Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Neemias 8:1-9:21

Esdras lê a lei

Todo o povo de Israel se reuniu na praça diante da porta das Águas. Eles pediram ao mestre Esdras que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o SENHOR tinha entregue ao povo de Israel para que o obedecesse. Então o sacerdote Esdras levou o Livro da Lei perante a multidão, que estava composta por homens e mulheres capazes de ouvir e entender. Era o primeiro dia[a] do sétimo mês do ano. Desde o amanhecer até o meio-dia, Esdras leu o Livro da Lei na praça diante da porta das Águas. Todos os homens e mulheres que estavam escutando prestaram muita atenção à leitura do livro.

O mestre Esdras se posicionou numa torre de madeira feita especialmente para a ocasião. À sua direita estavam Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaseias. Ao seu lado esquerdo estavam Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão. Esdras abriu o livro diante dos olhos de todos, já que ele estava em pé sobre uma torre. Quando abriu o livro, todos se levantaram. Esdras abençoou ao SENHOR, o grande Deus e todos com as mãos levantantadas responderam:

—Assim seja, assim seja.

Todos se prostraram rosto em terra e louvaram ao SENHOR.

Os levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaseias, Quelita, Azarias, Jozabede, Hanã e Pelaías ensinaram a lei ao povo, que permanecia em pé junto deles. Eles leram o Livro da Lei de Deus e explicaram parte por parte o seu significado para que todos pudessem entender. O governador Neemias, o sacerdote e mestre Esdras, e os levitas que estavam ensinando disseram a todos:

—Este dia é sagrado[b] para o SENHOR, seu Deus. Não chorem nem estejam tristes.

Falavam isto porque todo o povo chorava ouvindo as palavras de Deus na lei. 10 Esdras lhes disse:

—Vão, comam a ceia, bebam vinho doce e deem uma parte àqueles que não têm nada preparado, porque este dia é sagrado para nosso SENHOR. Não estejam tristes porque a alegria no SENHOR é a sua força.

11 Os levitas ajudavam ao povo a se acalmar dizendo:

—Fiquem calmos, este dia é sagrado, não se entristeçam.

12 Então todos foram comer, beber, compartilhar a comida e celebrar com muita alegria porque tinham entendido as palavras que tinham lhes sido explicado.

A festa das Tendas

13 No segundo dia do mês[c], os chefes de todas as famílias, os sacerdotes e os levitas se reuniram com o mestre Esdras para estudar as palavras da lei. 14 Encontraram escrito na lei o que o SENHOR ordenou por meio de Moisés: que os israelitas deviam viver em tendas durante a festa do sétimo mês[d]. 15 Além disso deviam ir por todos os povos e por Jerusalém dizendo:

—Saiam ao monte e tragam ramos de oliveira, de murta, de palmeiras e de qualquer árvore para fazer as suas tendas assim como o ordena a lei.

16 Então o povo saiu e trouxe ramos para fazer tendas nos terraços, nos pátios das casas, nos pátios do templo, na praça próxima à porta das Águas e à porta de Efraim. 17 Todo o grupo de pessoas que tinha voltado do cativeiro fez tendas e acampou ali. Desde o tempo de Josué, filho de Num, até esse dia, o povo de Israel não tinha celebrado a festa das Tendas dessa maneira. Sua alegria foi imensa.

18 Esdras leu o Livro da Lei de Deus desde o primeiro até o último dia da festa. Eles celebraram o festival durante sete dias e no oitavo dia houve uma cerimônia, como o mandava a lei.

O povo de Israel confessa os seus pecados

No dia vinte e quatro do mesmo mês, o povo de Israel se reuniu para jejuar. Eles se vestiram com roupas ásperas e puseram pó sobre suas cabeças. Os descendentes de Israel se separaram de todos os estrangeiros, se levantaram e confessaram os seus pecados e os dos seus antepassados. Ficaram ali por três horas lendo o Livro da Lei do SENHOR, seu Deus, e outras três horas mais confessando os seus pecados e louvando ao SENHOR, seu Deus. Então Jesua subiu à plataforma dos levitas junto com Bani, Cadmiel, Sebanias, Buni, Serebias, Bani e Quenani e chamaram em voz alta ao SENHOR, seu Deus. Depois Jesua, Cadmiel, Bani, Hasabneias, Serebias, Hodias, Sebanias e Petaías disseram:

“Levantem e louvem ao SENHOR, seu Deus!
    Bendito seja para sempre.
Louvado seja seu glorioso nome,
    ainda que todas as bênçãos e louvores não sejam suficientes.

