The Daily Audio Bible
Today's audio is from the CEV. Switch to the CEV to read along with the audio.
Salomão constrói o templo
5 O rei Hirão de Tiro sempre havia sido amigo de Davi. Quando Hirão ouviu que tinham consagrado a Salomão como rei em lugar do seu pai Davi, mandou seus servos a Salomão. 2 Salomão mandou dizer ao rei Hirão:
3 “Sabe que meu pai, o rei Davi, não pôde construir um templo em honra ao SENHOR, seu Deus, porque teve que combater guerras por todos lados. Estava esperando até que o SENHOR lhe desse a vitória sobre os seus inimigos. 4 Mas agora o SENHOR, meu Deus, me deu paz por todos lados; não tenho nenhum inimigo. Meu povo já não está em perigo.
5 “Ao meu pai Davi, o SENHOR prometeu que o filho que fosse rei depois dele construiria um templo em sua honra. Portanto, agora estou planejando construir esse templo em honra ao SENHOR, meu Deus. 6 Mande seus homens ao Líbano para que cortem árvores para mim. Os meus servos trabalharão com os seus e pagarei a eles o preço que você decidir. Mas preciso da sua ajuda, pois os carpinteiros sidônios são melhores do que os carpinteiros israelitas”.
7 Quando Hirão ouviu o que Salomão pedia, ficou muito contente e disse:
—Agradeço ao SENHOR hoje por dar a Davi um filho sábio para governar esta grande nação.
8 Então Hirão mandou uma mensagem a Salomão que dizia:
“Aceito o seu pedido. Darei a você todo o cedro e pinho que deseja. 9 Os meus servos descerão com a madeira do Líbano até o mar e eu a amarrarei em forma de jangadas no mar e a mandarei ao lugar que você indicar. Ali a deixarei e você a poderá ir buscar. Em troca, desejo que forneça alimento para o meu palácio”.
10 Assim Hirão deu a Salomão todo o cedro e o pinho que ele desejava. 11 Salomão pagou anualmente a Hirão 5.000 toneladas[a] de trigo e perto de 400.000 litros[b] de azeite puro de oliveira. 12 O SENHOR deu sabedoria a Salomão, assim como tinha lhe prometido. E houve paz entre Hirão e Salomão. Estes dois reis fizeram uma aliança entre eles.
13 O rei Salomão convocou 30.000 israelitas para ajudarem neste trabalho. 14 Ele escolheu como chefe um homem chamado Adonirão e dividiu os trabalhadores em três grupos. Tinha 10.000 homens em cada grupo. Cada grupo trabalhava um mês no Líbano e depois passava dois meses em casa. 15 Salomão convocou também 80.000 homens para cortar pedra na região montanhosa. Havia 70.000 homens para transportar as pedras. 16 Também mandou 3.300 oficiais da corte do rei para supervisionar a obra. 17 O rei Salomão mandou que cortassem pedras grandes e valiosas para o alicerce do templo. 18 Então os construtores de Salomão e Hirão e os homens de Gebal[c] cortaram as pedras. Assim prepararam as pedras e a madeira para edificar o templo.
Salomão constrói o templo
6 Portanto, Salomão começou a construir o templo do SENHOR quatrocentos e oitenta anos depois dos israelitas terem saído do Egito. A obra começou no quarto ano do reinado de Salomão em Israel, no mês de zive, que é o segundo mês do ano.
2 O templo que o rei Salomão construiu para o SENHOR media vinte e sete metros[d] de comprimento por nove metros de largura, por treze metros e meio de altura. 3 A entrada do templo media nove metros de comprimento por nove metros de largura. De largura media a mesma medida que o templo. 4 Fez também janelas com grades estreitas. 5 Ao redor da sala central do templo, Salomão construiu quartos em fila junto à parede do templo. A fila de quartos ao redor do templo era de três andares. 6 A largura do espaço interior do andar de baixo era de dois metros e cinquenta centímetros; a do primeiro andar era de dois metros e setenta centímetros; e a do terceiro andar era de três metros e quinze centímetros. Esse tipo de construção permitia que os quartos estivessem fora do templo sem se apoiar na parede do templo.[e] 7 Os construtores usaram pedras inteiras. As pedras usadas para a construção vinham lavradas desde a pedreira. Não se escutava o som de martelada, de machadada ou de qualquer ferramenta de ferro durante a construção do templo.
