Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
2 Crônicas 29

Ezequias, rei de Judá

29 Ezequias tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e governou vinte e nove anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Abias, filha de Zacarias. Ezequias fez o que agradava ao SENHOR, assim como fez seu antepassado Davi.

No primeiro mês do primeiro ano do seu reinado, Ezequias mandou abrir as portas do templo do SENHOR e as reparou. Fez vir os sacerdotes e os levitas e os reuniu na praça oriental do templo. Disse a eles:

—Escutem, levitas! Purifiquem-se agora e purifiquem o templo do SENHOR, Deus dos seus antepassados. Tirem deste santo templo tudo o que seja impuro, porque os nossos antepassados se rebelaram e fizeram o que era mau perante o SENHOR, nosso Deus. Deram as costas ao SENHOR e desprezaram o lugar onde ele mora. Fecharam as portas do pórtico, apagaram as lâmpadas, deixaram de queimar incenso e não ofereceram mais os sacrifícios que devem ser queimados completamente no santo templo do Deus de Israel.

—Por causa disso o SENHOR se irritou com Judá e com Jerusalém, e permitiu que fossem feitos motivo de espanto, desolação e desprezo, assim como vocês podem comprovar com seus próprios olhos. Nossos antepassados caíram mortos à espada e nossos filhos, filhas e esposas foram levados prisioneiros. 10 Portanto eu tenho tomado a decisão de fazer uma aliança com o SENHOR, Deus de Israel, para que cesse de se irritar conosco. 11 Então, meus filhos, não é o momento para que sejam negligentes, porque o SENHOR tem escolhido vocês para servi-lo, para que sejam seus servos e lhe queimem incenso.

12 Estes são os levitas que estiveram dispostos a trabalhar imediatamente:

Dos descendentes de Coate: Maate, filho de Amasai, e Joel, filho de Azarias.

Dos descendentes de Merari: Quisom, filho de Obadias, e Azarias, filho de Jealelel.

Dos descendentes de Gérson: Joá, filho de Zima, e Éden, filho de Joá.

13 Dos descendentes de Elizafã: Sinri e Jeuel.

Dos descendentes de Asafe: Zacarias e Matanias.

14 Dos descendentes de Hemã: Jeuel e Simei.

Dos descendentes de Jedutum: Semaías e Uziel.

15 Eles reuniram seus parentes, se purificaram e entraram no templo do SENHOR para purificá-lo, assim como o rei havia mandado conforme as palavras do SENHOR. 16 Depois os sacerdotes entraram no interior do templo do SENHOR para purificá-lo. Tiraram do átrio do templo do SENHOR todas as coisas impuras que encontraram. Os levitas jogaram tudo isso no ribeiro de Cedrom. 17 Começaram a purificar o templo no primeiro dia do primeiro mês, e por volta do oitavo dia do mês já tinham chegado ao pórtico do templo do SENHOR. Demoraram mais oito dias para purificar o resto do templo do SENHOR e por volta do dia dezesseis do primeiro mês já haviam terminado. 18 Depois foram e se apresentaram perante o rei Ezequias e disseram:

—Já purificamos todo o templo do SENHOR, até o altar dos sacrifícios que devem ser queimados completamente e todos seus utensílios; também a mesa onde se colocam as fileiras do pão consagrado, com todos seus utensílios. 19 Da mesma forma resgatamos e purificamos todos os utensílios que, por causa de sua infidelidade, o rei Acaz havia rejeitado durante seu reinado. Agora estão perante o altar do Senhor.

20 Ezequias levantou-se bem cedo, reuniu os líderes da cidade e foi ao templo do SENHOR. 21 Levaram sete bois, sete carneiros, sete cordeiros e sete cabritos como sacrifício pelo pecado em favor do reino, do templo e de Judá. O rei ordenou aos sacerdotes descendentes de Arão que os oferecessem no altar do SENHOR como sacrifício que deve ser queimado completamente. 22 Eles mataram os bois, recolheram o sangue e o jogaram sobre o altar. Depois sacrificaram os carneiros e os cordeiros e jogaram o sangue deles sobre o altar. 23 Tiraram os cabritos para o sacrifício da purificação perante o rei e a congregação, e impuseram as mãos neles. 24 Em seguida os sacerdotes mataram os cabritos e derramaram o sangue sobre o altar como sacrifício pelo pecado de todo Israel. Fizeram isto porque o rei tinha ordenado que tanto o sacrifício que deve ser queimado completamente como o sacrifício pelo pecado fossem oferecidos pelo perdão dos pecados de todo Israel.

