The Daily Audio Bible
Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.
As duas tribos e meia
18 Os rubenitas, os gaditas, e a metade da tribo de Manassés tinham um exército de 44.760 homens bem treinados para a batalha e hábeis no uso de espadas, arco e flechas. 19 Eles lutaram contra os hagarenos e contra Jetur, Nafis e Nodabe, 20 recebendo a ajuda de Deus em suas lutas. Deus os permitiu derrotar os hagarenos e seus aliados porque tinham plena confiança nele e lhe pediram ajuda. 21 Quando ganharam a batalha ficaram com 50.000 camelos, 250.000 ovelhas e 2.000 jumentos. Além disso tomaram mais de 100.000 prisioneiros. 22 Muitos hagarenos morreram na batalha porque Deus já tinha decidido o resultado. As vitoriosas duas tribos e meia habitaram na terra dos hagarenos até o tempo do exílio.
23 A metade da tribo de Manassés era muito numerosa e morava no território que se estende de Basã até Baal-Hermom, Senir e Hermom. 24 As famílias de Manassés tinham vários líderes que eram muito famosos e corajosos. Eles eram Éfer, Isi, Eliel, Azriel, Jeremias, Hodavias e Jadiel. 25 Mas se revoltaram contra o Deus dos seus antepassados, pois se dedicaram à adoração de outros deuses, do povo da região, os quais Deus mesmo tinha lhes ajudado a destruir. 26 Portanto o Deus de Israel despertou a fúria do rei Pul da Assíria, que é o rei Tiglate-Pileser, e o ajudou a expulsar os rubenitas, os gaditas e a metade da tribo de Manassés. Os levaram a Hala, Habor, Hara e à região do rio Gozã, onde hoje ainda estão vivendo.
Os descendentes de Levi
6 Os filhos de Levi foram Gérson, Coate e Merari.
2 Os filhos de Coate foram Anrão, Isar, Hebrom e Uziel.
3 Os filhos de Anrão foram Arão, Moisés e Míriam.
Os filhos de Arão foram Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. 4 Eleazar foi o pai de Fineias; Fineias foi o pai de Abisua; 5 Abisua foi o pai de Buqui; Buqui foi o pai de Uzi; 6 Uzi foi o pai de Zeraías; Zeraías foi o pai de Meraiote; 7 Meraiote foi o pai de Amarias; Amarias foi o pai de Aitube; 8 Aitube foi o pai de Zadoque; Zadoque foi o pai de Aimaás; 9 Aimaás foi o pai de Azarias; 10 Azarias foi o pai de Joanã; Joanã foi o pai de Azarias, quem serviu como sacerdote no templo que Salomão construiu em Jerusalém. 11 Azarias foi o pai de Amarias; Amarias foi o pai de Aitube; 12 Aitube foi o pai de Zadoque; Zadoque foi o pai de Salum; 13 Salum foi o pai de Hilquias; Hilquias foi o pai de Azarias; 14 Azarias foi o pai de Seraías, e Seraías foi o pai de Jeozadaque.
15 Jeozadaque foi condenado a viver fora da sua terra quando o SENHOR expulsou a Judá e a Jerusalém das suas terras por meio de Nabucodonosor.
Outros descendentes de Levi
16 Os filhos de Levi foram Gérson, Coate e Merari.
17 Os filhos de Gérson se chamavam Libni e Simei.
18 Os filhos de Coate foram Anrão, Isar, Hebrom e Uziel.
19 Os filhos de Merari foram Mali e Musi.
A continuação dos nomes dos clãs dos levitas estão enumerados segundo seus ancestrais:
20 Os descendentes de Gérson em linha direta foram Libni, Jaate, Zima, 21 Joá, Ido, Zerá e Jeaterai.
22 Os descendentes de Coate em linha direta foram Aminadabe, Corá, Assir, 23 Elcana, Ebiasafe, Assir, 24 Taate, Uriel, Uzias e Saul.
