Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
1 Reis 2:1-3:2

A morte do rei Davi

Se aproximava o dia no qual Davi morreria, então ele deu esta ordem para o seu filho Salomão:

—Estou prestes a morrer, como é o destino que espera a todo o mundo. Seja forte e comporte-se como um homem. Agora, obedeça cuidadosamente a todos os mandamentos do SENHOR, seu Deus, e cumpra cuidadosamente todos os seus decretos, mandamentos, decisões e princípios. Obedeça a tudo o que está escrito nos ensinos de Moisés para que tenha sucesso em tudo o que fizer e por onde quer que for. Dessa maneira o SENHOR cumprirá a promessa que me fez: “Se os seus filhos sinceramente tiverem cuidado de viver como eu quero, e se o fizerem de todo o coração e com toda a alma, então o rei de Israel sempre será um homem da sua descendência”.

Davi também disse:

—Você sabe bem o que Joabe, filho de Zeruia, fez contra mim. Quando já não estávamos em batalha, matou dois comandantes do exército de Israel: a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jéter. O cinto e as botas que Joabe usa estão manchados com sangue. Eu devia tê-lo castigado. Use a sua inteligência e não deixe que ele morra tranquilamente de velho. Mantenha a minha aliança e mostre lealdade aos filhos de Barzilai, de Gileade. Que estejam entre os seus amigos que compartilham as suas provisões. Eles me ajudaram quando eu tive que fugir do seu irmão Absalão.

—E lembre-se que Simei, filho de Gera, ainda está por aí. Ele é da tribo de Benjamim e mora em Baurim. Lembre-se que ele me lançou uma maldição quando tive que fugir a Maanaim; mas quando ele veio me cumprimentar no rio Jordão, prometi perante o SENHOR que não iria matá-lo com espada. Agora, da sua parte, não o perdoe; você é um homem inteligente e sabe o que deve fazer com ele para que não morra tranquilamente em sua velhice, mas sim de morte violenta.

10 Morreu Davi e foi sepultado na Cidade de Davi. 11 Davi foi rei de Israel durante quarenta anos. Governou sete anos em Hebrom e trinta e três anos em Jerusalém.

Salomão toma o controle do seu reino

12 O reino então passou às mãos de Salomão, que reinou em lugar do seu pai Davi. Seu poder se consolidou firmemente.

13 Então Adonias, filho de Hagita, foi ver a Bate-Seba, a mãe de Salomão. Bate-Seba lhe perguntou:

—Vem em paz?

Adonias respondeu:

—Sim. É uma visita pacífica. 14 Quero perdir algo.

Bate-Seba disse:

—Pois fale.

15 Adonias lhe disse:

—Lembra-se que num momento dado o reino era meu? Todos os israelitas aceitaram que eu seria o rei. Contudo, as coisas mudaram. Agora meu irmão é o rei porque o SENHOR assim quis. 16 Portanto, peço um favor para você, não me negue isso.

Bate-Seba respondeu:

—Fale.

17 Adonias disse:

—Sei que o rei Salomão fará o que você lhe pedir. Peça que me permita casar com Abisague, a sunamita.

18 Então Bate-Seba disse:

—Está bem, falarei da sua parte perante o rei.

19 Bate-Seba foi ver o rei Salomão para falar em favor de Adonias. O rei Salomão a viu e levantou-se para a saudar. Inclinou-se perante ela e depois se assentou em seu trono. Aos servos disse que trouxessem um trono para ela. E ela se assentou à direita do rei.

20 Bate-Seba disse:

—Peço um pequeno favor para você; não me negue isso.

O rei respondeu:

—Peça o que quiser, não negarei o que me pedir.

21 Então Bate-Seba disse:

—Permita que seu irmão Adonias se case com Abisague, a sunamita.

22 O rei Salomão respondeu à sua mãe:

—Por que está dizendo que dê Abisague para Adonias? Por que não pede para fazê-lo rei também, já que é maior do que eu? O sacerdote Abiatar e Joabe o apoiam.

