The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NLT. Switch to the NLT to read along with the audio.
14 Depois de tudo isso, Manassés construiu uma muralha alta ao redor da Cidade de Davi, a qual ia do oeste do ribeiro de Giom, no vale, até o portal do Peixe e rodeava Ofel. Além disso colocou comandantes militares em todas as cidades fortificadas de Judá. 15 Também tirou do templo do SENHOR os deuses estrangeiros, o ídolo e todos os altares que havia construído no monte do templo do SENHOR e em Jerusalém, e os jogou para fora da cidade. 16 Depois restaurou o altar do SENHOR, apresentou nele ofertas para festejar e ofertas de ações de graça, e ordenou a Judá que servisse ao SENHOR, Deus de Israel. 17 Mesmo assim, o povo seguiu oferecendo sacrifícios nos santuários sobre os montes, embora os oferecia só ao SENHOR, seu Deus.
18 Todas as outras coisas que Manassés fez, a sua oração a Deus e as palavras dos videntes que o advertiram no nome do SENHOR, Deus de Israel, estão escritas em As Crônicas dos Reis de Israel. 19 Sua oração e a resposta que recebeu, assim como tudo o que tem a ver com seu pecado e infidelidade, os lugares onde fez santuários sobre os montes e onde colocou colunas de Aserá e os ídolos que fez antes de se humilhar diante de Deus, tudo isso está escrito em As crônicas dos videntes[a]. 20 Manassés morreu e foi sepultado no seu palácio, com seus antepassados. Seu filho Amom reinou no seu lugar.
Amom, rei de Judá
21 Amom tinha vinte e dois anos quando começou a reinar, e governou durante dois anos em Jerusalém. 22 Como o seu pai Manassés, Amom fez as mesmas maldades perante o SENHOR. Ofereceu sacrifícios aos mesmos ídolos que seu pai havia oferecido, e os adorou. 23 Mas, diferente do seu pai, Amom não se humilhou perante o SENHOR, e por isso tornou a pecar mais e mais.
24 Os oficiais de Amom conspiraram contra ele e o mataram dentro da sua própria casa, 25 mas as pessoas do povo mataram aos oficiais que participaram da conspiração contra o rei Amom e em seu lugar colocaram como rei a Josias, filho de Amom.
Josias, rei de Judá
34 Josias tinha oito anos quando começou a reinar, e governou trinta e um anos em Jerusalém. 2 Josias fez o que era reto diante do SENHOR e seguiu o caminho do seu antepassado Davi, sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda. 3 Depois de reinar oito anos, quando ainda era um jovem, começou a seguir ao Deus do seu antepassado Davi. No décimo segundo ano do seu reinado começou a purificar ao povo de Judá e de Jerusalém tirando os santuários sobre os montes, as colunas de Aserá, os ídolos de pedra e as imagens de metal fundido. 4 Fez destruir na sua presença os altares dos baalins e fez despedaçar os incensários que haviam em cima dos altares. Ordenou que despedaçassem as colunas de Aserá e os ídolos de pedra e de metal fundido. Os reduziu a pó e fez com que os espalhassem sobre os túmulos daqueles que faziam sacrifícios em sua honra. 5 Queimou os ossos dos sacerdotes dos baalins e espalhou as cinzas sobre seus altares para purificar Judá e Jerusalém deles. 6 Nas cidades de Manassés, Efraim, Simeão e até Naftali, retirou seus templos. 7 Em todo Israel derrubou altares e colunas de Aserá, reduziu a pó os ídolos e cortou em pedaços todos os altares para queimar incenso, e depois voltou a Jerusalém.
8 No ano dezoito do seu reinado, Josias, depois de ter purificado o país e o templo, mandou Safã, filho de Azalias; Maaseias, o prefeito da cidade; e o secretário real Joá, filho de Joacaz, para repararem o templo do SENHOR, seu Deus. 9 Eles foram ver o sumo sacerdote Hilquias e deram a ele o dinheiro que havia sido recolhido no templo de Deus e que os porteiros levitas do templo haviam recebido do povo de Manassés e Efraim, do resto que havia ficado em Israel, Judá e Benjamim, e dos habitantes de Jerusalém. 10 Eles entregaram o dinheiro aos supervisores encarregados do templo do SENHOR e com isso eles pagaram os obreiros que trabalhavam nas obras de reparação do templo do SENHOR. 11 Pagaram aos carpinteiros e construtores para que comprassem pedra lavradas e madeira para as juntas e as vigas dos edifícios que os reis de Judá tinham deixado se deteriorar.
