Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Neemias 11:1-12:26

O povo que tornou a povoar Jerusalém

11 Os chefes do povo se instalaram em Jerusalém. Mas o resto do povo teve que participar num sorteio para que um em cada dez se estabelecesse na cidade santa de Jerusalém e os nove restantes se estabeleceriam nas suas respectivas aldeias. Alguns se ofereceram voluntariamente para se estabelecer em Jerusalém, e os outros lhes agradeciam e os abençoavam.

Estes são os chefes das províncias que se estabeleceram em Jerusalém. (Alguns israelitas, sacerdotes, levitas, ministros do templo e descendentes dos ministros de Salomão moravam nos povos de Judá. Todos moravam nas suas propriedades em diferentes povos. Alguns da tribo de Judá e outros da tribo de Benjamim também se estabeleceram em Jerusalém.)

Estes são os descendentes de Judá que partiram para morar em Jerusalém:

Ataías (filho de Uzias, neto de Zacarias, bisneto de Amarias. Amarias era filho de Sefatias, neto de Maalaleel, que era descendente de Perez); e Maaseias (filho de Baruque, neto de Col-Hozé, bisneto de Hazaías, trineto de Adaías, tetraneto de Joiaribe, pentaneto de Zacarias, hexaneto de Selá). Os descendentes de Perez que partiram para morar em Jerusalém eram ao todo 468 guerreiros corajosos.

Estes são os descendentes de Benjamim que partiram para morar em Jerusalém:

Salu (filho de Mesulão, neto de Joede, bisneto de Pedaías, trineto de Colaías, tetraneto de Maaseias, pentaneto de Itiel, hexaneto de Jesaías). Também com eles estavam Gabai e Salai. Eles eram ao todo 928 homens. Tinham como chefe a Joel (filho de Zicri), enquanto que Judá (filho de Hassenua) foi encarregado de governar o segundo distrito de Jerusalém.

10 Estes são os sacerdotes que partiram para morar em Jerusalém:

Jedaías (filho de Joiaribe), Jaquim, 11 Seraías (filho de Hilquias, neto de Mesulão, bisneto de Zadoque, trineto de Meraiote, tetraneto de Aitube). Seraías era o supervisor do templo de Deus, 12 e 822 dos seus parentes que trabalhavam para o templo. Também estavam Adaías (filho de Jerõao, neto de Pelaías, bisneto de Anzi, trineto de Zacarias, tetraneto de Pasur, pentaneto de Malquias) 13 e 242 chefes de família que eram os seus parentes. Estavam também Amassai (filho de Azareel, neto de Azai, bisneto de Mesilemote, trineto de Imer) 14 e 128 parentes de Amassai que eram guerreiros corajosos. Eles tinham como chefe a Zabdiel, filho de Gedolim.

15 Estes são os levitas que partiram para morar em Jerusalém:

Semaías (filho de Hassube, neto de Azricão, bisneto de Hasabias, trineto de Buni); 16 Sabetai e Jozabade, dois dos chefes levitas que estavam encarregados das obras exteriores do templo de Deus; 17 Matanias (filho de Mica, neto de Zabdi, bisneto de Asafe), o qual era o diretor do coro que entoava canções de louvor nos momentos de oração; Baquebuquias, o segundo encarregado dos seus irmãos; e Abda (filho de Samua, neto de Galal, bisneto de Jedutum). 18 Ao todo 284 levitas partiram para morar na Cidade Santa.

19 Estes foram os porteiros que partiram para morar em Jerusalém:

Acube e Talmom, e os seus parentes. Ao todo 172 vigias nas portas.

20 Os outros israelitas, sacerdotes e levitas moravam em todos os outros povos de Judá, cada um na propriedade dos seus antepassados. 21 Os ministros do templo moravam no monte de Ofel, sob a autoridade de Zia e Gispa.

22 O chefe dos levitas de Jerusalém era Uzi (filho de Bani, neto de Hasabias, bisneto de Matanias, trineto de Mica). Uzi era descendente de Asafe. Os descendentes de Asafe eram os encarregados do canto no serviço do templo de Deus. 23 Os cantores estavam sob uma regulamentação real que determinava os seus trabalhos diários.