23 Então Salomão jurou pelo SENHOR dizendo:

—Que Deus me trate severamente se Adonias não pagar por isto. Este erro vai lhe custar a vida! 24 O SENHOR me fez rei de Israel e me deu o trono que pertencia ao meu pai Davi, e prometeu dar o reino a mim e aos meus descendentes. Agora, tão seguro como Deus existe, prometo que Adonias morrerá hoje mesmo.

25 O rei Salomão deu ordem a Benaia, que foi e matou Adonias.

26 Então o rei Salomão disse ao sacerdote Abiatar:

—Deveria matá-lo, mas lhe permitirei regressar para sua casa em Anatote. Hoje não o matarei, porque você levava a arca sagrada do SENHOR Deus e foi companheiro do meu pai Davi. Você compartilhou com o meu pai momentos difíceis que ele passou.

27 Salomão disse a Abiatar[a] que não continuaria sendo sacerdote do SENHOR. Isto cumprindo o que o SENHOR disse sobre o sacerdote Eli e a sua família quando moravam em Siló.

28 Quando Joabe ouviu as notícias, teve medo deles. Tinha apoiado a Adonias e não a Salomão[b]. Joabe saiu correndo para a Tenda Sagrada do SENHOR para se agarrar às pontas do altar. 29 Alguém disse ao rei Salomão que Joabe estava agarrado ao altar na tenda do SENHOR. Então Salomão ordenou a Benaia que fosse matá-lo.

30 Benaia foi para a tenda do SENHOR e disse a Joabe:

—O rei ordena que saia daí.

Mas Joabe respondeu:

—Não! Aqui morrerei.

Benaia regressou onde estava o rei e contou o que Joabe tinha dito. 31 Então o rei deu esta ordem a Benaia:

—Faça o que ele diz! Mate-o ali e depois sepulte-o. Desta maneira livrará a minha família da culpa que ele causou por ter assassinado pessoas inocentes. 32 Joabe matou dois homens mais justos e melhores do que ele: Abner, filho de Ner, e Amasa, filho de Jéter. Abner foi o comandante do exército de Israel e Amasa foi o comandante do exército de Judá. Naquele tempo, meu pai Davi não soube que Joabe os tinha assassinado. Por isso o SENHOR castigará Joabe pelos homens que matou. 33 Desta maneira a culpa da sua morte cairá sobre Joabe e a sua família para sempre, mas o SENHOR trará a paz para Davi, os seus descendentes, a sua família e a sua dinastia para sempre.

34 Então Benaia, filho de Joiada, matou Joabe, que foi sepultado perto da sua casa no deserto. 35 Salomão nomeou comandante do exército a Benaia, filho de Joiada, no lugar de Joabe. Também Salomão nomeou Zadoque como sacerdote, no lugar de Abiatar. 36 Depois o rei mandou procurar a Simei e disse:

—Construa uma casa aqui em Jerusalém, more nela e não saia da cidade. 37 Mas tenha certeza que no dia em que você sair de Jerusalém, além do vale de Cedrom, morrerá, e a culpa será sua.

38 Então Simei respondeu:

—Muito bem, Sua Majestade, obedecerei.

Simei morou em Jerusalém por muito tempo. 39 Mas depois de três anos, dois dos seus escravos escaparam para Aquis, filho de Maaca, o rei de Gate. Simei ouviu que os seus escravos estavam em Gate. 40 Então selou seu jumento e foi para Gate, onde estava o rei Aquis, para recuperar os seus escravos. Após encontrá-los, fez com que eles saíssem de Gate. 41 Mas alguém disse a Salomão que Simei tinha ido a Gate e voltado a Jerusalém. 42 Portanto, Salomão o mandou procurar e disse:

—Fiz você jurar pelo SENHOR que não sairia de Jerusalém e o adverti que se fosse a qualquer parte morreria. Esteve de acordo e disse que iria obedecer. 43 Por que então não cumpriu o juramento que fez diante do SENHOR e a ordem que lhe dei? 44 Você sabe todo o mal que fez a Davi, meu pai. O SENHOR castigará você por tudo o que fez. 45 Mas a mim, rei Salomão, o SENHOR abençoará e fará com que o reino de Davi seja consolidado.

