Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NLT. Switch to the NLT to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
2 Crônicas 35-36

Josias celebra a Páscoa

35 Josias celebrou a Páscoa em honra ao SENHOR em Jerusalém. Sacrificaram os cordeiros da Páscoa no dia catorze do primeiro mês. Josias deu aos sacerdotes suas respectivas funções e os animou a se dedicarem ao serviço do templo do SENHOR. Disse o seguinte aos levitas, que eram os encarregados de ensinar a todos os israelitas e que estavam consagrados ao SENHOR:

—Ponham a arca sagrada no templo que construiu Salomão, filho de Davi, rei de Israel, para que já não tenham que carregá-la nos ombros. Agora dediquem-se a servir ao SENHOR, seu Deus, e a seu povo Israel. Organizem-se em turnos, de acordo com suas famílias, de acordo com o que foi escrito por Davi, rei de Israel, e por seu filho, o rei Salomão. Tomem seus lugares no templo por divisões, conforme suas famílias, como representantes dos outros grupos familiares dos seus irmãos israelitas, de tal maneira que a cada grupo familiar do povo lhe corresponda um grupo familiar dos levitas. Sacrifiquem os cordeiros da Páscoa, consagrem-se e prepararem tudo para que seus irmãos possam cumprir o que o SENHOR ordenou por meio de Moisés.

Josias deu animais do seu próprio gado à gente do povo que se encontrava ali para que pudessem celebrar a Páscoa. Entre cordeiros e cabritos, deu uns 30.000 e deu também 3.000 bois. Também os chefes, voluntariamente, fizeram doação ao povo, aos sacerdotes e aos levitas. Hilquias, Zacarias e Jeiel, ministros do templo de Deus, deram 2.600 ovelhas e 300 bois aos sacerdotes para celebrarem a Páscoa. Conanias e seus irmãos Semaías e Natanael, Hasabias, Jeiel e Jozabade, líderes dos levitas, entregaram aos levitas 5.000 ovelhas e 500 bois para celebrar a Páscoa.

10 Quando tudo já estava pronto para a celebração, os sacerdotes tomaram seus lugares e os levitas se organizaram segundo seus turnos, de acordo com o ordenado pelo rei. 11 Sacrificaram os animais para a Páscoa e, enquanto faziam isso, os sacerdotes aspergiram o sangue que lhes entregavam os levitas e também os levitas tiravam a pele dos animais. 12 Depois repartiram os sacrifícios que devem ser queimados completamente para cada divisão dos grupos familiares do povo, para que os oferecessem ao SENHOR, assim como manda o livro de Moisés, e fizeram a mesma coisa com os bois. 13 Assaram os animais no fogo de acordo com a ordem. Cozinharam as partes sagradas em potes, caldeirões e panelas. 14 Depois os levitas prepararam o que correspondia a eles e aos sacerdotes. Pois os sacerdotes, descendentes de Arão, estiveram ocupados até ao anoitecer oferecendo os sacrifícios que devem ser queimados completamente e a gordura. 15 Os cantores descendentes de Asafe estavam também em seus postos, segundo o ordenado por Davi, Hemã e Jedutum, vidente do rei. Os porteiros estiveram em suas respectivas portas; nenhum deles teve que abandonar seu posto, porque seus companheiros, os levitas, prepararam a parte que correspondia a eles.

16 Assim se organizou naquele dia todo o serviço ao SENHOR para celebrar a Páscoa e oferecer no altar do SENHOR os sacrifícios que devem ser queimados completamente, como o rei Josias havia ordenado. 17 Nessa ocasião, os israelitas que se encontravam em Jerusalém celebraram a Páscoa e a festa dos Pães sem Fermento durante sete dias. 18 Não se havia celebrado a Páscoa dessa maneira desde os tempos do profeta Samuel. Jamais rei algum de Israel celebrou a Páscoa como foi feito por Josias, os sacerdotes e levitas, e todo o povo de Judá e Israel que se encontrava ali com os habitantes de Jerusalém. 19 Esta Páscoa foi celebrada no ano dezoito do reinado de Josias.

A morte de Josias

20 Depois de tudo isto, quando Josias já havia reparado o templo, Neco, rei do Egito, saiu para a batalha de Carquemis, junto ao Eufrates, mas Josias saiu ao seu encontro. 21 O rei do Egito mandou esta mensagem:

“Que tenho eu com você, rei de Judá? Minha briga não é com você, mas hoje vou contra o reino do qual estou em guerra. Deus disse que me apressasse, portanto não se coloque contra Deus, que está do meu lado, para que não o destrua”.