8 Usando uma escada em espiral ao lado sul do templo, podia se entrar no primeiro andar dos quartos. Do primeiro andar podia se chegar ao terceiro andar.
9 Assim Salomão acabou de construir a sala central do templo e por dentro finalizou com madeira de cedro. 10 Cada andar dos quartos externos do templo o construiu com uma altura de dois metros e vinte e cinco centímetros. Os suportes do templo eram de cedro.
11 O SENHOR disse a Salomão:
12 —No que diz respeito a esta casa que está construindo, se você obedecer aos meus decretos, respeitar as minhas decisões e cumprir com atenção os meus mandamentos, eu cumprirei com você a promessa que fiz a seu pai Davi. 13 Eu habitarei entre os israelitas e não abandonarei o meu povo Israel.
14 Assim Salomão acabou a construção do templo. 15 Depois acabou de forrar as paredes interiores com madeira. Cobriu as paredes com madeira de cedro do chão até as vigas do teto. O chão foi revestido com madeira de pinho. 16 Os últimos dez metros do fundo do templo foram revestidos completamente com cedro desde o chão até as vigas do telhado. Esta parte a construiu como o santuário interno, o Lugar Santíssimo. 17 A parte do templo diante do Lugar Santíssimo media dezoito metros de comprimento. 18 A parte interior do templo estava revestida de cedro enfeitado com figuras de frutos e flores abertas. Todo o interior era de cedro e não se via nenhuma pedra.
19 Salomão preparou o santuário no fundo do templo, para colocar lá a arca sagrada do SENHOR. 20 O santuário media nove metros[f] de comprimento por nove de largura, por nove de altura. Salomão o revestiu de ouro puro e também revestiu de ouro puro o altar de cedro; 21 revestiu também o interior do templo de ouro, fechou o Lugar Santíssimo com uma corrente de ouro, e o revestiu de ouro. 22 Ele revestiu de ouro toda a parte interior do templo e também o altar que estava diante do Lugar Santíssimo.
23 Também mandou fazer um par de querubins de madeira de oliveira no Lugar Santíssimo. Cada um media ao redor de cinco metros de altura. 24 Cada asa dos querubins media dois metros e vinte e cinco centímetros até a ponta. 25 Ao todo, as duas asas mediam quatro metros e meio. 26 Os dois querubins mediam quatro metros e meio de altura, e eram idênticos. 27 Colocou os dois querubins no meio do templo. As suas asas se estendian até serem tocadas as pontas e as pontas tocavam a parede. 28 Revestiu os querubins de ouro.
29 Toda a parede interior dos quartos internos e externos foi esculpida com estátuas de querubins, palmeiras e flores abertas. 30 Também o chão dos espaços internos e quartos externos os revestiu de ouro.
31 Para a entrada do Lugar Santíssimo fez portas de madeira de oliveira. Havia cinco batentes que se encaixavam como degraus ao redor das portas. 32 Fez duas portas de madeira de oliveira e nelas esculpiu querubins, palmeiras e flores abertas, e todas foram revestidas de ouro. 33 Assim também fez com a porta da entrada do templo. Os batentes eram de madeira de oliveira, mas divididos em quatro lados. 34 As duas portas eram de pinho e giravam sobre dobradiças fixas. 35 Esculpiu as portas com estátuas de querubins, palmeiras e flores abertas, e revestiu de ouro cada figura esculpida.
36 Fez o pátio de três filas de pedras, uma sobre a outra, a última com vigas de cedro cortado. 37 No quarto ano do reinado de Salomão, durante o mês de zive, foram colocadas as bases do templo do SENHOR. 38 O templo foi acabado no mês de bul, o oitavo mês, do ano décimo primeiro do seu reinado. A construção do templo durou sete anos e ficou assim como tinha sido planejado.
A defesa de Estêvão
7 Então o sumo sacerdote lhe perguntou:
—É verdade isso?