46 Então o rei ordenou que Benaia matasse Simei, e ele assim o fez. Desta maneira Salomão consolidou a sua autoridade como rei.

Salomão pede sabedoria

Salomão fez uma aliança com o faraó, rei do Egito, ao se casar com a filha dele. Salomão a levou para a Cidade de Davi enquanto ainda estavam em plena construção do palácio, do templo do SENHOR e do muro ao redor de Jerusalém. Nesses dias não existia um templo em honra ao SENHOR. Por isso as pessoas ainda faziam sacrifícios nos santuários, nas montanhas.

Atos 5

Ananias e Safira

Entretanto, havia um homem chamado Ananias que, junto com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade e levou somente parte do dinheiro para os apóstolos, guardando o restante para ele. Safira sabia disso e concordou com a atitude do marido. Então Pedro lhe disse:

—Ananias, por que você deixou que Satanás enchesse o seu coração, para que mentisse ao Espírito Santo, ficando com parte do dinheiro da venda do terreno? O terreno não era seu, antes de você vendê-lo? E depois que você o vendeu, não tinha a liberdade de fazer o que quisesse com o dinheiro? Por que decidiu fazer isso? Você não mentiu para os homens, mas sim para Deus!

Ao ouvir estas palavras, Ananias caiu morto, e todos os que souberam dessas coisas ficaram com muito medo. Alguns jovens se levantaram, cobriram-lhe o corpo, levaram para fora e o enterraram. Mais ou menos três horas mais tarde chegou Safira, ainda sem saber o que tinha acontecido a seu marido. Pedro, então, lhe perguntou:

—Diga-me uma coisa: Foi por este preço que você e o seu marido venderam o terreno?

Ela respondeu:

—Sim, foi por essa quantia.

Então Pedro lhe disse:

—Por que você e seu marido concordaram em pôr à prova o Espírito do Senhor? Olhe! Os jovens que acabaram de enterrar seu marido estão aí e agora eles vão levar você também.

10 E no mesmo instante ela caiu morta aos pés de Pedro. Ao entrarem os jovens, viram que ela estava morta e a levaram para fora e a enterraram ao lado de seu marido. 11 E um grande temor veio sobre toda a igreja e sobre todos aqueles que ficaram sabendo dessas coisas.

Os apóstolos fazem muitos milagres

12 Os apóstolos faziam muitos sinais e maravilhas entre o povo e todos se reuniam no Alpendre de Salomão. 13 Dos restantes, ninguém se atrevia a juntar-se a eles, mas o povo falava muito bem deles. 14 E mais e mais pessoas, tanto homens como mulheres, criam no Senhor e eram adicionados ao grupo. 15 E, como resultado disso, o povo levava os doentes para as ruas e os colocava em camas e macas para que, quando Pedro passasse, ao menos a sua sombra tocasse em alguns deles. 16 Multidões de pessoas também vinham das cidades próximas a Jerusalém. Elas levavam os seus doentes e aqueles que eram atormentados por demônios e todos eram curados.

Os apóstolos são perseguidos

17 O sumo sacerdote e os seus associados, isto é, os saduceus, ficaram com muita inveja. 18 Então, mandaram prender os apóstolos e os colocaram numa cadeia pública. 19 Durante a noite, um anjo do Senhor abriu as portas da prisão, os levou para fora e disse:

20 —Vão para o templo e digam para as pessoas todas as coisas a respeito desta nova vida.

21 Ao ouvir isto, eles foram para o templo assim que amanheceu, e começaram a ensinar. Quando o sumo sacerdote e os seus associados chegaram, mandaram convocar o Conselho Superior e toda a assembleia dos líderes de Israel. Depois eles mandaram buscá-los na cadeia. 22 Quando os guardas chegaram à prisão, eles não encontraram os apóstolos. Então voltaram e contaram isto:

23 —Nós encontramos a prisão bem fechada, e também os guardas ao lado das portas mas, quando as abrimos, não havia ninguém lá dentro.