22 Mesmo assim, Josias não fez caso da advertência que Deus lhe deu por meio de Neco. Ele se disfarçou e foi ao vale de Megido para combater contra Neco. 23 Os arqueiros atingiram o rei Josias e ele disse aos seus servos:

—Retirem-me daqui, pois estou gravemente ferido.

24 Seus servos o colocaram em outro carro e o levaram para Jerusalém, onde morreu. O sepultaram no túmulo dos seus antepassados e todo Judá e Jerusalém choraram sua morte. 25 Jeremias compôs um canto de lamento em honra a Josias por sua morte. Até o dia de hoje todos os cantores e cantoras mencionam Josias em suas canções fúnebres. Essas canções tornaram-se populares em Israel e estão escritas em O livro de lamentos.

26 Todas as outras coisas que Josias fez e o amor fiel que mostrou conforme o que está escrito na lei do SENHOR, 27 e os seus feitos, do princípio ao fim, estão escritos em As Crônicas dos Reis de Israel e de Judá.

Jeoacaz, rei de Judá

36 Então as pessoas do povo tomaram a Jeoacaz, filho de Josias, para consagrá-lo. Depois disso fizeram com que fosse rei em Jerusalém, em lugar do seu pai. Jeoacaz tinha vinte e três anos quando começou a reinar, e governou durante três meses em Jerusalém. O rei do Egito o destronou em Jerusalém e impôs a Judá um tributo de 3.300 quilos[a] de prata e 33 quilos de ouro. Depois nomeou Eliaquim, irmão de Jeoacaz, como o rei de Judá e de Jerusalém e mudou seu nome para Jeoaquim. A Jeoacaz fez prisioneiro e o levou para o Egito.

Jeoaquim, rei de Judá

Jeoaquim tinha vinte e cinco anos quando começou seu reinado, e governou durante onze anos em Jerusalém, mas fez o que era mau perante o SENHOR, seu Deus. Devido a isso, Nabucodonosor, rei da Babilônia, o atacou e o levou prisioneiro com correntes de bronze até a Babilônia. Nabucodonosor levou para a Babilônia parte dos objetos do templo do SENHOR e os colocou no seu templo na Babilônia.

Todas as outras coisas que Joaquim fez, as coisas horríveis e como Deus o julgou[b], estão escritos em As Crônicas dos Reis de Israel e de Judá. Seu filho Joaquim reinou no seu lugar.

Joaquim, rei de Judá

Joaquim tinha dezoito anos quando começou a reinar, e governou três meses e dez dias em Jerusalém. Fez o que não agradava ao SENHOR. 10 Por volta de um ano, o rei Nabucodonosor ordenou que o levassem para a Babilônia junto com os objetos mais valiosos do templo do SENHOR e colocou ao seu irmão Zedequias como rei de Judá e Jerusalém.

Zedequias, rei de Judá

11 Zedequias tinha vinte e um anos quando começou a reinar, e governou onze anos em Jerusalém. 12 Zedequias fez o que não agradava ao SENHOR, seu Deus. Não se humilhou perante o profeta Jeremias quando lhe falava da parte do SENHOR.

A destruição de Jerusalém

13 Zedequias chegou até a rebelar-se contra o rei Nabucodonosor, embora ele o tinha feito jurar por Deus que seria leal a ele. Se tornou muito duro, endureceu seu coração e não quis voltar ao SENHOR, Deus de Israel.

14 Também todos os líderes dos sacerdotes e o povo aumentaram sua infidelidade, pois cometeram os mesmos pecados horríveis das nações vizinhas e contaminaram o templo do SENHOR, que ele havia consagrado em Jerusalém. 15 O SENHOR, Deus dos seus antepassados, lhes enviava constantemente advertências através de seus mensageiros porque tinha compaixão do seu povo e do lugar onde ele morava, 16 mas eles zombavam dos mensageiros de Deus, desprezavam suas mensagens e zombavam dos seus profetas, até que finalmente o SENHOR descarregou sua ira contra seu povo e já não teve remédio.

