Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NRSVUE. Switch to the NRSVUE to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
1 Crônicas 28-29

Os preparativos para a construção do templo

28 Davi se reuniu em Jerusalém com todas as autoridades de Israel: os chefes das tribos, os comandantes das divisões que serviam ao rei, os chefes de 1.000 e 100 soldados, os administradores das propriedades e do gado que pertenciam ao rei e aos seus filhos, os ministros de palácio, os militares e as pessoas importantes do povo.

O rei Davi se pôs de pé e disse:

—Escutem, todos vocês, irmãos e povo meu! Eu tinha a intenção e o desejo de construir uma casa para a arca da aliança do SENHOR: um lugar que fosse como o trono de Deus. Eu fiz todos os preparativos para sua construção, mas Deus me disse: “Você não pode construir uma casa para louvar meu nome porque tem participado de muitas guerras e tem matado muita gente”. Mesmo assim o SENHOR, Deus de Israel, me escolheu dentre minha família para ser rei de Israel para sempre. Ele escolheu a tribo de Judá como a tribo governante; dessa tribo escolheu a minha família; e dentre os meus irmãos escolheu a mim, para ser rei de Israel. O SENHOR me deu muitos filhos, mas dentre todos eles Salomão foi o escolhido para ocupar o trono do SENHOR no reino de Israel. Deus me disse: “Seu filho Salomão é quem vai construir meu templo e os meus pátios. Eu o escolhi para que seja como meu filho e eu serei como seu pai. Sempre protegerei o reino de Salomão, se ele continuar cumprindo meus mandamentos como tem feito até agora”.

—Aqui diante de todo Israel, que é o povo do SENHOR, e diante de Deus, que nos escuta, peço a todos que cumpram os mandamentos do SENHOR, seu Deus, para que conservem esta boa terra e seus filhos possam herdá-la por todas as gerações que estão por vir.

—Salomão, meu filho, peço a você que reconheça a autoridade do Deus do seu pai. Lhe peço que sempre o sirva com um coração puro e um espírito espontâneo, porque o SENHOR sempre olha o coração e conhece todos os pensamentos dos homens. Se você o buscar, ele deixará que o encontre. Mas se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre. 10 Salomão, filho, veja que o SENHOR o escolheu para construir uma casa para seu santuário, seja forte, e mãos à obra!

11 Em seguida, Davi entregou a Salomão os planos da construção. Esses planos mostravam o corredor da frente, o templo principal, os depósitos, as salas de cima, as salas internas e a sala para a cobertura da arca. 12 Davi falou também a Salomão o que tinha em mente para os pátios do templo do SENHOR, para os quartos ao redor, para os tesouros do templo de Deus e para os depósitos das ofertas sagradas. 13 Davi também explicou a Salomão tudo o era necessário sobre os turnos dos sacerdotes e levitas, o trabalho que eles fariam no templo e os utensílios que seriam usados no templo. 14 Davi mostrou a Salomão como medir o ouro e a prata que seriam usados para fazer os utensílios e todos os outros objetos necessários em qualquer atividade do serviço, 15 os candelabros de acordo com sua utilidade, 16 cada uma das mesas onde se coloca o pão consagrado, 17 cada garfo, cada bacia e cada jarro. 18 Davi também mostrou a Salomão a quantidade de ouro refinado para o altar de ofertas e o projeto para a carruagem dourada que tinha o anjo com asas estendidas para cobrir a arca da aliança do SENHOR.

19 Davi entregou tudo a Salomão por escrito. Isso foi escrito segundo as instruções que o SENHOR deu a Davi para que entendesse todas e cada uma das especificações e detalhes dos projetos.

20 Davi disse a Salomão:

—Filho, seja forte, atue com firmeza, e mãos à obra! Não tenha medo, porque o SENHOR Deus, meu Deus, estará sempre ao seu lado, nunca abandonará você. Ao contrário, ele ajudará você a completar todo o trabalho que é necessário para o serviço do templo do SENHOR. 21 Aqui estão os turnos dos sacerdotes e levitas para o serviço no templo de Deus. Também tem à sua disposição todos os peritos em qualquer classe de trabalho. Os líderes do povo estarão totalmente prontos para cumprir suas ordens.

