The Daily Audio Bible
Today's audio is from the CEV. Switch to the CEV to read along with the audio.
Deus visita novamente a Salomão
9 Salomão construiu o templo do SENHOR e o seu próprio palácio. Salomão construiu tudo o que ele tinha se proposto construir. 2 Então o SENHOR apareceu a Salomão de novo, assim como aconteceu em Gibeom. 3 O SENHOR disse:
—Ouvi a sua oração e o pedido que fez. Você construiu este templo e eu o fiz um lugar santo. Eu serei honrado aqui para sempre. Cuidarei dele e prestarei atenção nele.
4 —E quanto a você, se me servir com honestidade e retidão como fez Davi, seu pai, me obedecer em tudo o que tenho lhe ordenado e cumprir minhas leis e decretos, 5 então eu me assegurarei que sempre um descendente seu reine sobre o povo de Israel, conforme a promessa que fiz a Davi, seu pai. Eu lhe prometi que sempre governaria um descendente dele no trono de Israel.
6 —Mas se você e os seus descendentes deixarem de me seguir e se afastarem de mim para servir e adorar a outros deuses, e já não cumprirem os mandamentos e leis que lhes dei, 7 eu arrancarei Israel da terra que dei a eles e também lançarei da minha vista o templo que consagrei para que o meu nome fosse honrado. Israel se tornará em objeto de zombaria e escárnio entre todas as nações. 8 Então este templo virará um monte de ruínas; todos os que passarem por ele ficarão impressionados e dirão: “Por que o SENHOR fez algo tão horrível a este país e a este templo?” 9 E a resposta será: “Isso aconteceu porque eles abandonaram o SENHOR, seu Deus. Ele tirou os seus antepassados do Egito, mas eles decidiram seguir outros deuses. Eles começaram a adorá-los e servi-los. Por isso o SENHOR fez acontecer este desastre contra eles”.
10 Salomão levou vinte anos para construir o templo do SENHOR e o palácio do rei. 11 E depois dos vinte anos o rei Salomão deu vinte vilas da Galileia a Hirão, rei de Tiro. Salomão deu ao rei Hirão estas vilas porque Hirão o ajudou a construir o templo e o palácio. Hirão deu a Salomão todo o cedro, pinho e ouro que ele queria. 12 Hirão partiu desde Tiro para ver as vilas que Salomão tinha lhe dado. Mas Hirão não gostou nem um pouco quando as viu. 13 Ele disse:
—Que são estas vilas que me deu, meu irmão?
Ele chamou aquele território de Cabul[a], e até o dia do hoje essa região se chama assim. 14 Hirão mandou ao rei Salomão 3.960 quilos de ouro para a construção do templo.
15 O rei Salomão obrigou aos trabalhadores a estar ao seu serviço para a construção do templo do SENHOR e do seu próprio palácio. Depois os usou para construir o Milo, o muro ao redor da cidade de Jerusalém e depois para reconstruir as cidades do Hazor, Megido e Gezer. 16 O faraó, rei do Egito, lutou contra a cidade do Gezer e a incendiou, matando os cananeus que moravam ali. Salomão se casou com a filha do faraó e o faraó deu essa cidade a Salomão como presente de casamento. 17 Salomão a reconstruiu e também construiu a cidade do Bete-Horom de baixo. 18 Ele construiu as cidades do Baalate e Tadmor, no deserto do Judá. 19 Também construiu cidades-armazéns, quartéis para os seus carros, quartéis para hospedarem a cavalaria e tudo o que ele quis construir tanto em Jerusalém como no Líbano e em todo o território que governou.
20 O povo que restava dos amorreus, heteus, ferezeus, heveus e jebuseus, os quais não eram israelitas, 21 ou seja, os descendentes deles que ainda ficaram no país e que os israelitas não conseguiram destruir totalmente, Salomão os obrigou a trabalhos forçados como escravos, e assim seguem até hoje. 22 Mas nenhum israelita foi obrigado a ser escravo de Salomão. Ele os empregava como soldados, comandantes e oficiais dos carros de combate e da cavalaria.
23 Havia quinhentos e cinquenta deles que o serviam como supervisores dos capatazes encarregados dos projetos de Salomão. Eles supervisavam as pessoas que realizavam o trabalho. 24 A filha do faraó se mudou da Cidade de Davi ao palácio que Salomão construiu para ela. Depois ele construiu o Milo.
25 Três vezes por ano Salomão oferecia sacrifícios que deviam ser queimados completamente e ofertas para festejar no altar que construiu para o SENHOR. O rei Salomão também queimava incenso perante o SENHOR. Ele conseguiu o que precisava para o templo.
26 O rei Salomão também construiu barcos em Eziom-Geber, que fica perto do Elate, às margens do mar Vermelho, na terra de Edom. 27 O rei Hirão tinha homens muito experientes no que diz respeito ao mar. Ele os mandou para servir na frota de Salomão e trabalhar junto com os seus homens. 28 Os navios de Salomão foram a Ofir e dali voltaram com quase 14.000 quilos[b] de ouro que foi entregue ao rei Salomão.
