The Daily Audio Bible
Today's audio is from the ESV. Switch to the ESV to read along with the audio.
10 Depois dessa geração ter morrido, nasceu uma nova geração que não conhecia o SENHOR, nem sabia o que ele tinha feito por Israel.
Desobediência e derrota
11 Então os israelitas pecaram contra o SENHOR: eles começaram a servir os deuses falsos dos cananeus, os baalim. 12 Eles abandonaram o SENHOR, o Deus dos seus antepassados, que os tinha tirado da terra do Egito, e começaram a adorar os deuses dos povos que viviam ao redor deles. Por isso o SENHOR irritou-se com Israel. 13 Eles abandonaram o SENHOR e começaram a adorar Baal e Astarote. 14 O SENHOR se irritou com os israelitas e permitiu que os seus inimigos os atacassem e tirassem tudo o que tinham. Também permitiu que os inimigos de Israel os fizessem escravos. 15 Os israelitas perdiam todas as batalhas, porque o SENHOR estava contra eles para lhes fazer mal. O SENHOR tinha lhes avisado que perderiam todas as batalhas se servissem os deuses dos povos que viviam ao redor deles. Como os israelitas foram desobedientes ao SENHOR, eles sofreram muito.
16 Então o SENHOR levantou alguns líderes, chamados juízes. Esses líderes libertaram os israelitas dos inimigos que os assaltavam. 17 Mas os israelitas também não obedeceram aos líderes e foram infiéis a Deus: eles continuaram adorando os falsos deuses.[a] Os seus antepassados tinham obedecido aos mandamentos do SENHOR, mas agora os israelitas tinham se desviado e não obedeciam a Deus.
18 Quando o SENHOR levantava líderes, ele abençoava o líder e o povo, livrando-os dos seus inimigos durante todo o tempo de vida daquele líder. O SENHOR se compadecia dos israelitas porque via a opressão e o sofrimento que seus inimigos mantinham sobre eles. 19 Mas, cada vez que um líder morria, os israelitas voltavam a pecar ao adorar outros deuses. Nesse tempo os israelitas eram muito rebeldes e se negavam a mudar o seu mau comportamento.
20 Portanto, o SENHOR se enfureceu contra Israel e disse:
—Este povo quebrou a aliança que eu fiz com seus antepassados. Eles não me obedecem. 21 Por isso, eu não expulsarei mais dessa terra nenhum dos outros povos que Josué deixou quando morreu. 22 Vou usá-los para pôr à prova o povo de Israel, para ver se voltam a obedecer a mim, o SENHOR, como fizeram seus antepassados.
23 O SENHOR permitiu então que esses povos ficassem ali no território e não os obrigou a sair imediatamente da terra; e não deu ao exército de Josué a força necessária para vencê-los.
3 Estes são os povos que o SENHOR deixou na terra para pôr à prova os israelitas que não participaram nas batalhas da conquista de Canaã. 2 Ele fez isto para que os que nunca estiveram no campo de batalha aprendessem a guerrear. 3 Ficaram os cinco chefes dos filisteus, todos os cananeus, o povo de Sidom e os heveus, que viviam nos montes do Líbano, desde o monte Baal-Hermom até Lebo-Hamate. 4 Deus deixou que esses povos permanecessem na terra para testar os israelitas, para ver se obedeceriam aos seus mandamentos, que tinha lhes dado desde o tempo dos seus antepassados por meio de Moisés.
5 Os israelitas tiveram que viver no meio dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus. 6 Os israelitas começaram a se casar com as filhas desses povos. Assim eles permitiram também que suas próprias filhas se casassem com os filhos daqueles povos. O povo de Israel também começou a adorar os deuses daqueles povos.
Otoniel, o primeiro líder
7 Os israelitas fizeram o que não agradava ao SENHOR. Eles se esqueceram do SENHOR, seu Deus, e serviram os deuses Baal e Astarote. 8 Portanto, o SENHOR irritou-se com Israel e permitiu que Cuchã-Risataim, o rei de Arã-Naaraim,[b] derrotasse o povo de Israel e os governasse. Os israelitas ficaram submetidos a este rei durante oito anos. 9 Então o povo de Israel pediu ajuda ao SENHOR, e ele enviou um homem chamado Otoniel para salvá-los, e ele conseguiu libertar os israelitas. Ele era filho de Quenaz, que por sua vez era o irmão mais novo de Calebe. 10 O Espírito do SENHOR veio sobre Otoniel para que derrotasse Cuchã-Risataim. Otoniel saiu à batalha como líder de Israel, e o SENHOR lhe deu uma grande vitória sobre o rei de Arã. 11 Então a terra esteve em paz durante quarenta anos até a morte de Otoniel, filho de Quenaz.