As ofertas para a construção do templo

29 O rei Davi disse a todo o povo de Israel:

—Meu filho Salomão, o único a quem Deus tem escolhido, você é ainda muito jovem e inexperiente, e o trabalho que lhe espera é grande, porque o templo não é para homens senão para o SENHOR Deus. Eu tenho me esforçado para deixar pronto tudo o que é necessário para o templo do meu Deus. Consegui já o material certo para cada objeto; tenho o ouro, a prata, o bronze, o ferro e a madeira para usar segundo corresponda. Também estão listadas as pedras de ônix para as instalações, as turquesas de várias cores, todo tipo de pedras preciosas e grande quantidade de mármore. Além de tudo o que já tenho preparado para o templo, vou dar meu tesouro pessoal de ouro e prata. Estou disposto a entregá-lo por inteiro para o templo do meu Deus. Tenho 100.000 quilos[a] de ouro de Ofir e duzentas e sessenta toneladas de prata refinada para cobrir as paredes de cada sala. Entrego ouro para os objetos de ouro e prata para os objetos de prata nas mãos de artesãos especializados. Agora, quem de vocês está disposto hoje a dedicar-se ao SENHOR?

Então os chefes de família, os chefes das tribos de Israel, os chefes de 1.000 e de 100 soldados, e os oficiais da administração do rei fizeram voluntariamente suas doações. Foi ofertado para o serviço da casa de Deus 165.000 quilos de ouro, 10.000 moedas[b] de ouro, 330.000 quilos de prata, ao redor de 600.000 quilos de bronze e 3.300.000 quilos de ferro. Todos os que tinham pedras preciosas as doaram para a tesouraria do templo do SENHOR, que estava a cargo de Jeiel, o gersonita. Todo o povo estava alegre por causa da generosidade ao dar: eles tinham dado com todo o coração e voluntariamente ao SENHOR. O rei Davi também estava muito contente.

A oração de louvor de Davi

10 Depois Davi fez esta oração de louvor ao SENHOR diante de todo o seu povo:

—Bendito seja para sempre, SENHOR,
    Deus de Israel e pai nosso!
11 SENHOR,
    a majestade e o poder, a glória,
    o esplendor e a honra lhe pertencem.
Porque tudo o que existe
    no céu e na terra é do Senhor.
O SENHOR é o único Soberano
    e seu é o reino.
12 A riqueza e a honra vêm do Senhor;
    pois governa tudo.
O Senhor tem nas suas mãos o poder, a força,
    e o poder de decidir a quem fará grande e poderoso.
13 Nosso Deus, agora lhe agradecemos
    e louvamos o seu santo nome.

14 —Quem sou eu ou quem é meu povo para trazer ao Senhor estas ofertas? Na realidade tudo vem do Senhor. Simplesmente estamos lhe dando daquilo que temos recebido do Senhor. 15 Porque diante do Senhor não somos mais do que imigrantes; viajantes forasteiros como foram nossos antepassados. Nossos dias na terra são só sombra sem esperança. 16 SENHOR, Deus nosso, temos juntado todas estas riquezas para construir ao Senhor um templo para honrar seu nome. Tudo isso vem do Senhor e lhe pertence. 17 Eu sei, Deus meu, que o Senhor examina o coração das pessoas e lhe agrada a pessoa íntegra e correta. Por isso, lhe entrego tudo isso, com generosidade e com todo o coração. Também tenho visto como toda esta gente aqui presente se sente alegre em ofertar para o Senhor tudo o que tem. 18 SENHOR, Deus dos nossos antepassados Abraão, Isaque e Jacó, peço ao Senhor que conserve sempre esta boa vontade no coração do seu povo; guie o coração deles para o Senhor. 19 Dê um coração íntegro ao meu filho Salomão para que possa seguir cumprindo e colocando em prática seus mandamentos, estatutos e decretos. Faça que ele possa construir o templo para o qual tenho feito todos os preparativos.

20 Depois Davi disse a todos:

—Louvem ao SENHOR, seu Deus.

Então todos louvaram ao SENHOR, Deus dos seus antepassados, e se prostraram perante o SENHOR e perante o rei.

A coroação de Salomão

21 No dia seguinte sacrificaram animais ao SENHOR e lhe ofereceram sacrifícios que devem ser queimados completamente. Foram sacrificados 1.000 bois, 1.000 carneiros e 1.000 cordeiros. Foram feitas ofertas de vinho e sacrifícios abundantes por todo Israel. 22 Nesse dia todos beberam e comeram alegres em honra ao SENHOR. Também proclamaram, pela segunda vez, como rei,[c] a Salomão, filho de Davi. Ali o consagraram rei perante o SENHOR e nomearam Zadoque como sacerdote. 23 Então Salomão sentou-se no trono do SENHOR como rei, em lugar de seu pai Davi, e teve muito sucesso. Todo Israel lhe obedeceu. 24 Todos os chefes, guerreiros e os outros filhos do rei Davi prometeram ser fiéis ao rei Salomão. 25 O SENHOR engrandeceu a Salomão diante de todo Israel e lhe concedeu o esplendor e a glória que nenhum outro rei teve antes dele em Israel.