A rainha de Sabá
10 A fama do rei Salomão chegou ao conhecimento da rainha de Sabá. O rei honrava ao SENHOR com a sua fama. Então ela foi para pô-lo à prova com perguntas difíceis. 2 Ela viajou até Jerusalém com uma escolta muito grande, camelos carregados de especiarias, pedras preciosas e muito ouro. Quando ela conheceu a Salomão, fez a ele todo tipo de perguntas. 3 Salomão respondeu a todas as perguntas; nenhuma delas foi muito difícil para ele. 4 A rainha de Sabá comprovou a grande inteligência de Salomão e viu o palácio que ele havia construído. 5 Também viu o que eles comiam, onde viviam seus servos, como serviam seus ministros e como eles se vestiam. Viu seus conselheiros, e o sacrifício que devia ser queimado completamente em honra ao SENHOR. Ela ficou extremamente impressionada 6 e disse ao rei:
—Tudo aquilo que me falaram no meu país sobre as suas grandes obras e a sua sabedoria é verdade. 7 Não podia acreditar nas notícias que me falavam até eu vir e olhar com meus próprios olhos. Só ali me dei conta que não tinham me contado nem metade delas. A sua sabedoria e riqueza ultrapassam o que tinha escutado. 8 Que afortunados são as suas esposas[c] e os seus servos! Eles o servem e ouvem sua sabedoria todos os dias. 9 Bendito seja o SENHOR, seu Deus! Ele se agradou em fazê-lo rei de Israel. O SENHOR Deus sempre amou a Israel e por isso o fez rei, para que governe com justiça e retidão.
10 Então a rainha de Sabá deu ao rei cerca de 3.960 quilos[d] de ouro. Também lhe deu muitas especiarias e pedras preciosas. Ninguém nunca antes viu tantas especiarias como as que ela deu ao rei Salomão.
11 Os barcos de Hirão trouxeram ouro de Ofir e também muita madeira de junípero e pedras preciosas. 12 Salomão usou a madeira para fazer corrimãos no templo do SENHOR e no palácio. Também usou a madeira para fazer harpas e liras para os cantores do templo. Nunca antes foi importada madeira de junípero nem depois disso se voltou a trazer.
13 Então o rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo o que ela quis e pediu, além do que o rei generosamente já tinha lhe dado. Depois ela e os seus ministros voltaram ao seu país.
O esplendor de Salomão
14 Cada ano o rei Salomão recebia cerca de 22.000 quilos de ouro, 15 além dos impostos[e] cobrados dos que estavam de passagem e dos lucros dos comerciantes, e dos impostos pagos por todos os reis árabes e pelos governadores das províncias. 16 O rei Salomão fez duzentos escudos de ouro batido. Cada escudo continha cerca de seis quilos e meio[f] de ouro. 17 Também fez trezentos escudos menores de ouro batido; cada um pesava um quilo e meio[g]. O rei os colocou no palácio chamado “Floresta do Líbano”.
18 O rei Salomão também construiu um trono grande de marfim e o revestiu de ouro puro. 19 O trono tinha seis degraus. Seu espaldar era redondo. O assento tinha braços em cada lado e havia duas estátuas de leões, uma estátua em cada lado. 20 Em cada degrau havia dois leões erguidos; eram doze ao todo. Nenhum outro reino tinha algo semelhante. 21 Todas as taças e vasilhas que Salomão usava eram de ouro. Todos os utensílios[h] do palácio da Floresta do Líbano eram de ouro puro. Nada no palácio era feito de prata porque no tempo de Salomão o povo não dava muito valor à prata.
22 O rei também tinha uma frota de navios de carga[i] que enviava para fazer comércio com outros países. Cada três anos a frota de Társis voltava com um carregamento de ouro, prata, marfim, macacos e pavões.
23 Salomão ultrapassou todos os reis do mundo em sabedoria e riqueza. 24 Pessoas de toda a terra queriam ver o rei Salomão para ouvir a grande sabedoria que Deus tinha lhe dado. 25 Cada ano, todos levavam presentes para ele: objetos de prata e ouro, vestidos, armaduras, especiarias, cavalos e mulas. 26 Salomão reuniu um grande número de carros de combate e de cavalos: 1.400 carros e 12.000 cavalos. Salomão construiu guarnições para os carros e também deixou alguns carros em Jerusalém. 27 O rei fez com que a prata fosse tão comum em Jerusalém como a pedra. Ele também fez com que a madeira de cedro fosse tão comum como as figueiras que crescem na planície. 28 Os cavalos de Salomão eram importados do Egito e da Cilícia. Os comerciantes da corte compravam os cavalos na Cilícia. 29 Eles importavam um carro do Egito a um custo de seiscentas moedas[j] de prata e um cavalo por cento e cinquenta moedas de prata, para depois vendê-los a todos os reis heteus e sírios.
