The Daily Audio Bible
Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.
O povo confessa os seus pecados
10 Enquanto Esdras orava, fazia essa confissão e chorava postrado diante do templo de Deus, um grande grupo de homens, mulheres e crianças israelitas reuniram-se ao seu redor. Eles também choravam amargamente. 2 Então Secanias (filho de Jeiel, um dos descendentes de Elão) disse a Esdras:
—Não temos sido fiéis ao nosso Deus porque temos nos casado com pessoas dos povos vizinhos. Mas ainda assim há esperança para Israel. 3 Agora façamos uma aliança diante do nosso Deus para expulsar todas essas mulheres e os seus filhos. Assim seguiremos o seu conselho e o das pessoas que respeitam as leis do nosso Deus. 4 Fique em pé, Esdras! Embora isto seja responsabilidade sua, nós o apoiaremos. Seja valente e faça isso!
5 Então Esdras se levantou. Fez jurar aos chefes dos sacerdotes, aos levitas e a todos os israelitas que cumpririam o que tinham proposto. Todos concordaram e fizeram a promessa. 6 Então Esdras se afastou da casa de Deus e foi para o quarto de Joanã (filho de Eliasibe). Ali passou a noite[a] sem comer nem beber nada. Ficou muito triste porque os que tinham voltado do desterro eram infiéis a Deus. 7 Depois enviou uma mensagem para Judá e Jerusalém. A mensagem dizia que todos os judeus que tinham voltado do cativeiro deviam se reunir em Jerusalém. 8 Os altos ministros e os líderes decidiram que a pessoa que não chegasse a Jerusalém num período de três dias teria que renunciar às suas propriedades e não pertenceria mais à comunidade dos que tinham voltado do exílio.
9 Portanto em três dias todos os homens de Judá e Benjamim reuniram-se em Jerusalém. No vigésimo dia do nono mês[b] todo os homens se reuniu no pátio do templo. Por causa dessa questão e da forte chuva que caía nesse momento, o povo tremia. 10 Então o sacerdote Esdras se pôs de pé e disse:
—Vocês não foram fiéis a Deus ao se casarem com mulheres estrangeiras. Fazendo isso vocês tornaram o povo de Israel mais culpado. 11 Agora, vocês devem confessar ao SENHOR, o Deus dos seus antepassados, que pecaram. Façam o que agrada a Deus, e fiquem longe das pessoas que vivem ao seu redor e das mulheres estrangeiras.
12 Então todo o grupo que se reuniu respondeu a Esdras:
—Muito bem, faremos o que disse. 13 Mas há muitas pessoas aqui e estamos na época mais chuvosa do ano, portanto não podemos permanecer fora. Este problema não pode ser resolvido em um ou dois dias porque somos muitos os que temos cometido este pecado. 14 Permita que nossos líderes decidam por todo o grupo que está aqui. A seguir todos aqueles que estiverem casados com mulheres estrangeiras deverão vir até Jerusalém em uma hora determinada. Deixe-os vir com os líderes e juízes dos seus povos. Então Deus deixará de estar irritado conosco.
15 Só uns poucos homens se opunham a este plano: Jônatas (filho de Asael), Jaseías (filho de Ticvá), Mesulão e Sabetai (o levita). 16 Assim os que tinham voltado do cativeiro aceitaram o plano. O sacerdote Esdras escolheu um chefe de família de cada clã. No primeiro dia do décimo mês[c] os homens escolhidos começaram a estudar cada um dos casos. 17 Aproximadamente no primeiro dia do primeiro mês[d] acabaram de discutir os casos de todos os homens que tinham se casado com mulheres estrangeiras.
A lista dos que tinham se casado com mulheres estrangeiras
18 Estes são os nomes dos descendentes dos sacerdotes que se casaram com mulheres estrangeiras:
Dos irmãos e descendentes de Jesua (filho de Jozadaque): Maaseias, Eliézer, Jaribe e Gedalias. 19 Todos eles prometeram se divorciar das suas esposas e ofereceram um carneiro do rebanho pelo seu pecado.
20 Dos descendentes de Imer: Hanani e Zebadias.
21 Dos descendentes de Harim: Maaseias, Elias, Semaías, Jeiel e Uzias.
22 Dos descendentes de Pasur: Elioenai, Maaseias, Ismael, Natanael, Jozabade e Eleasa.
23 Dos levitas:
Jozabade, Simei, Quelaías (também chamado Quelita), Petaías, Judá e Eliézer.
24 Dos cantores: Eliasibe.
Dos guardas: Salum, Télem e Uri.
25 Dos outros israelitas:
Dos descendentes de Parós: Ramias, Jezias, Malquias, Miamim, Eleazar, Malquias e Benaia.
26 Dos descendentes de Elão: Matanias, Zacarias, Jeiel, Abdi, Jeremote e Elias.
27 Dos descendentes de Zatu: Elioenai, Eliasibe, Matanias, Jeremote, Zabade e Aziza.
28 Dos descendentes de Bebai: Joanã, Hananias, Zabai e Atlai.
29 Dos descendentes de Bani: Mesulão, Maluque, Adaías, Jasube, Seal e Jeremote.
30 Dos descendentes de Paate-Moabe: Adna, Quelal, Benaia, Maaseias, Matanias, Bezalel, Binui e Manassés.
31 Dos descendentes de Harim: Eliézer, Issias, Malquias, Semaías, Simeão, 32 Benjamim, Maluque e Semarias.
33 Dos descendentes de Hasum: Matenai, Matatá, Zabade, Elifelete, Jeremai, Manassés e Simei.
34 Dos descendentes de Bani: Maadai, Anrão, Uel, 35 Benaia, Bedias, Queluí, 36 Vanias, Meremote, Eliasibe, 37 Matanias, Matenai e Jaasai.