“Só o SENHOR é Deus.
    O Senhor criou as estrelas[e], a terra
    e tudo o que há nela;
fez o mar
    e tudo o que há neles.
O Senhor deu vida a tudo,
    e todos os anjos do céu o adoram.

“O SENHOR é
    o Deus que escolheu a Abrão,
o tirou de Caldeia, na Babilônia,
    e o chamou de Abraão.
O Senhor viu que ele era fiel ao Senhor
    e por isso fez uma aliança com ele.
Prometeu dar aos seus descendentes
    a terra dos cananeus, dos heteus,
dos amorreus, dos ferezeus,
    dos jebuseus e dos girgaseus.
O Senhor foi fiel a sua promessa
    porque é justo.

“O Senhor viu o sofrimento dos nossos antepassados no Egito
    e ouviu os seus lamentos no mar Vermelho.
10 O Senhor fez sinais e milagres
    contra o faraó, seus ministros
    e todas as pessoas dessa terra,
porque sabia que eles maltratavam
    o nosso povo.
Assim o Senhor se tornou famoso
    e ainda continua sendo.
11 O Senhor dividiu o mar Vermelho diante deles
    para que pudessem passar andando
    no meio das águas, sobre terra seca.
Lançou ao mar os soldados egípcios que os perseguiam,
    e afundaram-se como uma rocha
    no meio das águas.
12 O Senhor guiou o seu povo com uma nuvem durante o dia
    e com uma coluna de fogo durante a noite
    para iluminar o caminho que deveriam seguir.

13 “O Senhor desceu ao monte Sinai
    e lhes falou desde o céu.
Deu a eles regras justas, ensinamentos verdadeiros,
    ordens boas e mandamentos.
14 Falou com eles sobre o seu dia de descanso:
    o sábado.
Usou o seu servo Moisés
    para lhes dar as ordens, mandamentos e leis.

15 “Deus os alimentou do céu
    para acalmar a sua fome,
e tirou água de uma rocha
    para acalmar a sua sede.
Disse a eles que fossem e ocupassem
    a terra que tinha lhes prometido.

16 “Mas nossos antepassados atuaram com arrogância.
    Foram teimosos e não obedeceram às suas ordens.
17 Se negaram a ouvir
    e se esqueceram dos milagres
    que tinha feito diante deles.
Foram teimosos e decidiram voltar para o Egito
    e se tornar de novo escravos.
Mas o Senhor é um Deus que perdoa.
    Ele é compassivo e misericordioso,
não se ira com facilidade e está cheio de amor fiel
    e por isso não os abandonou.

18 “O Senhor não os abandonou nem sequer quando fizeram
    com metal uma imagem de um bezerro
e disseram que esse era o deus
    que os tinha tirado do Egito.
Quando o ofenderam tanto,
19     não os abandonou no meio do deserto,
    por causa da sua grande bondade.
A nuvem não deixou de guiá-los de dia
e a coluna de fogo não deixou de iluminar o caminho
    que deveriam seguir de noite.

20 “Deus deu a eles seu bom Espírito para que lhes ensinasse.
    Também deu a eles seu maná para acalmar a sua fome
    e água para acalmar a sua sede.
21 Ele cuidou deles durante quarenta anos no deserto
    e ali não lhes faltou nada.
As suas roupas não se gastaram
    e os seus pés não se incharam.