12 Estes homens fizeram o trabalho com fidelidade. Quem estava encarregado deles eram os levitas Jaate e Obadias, descendentes da família de Merari; e Zacarias e Mesulão, descendentes da família de Coate. Os levitas que sabiam tocar instrumentos musicais 13 estavam também encarregados de supervisionar todos os que transportavam os materiais e os que trabalhavam na obra, sem importar sua função. Entre os levitas havia secretários, oficiais e porteiros.
O Livro da Lei é achado
14 Quando tiraram o dinheiro que havia sido levado ao templo do SENHOR, o sacerdote Hilquias encontrou o Livro da Lei do SENHOR, dado por intermédio de Moisés. 15 Hilquias disse ao secretário Safã:
—Encontrei o Livro da Lei no templo do Senhor.
E o entregou a Safã. 16 Então Safã levou o livro ao rei e disse:
—Os servos de Sua Majestade estão fazendo tudo o que lhes foi ordenado. 17 Juntaram o dinheiro que estava no templo do SENHOR e os deram aos supervisores e aos que estão realizando as obras.
18 Então Safã disse:
—O sacerdote Hilquias me entregou um livro.
E ele leu o livro diante do rei.
19 Quando o rei ouviu as palavras da lei, rasgou suas roupas 20 e deu esta ordem a Hilquias; a Aicão, filho de Safã; a Abdom, filho de Micaías, ao secretário Safã e a Asaías, oficial do rei:
21 —Vão e consultem ao SENHOR por mim e pelo resto do povo que permanece em Israel e em Judá com relação ao que diz este livro que encontraram. Porque deve ser tremenda a ira que o SENHOR tem descarregado sobre nós pelo fato de que nossos antepassados não obedeceram à mensagem do SENHOR, pois não cumpriram o que está escrito neste livro.
22 Hilquias e os homens comissionados a mando do rei foram ver à profetisa Hulda, mulher de Salum, que morava na parte nova de Jerusalém. Salum era o encarregado do vestuário, e era filho de Ticvá e neto de Harás. Disseram a ela sobre o assunto 23 e Hulda lhes disse:
—O SENHOR, Deus de Israel, manda dizer àquele que os tem enviado: 24 “Eu, o SENHOR, vou enviar contra este lugar e os seus habitantes os castigos que estão escritos no livro que leu o rei de Judá. 25 Porque vocês me abandonaram e queimaram incenso a outros deuses, e me provocaram com o que fizeram. Por isso eu me irritei e me enfureci contra este lugar e não ficarei calmo. 26 Mas ao rei de Judá, que os enviou para me consultar, eu, o SENHOR, o Deus de Israel, digo o seguinte: ‘Já que você prestou atenção ao que ouviu, 27 e seu coração mudou e se humilhou perante mim, rasgando seu vestido e chorando ao ouvir o que falei contra este lugar e os seus habitantes, que serão arrasados e amaldiçoados, eu também ouvi você. 28 Eu deixarei que morra em paz e o juntarei com os seus antepassados. Não verá a desgraça que irei trazer sobre este lugar e sobre seus habitantes’”.
E eles levaram essa resposta ao rei.
29 O rei Josias mandou chamar todos os líderes de Judá e Jerusalém, convocando-os a uma reunião. 30 Então o rei foi ao templo do SENHOR com todo o povo de Judá, os habitantes de Jerusalém, os sacerdotes, os levitas e todo o povo, desde o menos até o mais importante. Ali o rei leu em voz alta o livro da aliança, que havia sido encontrado no templo do SENHOR. 31 Depois o rei, que estava de pé perto da coluna real, fez uma aliança com o SENHOR, se comprometendo a seguir o SENHOR e obedecer aos seus mandamentos, à aliança e as suas condições. Disse que, com todo o coração e alma, cumpriria a aliança que estava escrita no livro. 32 Depois fez com que todos os que se encontravam em Jerusalém e em Benjamim se comprometessem também a cumpri-la. E assim os habitantes de Jerusalém se comprometeram a viver conforme a aliança com Deus, o Deus dos seus antepassados. 33 Josias proibiu todos os costumes horríveis que havia em todo o território dos israelitas e a todos os que se encontravam em Israel os fez servir ao SENHOR, seu Deus. Durante a vida de Josias não deixaram de seguir o SENHOR, Deus dos seus antepassados.
