Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NLT. Switch to the NLT to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Jeremias 19-21

O ensino da vasilha rachada

19 Isto é o que disse o SENHOR:

—Vá e compre do artesão uma vasilha de barro. Leve com você alguns líderes do povo e alguns líderes dos sacerdotes. Saia para o vale de Ben-Hinom que achará ao sair pela porta dos oleiros e ali anuncie a mensagem que vou lhe dar. Diga aos reis de Judá e habitantes de Jerusalém que eu, o SENHOR Todo-Poderoso, Deus de Israel, vou trazer um castigo tão terrível a este lugar que todo aquele que ouvir falar dele ficará com zumbido nos ouvidos de aturdimento. Eu vou fazer isso porque eles me abandonaram. Eles poluíram este lugar ao queimar incenso para outros deuses que nem eles nem os seus antepassados nem os reis de Judá conheciam. Eles encheram este lugar com o sangue de pessoas inocentes. Eles construíram altares onde queimam os seus filhos em honra a deuses falsos. Eles apresentam ofertas religiosas a Baal que eu nunca ordenei nem falei. Eu nunca tive tal pensamento. As pessoas chamam agora este lugar de “Tofete” e “Vale de Ben-Hinom”. Eu, o SENHOR, afirmo que se aproximam dias em que as pessoas chamarão este lugar “Vale da Matança”. Eu destruirei os planos de Judá e de Jerusalém neste lugar. Farei com que caiam na batalha diante dos seus inimigos, nas mãos dos que querem matá-los. Entregarei os seus corpos como comida para as aves do céu e os animais da terra. Farei com que esta terra seja motivo de horror e zombaria. Todo aquele que passar por ali ficará chocado e zombará de como foi destruído esse lugar. Farei com que comam aos seus filhos e filhas e que se devorem uns aos outros por causa do ataque e a aflição aos que serão submetidos pelos seus inimigos, os que querem matá-los.

10 —E você, Jeremias, quebrará a vasilha à vista dos homens que o acompanharem, 11 e lhes dirá que eu, o SENHOR Todo-Poderoso, vou destruir este povo e esta cidade como quem quebra em mil pedaços a vasilha de um oleiro, que já não pode ser consertada; e em Tofete enterrarão os mortos porque não haverá mais lugar. 12 Assim é como tratarei este lugar e os seus habitantes. Eu, o SENHOR, afirmo isso. Farei deste lugar um lugar como Tofete. 13 As casas de Jerusalém e dos reis de Judá ficarão impuras como Tofete. Isso vai acontecer porque o povo adorou falsos deuses nos terraços das suas casas. Eles adoraram as estrelas e ofereceram sacrifícios para honrá-las. Eles deram ofertas de vinho a outros deuses.

14 Então Jeremias voltou de Tofete, onde o SENHOR o tinha enviado para profetizar. Ele foi para o templo do SENHOR e ficou em pé no pátio. Ali ele disse ao povo:

15 —Assim diz o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel: “Escutem, eu disse que iria trazer muitos desastres sobre Jerusalém e todas as vilas ao seu redor. Eu farei com que isso aconteça logo porque me rejeitaram com teimosia e não ouviram as minhas palavras”.

Jeremias e Pasur

20 O sacerdote Pasur, filho de Imer, que era o inspetor-chefe do templo do SENHOR, ouviu o que profetizou Jeremias. Então ele mandou bater no profeta Jeremias e prendê-lo no cepo que estava na porta superior de Benjamim, junto ao templo do SENHOR. No dia seguinte, Pasur tirou a Jeremias do cepo. Então Jeremias lhe disse que o SENHOR já não o chamaria Pasur senão “O Rodeado de Terror”, porque assim o SENHOR tinha falado para ele: “Vou trazer o terror sobre você e sobre todos os seus seres queridos. Eles morrerão em batalha nas mãos dos seus inimigos e você o verá com os seus próprios olhos. Entregarei todos os habitantes de Judá ao rei da Babilônia. Ele os levará para Babilônia, onde os matará à espada. Entregarei aos seus inimigos todos os tesouros desta cidade, toda a produção, todos os seus bens e todos os tesouros dos reis de Judá. Os babilônios os saquearão e os levarão para Babilônia. E você, Pasur, irá prisioneiro para Babilônia junto com todos os seus seres queridos. Ali morrerá e será sepultado junto com todos os seus amigos, a quem você profetizou falsidades”.