1 Coríntios 9:1-18

Direitos e deveres de um apóstolo

Não sou eu livre? Não sou um apóstolo? Não vi a Jesus, nosso Senhor? Por acaso vocês não são frutos do meu trabalho no Senhor? Outros podem não me reconhecer como apóstolo, mas vocês bem sabem que eu o sou. Vocês são a prova que eu sou um apóstolo do Senhor.

A minha defesa contra aqueles que me interrogam é esta: Não temos nós o direito de comer e beber? Não temos o direito de levar conosco uma esposa cristã, como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor e Pedro? Ou será que somente Barnabé e eu temos que trabalhar para ganhar o nosso próprio sustento? Qual é o soldado que, estando no exército, tem que trabalhar para se sustentar? Quem é que planta uma vinha e não come das uvas? Ou quem é que toma conta de um rebanho e não bebe do seu leite?

Por acaso eu estou dizendo isto baseado em comparações humanas, ou a lei de Moisés não diz a mesma coisa? Pois a lei diz: “Não amarre a boca do boi quando ele estiver debulhando o trigo”.(A) Por acaso é com bois que Deus se preocupa? 10 Ou foi para o nosso bem que ele disse isso? Certamente que foi para o nosso bem que ele disse isso; pois tanto aquele que ara como aquele que debulha o trigo devem trabalhar com a esperança de receber a parte que lhes é devida. 11 Se nós semeamos entre vocês a semente espiritual, será demais se colhermos de vocês alguma coisa material? 12 Se outros têm o direito de receber alguma coisa de vocês, será que nós não temos muito mais direito do que eles? Entretanto nós não temos usado esse direito. Pelo contrário, suportamos tudo para não criarmos qualquer obstáculo para as Boas Novas de Cristo. 13 Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo recebem seu próprio alimento do templo, e aqueles que servem no altar recebem parte do que é oferecido no altar? 14 Da mesma maneira, o Senhor ordenou que aqueles que anunciam as Boas Novas devem receber seu sustento desse mesmo trabalho.

15 Mas eu não fiz uso daquilo a que tenho direito e nem estou escrevendo agora para receber alguma coisa de vocês. Pois prefiro morrer antes que alguém me tire esse orgulho que sinto. 16 Se eu anuncio as Boas Novas, não tenho do que me orgulhar, pois essa é minha obrigação. Ai de mim se não anunciar as Boas Novas! 17 Se eu anunciar por minha própria vontade, mereço uma recompensa. Mas, se a escolha não é minha e eu fui encarregado de anunciar as Boas Novas, 18 então qual é a minha recompensa? Esta é a minha recompensa: quando anuncio as Boas Novas, posso fazê-lo de graça. Desse modo não faço uso daquilo a que tenho direito: de ser pago pelo meu trabalho de anunciar as Boas Novas.

Salmos 33:12-22

12 Feliz é a nação que tem o SENHOR como seu Deus,
    feliz o povo que ele escolheu para ser dele.
13 O SENHOR olha para a terra do céu,
    ele vê toda a humanidade.
14 Do seu trono,
    ele observa os habitantes da terra.
15 Foi ele que formou a mente do ser humano,
    e vê tudo o que fazem.
16 O rei não se salva por causa dos muitos soldados que tem,
    nem os guerreiros ganham por causa da sua força.
17 Os cavalos não garantem a vitória,
    apesar da sua força, não são eles que livram da morte.
18 É o SENHOR que protege os fiéis.
    É ele que cuida daqueles que confiam no seu amor fiel.
19 Ele os salva da morte,
    dá vida a eles mesmo no tempo de fome.
20 Nós confiamos no SENHOR para nos ajudar,
    porque ele é o nosso apoio e o nosso protetor.
21 Ele é quem nos dá toda a alegria;
    confiamos nele, porque ele é verdadeiro.
22 SENHOR, que o seu amor fiel esteja conosco,
    pois confiamos no Senhor.

[a]

Provérbios 21:11-12

11 Castigue quem não tem respeito pelas pessoas
    e servirá de exemplo para todos.
Uma pequena repreensão
    é suficiente para o sábio aprender.
12 O Deus justo considera o que acontece na casa de quem não é justo
    e o condena à ruína.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International