2 Ele respondeu:
—Irmãos e pais, escutem! O Deus de glória apareceu ao nosso antepassado Abraão, enquanto ele ainda estava vivendo na Mesopotâmia, antes de ter ido viver em Harã, 3 e lhe disse: “Deixe o seu país e a sua família e vá para a terra que eu vou lhe mostrar”(A). 4 Ele então partiu da terra dos caldeus[a] e se mudou para Harã. Depois que o pai dele morreu, Deus fez com que Abraão se mudasse de lá e viesse viver nesta terra, onde vocês estão vivendo agora. 5 Não lhe deu nenhuma herança, nem um só metro de terra, mas prometeu dá-la a ele e aos seus descendentes (nessa época Abraão ainda não tinha nenhum filho). 6 Isto é o que Deus disse a ele: “Os seus descendentes vão viver como estrangeiros em país distante. Eles serão feitos escravos e maltratados durante quatrocentos anos. 7 Mas eu castigarei a nação que os irá escravizar”(B). E Deus ainda disse: “Depois disso eles sairão de lá e virão me adorar neste lugar”(C). 8 E então Deus e Abraão fizeram uma aliança de circuncisão. Por isso Abraão circuncidou a Isaque no oitavo dia depois do seu nascimento e Isaque fez o mesmo com Jacó e Jacó fez o mesmo com os doze patriarcas.
9 —Os patriarcas tinham inveja de José e o venderam como escravo para o Egito, mas Deus estava com ele. 10 Deus o livrou de todos os seus problemas e lhe deu sabedoria e habilidade diante de Faraó, rei do Egito. Faraó o nomeou governador sobre o Egito e sobre toda a sua casa. 11 Depois, uma grande fome veio sobre toda a região do Egito e de Canaã. Houve muito sofrimento e os nossos antepassados não encontravam nada para comer. 12 Quando Jacó ouviu dizer que havia trigo no Egito, enviou nossos antepassados para lá pela primeira vez. 13 Numa segunda visita, José se revelou a seus irmãos e a família de José passou a ser conhecida pelo Faraó. 14 Então José mandou buscar a seu pai Jacó e toda a sua família, num total de setenta e cinco pessoas. 15 E Jacó desceu ao Egito e foi lá que tanto ele como nossos antepassados morreram. 16 Eles foram trazidos de volta para Siquém, onde foram enterrados no túmulo que Abraão tinha comprado dos filhos de Emor por certa quantia.
17 —O tempo de se cumprir a promessa que Deus havia feito a Abraão estava próximo, e o nosso povo havia se multiplicado muito no Egito. 18 Então, subiu ao trono do Egito um outro rei que nada sabia a respeito de José. 19 Com grande astúcia, enganou e maltratou o nosso povo, forçando os pais a abandonar os seus filhos para que eles não vivessem. 20 Naquele tempo nasceu Moisés. Ele era uma criança muito bonita e, durante três meses, foi mantido na casa de seus pais. 21 Depois disso ele foi abandonado, mas a filha de Faraó o recolheu e o criou como se fosse seu próprio filho. 22 Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e era poderoso em palavras e ações.
23 —Quando Moisés estava com quarenta anos, decidiu visitar os seus irmãos, os israelitas. 24 Ao ver um deles sendo maltratado, defendeu e vingou o israelita oprimido, matando o egípcio. 25 Ele pensava que seus irmãos iriam entender que Deus o estava usando para libertá-los, mas eles não entenderam assim. 26 No dia seguinte, Moisés encontrou alguns homens brigando e, querendo apartar a briga, disse: “Ei, homens! Vocês são irmãos! Por que estão ferindo um ao outro?” 27 Mas o homem que estava maltratando o outro empurrou Moisés para trás e lhe disse: “Quem foi que o fez nosso chefe e juiz? 28 Por acaso você quer me matar assim como matou o egípcio ontem?”(D) 29 Quando Moisés ouviu aquilo, fugiu e foi viver como estrangeiro na terra de Midiã, onde teve dois filhos.
Tudo vem de Deus
Cântico para os peregrinos. De Salomão.
127 Se o SENHOR não edificar a casa,
os seus construtores trabalham em vão.
Se o SENHOR não guardar a cidade,
os seus guardas vigiam em vão.
2 Sem Deus, de nada vale trabalhar
desde a manhã até à noite, para ganhar o pão.
Deus dá o pão para os que ele ama,
mesmo que eles estejam dormindo.
3 Os filhos são um presente que o SENHOR nos dá,
a recompensa é uma criança recém-nascida.
4 Os filhos da nossa juventude
são como flechas nas mãos de um guerreiro.
5 Feliz é o homem que tem um saco cheio dessas flechas.
Quem tem muitos filhos não será envergonhado
quando os seus inimigos o enfrentarem no tribunal.
28 O mau provoca contendas,
e quem espalha mentiras divide bons amigos.
29 O violento engana ao seu semelhante,
e o leva para o mau caminho.
30 Quem pisca o olho faz planos para enganar,
quem sorri está quase fazendo o mal.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International