24 Petaías (filho de Mesezabel, um descendente de Zerá, filho de Judá) tinha sido escolhido representante do rei em assuntos relacionados com o povo.

25 Alguns da tribo de Judá se estabeleceram em vários povos: em Quiriate-Arbá e as suas redondezas, em Dibom e as suas redondezas, em Jecabzeel e as suas redondezas, 26 em Jesua, em Moladá, em Bete-Pelete, 27 em Hazar-Sual, em Berseba e as suas redondezas, 28 em Ziclague, em Meconá e as suas redondezas, 29 em En-Rimom, em Zora, em Jarmute, 30 em Zanoa e as suas redondezas, em Adulão e as suas redondezas, em Láquis e a sua zona rural, e em Azeca e as suas redondezas. Eles ocuparam todo o país, desde Berseba até o vale de Hinom.

31 O povo da tribo de Benjamim se estabeleceu em Geba, em Micmás, em Aía, em Betel e as aldeias da sua região, 32 em Anatote, em Nobe, em Ananias, 33 em Hazor, em Ramá, em Gitaim, 34 em Hadide, em Zeboim, em Nebalate, 35 em Lode e em Ono, no vale dos Artesãos.

36 Alguns levitas de Judá também partiram para morar nesses lugares com os da tribo de Benjamim.

A lista dos sacerdotes e levitas

12 Estes são os sacerdotes e levitas que voltaram a Jerusalém com Zorobabel, filho de Sealtiel, e com Jesua:

Seraías, Jeremias, Esdras,

Amarias, Maluque, Hatus,

Secanias, Reum Meremote,

Ido, Ginetom, Abias,

Miamim, Maadias, Bilga,

Semaías, Joiaribe, Jedaías,

Salu, Amoque, Hilquias e Jedaías.

Eles eram os chefes dos sacerdotes e os seus parentes nos tempos de Jesua.

Os levitas eram Jesua, Binui, Cadmiel, Serebias, Judá e Matanias. Matanias e os seus irmãos estavam encarregados dos cânticos de louvor a Deus. Baquebuquias e Uniu eram irmãos desses levitas e ficavam em frente deles nos serviços. 10 Os descendentes de Jesua eram Joiaquim, Eliasibe, Joiada, 11 Jônatas e Jadua.

12 No tempo de Joiaquim, estes eram os chefes das famílias dos sacerdotes:

O chefe da família de Seraías era Meraías;

o da família de Jeremias era Hananias;

13 o da família de Esdras era Mesulão;

o da família de Amarias era Joanã;

14 o da família de Maluqui era Jônatas;

o da família de Secanias era José;

15 o da família de Harim era Adna;

o da família de Meremote era Helcai;

16 o da família de Ido, era Zacarias;

o da família de Ginetom era Mesulão;

17 o da família de Abias era Zicri;

o da família de Miniamim e de Maadias era Piltai;

18 o da família de Bilga era Samua;

o da de Semaías, era Jônatas;

19 o da família de Joiaribe era Matenai;

o da família de Jedaías era Uzi;

20 o da família de Salai era Calai;

o da família de Amoque era Héber;

21 o da família de Hilquias era Hasabias;

e o da família de Jedaías era Natanael.

22 Os nomes dos chefes das famílias dos levitas e dos sacerdotes nos tempos de Eliasibe, Joiada, Joanã e Jadua foram inscritos durante o reinado de Dario, rei da Pérsia. 23 Os chefes de família dos descendentes dos levitas estavam inscritos no livro de registros até o tempo de Joanã (filho de Eliasibe). 24 Os chefes dos levitas eram: Hasabias, Serebias, Jesua (filho de Cadmiel) e os seus irmãos que ficavam em frente deles para louvar e dar graças a Deus durante seu plantão respectivo assim como o ordenou Davi, homem de Deus.

25 Matanias, Baquebuquias, Obadias, Mesulão, Talmom e Acube eram porteiros que vigiavam os armazéns perto das entradas. 26 Eles serviram nos dias de Joiaquim (filho de Jesua e neto de Jozadaque) e nos dias do governador Neemias e do mestre e sacerdote Esdras.