Queixa de Jeremias

O SENHOR me convenceu,
    e eu me deixei convencer;
foi mais forte do que eu
    e ganhou de mim.
Sou escarnecido cada dia,
    todos zombam de mim.
Quando falo, grito;
    anuncio a dor e a violência.
A mensagem do SENHOR é a causa da minha desgraça.
    Tem se tornado em motivo para que o povo zombe de mim o tempo todo.
Eu disse: “Não anunciarei mais sobre ele;
    não voltarei a falar em seu nome”,
mas a sua mensagem dentro de mim
    se torna num fogo ardente
    que queima até os meus ossos.
Faço tudo o que posso para contê-lo,
    mas já não é possível.
10 Ouvi muitos que cochicham zombando:
    “O terror o cercou!
Denunciem o terror,
    vamos denunciá-lo!”
Até os meus amigos me observam
    para ver se eu tropeço, e dizem:
“Esperemos que tropece
    e assim o venceremos para nos vingar dele”.

11 Mas o SENHOR está comigo
    como um poderoso guerreiro.
Por isso os que me perseguem
    tropeçaram e não poderão ganhar;
    fracassarão e ficarão envergonhados.
A sua desonra será permanente,
    nunca será esquecida.
12 SENHOR Todo-Poderoso,
    que julga o que está bem,
    que vê os nossos desejos e pensamentos,
me deixe ver a sua vingança contra eles.
    Eu peço isso porque tenho colocado a minha causa nas suas mãos.
13 Cantem ao SENHOR! Louvem o SENHOR!
    Porque ele salva o pobre das mãos dos malvados.

14 Maldito seja o dia em que nasci;
    maldito seja o dia em que a minha mãe me trouxe ao mundo.
15 Maldito seja o homem que fez feliz a meu pai
    quando lhe anunciou: “É um menino!”
16 Que esse homem seja como as cidades
    que o SENHOR destruiu sem compaixão.[a]
Que ouça gritos de dor de manhã,
    e de guerra ao meio-dia.
17 Por que não me matou
    no ventre?
A minha mãe teria sido meu sepulcro
    e eu nunca teria saído do seu ventre.
18 Por que tive que sair do ventre da minha mãe?
    Para ver toda esta dor e sofrimento
    e para ficar envergonhado o resto da minha vida?

Deus rejeita o pedido de Zedequias

21 Esta é a mensagem que o SENHOR deu a Jeremias. Isto aconteceu quando o rei Zedequias enviou a Pasur,[b] filho de Malquias, e ao sacerdote Sofonias, filho de Maaseias, para ver Jeremias. Eles disseram a Jeremias:

—Consulte quais são os planos do SENHOR para nós porque Nabucodonosor, rei da Babilônia, está nos atacando. Talvez o SENHOR faça alguma maravilha por nós como fez no passado e o obrigue a se retirar.

Então Jeremias lhes disse:

—Vocês dirão a Zedequias que assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: “Você têm armas de guerra nas suas mãos e com as quais se estão defendendo dos babilônios e do seu rei. Mas eu farei com que essas armas sejam inúteis. O exército da Babilônia está fora da cidade. Dentro de pouco eu trarei os babilônios para o centro desta cidade. Eu mesmo lutarei contra vocês, povo de Judá, com a minha mão estendida, com o meu braço forte, com a minha fúria e com a minha ira. Destruirei todos os habitantes desta cidade, tanto homens como animais. Eles morrerão de doenças terríveis. E depois deixarei que Nabucodonosor, rei da Babilônia, capture Zedequias, rei de Judá, e os seus oficiais. Eu também vou deixar que ele capture todo o povo que ficar vivo nesta cidade: as pessoas que não morreram pela peste, guerra ou fome. Eu vou colocar todos eles nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, e nas mãos dos inimigos que querem matá-los. Nabucodonosor os matará à espada sem mostrar compaixão ou piedade. É a decisão do SENHOR.

—“Eu, o SENHOR, porei diante de vocês dois caminhos que terão que escolher: o caminho da vida e o caminho da morte. Quem ficar nesta cidade morrerá na batalha, de fome ou de peste, mas quem sair desta cidade e se entregar aos babilônios que lutam contra vocês, viverá, e a sua própria vida será seu despojo de guerra. 10 Estou decidido a castigar esta cidade e não a recompensá-la. Entregarei esta cidade nas mãos do rei da Babilônia e ele a queimará”. É a decisão do SENHOR.

