, até a fronteira do povo de Gesur e de Maaca e ainda metade de Gileade, até a fronteira de Seom, rei de Hesbom. Moisés, o servo do SENHOR, com os israelitas, derrotou esses reis. E o próprio Moisés, servo do SENHOR, deu esse território às tribos de Rúben, de Gade e a metade da tribo de Manassés.

Esses são os reis que Josué e os israelitas derrotaram no lado oeste do rio Jordão, desde Baal-Gade, no vale do Líbano, até o monte Halaque, que se ergue na direção de Seir. Josué repartiu esse território pelas tribos de Israel de acordo com o que foi atribuído a cada uma. Faziam parte desse território a região das montanhas, os vales ao oeste do Jordão, o vale do Jordão, as encostas das montanhas, o deserto e o sul de Canaã. Estas terras tinham pertencido aos heteus, aos amorreus, aos cananeus, aos ferezeus, aos heveus e aos jebuseus. Estes foram os reis derrotados:

O rei de Jericó,

o rei de Ai, perto de Betel,

10 o rei de Jerusalém,

o rei de Hebrom,

11 o rei de Jarmute,

o rei de Láquis,

12 o rei de Eglom,

o rei de Gezer,

13 o rei de Debir,

o rei de Géder,

14 o rei de Hormá,

o rei de Arade,

15 o rei de Libna,

o rei de Adulão,

16 o rei de Maqueda,

o rei de Betel,

17 o rei de Tapua,

o rei de Héfer,

18 o rei de Afeque,

o rei de Lasarom,

19 o rei de Madom,

o rei de Hazor,

20 o rei de Sinrom-Merom,

o rei de Acsafe,

21 o rei de Tanaque,

o rei de Megido,

22 o rei de Quedes,

o rei de Jocneão, no Carmelo,

23 o rei de Dor, em Nafote-Dor,

o rei de Goim, em Gilgal,

24 e o rei de Tirza.

Foram derrotados trinta e um reis ao todo.

Lucas 17:11-37

Jesus cura dez leprosos

11 Em seu caminho para Jerusalém, Jesus passou pelo meio da Galileia e Samaria. 12 Quando se aproximava de uma vila, dez homens com lepra foram ao seu encontro. Eles pararam a certa distância 13 e gritaram:

—Jesus, Mestre, por favor, nos ajude!

14 Quando Jesus os viu, disse:

—Vão e apresentem-se aos sacerdotes.[a]

Enquanto eles estavam indo, ficaram curados. 15 Um deles, porém, quando percebeu que estava curado, retornou louvando a Deus em voz alta. 16 E se ajoelhou aos pés de Jesus, e lhe agradeceu. Ele era samaritano. 17 Jesus lhe perguntou:

—Não foram dez os homens que foram curados? Onde estão os outros nove? 18 Nenhum deles retornou para dar graças a Deus a não ser este estrangeiro?

19 Então Jesus disse ao homem:

—Levante-se e vá embora. Você está curado porque acreditou.

A vinda do reino

(Mt 24.23-28,37-41)

20 Uma vez, quando os fariseus lhe perguntaram quando viria o reino de Deus, ele lhes respondeu:

—O reino de Deus não vem de maneira visível. 21 Nem ninguém poderá dizer: “Está aqui!” ou “está ali!”, porque o reino de Deus está dentro de vocês.

22 Jesus disse aos seus discípulos:

—Dias virão em que vocês desejarão participar da glória do Filho do Homem quando ele voltar, mas não poderão. 23 Então muitos dirão a vocês: “Aqui está ele!” ou “Lá está ele!” Mas não vão nem os sigam! 24 Pois, assim como um relâmpago brilha e ilumina o céu de um lado a outro, assim também será no dia em que o Filho do Homem voltar. 25 Mas, antes disso, ele tem que sofrer muitas coisas e tem que ser rejeitado por esta geração. 26 Pois assim como aconteceu nos dias de Noé, também acontecerá quando o Filho do Homem voltar: 27 Eles comiam e bebiam; os homens se casavam e as mulheres eram dadas em casamento; tudo isso até o dia em que Noé entrou na arca. Então veio o dilúvio e destruiu a todos. 28 Acontecerá a mesma coisa que aconteceu no tempo de Ló: Todos comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29 Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e destruiu a todos. 30 Assim será no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31 Nesse dia, aquele que estiver no telhado e tiver as suas coisas em casa, não entre para ir buscá-las. Assim também, aquele que estiver no campo, não volte para casa. 32 Lembrem-se da mulher de Ló[b]! 33 Quem tentar salvar a sua vida, irá perdê-la; e quem perder a sua vida, irá salvá-la. 34 Eu lhes digo uma coisa: Naquela noite, duas pessoas estarão numa cama; uma será levada e a outra, deixada. 35 Duas mulheres estarão moendo trigo juntas; uma será tirada e a outra, deixada. 36 [c]

37 Os discípulos, então, lhe perguntaram:

—Senhor, onde vai acontecer isto?

E Jesus lhes disse:

—Onde estiver o morto, ali se ajuntarão os urubus.

Salmos 84

Alegria de estar na presença de Deus

Ao diretor do coro. Com a gitite. Salmo da família de Coré.

84 SENHOR Todo-Poderoso,
    como amo o lugar onde vive!
Tenho saudades dos pátios do templo,
    ó SENHOR, estou ansioso por estar lá.
O meu coração canta de alegria,
    com todo o meu ser canto ao Deus vivo.
Ó SENHOR Todo-Poderoso, meu Rei e meu Deus,
    até os pássaros encontraram um lugar no seu templo,
perto do altar, onde fazem os seus ninhos
    e têm os seus filhotes.
Felizes são os que vivem no seu templo,
    louvando-o continuamente. Selah

Felizes são os que sabem que a sua força depende do Senhor,
    os que desejam ir ao seu templo.
Quando passam pelo vale de Baca[a],
    o vale transforma-se num oásis,
    abençoado pelas primeiras chuvas.
Eles caminham de aldeia em aldeia até chegar ao monte Sião
    e se apresentar diante de Deus.

Ó SENHOR, Deus Todo-Poderoso, ouça a minha oração!
    Ó Deus de Jacó, escute o que eu digo. Selah

Ó Deus, nosso protetor[b],
    olhe e trate com bondade o seu rei escolhido[c].

10 Um dia no seu templo é melhor
    do que mil dias em qualquer outro lugar.
Prefiro ficar na entrada da casa do meu Deus,
    do que morar nas casas dos ímpios.
11 O SENHOR Deus é a nossa luz e proteção[d],
    ele concede a graça e a honra.
O SENHOR não recusa nenhuma coisa boa
    aos que vivem com integridade.
12 Ó SENHOR Todo-Poderoso,
    felizes são aqueles que confiam no Senhor!

Provérbios 13:5-6

Os justos odeiam a falsidade,
    mas os maus fazem coisas que trazem desonra e vergonha.
A retidão protege quem é honesto,
    mas a maldade destrói o pecador.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International