24 Quando o capitão da guarda do templo e os líderes dos sacerdotes ouviram isto, ficaram sem saber o que pensar sobre eles e o que poderia acontecer em seguida. 25 Depois entrou alguém e disse:

—Os homens que vocês puseram na cadeia estão no templo ensinando o povo!

26 Então, o capitão e os guardas foram até lá e os levaram de volta. Eles não usaram de violência porque tinham medo que o povo os apedrejasse. 27 Eles os levaram para dentro e os puseram diante do Conselho Superior. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, dizendo:

28 —Nós mandamos que vocês não ensinassem mais nesse nome,[a] e vejam o que vocês fizeram! Vocês encheram Jerusalém com esse ensino e querem colocar a culpa da morte dele sobre nós!

29 Pedro e os outros apóstolos disseram:

—Nós devemos obedecer a Deus e não aos homens. 30 O Deus de nossos antepassados ressuscitou a Jesus, a quem vocês mataram, pendurando-o numa cruz de madeira.[b] 31 Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Líder, para que ele pudesse guiar Israel a mudar a sua forma de pensar e de viver; e Salvador, para que ele pudesse obter o perdão dos pecados deles. 32 Nós somos testemunhas destas coisas; e o Espírito Santo, que Deus deu a todos os que lhe obedecem, também é testemunha.

33 Quando ouviram isto, eles ficaram furiosos e queriam matá-los. 34 Mas, entre as pessoas que estavam no Conselho Superior, levantou-se certo fariseu chamado Gamaliel. Ele era mestre da lei e todos o respeitavam. Ele mandou que os homens fossem levados para fora por um pouco de tempo e 35 depois disse ao Conselho:

—Homens de Israel! Tenham cuidado com o que vocês vão fazer a estes homens! 36 Há algum tempo atrás apareceu Teudas, insinuando ser ele alguém muito importante, e mais ou menos quatrocentos homens o seguiram. Teudas foi morto, os que o seguiam foram dispersos, e nada mais aconteceu. 37 Depois dele veio Judas, o galileu; ele apareceu durante o período do recenseamento e, da mesma forma, várias pessoas o seguiram. Ele também foi morto e todos que o seguiam também foram dispersos. 38 Portanto, para esta situação de agora eu lhes digo: Afastem-se destes homens e deixem que eles vão embora! Se este plano ou esta obra que eles fazem vem de homens, ela também falhará, como as outras. 39 Mas se a obra deles vem de Deus, vocês não conseguirão pará-los, e pode ser que vocês se achem lutando contra Deus.

O tribunal decidiu aceitar o conselho de Gamaliel. 40 Eles mandaram chamar os apóstolos e, depois de os açoitarem, ordenaram que não falassem mais no nome de Jesus. Depois disso, deixaram que fossem embora. 41 Os apóstolos deixaram o Conselho Superior contentes por terem sido considerados dignos de sofrer por causa do nome de Jesus. 42 E todos os dias, quer no templo, quer de casa em casa, eles nunca paravam de ensinar e proclamar as Boas Novas a respeito de Jesus Cristo.

Salmos 125

Deus protege o seu povo

Cântico para os peregrinos.

125 Aqueles que confiam no SENHOR são como o monte Sião,
    eles não tremem, nem caem.
Assim como Jerusalém está rodeada de montanhas,
    assim o SENHOR protege o seu povo agora e para sempre.
Os maus não governarão a terra dos justos por muito tempo;
    se não fosse assim, até os justos fariam o mal.

SENHOR, faça o bem aos que fazem o bem,
    aos que são honestos.
Mas aos que se desviam por caminhos maus,
    o SENHOR castigará como faz aos que fazem o mal.

Que haja paz em Israel!

Provérbios 16:25

25 Há caminhos que parecem corretos ao homem,
    mas na realidade levam para a morte.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International