11 —Diga à família do rei de Judá que escutem a seguinte mensagem do SENHOR. 12 Assim diz o SENHOR:

“Dinastia de Davi, façam justiça todos os dias
    e salvem ao explorado das mãos do explorador;
não seja que pelas suas maldades
    a minha ira se acenda como o fogo
    e arda sem que seja possível apagá-la.
13 Eu estou contra você,
    a que reina no vale como pedra na planície.
    Eu, o SENHOR, estou falando.
Vocês dizem: ‘Quem será capaz de nos atacar?
    Quem poderá chegar até nosso refúgio?’
14 Eu os castigarei como merecem as suas ações;
    acenderei fogo em sua floresta
e esse fogo queimará tudo ao redor.
    Eu, o SENHOR, afirmo isso”.

1 Tessalonicenses 5:4-28

Mas vocês, irmãos, não estão vivendo na escuridão. Por isso esse dia não os apanhará de surpresa, como um ladrão. Porquanto vocês todos pertencem à luz e ao dia. Nós não pertencemos à noite nem à escuridão. Portanto, não devemos viver como se estivéssemos dormindo, como as outras pessoas vivem. Em vez disso, devemos viver como se estivéssemos bem despertos e isso implica ter autocontrole. Ora, os que dormem, é de noite que dormem; e os que se embriagam, é de noite que se embriagam. Mas desde que pertencemos ao dia, devemos praticar o domínio próprio. Devemos usar a fé e o amor como nossa armadura, e a esperança de salvação como o nosso capacete. Pois Deus não nos escolheu para sermos castigados, mas para sermos salvos por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10 Pois foi Jesus que morreu por nós para que, quer estejamos vivos ou mortos quando ele vier, possamos viver com ele. 11 Por isso encorajem-se e fortaleçam-se uns aos outros, assim como vocês estão fazendo agora.

Instruções finais e saudações

12 Irmãos, pedimos-lhes que respeitem aqueles que trabalham entre vocês, que os lideram no Senhor e que os instruem. 13 Vocês devem estimá-los e amá-los por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros. 14 Pedimos também, irmãos, que vocês chamem a atenção daqueles que não fazem nada, que encorajem os desanimados, que ajudem os fracos e que tenham paciência com todos. 15 Evitem que alguém pague o mal com o mal. Ao contrário, procurem sempre fazer o bem uns aos outros e a todos em geral.

16 Estejam sempre alegres. 17 Orem constantemente. 18 Deem sempre graças a Deus em todas as circunstâncias, pois isso é o que Deus quer que vocês façam em Cristo Jesus.

19 Não atrapalhem mais a obra do Espírito 20 e nem desprezem as profecias, 21 mas examinem todas as coisas para verificar se elas realmente vêm de Deus. Fiquem com tudo o que é bom 22 e afastem-se de todo tipo de mal.

23 Que o próprio Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam puros e completamente dedicados a ele. E que todo o seu ser: espírito, alma e corpo; seja conservado íntegro e sem culpa na volta do nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Aquele que os chama (isto é, Deus) lhes fará isso, e vocês podem confiar nele.

25 Irmãos, orem por nós.

26 Cumprimentem a todos com um beijo de irmão. 27 Encarrego a vocês, pela autoridade de Jesus Cristo, de lerem esta carta a todos os irmãos.

28 Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês.

Salmos 82

Filhos do Altíssimo

Salmo de Asafe.

82 Deus preside à assembleia dos deuses[a],
    ele julga no meio dos deuses.
“Até quando vocês vão julgar injustamente?
    Até quando vão ajudar os ímpios? Selah

“Defendam os pobres e os órfãos,
    façam justiça aos oprimidos e aos indefesos!
Ajudem os pobres e os necessitados,
    salvem-nos do poder dos maus!

“Eles[b] nada sabem, nem têm nenhum entendimento.
    Andam em trevas enquanto os alicerces da terra tremem”.
Eu disse: “Vocês são deuses,
    são filhos do Deus Altíssimo.
Mas morrerão como os homens morrem,
    cairão como os outros governantes”.

Levante-se, ó Deus, julgue a terra,
    pois são suas todas as nações!

Provérbios 25:9-10

Quando você tiver uma discussão com o seu vizinho,
    não revele os segredos de ninguém.
10 Pois será envergonhado
    e nunca mais se livrará da sua má fama.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International