1 Coríntios 10:14-33

14 Portanto, meus queridos amigos, não adorem ídolos. 15 Falo a vocês como a pessoas inteligentes; julguem o que eu digo. 16 Não participamos nós do sangue de Cristo quando damos graças pelo cálice da bênção[a]? Não participamos nós do corpo de Cristo quando partimos o pão? 17 O fato de existir um único pão significa que nós formamos somente um corpo, porque todos nós participamos daquele único pão.

18 Pensem no que acontece quando o povo de Israel oferece sacrifícios! Aqueles que se alimentam dos sacrifícios participam do altar, não é verdade? 19 Com isso não quero dizer que a comida sacrificada aos ídolos signifique alguma coisa, ou que um ídolo tenha algum valor. 20 Antes quero dizer que aquilo que é sacrificado aos ídolos é oferecido a demônios e não a Deus. E eu não quero que vocês participem de nada com demônios. 21 Vocês não podem beber do cálice do Senhor e também do cálice dos demônios. Vocês não podem participar da mesa do Senhor e também da mesa dos demônios. 22 Ou queremos fazer com que o Senhor fique com ciúmes[b]? Por acaso somos mais fortes do que ele?

A liberdade cristã

23 É verdade que “todas as coisas são permitidas”, mas nem todas são boas para nós. É verdade que “todas as coisas são permitidas”, mas nem todas contribuem para o nosso crescimento espiritual. 24 Ninguém deve buscar os seus próprios interesses, e sim os interesses dos outros.

25 Comam de toda a carne que é vendida no mercado, sem fazer qualquer pergunta sobre a origem dela por motivo de consciência, 26 porque, como dizem as Escrituras: “A terra e tudo o que nela há pertence ao Senhor”.(A)

27 Se alguém que não acredita no Deus que nós acreditamos convidar vocês para comer com ele, e quiserem ir, comam de tudo que for colocado diante de vocês. Não façam perguntas sobre a origem daquela comida por motivo de consciência. 28 Mas se alguém disser a vocês: “Esta comida foi oferecida ao meu deus”, neste caso não comam, por causa da pessoa que disse isso e também por motivo de consciência. 29 Eu estou me referindo à consciência dos outros, e não à de vocês. Mas por que a minha liberdade deveria ser limitada pela consciência dos outros? 30 Se eu agradeço a Deus pela comida que como, por que é que sou criticado se já agradeci a Deus por ela?

31 Portanto, se vocês estiverem comendo, ou bebendo, ou fazendo qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 32 Nunca façam nada que possa levar os judeus, aqueles que não são judeus[c], ou a igreja de Deus a pecar. 33 Eu faço a mesma coisa. Procuro agradar a todos em tudo o que faço e não busco o meu próprio interesse. Procuro fazer o que é melhor para todos, e faço isso para que eles possam se salvar.

Salmos 34:11-22

11 Venham, meus filhos, escutem.
    Eu lhes ensinarei a temer o SENHOR.
12 Quem ama a vida
    e deseja ter uma vida feliz,
13 tenha cuidado para não falar mal de ninguém
    e para não mentir.
14 Afaste-se do mal e faça o bem;
    procure a paz e não desista até alcançá-la.

15 O SENHOR cuida dos justos
    e ouve as suas orações.
16 Mas o SENHOR se opõe aos injustos;
    eles morrem e serão esquecidos imediatamente.

17 Os justos oram ao SENHOR e serão ouvidos.
    Ele os salvará de todos os perigos.
18 O SENHOR está pronto para ajudar os que sofrem,
    ele salva os que perderam a esperança.

19 Se alguém é justo, pode passar por muitas dificuldades,
    mas o SENHOR o livra de todas elas.
20 Ele o protege completamente;
    nenhum dos seus ossos será quebrado.
21 Os maus serão destruídos pela sua própria maldade,
    os inimigos dos justos serão castigados.
22 O SENHOR protege a vida dos seus servos,
    e os que procuram a sua proteção não serão condenados.

Provérbios 21:14-16

14 Um presente dado em segredo acalma a ira,
    uma oferta às ocultas aplaca a maior fúria.
15 Quando se faz justiça, os justos se alegram,
    mas os maus ficam com medo.
16 Quem se afasta da sabedoria,
    caminha para a morte.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International