The Daily Audio Bible
Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.
22 “Deus deu a eles reinos e nações,
terras distantes nas que moravam poucas pessoas.
Eles receberam as terras de Seom, rei de Hesbom
e de Ogue, rei de Basã.
23 O Senhor fez que os seus descendentes
fossem tão numerosos como as estrelas do céu.
Então os trouxe à terra
que prometeu aos seus antepassados.
24 As crianças entraram e ocuparam essa terra
e o Senhor humilhou os cananeus que moravam ali.
O Senhor deixou que os nossos antepassados fizessem o que quiseram
com os cananeus e com os seus reis.
25 Eles capturaram cidades fortes
e terras férteis.
Eles tomaram posse de casas cheias de coisas boas,
de poços já escavados,
de vinhas, de oliveiras
e de muitas árvores frutíferas.
Eles comeram até se fartarem e engordarem.
Eles desfrutaram da sua grande bondade.
26 “Mas eles foram desobedientes
e se revoltaram contra o Senhor.
Eles lançaram ao chão os seus ensinos.
Então mataram os seus profetas
que lhes tinham advertido que voltassem para o Senhor.
Eles o insultaram terrivelmente.
27 “Por isso o Senhor entregou o nosso povo
aos inimigos que os trataram muito mal.
Quando estavam em dificuldades,
gritaram pedindo a sua ajuda
e o Senhor os ouvia do céu.
Graças a sua grande bondade, o Senhor enviou salvadores
que os resgataram do poder dos seus inimigos.
28 Mas assim que se livravam dos seus inimigos,
voltavam a fazer o que o Senhor considera ser errado
e por isso os abandonou
e os deixou sob o poder dos seus inimigos
para que os governassem.
Mas quando lhe imploraram ajuda de novo,
o Senhor os ouviu do céu
e os resgatou graças a sua bondade.
29 O Senhor lhes advertiu que voltassem para a sua lei,
mas eles foram nécios
e não obedeceram às suas ordens.
Eles violaram as suas leis,
que são as que dão vida a quem as obedecem.
Eles foram teimosos
e desobedientes.
30 “O Senhor foi paciente com eles durante muitos anos
e lhes advertiu por meio do seu Espírito, por meio dos seus profetas.
Mas eles não ouviram,
portanto o Senhor os entregou às nações.
31 Mas graças à sua bondade,
não os destruiu completamente
e não os abandonou
porque o Senhor é um Deus bom e compassivo.
32 “Nosso Deus, grande Deus,
Deus poderoso e assombroso, bom e leal,
O Senhor que cumpre as suas promessas,
não ignore todo o sofrimento
que nós temos passado,
nossos reis, nossos líderes,
nossos sacerdotes e todo seu povo
desde os tempos dos reis da Assíria até hoje.
33 O Senhor foi justo em fazer que nos acontecesse
tudo o que nos aconteceu.
O Senhor tinha razão,
nós estávamos errados.
34 Nossos reis, líderes, sacerdotes e antepassados
se esqueceram da sua lei.
Eles não prestaram atenção aos seus mandamentos
nem às advertências que lhes deu.
35 Não se dedicaram a servi-lo,
nem sequer quando governavam,
e desfrutavam de toda a prosperidade
e da terra grande e fértil que lhes deu.
Não o serviram nem se afastaram do mal.
36 “Olhe, hoje somos escravos.
Sim, somos escravos na mesma terra
que deu para os nossos antepassados,
para que comessem dos seus frutos
e desfrutassem de todas as suas coisas boas.
37 Todas as colheitas desta terra pertencem aos reis
debaixo dos quais nos colocou por nossos pecados.
Eles governam a nós e aos nossos animais
e fazem o que querem conosco.
Por isso sofremos bastante”.
38 Por causa de tudo isto, fazemos uma aliança por escrito que não poderá ser mudada. Esta aliança está assinada e selada por nossos líderes, levitas e sacerdotes.
10 Estes são os nomes que aparecem no documento selado:
O governador Neemias, que era filho de Hacalias, e depois Zedequias, 2 Seraías, Azarias, Jeremias, 3 Pasur, Amarias, Malquias, 4 Hatus, Sebanias, Maluque, 5 Harim, Meremote, Obadias, 6 Daniel, Ginetom, Baruque, 7 Mesulão, Abias, Miamim, 8 Maazías, Bilgai e Semaías. Os anteriores eram os nomes dos sacerdotes que assinaram o documento selado.