10 Lembranças a Apeles, que foi provado e mostrou que realmente amava a Cristo.
Lembranças a todos os que são da família de Aristóbulo.
11 Lembranças a meu parente Herodião.
Lembranças a todos os que são da família de Narciso, que pertencem ao Senhor.
12 Lembranças a Trifena e Trifosa, que trabalham muito para o Senhor.
Lembranças a minha querida amiga Pérside, que muito trabalhou também.
13 Lembranças a Rufo, que é uma pessoa muito especial no Senhor, e à mãe dele, que tem sido como uma verdadeira mãe para mim.
14 Lembranças a Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e aos irmãos que se reúnem com eles.
15 Lembranças a Filólogo e Júlia; a Nereu e a sua irmã; a Olimpas e a todos os do povo de Deus que se reúnem com eles.
16 Cumprimentem-se com um beijo santo. Todas as igrejas que pertencem a Cristo mandam lembranças.
17 Irmãos, peço-lhes que tenham cautela com aquelas pessoas que provocam divisões e que perturbam a fé dos outros. Elas são contra o ensino verdadeiro que vocês aprenderam. Afastem-se delas, 18 porque essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas servem somente ao seu próprio ventre. Com palavras suaves e com bajulação, enganam as mentes daqueles que não sabem o que é o mal. 19 Todos os irmãos ouviram falar da obediência de vocês e por isso me alegro por causa de vocês. Porém, quero que sejam sábios naquilo que é bom e que sejam inocentes naquilo que é mau.
20 Deus, que traz a paz, brevemente vencerá a Satanás e lhes dará poder sobre ele.
Que a graça do nosso Senhor Jesus esteja com vocês.[a]
21 Timóteo, que está trabalhando comigo, manda lembranças. Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes, também mandam lembranças.
22 Eu, Tércio, que estou escrevendo esta carta de Paulo, mando lembranças no Senhor.
23 Gaio, que abre as portas de sua casa para mim e para toda a igreja, manda lembranças a todos. Erasto, tesoureiro da cidade, e o nosso irmão Quarto também mandam lembranças. 24 [b]
25 Glória a Deus! É Deus quem pode fazer a vocês fortes na fé por meio das Boas Novas que eu anuncio, a mensagem a respeito de Jesus Cristo. Essa mensagem é a verdade espiritual que estava escondida antigamente, mas que agora foi revelada. 26 Ela foi revelada por meio daquilo que os profetas escreveram e, pelo comando do Deus eterno, se tornou conhecida de todas as nações, para que todos creiam e obedeçam.
27 Ao Deus único e sábio seja dada glória para sempre por meio de Jesus Cristo! Amém.[c]
Oração da pessoa inocente
Salmo de Davi.
26 SENHOR, julgue-me,
veja que tenho vivido com honestidade;
SENHOR, veja que sempre confiei no Senhor.
2 Examine os meus sentimentos, SENHOR,
ponha à prova os meus pensamentos mais profundos.
3 Nunca me esqueço do seu amor
e sou fiel em todos os meus passos.
4 Não me junto com os que procuram fazer mal;
não gosto de gente hipócrita.
5 Detesto e evito a companhia dos perversos
e não me junto aos criminosos.
6 SENHOR, lavo as mãos para declarar que sou inocente,
para me aproximar do seu altar.
7 Canto hinos de gratidão
e conto a todos os seus atos maravilhosos.
8 Ó SENHOR, eu amo estar em sua casa,
no lugar que está cheio da sua glória.
9 Não me dê o castigo dos pecadores,
nem tire a minha vida quando o Senhor castigar os maus.
10 Eles estão sempre planejando fazer mal aos outros,
sempre enganando as pessoas.
11 Mas eu levo uma vida honrada.
Por isso, peço que tenha compaixão de mim e me salve.
12 Estou salvo de todo perigo
quando o louvo, ó SENHOR, no meio de toda a assembleia.
19 Quem fala mal dos outros não merece confiança,
não queira ser amigo de quem fala demais.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International