14 Em Jerusalém, os apóstolos ouviram dizer que Samaria tinha aceitado a mensagem de Deus. Então eles enviaram a Pedro e João para lá. 15 Quando os dois chegaram, oraram por eles para que pudessem receber o Espírito Santo. 16 Eles fizeram isso porque o Espírito Santo ainda não tinha descido sobre nenhum deles, uma vez que eles só tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. 17 Então Pedro e João puseram as mãos sobre eles e eles receberam o Espírito Santo.
18 Simão viu que o Espírito era dado quando os apóstolos punham as mãos sobre as pessoas. Então ele lhes ofereceu dinheiro e disse:
19 —Deem-me também este poder, para que toda pessoa sobre quem eu puser as minhas mãos receba o Espírito Santo.
20 Pedro, então, lhe disse:
—Que você e o seu dinheiro sejam destruídos para sempre! Você pensa que pode comprar a dádiva de Deus com dinheiro? 21 Você não pode participar conosco deste ensino, pois o seu coração não é honesto diante de Deus. 22 Mude a sua forma de pensar e de viver a respeito dessa sua maldade e ore ao Senhor! Assim, talvez, você poderá ser perdoado por ter pensado desta forma. 23 Pois vejo que está cheio de inveja e amargura e preso pelo pecado!
24 Então Simão disse:
—Orem ao Senhor por mim, para que nenhuma dessas coisas que vocês disseram me aconteça.
25 Pedro e João voltaram para Jerusalém depois de terem testificado e proclamado a mensagem do Senhor. No caminho, eles foram anunciando as Boas Novas em muitas aldeias samaritanas.
Filipe e o homem da Etiópia
26 Um anjo do Senhor falou com Filipe e disse:
—Prepare-se e vá para o sul, pela estrada que desce de Jerusalém e vai até Gaza.
(Aquela estrada é deserta.)
27 Ele, então, se preparou e partiu. No caminho encontrou um homem etíope que era eunuco. Ele era um alto oficial de Candace, rainha da Etiópia, encarregado de todo o tesouro dela. Ele estava voltando de Jerusalém onde tinha ido adorar a Deus. 28 Sentado em sua carruagem, ele estava lendo o livro do profeta Isaías. 29 Então o Espírito disse a Filipe:
—Vá até aquela carruagem e fique perto dela.
30 Filipe correu para perto da carruagem e ouviu o eunuco lendo o livro do profeta Isaías, e então disse:
—O senhor realmente entende o que está lendo?
31 O homem respondeu:
—Como posso realmente entender se alguém não me explicar?
E convidou a Filipe para subir e sentar-se com ele. 32 A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta:
“Ele foi levado como uma ovelha para o matadouro
e assim como o cordeiro fica em silêncio diante daquele que corta a sua lã,
ele também não abriu a sua boca.
33 Na sua humilhação, foi-lhe negada justiça
e ninguém falará dos seus descendentes,
pois a sua vida foi tirada da terra”.(A)
34 Então o eunuco perguntou a Filipe:
—Por favor, diga-me: de quem o profeta está falando? Ele está falando dele mesmo ou de outra pessoa?
35 Então Filipe anunciou as Boas Novas a respeito de Jesus, começando pela explicação desta passagem da Escritura.
O batismo do eunuco
36 E, prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco então disse:
—Olhe! água! O que me impede de ser batizado? 37 [a] 38 Então, mandou que a carruagem parasse e ambos, tanto ele como Filipe, entraram na água e Filipe o batizou. 39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor pegou a Filipe e o levou embora e o eunuco nunca mais o viu, mas seguiu o seu caminho cheio de alegria. 40 De repente Filipe se encontrou na cidade de Azoto e, partindo dali, foi anunciando as Boas Novas por todas as cidades, até chegar a Cesareia.
Confiança em Deus
Cântico para os peregrinos.
130 Peço que me ajude, ó SENHOR,
do fundo do meu desespero.
2 Escute a minha voz, ó Senhor,
ouça o meu pedido de socorro.
3 SENHOR, se fizer uma lista dos nossos pecados,
ninguém será salvo.
4 Mas o Senhor nos perdoa,
para que tenhamos reverência diante do Senhor.
5 Toda a minha esperança está no SENHOR.
Confio na sua palavra.
6 Espero ansiosamente pelo Senhor,
mais do que os guardas esperam pelo amanhecer.
7 Israel, confie no SENHOR.
Só o SENHOR é fiel. Confie no seu amor e salvação.
8 Ele salvará Israel
de todos os seus pecados.
2 O servo que é sábio terá mais poder do que o filho que envergonhou a família,
e receberá parte da herança com os outros irmãos.
3 O ouro e a prata são testados e refinados pelo fogo,
mas é o SENHOR quem testa e purifica o coração das pessoas.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International