The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NET. Switch to the NET to read along with the audio.
Um homem sem pecado
1 No país de Uz havia um homem chamado Jó. Ele era um homem muito honesto, que respeitava a Deus e não fazia mal a ninguém. 2 Jó tinha sete filhos e três filhas. 3 Tinha também 7.000 ovelhas, 3.000 camelos, 500 juntas de bois, 500 burras e muitos servos. Ele era o homem mais rico do Oriente.
4 Quando qualquer um dos seus filhos fazia aniversário, ele convidava os outros irmãos e irmãs para um banquete na sua casa. Juntos comiam e bebiam. 5 No fim de cada festa, Jó dava instruções aos seus filhos para se purificarem. Ele mesmo se levantava cedo de manhã para oferecer um sacrifício queimado por cada um dos filhos. Ele fazia isso porque pensava que talvez os seus filhos tivessem pecado ou amaldiçoado[a] a Deus com os seus pensamentos.
6 Um dia os seres celestiais do SENHOR vieram se apresentar diante dele e Satanás[b] também veio. 7 Então o SENHOR perguntou a Satanás:
—Por onde você tem andado?
E Satanás respondeu ao SENHOR:
—Tenho andado pela terra de um lugar ao outro.
8 E o SENHOR lhe perguntou:
—Você reparou no meu servo Jó? Em toda a terra não há ninguém como ele. Ele é um homem muito honesto, me respeita e rejeita o mal.
9 Satanás respondeu ao SENHOR:
—Sim, mas Jó tem motivos para respeitá-lo. 10 Ele só deseja que o Senhor siga derramando bênçãos sobre ele, sua família e suas coisas. Ele tem recebido tantas bênçãos que ninguém tem tantos animais como ele. 11 Mas se o Senhor tirar tudo o que ele tem, ele o amaldiçoará, mesmo estando na sua presença.
12 O SENHOR disse então a Satanás:
—Faça o que quiser com tudo o que ele tem, mas não faça nenhum mal a ele.
Então Satanás retirou-se da presença do SENHOR.
13 No dia em que os filhos e as filhas de Jó estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, 14 um mensageiro veio dizer a Jó:
—Os seus bois estavam lavrando e as suas mulas estavam pastando por perto 15 quando os sabeus[c] nos atacaram. Eles levaram os animais e mataram os seus servos, só eu escapei para vir lhe dar a notícia.
16 Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse a Jó:
—Caiu um raio do céu e matou todas as suas ovelhas e os seus trabalhadores. Só eu escapei para vir lhe dar a notícia.
17 Enquanto este ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse a Jó:
—Os caldeus[d] enviaram três grupos de soldados que nos atacaram, levaram os camelos e mataram todos os seus servos à espada. Só eu escapei para vir lhe dar a notícia.
18 Enquanto este ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse a Jó:
—Os seus filhos e as suas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do seu primeiro filho 19 e, de repente, veio do deserto um vento forte e destruiu a casa. A casa caiu sobre os seus filhos e todos eles morreram. Só eu escapei para vir lhe dar a notícia.
20 Quando Jó ouviu tudo isso, levantou-se, rasgou a sua roupa e rapou a cabeça. Depois inclinou-se por terra e adorou a Deus, 21 dizendo:
“Saí nu do ventre da minha mãe
e nu sairei deste mundo.
O SENHOR deu e o SENHOR tirou.
Louvado seja o nome do SENHOR”.
22 Em tudo isso, Jó não cometeu nenhum pecado nem culpou a Deus pelo que tinha acontecido.
Satanás acusa Jó outra vez
2 Chegou o dia em que os seres celestiais vieram se apresentar diante do SENHOR. Satanás também veio com eles para se apresentar diante do SENHOR. 2 O SENHOR perguntou a Satanás:
—Por onde você tem andado?
Satanás lhe respondeu:
—Tenho andado pela terra de um lugar ao outro.
3 Então o SENHOR disse a Satanás:
—Você reparou no meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, um homem sem pecado e honesto. Um homem que me respeita e rejeita o mal. Ele continua sem pecado, apesar de você ter pedido que eu o arruinasse. E eu permiti você fazer isso embora ele não tivesse feito nenhum mal.
4 Satanás respondeu ao SENHOR:
—Pele por pele![e] O homem é capaz de dar tudo o que tem para salvar a sua própria vida. 5 Mas estenda a sua mão e faça com que ele sofra no seu próprio corpo, então irá ver que ele o amaldiçoará[f] mesmo estando na sua frente.