25 Ezequias restabeleceu novamente no templo do SENHOR os levitas que tocavam címbalos, harpas e liras, assim como havia mandado Davi, o profeta Natã e o vidente Gade. Essa ordem o SENHOR havia dado por intermédio de seus profetas. 26 Então os levitas tomaram seus lugares com os instrumentos de Davi, e os sacerdotes tocaram as trombetas. 27 Depois Ezequias deu a ordem para oferecerem no altar o sacrifício que deve ser queimado completamente. Nesse exato momento começaram a entoar cânticos em honra ao SENHOR, acompanhado pelo som das trombetas e dos instrumentos de Davi, rei de Israel. 28 Toda a congregação permaneceu adorando de joelhos enquanto os cantores cantavam e tocavam as trombetas; tudo isso durou até que se consumisse o sacrifício que deve ser queimado completamente. 29 Quando foi concluído o sacrifício, o rei e todos os que estavam com ele se ajoelharam para adorar a Deus. 30 O rei Ezequias e os líderes ordenaram aos levitas que cantassem louvores ao SENHOR de acordo com as palavras de Davi e Asafe o vidente. Louvaram com alegria, se inclinaram e se prostraram. 31 Depois o rei Ezequias disse:

—Agora que vocês têm se consagrado ao SENHOR, tragam ao altar sacrifícios e ofertas de ações de graça para o templo do Senhor.

Então a congregação trouxe sacrifícios e ofertas de ações de graça. Também os que queriam fazê-lo ofereceram sacrifícios que devem ser queimados completamente.

32 De tal maneira que a congregação ofereceu como sacrifícios que devem ser queimados completamente sete bois, cem carneiros e duzentos cordeiros. Tudo foi oferecido como sacrifício que deve ser queimado completamente ao SENHOR. 33 As ofertas consagradas foram de 600 bois e 3.000 ovelhas. 34 Mas como os sacerdotes eram poucos e não podiam tirar a pele de tantos animais, seus parentes os levitas tiveram que ajudá-los a terminar o trabalho até que os outros sacerdotes se purificassem, pois os levitas tinham se mostrado mais dispostos a purificar-se que os sacerdotes. 35 Então houve uma grande quantidade de sacrifícios que deviam ser queimados completamente, além da gordura das ofertas para festejar e das ofertas de vinho.

Foi assim que se restabeleceu o culto no templo do SENHOR. 36 Ezequias e todo Israel se alegraram porque Deus ordenou ao povo que fizessem tudo depressa.

Romanos 14

Não critiquem ninguém

14 Aceitem entre vocês aquela pessoa que é fraca na fé, mas não com a intenção de discutir sobre as diferentes opiniões dela. Uma pessoa acredita que pode comer todo tipo de comida,[a] mas outra pessoa, cuja fé é fraca, acredita que só pode comer legumes. Aquele que come todo o tipo de comida não deve se sentir superior ao que come somente legumes. E aquele que come somente legumes não deve condenar ao que come todo o tipo de comida, pois Deus o aceitou. Ninguém pode julgar o servo de outra pessoa. O seu senhor é que decide se o que ele faz é bom ou não. Mas o servo do Senhor vencerá porque o Senhor tem poder para fazê-lo vencer.