A morte de Davi

26 Davi, filho de Jessé, foi rei de todo Israel 27 durante quarenta anos. Governou sete anos em Hebrom e trinta e três anos em Jerusalém. 28 Davi morreu de idade avançada, cheio de riqueza, honra e glória. Seu filho Salomão reinou no seu lugar.

29 Todos os feitos que ocorreram durante o reinado de Davi, do primeiro ao último, estão listados nas crônicas do vidente Samuel, do profeta Natã e do vidente Gade. 30 Ali há uma descrição completa do reinado de Davi, do seu grande poder, e de todos os eventos que afetaram a ele, a Israel e aos países vizinhos.

Romanos 5:6-21

Porque, quando não éramos capazes de nos salvar, Cristo morreu por nós, os pecadores, no momento certo. Dificilmente alguém morreria para salvar a vida de uma pessoa justa; embora alguém possa ter coragem suficiente para dar a vida por uma pessoa boa. Porém Deus mostrou o seu próprio amor a nós porque Cristo morreu por nós quando éramos pecadores.

Já que fomos declarados justos pelo sangue de Cristo, muito mais agora, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus. 10 Se, quando éramos inimigos de Deus, ele estabeleceu a paz por intermédio da morte de seu Filho, muito mais agora, que estamos em paz com Deus, ele nos salvará pela vida de seu Filho. 11 E não é só isso! Nós também nos alegramos por esta nova relação que temos com Deus, pois por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, nós agora estamos em paz com ele.

Adão e Cristo

12 Assim como o pecado entrou no mundo por meio de um homem, e a morte por intermédio do pecado, também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. 13 Antes da lei de Moisés ser dada, o pecado já existia no mundo. Porém, como não havia lei, o pecado não era levado em conta. 14 No entanto, desde o tempo de Adão até Moisés, a morte teve poder mesmo sobre aqueles que não pecaram como Adão pecou quando desobedeceu a ordem de Deus. Adão era um modelo daquele que havia de vir.

15 O pecado não se compara com a oferta gratuita de Deus. Pelo pecado de um homem, muitas pessoas morreram. Pela graça de um homem, Jesus Cristo, muitas pessoas receberam, em abundância, a graça de Deus e a sua salvação. 16 Adão foi condenado depois de ter pecado uma só vez, mas a oferta de Deus é diferente. A oferta de Deus salva as pessoas mesmo depois de terem pecado muitas vezes. 17 Pois, se a morte reinou pelo pecado de um homem, muito mais reinarão e viverão aqueles que recebem a graça abundante de Deus e a oferta gratuita de salvação, por meio de Jesus Cristo.

18 Assim, como por um pecado muitos foram condenados, também por uma ação justa muitos homens são declarados justos e viverão. 19 Assim, como pela desobediência de um homem muitos se tornaram pecadores, também pela obediência de um homem muitos se tornarão justos.

20 A lei veio para aumentar o pecado. Mas onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou ainda mais. 21 Portanto, assim como o pecado reinou por meio da morte, também a graça reina para nos dar a vida eterna por meio da justiça por meio de Jesus Cristo nosso Senhor.

Salmos 15

Quem pode estar com Deus?

Salmo de Davi.

SENHOR, quem pode chegar ao seu templo?
    Quem pode estar no seu monte santo[a]?
Só aquele que vive com honestidade, que faz o que é justo,
    que é sincero e verdadeiro no que diz.
Aquele que não fala mal de ninguém,
    e que não faz mal aos seus semelhantes,
    nem insulta os seus vizinhos.
Só aquele que se afasta das pessoas que Deus despreza,
    e que respeita as pessoas que têm temor pelo SENHOR.
A pessoa que cumpre o que promete,
    ainda que tenha que se sacrificar para fazer isso.
A pessoa que não cobra juros quando faz empréstimos,
    e que não se deixa subornar para prejudicar os inocentes.

Só quem leva uma vida assim poderá estar sempre junto a Deus.

Provérbios 19:18-19

18 Corrija o seu filho enquanto puder,
    mas não se irrite ao ponto de matá-lo.
19 Quem não souber dominar a sua ira terá que ser punido;
    se não for castigado, repetirá o erro.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International