38 Dos descendentes de Binui: Simei, 39 Selemias, Natã, Adaías, 40 Macnadebai, Sasai, Sarai, 41 Azareel, Selemias, Semarias, 42 Salum, Amarias e José.
43 Dos descendentes de Nebo: Jeiel, Matitias, Zabade, Zebina, Jadai, Joel e Benaia.
44 Todos esses homens tinham se casado com mulheres estrangeiras e alguns deles tinham filhos com essas mulheres.
Julgando problemas entre cristãos
6 Quando algum de vocês tem uma queixa contra um irmão ou uma irmã na fé, por que vai a juízes que não são do povo de Deus? Por que não deixa o povo de Deus decidir quem tem razão? 2 Vocês não sabem que o povo de Deus vai julgar esta sociedade injusta? E se vocês vão julgar esta sociedade injusta, não são por acaso capazes de julgar sequer estes processos judiciais? 3 Não sabem que julgaremos até os anjos? Quanto mais, então, os assuntos do dia a dia! 4 Entretanto, quando vocês têm desacordos para serem julgados, por que vocês levam estas coisas para homens que não têm nenhuma aceitação na igreja? 5 Digo isto para deixar vocês envergonhados. Será que não há pelo menos um entre vocês, que tenha bastante sabedoria para julgar desacordos entre irmãos? 6 Mas um irmão leva ao tribunal outro irmão, e vocês deixam que pessoas que não acreditam em Cristo os julguem!
7 Só o fato de haver processos entre irmãos, já é completa derrota para vocês. Não seria melhor vocês sofrerem a injustiça? Não seria melhor vocês se deixarem roubar? 8 Mas vocês mesmos cometem injustiça ao roubar uns aos outros, e fazem isto aos próprios irmãos em Cristo!
9-10 Vocês não sabem que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não se enganem! Nem os que são sexualmente imorais, nem os adoradores de falsos deuses, nem os adúlteros, nem os homens promíscuos, nem os abusadores sexuais, nem os que roubam, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os que falam mal dos outros, nem os enganadores vão herdar o reino de Deus. 11 Assim eram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, dedicados ao serviço de Deus, e declarados justos diante de Deus, em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus.
Usem o corpo de vocês para a glória de Deus
12 “Posso fazer todas as coisas que eu quiser”, mas nem todas são boas para mim. “Posso fazer todas as coisas que eu quiser”, mas não me deixarei dominar por nenhuma delas. 13 É verdade que: “Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos”. Mas Deus vai destruir os dois. Porém o corpo não é para a imoralidade sexual. O corpo é para o Senhor e o Senhor é para o corpo[a]. 14 Deus ressuscitou ao Senhor e também nos ressuscitará pelo seu poder. 15 Vocês não sabem que os seus corpos são partes do corpo de Cristo? Por acaso eu vou pegar as partes do corpo de Cristo e uni-las a uma prostituta? De maneira nenhuma! 16 Ou vocês não sabem que o homem que se une a uma prostituta forma um só corpo com ela? As Escrituras dizem: “Eles se tornarão um só corpo”.(A) 17 Mas aquele que se une ao Senhor, é um com o Senhor em espírito.
18 Fujam da imoralidade sexual! Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer, é fora do corpo. Mas aquele que comete imoralidade sexual, peca contra o próprio corpo. 19 Vocês não sabem que os seus corpos são templos[b] do Espírito Santo, o qual está em vocês e foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos! 20 Vocês foram comprados por um preço, portanto deem glória a Deus com seus corpos.
9 SENHOR, tenha compaixão de mim,
estou desesperado.
Os meus olhos estão cansados de tanto chorar,
me dói todo o corpo.
10 A minha vida está cheia de tristeza,
passo o tempo me queixando.
As minhas aflições me tornam fraco,
e o meu corpo já não aguenta mais.
11 Os meus inimigos me desprezam e os meus vizinhos também.
Os meus parentes têm medo de mim;
fogem de mim quando me encontram na rua.
12 Todos se esqueceram de mim,
é como se eu tivesse morrido,
ou como se fosse um prato quebrado.
13 Escuto o que dizem em voz baixa contra mim,
e sinto uma angústia terrível.
Juntam-se, fazem planos contra mim,
querem me matar.
14 Mas eu confio no SENHOR,
e digo: “O Senhor é o meu Deus”.
15 A minha vida está nas suas mãos;
salve-me dos meus inimigos e daqueles que me perseguem.
16 Por favor, receba-me bem porque sou seu servo.
Salve-me pelo seu amor.
17 SENHOR, pedi que me ajudasse
e sei que vai me ajudar.
Mas os maus ficarão envergonhados
e descerão em silêncio para a sepultura.
18 Que sejam silenciados os lábios mentirosos,
os lábios que desafiam os justos, com arrogância e desprezo.
3 Fazer o que é bom e justo agrada mais ao SENHOR
do que oferecer sacrifícios.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International