9 Estes foram os nomes dos levitas que assinaram o documento selado:
Jesua, filho de Azanias, Binui, dos descendentes de Henadade, Cadmiel 10 e os seus irmãos Sebanias, Hodias, Quelita, Pelaías, Hanã, 11 Mica, Reobe, Hasabias, 12 Zacur, Serebias, Sebanias, 13 Hodias, Bani e Beninu.
14 Estes são os nomes dos líderes do povo que assinaram o documento selado:
Parós, Paate-Moabe, Elão, Zatu, Bani, 15 Buni, Azgade, Bebai, 16 Adonias, Bigvai, Adim, 17 Ater, Ezequias, Azur, 18 Hodias, Hasum, Besai, 19 Harife, Anatote, Nebai, 20 Magpias, Mesulão, Hezir, 21 Mesezabel, Zadoque, Jadua, 22 Pelatias, Hanã, Anaías, 23 Oseias, Hananias, Hassube, 24 Haloês, Pilea, Sobeque, 25 Reum, Hasabna, Maaseias, 26 Aías, Hanã, Anã, 27 Maluque, Harim e Baaná.
28 O resto do povo, os sacerdotes, os levitas, os guardas, os cantores, os ministros do templo, isto é, todos os que se separaram dos povos da região para seguir a lei de Deus, junto com as suas esposas e todos os seus filhos e filhas capazes de entender, 29 se uniram às suas famílias e aos seus chefes e se comprometeram a obedecer à lei de Deus, que foi dada por meio do seu servo Moisés. Todos nos comprometemos a obedecer a todos os mandamentos, regras e ensinos do SENHOR, nosso Deus.
30 Nos comprometemos a não deixar que as nossas filhas se casem com outros povos desta região nem que os nossos filhos se casem com as suas filhas.
31 Nos comprometemos a não trabalhar no dia de descanso. Se as pessoas desta região trouxerem mercadoria ou comida para vender no dia de descanso, não lhes compraremos nada nem nesse dia nem nenhum outro dia de festa. Cada sétimo ano[a] deixaremos de plantar e de trabalhar os cultivos e perdoaremos as dívidas que nossos irmãos tivessem conosco.
32 Nos obrigamos a doar quatro gramas de prata[b] ao ano para cobrir os gastos do templo do nosso Deus. 33 Esse dinheiro será destinado para o pão que os sacerdotes servem na mesa do templo, para as ofertas diárias de trigo, para as ofertas diárias de animais, para as ofertas dos dias de descanso, para as festas de Lua Nova, para as ofertas dos dias de festa, para as ofertas sagradas, para as ofertas de purificação que apagam os pecados de Israel e para qualquer outro gasto que seja preciso no templo de nosso Deus.
34 Nós, os sacerdotes, os levitas e todas as pessoas, lançamos sorte para decidir em que momento do ano devia trazer cada uma das nossas famílias a oferta de madeira para o altar do SENHOR nosso Deus, assim como está escrito na lei. 35 Nos comprometemos a trazer a cada ano ao templo do SENHOR os primeiros frutos das nossas colheitas e das árvores frutíferas. 36 Também, como está escrito na lei, nos comprometemos a trazer os nossos filhos mais velhos e as primeiras crias dos nossos gados, rebanhos e manadas ao templo do nosso Deus. Nós levaremos aos sacerdotes que servem no templo do nosso Deus.
37 Também levaremos aos armazéns do templo do nosso Deus, para os sacerdotes, o melhor dos nossos cereais, dos frutos de todas as árvores, do vinho e do azeite. Daremos aos levitas a décima parte das nossas colheitas mas eles subirão para pegar tudo nas aldeias onde trabalhamos. 38 Quando os levitas forem pegar as colheitas, devem ir com um sacerdote da família de Arão e depois devem levar a décima parte para os armazéns do templo do nosso Deus. 39 O povo de Israel e os levitas devem levar as suas ofertas de trigo, de vinho e de azeite para os armazéns onde estão os utensílios do templo e onde estão os sacerdotes, porteiros, guardas e cantores.
Nos comprometemos a não descuidar o templo do nosso Deus.