Uma pessoa pensa que certos dias são mais importantes do que outros, ao passo que outra pessoa pensa que todos os dias são iguais. Cada um deve estar bem convencido daquilo que pensa. A pessoa que pensa que certos dias são mais importantes do que outros, comemora-os para honrar ao Senhor. Outra pessoa, que come todo o tipo de comida, o faz para honrar ao Senhor, pois agradece ao Senhor pelo alimento. Quem se recusa a comer, o faz para honrar ao Senhor, e também lhe agradece. Pois nós não vivemos nem morremos para nós mesmos. Se vivemos, vivemos para o Senhor. Se morremos, morremos para o Senhor. Então tanto na vida como na morte, pertencemos ao Senhor.

Foi por isso que Cristo morreu e ressuscitou da morte para tornar a viver. Cristo fez isto para ser o Senhor de todos, tanto dos mortos como dos vivos. 10 Por que você condena aquele que é seu irmão? E você, por outro lado, por que despreza seu irmão cuja fé é fraca? Todos nós vamos nos apresentar diante de Deus e ele nos julgará. 11 Como dizem as Escrituras:

“O Senhor diz: ‘Todos ficarão de joelhos diante de mim,
    e todos dirão que eu sou Deus.
    Juro pela minha vida que estas coisas vão acontecer’”.(A)

12 Assim, cada um de nós terá que prestar contas a Deus daquilo que fez.

Não faça com que outros pequem

13 Por isso, vamos parar de julgar uns aos outros. Ao contrário, tomem a decisão de não fazer nada que leve seu irmão a ser mais fraco ou a cair no pecado. 14 Eu sei, e estou convencido no Senhor Jesus, que não existe comida que não se possa comer. Mas, se alguém pensa que é pecado comer certo tipo de comida, então para ele aquilo é pecado. 15 Se você prejudicar a fé que seu irmão possui por causa de comida, você não está agindo com amor. Não destrua a fé que alguém possui por causa da sua comida, pois Cristo morreu por esse alguém. 16 Não deixe que aquilo que você pensa que é bom se torne em alguma coisa que os outros digam que é mau. 17 No reino de Deus, a comida e a bebida não são importantes. As coisas realmente importantes são: uma vida justa, paz, e alegria no Espírito Santo. 18 A pessoa que serve a Cristo, vivendo desta maneira, está agradando a Deus e é aceita pelas outras pessoas.

19 Então vamos nos esforçar para fazer as coisas que promovem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros. 20 Não devemos destruir a obra de Deus por causa de comida. Todos os alimentos podem ser comidos, mas é errado comer alguma coisa quando isso faz um irmão pecar. 21 É melhor não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer coisa que faça meu irmão pecar.

22 Deixe entre você e Deus aquilo que você crê a respeito destas coisas. Feliz é aquele que pode fazer as coisas que pensa que são certas sem sentir culpa. 23 Mas a pessoa que come alguma coisa na dúvida se pode ou não comer é condenada, porque não acredita que aquilo que está fazendo é certo. E se uma pessoa faz qualquer coisa sem acreditar que é certo, então está pecando.

Salmos 24

A terra é do SENHOR

Salmo de Davi.

Toda a terra é do SENHOR,
    o mundo e tudo o que nele existe.
Ele fundou o mundo sobre os mares,
    e firmou os seus alicerces sobre as correntes do oceano.

Quem poderá subir ao monte do SENHOR[a]?
    Quem poderá entrar e adorar a Deus no seu santo templo?
Só aquele que é justo e sincero,
    que não adora os ídolos[b]
    e não faz promessas falsas.

Ele será abençoado pelo SENHOR,
    e Deus, o seu Salvador, lhe fará justiça.
Essas são as qualidades de quem busca a Deus,
    de quem procura o Deus de Jacó. Selah

Atenção, portas,[c]
    abram-se, portões eternos,
    porque o Rei da Glória está entrando!
Quem é o Rei da Glória?
    É o SENHOR Todo-Poderoso!
    O SENHOR, guerreiro valente.

Atenção, portas,
    abram-se, portões eternos,
    porque o Rei de Glória está entrando!
10 Quem é o Rei da Glória?
    É o SENHOR Todo-Poderoso!
    Ele é o Rei da Glória! Selah

[d]

Provérbios 20:12

12 O ouvido foi feito para ouvir e o olho para ver,
    foi para isso que o SENHOR os fez.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International