17 Então Deus lançou contra eles o rei dos babilônios, que matou à espada seus jovens no próprio templo. Não teve compaixão dos jovens nem das mulheres nem dos líderes nem dos enfermos. Deus entregou a todos nas suas mãos. 18 Nabucodonosor levou todos os objetos do templo de Deus, grandes e pequenos, os tesouros do templo do SENHOR, os tesouros do palácio real e dos seus oficiais; levou tudo para a Babilônia. 19 Ordenou que incendiassem o templo de Deus, derrubou a muralha de Jerusalém e colocou fogo em todos os palácios e destruiu tudo o que era de valor. 20 Nabucodonosor deportou para a Babilônia aqueles que se salvaram da matança e ali os tornou em seus escravos e de seus filhos até que se fundou o império persa, 21 cumprindo assim a profecia do SENHOR por meio de Jeremias. Dessa maneira a terra desfrutou de descanso o tempo todo que esteve em ruínas, até que se completaram setenta anos.

22 No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, o SENHOR fez com que Ciro proclamasse um decreto. Ciro o fez circular por escrito em todo o seu reino. Isto aconteceu para que se cumprisse a profecia que o SENHOR tinha anunciado a Jeremias. O decreto era este:

23 “Eu, Ciro, rei da Pérsia, decreto que o SENHOR, Deus do céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de construir um templo em Jerusalém, que está no território de Judá. Portanto, todo aquele que pertencer ao povo de Deus, que o SENHOR, seu Deus, o acompanhe e que vá para lá”.

1 Coríntios 1:1-17

Introdução

De Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus[a] pela vontade de Deus, e também de Sóstenes, o nosso irmão em Cristo.

Para a igreja de Deus em Corinto: aos consagrados em Cristo Jesus, chamados para ser o povo santo de Deus; e também para todos os que, por toda parte, confiam em[b] Cristo Jesus, Senhor deles e nosso.

Que Deus, nosso Pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes deem graça e paz.

Paulo agradece a Deus

Agradeço sempre ao meu Deus por causa da graça que ele mostrou ter para com vocês em Cristo Jesus. Em Jesus vocês foram enriquecidos em tudo: tanto no que dizem como no que sabem. Tudo o que nós testemunhamos a respeito de Cristo foi confirmado entre vocês. Portanto, não lhes falta nenhuma capacidade espiritual enquanto esperam a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus vai guardá-los firmes até ao fim, para que não tenham nenhuma culpa no dia em que ele voltar. Deus cumpre o que promete e foi ele quem os chamou para poderem participar na vida do seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor.

Divisões na igreja

10 Peço-lhes, irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejam de acordo uns com os outros e que entre vocês não haja divisões. Peço-lhes que sejam completamente unidos, tendo o mesmo pensamento e o mesmo propósito. 11 Meus irmãos, algumas pessoas da família de Cloe me contaram que há brigas entre vocês. 12 Quando eu falo de brigas, eu estou me referindo ao fato de cada um de vocês dizer: “Eu sou de Paulo”, “Eu sou de Apolo”, “Eu sou de Pedro[c]”, “Eu sou de Cristo”. 13 Por acaso Cristo está dividido? Foi Paulo quem morreu na cruz por vocês? Foi em nome de Paulo que vocês foram batizados? Não! 14 Agradeço a Deus por não ter batizado nenhum de vocês, a não ser Crispo e Gaio. 15 Agradeço a Deus porque agora ninguém pode dizer que foi batizado em meu nome. 16 (Batizei também a família de Estéfanas, mas não me lembro se batizei mais alguém.) 17 Cristo não me enviou para estar batizando. Ele me enviou para estar anunciando as Boas Novas, mas sem usar palavras de sabedoria humana, para que a cruz[d] de Cristo não perca o seu poder.

Salmos 27:1-6

O SENHOR cuida de mim

Salmo de Davi.

27 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação,
    de quem terei medo?
O SENHOR defende a minha vida,
    quem me fará tremer?
Ainda que os maus me ataquem
    e queiram me matar,
ainda que eles, os meus inimigos, venham contra mim,
    serão eles que vão tropeçar e cair.
Não terei medo mesmo que um exército me cerque,
    confiarei em Deus mesmo que declarem guerra contra mim.

Só uma coisa pedi ao SENHOR;
    isto é o que mais quero:
viver na casa do SENHOR
    todos os dias da minha vida,
para ter uma visão da glória do SENHOR
    e falar com ele no seu templo.

Ele me protegerá nos dias de perigo,
    ele me esconderá em sua casa.
Ele me colocará no alto de uma rocha,
    onde ninguém poderá chegar.
O SENHOR me ajudará a vencer os inimigos que me cercam.
    Eu oferecerei alegre sacrifícios no seu templo com cânticos de louvor.

Provérbios 20:20-21

20 Se alguém amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe,
    morrerá da pior forma possível.
21 A herança obtida com ganância no princípio,
    não tem a bênção divina no fim.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International