25 Os filhos de Elcana foram Amasai e Aimote. 26 Os descendentes de Aimote em linha direta foram Elcana, Zofai, Naate, 27 Eliabe, Jeroão, Elcana e Samuel. 28 O filho mais velho de Samuel foi Joel e o segundo foi Abias.
29 Os descendentes de Merari em linha direta foram Mali, Libni, Simei, Uzá, 30 Simeia, Hagias e Asaías.
Os cantores do templo
31 Estes são os cantores que Davi escolheu para o templo do SENHOR desde que a arca de Deus foi colocada ali. 32 Eles estavam encarregados de cantar os cânticos na Tenda Sagrada até Salomão construir o templo do SENHOR em Jerusalém, onde continuaram seu trabalho de acordo com seus costumes e tradições.
33 Estes são os nomes dos cantores e seus descendentes:
Do grupo de Coate estava o cantor Hemã, filho de Joel, descendente em linha direta de Samuel, 34 Elcana, Jeroão, Eliel, Toá, 35 Zufe, Elcana, Maate, Amasai, 36 Elcana, Joel, Azarias, Sofonias, 37 Taate, Assir, Ebiasafe, Corá, 38 Isar, Coate, Levi e Israel.
39 O parente de Hemã do seu lado direito era Asafe, filho de Berequias, descendente em linha direta de Simeia, 40 Micael, Baaseias, Malquias, 41 Etni, Zerá, Adaías, 42 Etã, Zima, Simei, 43 Jaate, Gérson e Levi.
44 À esquerda de Hemã, ficava Etã, filho de Quisi, do grupo de Merari, descendente de linha direta de Obadias, Maluque, 45 Hasabias, Amazias, Hilquias, 46 Anzi, Bani, Sêmer, 47 Mali, Musi, Merari e Levi.
48 Seus parentes os levitas estavam encarregados do serviço na Tenda Sagrada, que era a casa de Deus. 49 Só Arão e seus filhos estavam encarregados de apresentar as ofertas no altar dos sacrifícios e no altar do incenso. Faziam os trabalhos dos locais mais sagrados e as cerimônias para purificação do povo de Israel. Eles faziam tudo de acordo com os mandamentos que Deus tinha ordenado ao seu servo Moisés.
Os descendentes de Arão
50 Os descendentes de Arão em linha direta foram Eleazar, Fineias, Abisua, 51 Buqui, Uzi, Zeraías, 52 Meraiote, Amarias, Aitube, 53 Zadoque e Aimaás.
As cidades dos levitas
54 Estes foram os lugares e os territórios onde habitaram os descendentes de Arão. Os dos clãs de Coate foram os primeiros a receber sua parte das terras. Eles receberam por sorteio 55 Hebrom, na terra de Judá, com seus campos de pastagens. 56 As terras ao redor da aldeia deram a Calebe filho de Jefoné. 57 Os descendentes de Arão receberam Hebrom, que era cidade de refúgio; Libna, com seus campos de pastagens; Jatir e Estemoa, com seus campos de pastagens; 58 Hilém, Debir, 59 Asã, Jutá e Bete-Semes, com seus campos de pastagens. 60 Deram a eles também estas cidades da tribo de Benjamim: Geba, Alemete e Anatote, cada uma com seus respectivos campos de pastagens. Ao todo receberam treze cidades, divididas entre seus clãs.
61 O resto da família de Coate recebeu por sorteio dez cidades da metade da tribo de Manassés. 62 Os filhos de Gérson receberam treze cidades das tribos de Issacar, Aser, Naftali e da metade da tribo de Manassés que vivia em Basã. 63 Os filhos de Merari receberam doze cidades das tribos de Rúben, Gade e Zebulom.
64 Dessa maneira os israelitas entregaram cidades com seus campos de pastagens aos levitas. 65 Entregaram por sorteio as cidades já mencionadas das tribos de Judá, Simeão e Benjamim.