6 Então o SENHOR disse a Satanás:
—Faça o que quiser com Jó, mas não o mate.
7 Satanás retirou-se da presença do SENHOR e afligiu Jó com feridas terríveis que cobriam todo o seu corpo, desde os pés até a cabeça. 8 Jó foi se sentar sobre um monte de cinzas e começou a raspar as feridas com um pedaço de caco. 9 A sua mulher viu isso e lhe disse:
—Você ainda não quer pecar? Amaldiçoe a Deus e morra!
10 Mas Jó respondeu à sua esposa:
—Você está falando tolices. Devemos aceitar tudo o que Deus nos dá, tanto o bem como o mal.
E Jó não pecou em nada do que disse.
Os três amigos de Jó
11 Três amigos de Jó souberam das desgraças que tinham caído sobre ele e saíram dos seus lugares para ir visitá-lo. Eles eram: Elifaz, da região de Temã; Bildade, da região de Suá; e Zofar, da região de Naamá. Os três concordaram ir juntos para consolar e confortar Jó. 12 Mas quando os três amigos se aproximaram dele, não puderam reconhecê-lo. Cheios de dor, começaram a chorar, rasgaram as suas roupas e lançaram cinzas para o ar e sobre as suas cabeças. 13 Depois, durante sete dias e sete noites, ficaram sentados no chão com Jó sem falar uma só palavra porque viam que Jó estava sofrendo muito.
3 No fim Jó amaldiçoou o dia em que tinha nascido. 2 Ele disse:
3 “Que desapareça o dia em que nasci.
Que a noite em que disseram:
‘É um menino!’ seja eliminada completamente.
4 Que Deus fale para esse dia se tornar escuridão,
e que a luz não brilhe sobre ele,
nem Deus, nas alturas, se importe com ele.
5 Que esse dia pertença à profunda escuridão.
Que as nuvens escuras o cubram,
que a escuridão tome posse dele.
6 Que a escuridão domine essa noite,
que a data desse dia não exista no calendário.
7 Que ninguém nasça nessa noite,
que não haja nela nenhuma alegria.
8 Que esse dia seja amaldiçoado por quem sabe amaldiçoar os dias
e pelos que são capazes de acordar o Leviatã[g].
9 Que não brilhem as estrelas dessa manhã,
que essa noite espere ansiosamente pela chegada da luz,
mas que não haja luz.
10 Que todas as maldições caiam sobre essa noite,
porque ela não fechou o ventre da minha mãe,
nem impediu os meus olhos de olharem tanta desgraça.
11 “Por que não morri no ventre da minha mãe
ou ao sair dele?
12 Por que houve braços para me abraçar
e peitos para me amamentar?
13 Se tivesse morrido,
agora estaria deitado,
descansando em paz.
14 Estaria com os reis e os sábios da terra,
os quais construíram grandes edifícios que agora estão em ruínas.
15 Estaria com os príncipes que possuíam ouro
e encheram os seus palácios de prata.
16 Por que não me enterraram logo ao nascer, como se fosse um aborto,
ou como as crianças que nunca viram a luz?
17 Na morte os malvados já não podem fazer o mal.
Na morte os cansados têm descanso.
18 Ali os prisioneiros descansam,
porque já não ouvem mais a voz do opressor de escravos.
19 Ali estão os humildes e os poderosos,
e os escravos estão livres dos seus senhores.
20 “Por que o angustiado vê a luz,
e recebem a vida as pessoas que só irão sofrer?
21 Por que recebem a vida os que esperam ansiosamente pela morte,
os que a buscam mais do que a um tesouro escondido?
22 Por que recebem a vida aqueles
que ficariam cheios de alegria se descessem para a cova?
23 Por que recebe a vida um homem que não encontra o seu caminho,
a quem Deus cercou de problemas?
24 Em vez de comida, tenho lágrimas,
e lamentos em vez de água para beber.
25 Aconteceu comigo
aquilo que eu mais temia.
26 Não tenho paz nem sossego.
Não tenho descanso, só desespero”.