19 Embora eu seja livre e não pertença a ninguém, fiz-me escravo de todos, a fim de ajudar a salvar o maior número possível de pessoas. 20 Para os judeus, eu me tornei como um judeu, a fim de ajudar a salvar os judeus. Para aqueles que são governados pela lei de Moisés, eu me tornei como uma pessoa que é governada pela lei, a fim de ajudar a salvar aqueles que são governados por ela. (Eu fiz isso apesar de não ser governado pela lei.) 21 Para os que não são judeus, tornei-me como alguém que não é judeu, a fim de ajudar a salvar aqueles que não são judeus. (Eu fiz isso apesar de não estar sem a lei de Deus; sou governado pela lei de Cristo.) 22 Para aqueles que são fracos, eu me tornei fraco, a fim de ajudar a salvar os que são fracos. Eu tenho me tornado todas as coisas para todas as pessoas, para que, por todos os meios possíveis, eu possa salvar alguns. 23 Tudo faço por causa das Boas Novas, para poder participar dos benefícios delas.
24 Vocês não sabem que numa corrida todos os corredores correm, mas só um leva o prêmio? Portanto, corram desta maneira: corram para ganhar! 25 Todo atleta passa por um treinamento rigoroso para ganhar uma coroa[a] que dura pouco. Nós, porém, fazemos isso para ganhar um prêmio que dura para sempre. 26 Por isso eu não corro sem ter um objetivo. Luto como um lutador que está batendo em alguma coisa e não simplesmente no ar. 27 Bato no meu próprio corpo, e o deixo sob controle. Pois eu mesmo não quero ser rejeitado depois de ter anunciado as Boas Novas a outros.
Não sejam como os judeus
10 Irmãos, não quero que passe desapercebido por vocês que todos os nossos antepassados estavam debaixo da nuvem[b] e todos passaram pelo mar. 2 Todos foram batizados[c] na nuvem e no mar como seguidores de Moisés. 3 Todos comeram da mesma comida espiritual 4 e todos beberam da mesma bebida espiritual. Beberam daquela rocha espiritual que estava com eles, e aquela rocha era Cristo. 5 Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles e, por isso, eles morreram no deserto.
6 Estes acontecimentos são exemplos para nós, a fim de que não desejemos as coisas más que eles desejaram. 7 Não adorem os ídolos como alguns deles fizeram. Como dizem as Escrituras: “O povo sentou-se para comer e beber, e se levantou para se divertir”(A). 8 Não devemos cometer pecados sexuais, como alguns deles cometeram, e morreram, num só dia, vinte e três mil pessoas. 9 Não devemos pôr a paciência de Cristo[d] à prova como alguns deles fizeram, e foram mortos pelas mordidas das cobras. 10 Nem se queixem como alguns deles fizeram, e foram destruídos pelo anjo da morte.
11 Todas essas coisas que aconteceram a essas pessoas são exemplos que foram escritos para nos advertir, pois vivemos numa época em que o fim dos tempos chegou. 12 Assim, aquele que pensa que está firme na fé, tenha cuidado para não cair. 13 As tentações que vocês enfrentam são as mesmas que todas as outras pessoas enfrentam, mas Deus é fiel e não vai permitir que sejam tentados além das suas forças. Pelo contrário, quando vier a tentação, Deus lhes mostrará a maneira de sair dela, e assim poderão suportá-la.
O SENHOR é fiel
Salmo de Davi, quando ele fingiu estar maluco e Abimeleque o mandou embora.
34 Louvarei o SENHOR em todo momento,
terei sempre um cântico de louvor na minha boca.
2 O SENHOR é a glória da minha vida!
Os necessitados que ouçam e se alegrem!
3 Exaltem o SENHOR comigo!
Louvemos o seu nome juntos!
4 Eu pedi ajuda ao SENHOR e ele me respondeu,
ele me salvou de todos os meus medos.
5 Aqueles que olharem para ele ficarão radiantes de alegria,
nunca ficarão desiludidos.
6 Eu estava aflito, pedi ajuda ao SENHOR,
e ele escutou e me livrou de todos os meus perigos.
7 O anjo do SENHOR acampa ao redor dos que o temem
e proteção recebem de todo perigo.
8 Provem, vejam como o SENHOR é bom!
Feliz é aquele que se protege nele.
9 Temam ao SENHOR, vocês que são os seus santos,
porque nada falta aos que o temem.
10 Até os mais ricos[a] passam fome, porque lhes falta comida.
Mas nada faltará àqueles que procuram a ajuda do SENHOR.
13 Quem recusar ajudar os pobres,
também não será ajudado quando precisar.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International