66 Alguns descendentes de Coate receberam por sorteio cidades que eram da tribo de Efraim. 67 Eles receberam Siquém, na região montanhosa de Efraim, com seus campos de pastagens e como cidade de refúgio; Gezer, 68 Jocmeão e Bete-Horom junto com seus campos de pastagens. 69 Aijalom e Gate-Rimom com seus campos de pastagens. 70 Os israelitas deram às outras famílias de Coate as cidades de Aner e Bileã, da metade da tribo de Manassés, com seus campos de pastagens.
71 A metade da tribo de Manassés deu aos descendentes de Gérson as cidades de Golã de Basã, e Astarote, com seus campos de pastagens. 72 A tribo de Issacar deu a eles Quedes, Daberate, 73 Ramote e Aném, com seus campos de pastagens. 74 A tribo de Aser deu a eles Masal, Abdom, 75 Hucoque e Reobe, com seus campos de pastagens. 76 A tribo de Naftali deu a eles Quedes de Galileia, Hamom e Quiriataim, com seus campos de pastagens.
77 O resto dos descendentes de Merari receberam da tribo de Zebulom as cidades de Jocneam, Najalal, Rimom e Tabor, com seus campos de pastagens. 78 A tribo de Rúben estava no lado oriental do rio Jordão, do outro lado de Jericó. Eles deram Bezer, no deserto, Jaza, 79 Quedemote e Mefaate, cada uma com seus campos de pastagens. 80 A tribo de Gade deu a eles Ramote-Gileade, Maanaim, 81 Hesbom e Jazar, cada uma com seus campos de pastagens.
A defesa de Paulo
26 Então Agripa disse a Paulo:
—Agora você pode se defender.
Paulo estendeu a mão e começou a sua defesa:
2 —Rei Agripa. Estou muito feliz por ser diante do senhor que vou apresentar hoje minha defesa contra todas as coisas das quais os judeus estão me acusando, 3 especialmente levando-se em conta todo o seu conhecimento a respeito de todos os costumes e problemas dos judeus. Portanto, lhe peço que me escute com paciência.
4 —Todos os judeus sabem como eu tenho vivido em meu país e em Jerusalém desde que era jovem. 5 Eles me conhecem há muito tempo e podem, se quiserem, testemunhar que vivi como fariseu. Os fariseus são a seita mais rigorosa da nossa religião. 6 Hoje eu estou sendo julgado por causa da esperança que tenho na promessa que Deus fez a nossos antepassados. 7 As doze tribos de Israel servem a Deus dia e noite na esperança de receber essa mesma promessa. E é por causa dessa esperança, ó rei, que estou sendo acusado pelos judeus. 8 Por que parece inacreditável a vocês que Deus ressuscite os mortos? 9 Eu mesmo pensava que tinha de fazer tudo o que pudesse contra o nome de Jesus de Nazaré 10 e foi exatamente isso o que fiz em Jerusalém. Eu recebi uma autorização dos líderes dos sacerdotes e, com ela, coloquei muitos do povo de Deus na prisão. Quando eles eram condenados à morte, o meu voto também estava contra eles. 11 Muitas vezes eu os castiguei por todas as sinagogas e tentei até forçá-los a insultar Jesus. Eu estava tão enfurecido contra eles que continuava a persegui-los mesmo em cidades estrangeiras.
12 —Numa dessas viagens, quando ia para a cidade de Damasco, eu levava uma autorização e também ordens dos líderes dos sacerdotes. 13 Era por volta do meio-dia e eu já estava a caminho quando vi, ó rei, uma luz do céu. Ela brilhava mais que o sol e iluminou a mim e a todos os que estavam comigo. 14 Todos nós caímos ao chão e então ouvi uma voz que me dizia, em hebraico: “Saulo, Saulo, por que você me persegue? Você está machucando a si mesmo, como o boi que dá coice contra a ponta do ferrão”.
15 —Então perguntei: “Quem é o senhor?” E ele me respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo. 16 Mas levante-se e fique de pé. Eu apareci a você para que me sirva de servo e testemunha, tanto com relação ao que você já viu como também com relação ao que eu ainda vou lhe mostrar. 17 Vou livrá-lo tanto dos povos judeus como também dos que não são judeus, para os quais vou mandá-lo. 18 Eu vou mandá-lo a eles para que você lhes abra os olhos a fim de que eles se voltem da escuridão para a luz e do poder de Satanás para Deus. Dessa forma, pela fé em mim, eles receberão perdão dos seus pecados e passarão a fazer parte do povo santo de Deus”.