O líder Eúde
12 Novamente os israelitas fizeram o que não agradava ao SENHOR. Portanto, o SENHOR deu poder a Eglom, rei de Moabe, para que derrotasse os israelitas já que haviam feito o que não agradava ao SENHOR. 13 Eglom recebeu ajuda dos amonitas e dos amalequitas. Todos se uniram para atacar aos israelitas. Eglom e o seu exército derrotaram o povo de Israel e os obrigaram a sair da cidade das Palmeiras[c]. 14 Eglom, rei de Moabe, oprimiu o povo de Israel durante dezoito anos.
15 Os israelitas pediram ajuda do SENHOR e ele enviou um homem chamado Eúde para libertá-los. Eúde era filho de Gera, que pertencia à tribo de Benjamim. Eúde tinha sido enviado para combater com a sua mão esquerda. Os israelitas enviaram Eúde com um presente para Eglom, rei de Moabe. 16 Eúde havia feito uma espada que continha dois gumes e media meio metro[d] de comprimento. Ele a amarrou na sua perna direita e a escondeu debaixo de sua roupa.
17 Então Eúde levou o presente para Eglom, rei de Moabe, que era muito gordo. 18 Depois de dar o presente, Eúde mandou embora os homens que haviam ajudado no transporte da oferta, 19 mas quando chegou no local onde estavam as estátuas,[e] perto de Gilgal, voltou ao palácio do rei. Então Eúde disse ao rei Eglom:
—Sua Majestade, tenho uma mensagem secreta para o senhor.
O rei ordenou silêncio e pediu aos servos que se retirassem da sala. 20 O rei estava sentado sozinho em um lugar elevado para poder se refrescar. Então Eúde lhe disse:
—Tenho uma mensagem de Deus para o senhor.
Quando o rei se levantou do trono, ficou muito perto de Eúde. 21 Então Eúde, sem que o rei percebesse, moveu a sua mão esquerda para seu lado direito, onde tinha uma espada amarrada na sua coxa. Ele tirou a espada e a enfiou na barriga do rei, 22 enfiando-a tão fundo que foi até o cabo da espada. Eúde deixou a espada dentro da sua barriga e saíram todas as fezes do rei.
23 Eúde saiu da sala deixando ali o rei, depois de ter trancado as portas. 24 Depois de Eúde sair da sala principal, os servos voltaram, encontrando fechadas as portas da sala principal. Então disseram:
—Certamente o rei se fechou na sala privada para fazer suas necessidades.
25 Os servos esperaram por um tempo longo mas o rei não abria a porta. Finalmente os servos ficaram preocupados e foram pegar a chave para abrir a porta. Quando entraram, viram o seu rei caído no chão e morto.
26 Enquanto os servos esperavam que o rei saísse da sala, Eúde conseguiu escapar. Passou perto das estátuas e foi a um lugar chamado Seirá. 27 Quando Eúde chegou a Seirá, tocou a trombeta na região montanhosa de Efraim. Os israelitas ouviram a trombeta e desceram do monte juntamente com Eúde, que os guiava. 28 Eúde lhes disse:
—Sigam-me! O SENHOR nos ajudou a vencer os nossos inimigos, os moabitas.
Então os israelitas seguiram Eúde e foram com ele para tomar posse da passagem onde o povo podia atravessar com facilidade o rio Jordão para chegar à terra de Moabe. Eles não permitiram que ninguém atravessasse o rio Jordão. 29 Os israelitas mataram mais de 10.000 moabitas fortes e corajosos; nenhum escapou. 30 Desde esse dia o povo de Israel governou o povo de Moabe, e houve paz nessa terra durante oitenta anos.
O chefe Sangar
31 Depois de Eúde libertar os israelitas, outro homem veio para salvar Israel. Esse homem se chamava Sangar, filho de Anate[f]. Sangar matou seiscentos filisteus com uma vara para arrear bois.[g]
A Ceia do Senhor
(Mt 26.26-30; Mc 14.22-26; 1Co 11.23-25)
14 Quando chegou a hora, Jesus tomou seu lugar à mesa com os apóstolos e 15 lhes disse:
—Eu tenho desejado muito comer este jantar da Páscoa junto com vocês, antes do meu sofrimento. 16 Pois eu lhes digo que nunca mais o comerei até que ele receba o significado completo no reino de Deus.
17 Então, pegando o cálice, Jesus agradeceu a Deus e disse:
—Peguem isto e dividam entre vocês, 18 pois eu lhes digo: Nunca mais beberei vinho até que chegue o reino de Deus.