Profetizar e falar em línguas
14 Procurem ter amor e façam todo o possível para ter os dons do Espírito, especialmente o dom de profetizar. 2 Pois aquele que fala em outra língua fala a Deus, e não para as pessoas, porque ninguém o entende. Ele fala coisas secretas por meio do Espírito. 3 Mas quem profetiza fala para as pessoas, para dar força, coragem e conforto a elas. 4 Quem fala em outra língua só fortalece a si mesmo. Mas quem profetiza fortalece a igreja toda. 5 Gostaria que todos vocês tivessem o dom de falar em outras línguas. Mas gostaria mais que vocês tivessem o dom de profetizar. Quem profetiza é mais importante do que aquele que fala em outras línguas, a não ser que haja alguém que possa interpretar o que ele diz. Nesse caso a igreja será fortalecida.
6 Irmãos, vai ajudar a vocês se eu for visitá-los falando em outras línguas? Não. Só ajudarei se levar para vocês alguma revelação, algum conhecimento, alguma profecia, ou algum ensino. 7 O mesmo acontece com objetos que produzem som, como a flauta ou a harpa. Se não houver distinção nos sons que fazem, como alguém poderá saber o que está sendo tocado? 8 E, se a trombeta não produzir o som certo, como os soldados saberão que devem se preparar para a batalha? 9 Acontece o mesmo também com vocês. As palavras que falam têm que ser claras. Se vocês não falarem com clareza ninguém entenderá o que estão dizendo, pois estarão falando para o ar. 10 Sem dúvida, há muitos tipos de idiomas no mundo, mas todos têm significado. 11 Portanto, se eu não entender a língua em que alguém está falando comigo, serei como um estrangeiro para ele e ele, para mim. 12 O mesmo se aplica a vocês: Desde que desejam os dons espirituais, procurem progredir neles, para o fortalecimento da igreja.
13 Portanto, quem fala em outra língua deve orar para que também possa interpretá-la. 14 Pois, se eu orar em outra língua, meu espírito de fato ora, mas a minha mente não ganha nada. 15 Que devo fazer, então? Vou orar com o espírito, mas também orarei com a mente; vou cantar com o espírito, mas também cantarei com a mente. 16 E se você louvar a Deus apenas com o espírito, como pode uma pessoa que esteja ali somente escutando dizer “amém” à sua oração de agradecimento? Ela não entende o que você está dizendo. 17 Vocês podem muito bem estar agradecendo a Deus, mas a outra pessoa não é fortalecida.
12 Os maus estão sempre fazendo planos contra os justos,
olham para eles com ódio.
13 Mas o SENHOR se ri deles,
porque sabe que o seu castigo não demorará.
14 Os maus empunham a espada e preparam o arco
para matar os pobres e os necessitados, para assassinarem os honestos.
15 Mas os seus arcos serão quebrados,
e os seus corações serão atravessados pelas suas próprias espadas.
16 Melhor é o pouco que o justo tem
do que todas as riquezas dos maus.
17 Porque o poder dos maus será quebrado,
mas o SENHOR apoia os que praticam o bem.
18 O SENHOR sabe quem são os bons
e a herança deles existirá para sempre.
19 Eles não sofrerão quando chegarem os maus momentos,
e terão comida quando houver fome.
20 Mas os maus serão destruídos,
os inimigos do SENHOR serão como as flores do campo que morrem,
como a fumaça que desaparece.
21 Os maus pedem dinheiro emprestado e nunca pagam.
Mas os justos têm compaixão e dão.
22 Aqueles a quem o SENHOR abençoa receberão a terra como herança,
mas os que ele amaldiçoa serão destruídos.
23 Quando a nossa vida agrada ao SENHOR,
ele nos mostra o caminho para não cairmos.
24 Se tropeçarmos, não cairemos,
porque o SENHOR estará ao nosso lado para nos dar a mão.
25 Já vivi muitos anos, mas nunca vi o justo desamparado,
nem os seus filhos pedindo comida.
26 O justo está sempre disposto a dar, sem esperar nada em troca,
e os seus filhos são uma bênção.
27 Afaste-se do mal, faça o bem
e viverá em paz na terra, para sempre.
28 Pois o SENHOR ama os que fazem o bem,
e nunca abandona os fiéis.
Os fiéis serão sempre protegidos,
mas os filhos dos maus serão expulsos das suas terras.
29 Os justos herdarão a terra
e viverão nela para sempre.
25 O preguiçoso morre de fome
porque não quer trabalhar.
26 O preguiçoso passa o dia desejando o que não tem,
enquanto que o justo reparte tudo o que tem.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International