19 —Portanto, Rei Agripa, eu obedeci à visão celestial que tive. 20 Comecei a anunciar aos de Damasco. De lá fui para a cidade de Jerusalém e, depois, viajei por toda a região da Judeia, anunciando inclusive para os que não são judeus. Eu anunciava que eles deviam mudar a sua forma de pensar e de viver e voltar para Deus. Também que tudo o que fizessem deveria mostrar que eles estavam realmente arrependidos. 21 Foi por esse motivo que os judeus me agarraram quando eu estava no templo e tentaram me matar. 22 Mas Deus tem me ajudado muito até hoje e é por isso que eu agora estou aqui, testemunhando a respeito dele tanto para os que são de condição simples como para os que são importantes. Eu nunca disse nada que fosse além daquilo que tanto os profetas como Moisés já disseram, 23 isto é, que Cristo iria sofrer e que iria ser o primeiro a ser ressuscitado e que assim anunciaria a luz tanto para os que são judeus como para os que não são judeus.
24 Paulo estava dizendo estas coisas em sua defesa quando Festo gritou:
—Você está louco, Paulo! Você estudou tanto que ficou maluco!
25 Mas Paulo disse:
—Eu não estou maluco, Excelentíssimo Festo. As coisas que eu estou dizendo são verdade e de bom senso. 26 O próprio rei Agripa aqui presente sabe a respeito dessas coisas e eu tenho certeza de que nenhuma delas escapou ao conhecimento dele, pois nada foi feito às escondidas. É por isso que eu posso falar ao rei abertamente. 27 Ó rei Agripa, acredita nos profetas? Eu sei que o senhor acredita.
28 Então o rei disse a Paulo:
—Você acha que assim, em pouco tempo, pode me persuadir a me tornar cristão?
29 Paulo respondeu:
—Assim Deus permitisse que, em pouco ou muito tempo, não apenas o senhor, ó rei, porém todos os que hoje me ouvem se tornassem como eu sou, só que sem estas correntes.
30 Então o rei Agripa, o governador, Berenice e todos os que estavam sentados com ele se levantaram 31 e saíram do auditório, comentando uns com os outros:
—Esse homem não fez nada para merecer a morte e nem mesmo a prisão.
32 E Agripa disse a Festo:
—Este homem já podia estar solto se não tivesse pedido para ser julgado pelo Imperador.
O SENHOR é misericordioso
Ao diretor do coro. Para instrumentos de oito cordas. Salmo de Davi.
1 SENHOR, não me castigue quando estiver irado,
não me corrija na sua fúria.
2 Tenha compaixão de mim, SENHOR,
porque me sinto sem forças e doente.
Venha me curar, SENHOR, porque estou fraco,
todo o meu corpo dói.
3 Estou tremendo,
quando é que o SENHOR virá me ajudar?
4 SENHOR, venha me libertar.
Por causa do seu amor fiel, salve a minha vida da morte.
5 Pois os mortos não se lembram do Senhor,
ninguém lhe canta louvores no mundo dos mortos[a].
6 Passo a noite gemendo e chorando,
a minha cama fica cheia de lágrimas.
7 Os meus inimigos me deixam triste,
e os meus olhos se gastam de tanto chorar.
8 Afastem-se de mim, vocês que fazem o mal!
O SENHOR ouviu o meu choro.
9 O SENHOR escutou o meu pedido,
o SENHOR aceitou a minha oração.
10 Os meus inimigos ficarão cheios de medo
e de vergonha.
Todos eles fugirão,
de repente serão humilhados.
20 As palavras de uma pessoa são como o fruto delicioso:
ela se satisfaz com as palavras dos seus lábios.
21 Aquilo que uma pessoa diz pode dar vida ou pode matar;
quem gosta de falar comerá do fruto do que falar.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International