19 E, pegando o pão, agradeceu a Deus, o partiu em pedaços e os deu a seus discípulos, dizendo:
—Isto é o meu corpo, que é dado por vocês. Façam isto para se lembrar de mim.
20 Depois do jantar, Jesus fez o mesmo com o cálice, dizendo:
—Este cálice representa a nova aliança[a] entre Deus e seu povo, selada com o meu sangue, que é derramado a favor de vocês[b].
O traidor come a ceia com o Senhor
21 No entanto, vejam! Aquele que vai me trair está aqui comigo à mesa! 22 Isto acontece para que o Filho do Homem morra como já foi determinado; mas ai daquele por quem ele é traído! 23 Eles, então, começaram a perguntar uns aos outros qual deles estaria pensando em fazer aquilo.
Quem é o mais importante?
24 E também começaram a discutir entre si, querendo saber qual deles seria considerado o mais importante. 25 Mas Jesus lhes disse:
—Os reis das nações dominam o povo e os governadores fazem com que as pessoas os chamem de amigos do povo. 26 Mas, entre vocês não deve ser assim. Pelo contrário, o maior entre vocês deve ser como o mais insignificante e o que governa como o que serve. 27 Pois, quem é mais importante? O que está à mesa ou o que serve? Não é o que está à mesa? Porém, eu estou entre vocês como aquele que serve. 28 Vocês têm estado sempre firmes comigo nas minhas provações. 29 E assim como meu Pai me deu o poder para governar, eu o dou a vocês, 30 para que vocês possam comer e beber à mesa comigo no meu reino. E vocês, então, se sentarão em tronos e julgarão as doze tribos de Israel.
Jesus diz que Pedro vai negá-lo
(Mt 26.31-35; Mc 14.27-31; Jo 13.36-38)
31 —Simão, Simão![c] Satanás pediu para colocar todos vocês à prova, peneirando-os como se peneira o trigo. 32 Eu tenho orado por você, para que não lhe falte fé. E, quando você voltar, ajude os seus irmãos.
33 Pedro lhe disse:
—Eu estou pronto para ir para a cadeia ou até mesmo morrer pelo senhor!
34 E Jesus lhe disse:
—Eu lhe digo uma coisa, Pedro: Antes que o galo cante hoje, você negará três vezes que me conhece.
Maravilhosas são as suas obras
Salmo. Cântico para o dia de sábado.
92 Como é bom agradecer ao SENHOR,
cantar louvores ao seu nome, ó Altíssimo!
2 Como é bom proclamar pela manhã o seu amor
e à noite, a sua fidelidade,
3 ao som da lira e da cítara,
e com a música suave da harpa.
4 Pois tudo o que fez, SENHOR, me dá grande alegria!
As suas obras me fazem cantar de felicidade!
5 Maravilhosas são as suas obras, SENHOR,
e profundos, os seus pensamentos.
6 Os tolos não entendem estas coisas,
nem os insensatos as compreendem.
7 Mesmo que os pecadores cresçam como a erva
e os maus floresçam,
eles serão destruídos para sempre.
8 Pois o SENHOR é exaltado para sempre.
9 Os seus inimigos, SENHOR, serão destruídos,
os infiéis serão derrotados!
10 O Senhor me deu a força de um touro selvagem
e me refrescou derramando óleo novo sobre mim.
11 Os meus olhos irão ver a derrota dos meus inimigos.
Ouvirei os gritos de angústia dos que se voltaram contra mim.
12 Os bons florescem como as palmeiras,
crescem como os cedros do Líbano.
13 Eles são como árvores plantadas no templo do SENHOR,
que dão bons frutos nos pátios do nosso Deus.
14 Como árvores novas e fortes,
eles continuam dando frutos mesmo na velhice,
15 e proclamando que o SENHOR é justo.
Ele é a minha rocha e nele não há injustiça.
O Senhor reina
93 O SENHOR é rei!
O SENHOR se veste de majestade e poder!
Ele está pronto, por isso a terra está firme
e não poderá ser abalada.
2 O seu trono está seguro desde sempre,
porque o Senhor existe antes de tudo!
3 As águas se levantam, SENHOR, e se revoltam.
Ouve-se o barulho das ondas que se levantam e fazem estrondo.
4 Mas o SENHOR que está no alto céu,
é mais forte do que o barulho das águas,
mais poderoso do que o rebentar do mar.
5 As suas leis são de confiança, ó SENHOR.
A santidade do seu templo é a sua beleza para sempre.
14 A mulher sábia constrói a sua casa,
mas a insensata a destrói com as suas próprias mãos.
2 Quem anda na retidão respeita o SENHOR,
quem sai do seu caminho o despreza.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International