Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NLT. Switch to the NLT to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Jeremias 23:21-25:38

21 “Eu não enviei esses profetas,
    mas eles correram para dar as suas mensagens.
Não falei com eles,
    mas eles falaram por mim.
22 Se eles tivessem estado presentes na minha reunião secreta,
    comunicariam a minha mensagem para o meu povo
    e o fariam afastar-se da sua iniquidade”.

23 O SENHOR diz:
“Acaso sou Deus só do que está perto?
    Por acaso não alcança meu poder divino o que está longe?
24 Poderá um ser humano se esconder num esconderijo onde eu não possa vê-lo?
    Eu, o SENHOR, estou falando.
Não encho com a minha presença os céus e a terra?”
    O SENHOR falou isso.

25 —Eu ouvi o que dizem esses profetas. Ouvi as mentiras que profetizam no meu nome. Eles dizem: “Tive um sonho! Tive um sonho!” 26 Até quando continuarão os profetas fazendo isso? Até quando continuarão anunciando mentiras e enganos que eles mesmos inventaram? 27 Com os sonhos que contam uns aos outros querem fazer com que meu povo esqueça meu nome, como os seus antepassados esqueceram o meu nome e adoraram a Baal. 28 O profeta que teve um sonho, que conte o sonho; mas quem receber a minha mensagem, que fale fielmente. Que tem a ver a palha com o trigo? Eu, o SENHOR, pergunto. 29 Por acaso não é a minha mensagem como o fogo, e como o martelo que despedaça a rocha? Eu, o SENHOR, estou falando.

30 —Por isso estou contra os profetas que roubam uns dos outros as minhas palavras, diz o SENHOR. 31 Estou contra os profetas que inventam mensagens e dizem que vêm do SENHOR. 32 Estou contra os que profetizam falsos sonhos, que com as suas mentiras e espetáculos fazem com que meu povo se perca. Eu não os enviei nem lhes ordenei que falassem. Eles não trazem nenhum benefício a este povo, diz o SENHOR.

33 —Quando alguém deste povo ou um profeta ou sacerdote lhe perguntar qual é a carga pesada do SENHOR, vocês lhe dirão: “Qual carga pesada?” “Vocês são uma carga pesada para mim e eu vou me livrar de vocês”, diz o SENHOR.

34 —E se alguém do povo, ou um profeta ou sacerdote dizer: “Esta é a carga pesada do SENHOR”, eu castigarei a ele e a sua família. 35 Assim devem se perguntar entre semelhantes e irmãos: “Qual é a resposta do SENHOR?” ou “O que disse o SENHOR?” 36 Mas não devem usar a expressão “carga pesada do SENHOR”, porque em carga pesada tornarei as palavras de cada um, pois vocês perveteram a mensagem do Deus vivo, do SENHOR Todo-Poderoso, nosso Deus.

37 —Se alguém quiser aprender sobre a mensagem de Deus, deverá perguntar ao profeta: “Qual foi a resposta que lhe deu o SENHOR?” “O que disse o SENHOR?” 38 Mas não digam: “carga pesada do SENHOR”. Se vocês disserem isso, então o SENHOR dirá: Vocês não deveriam ter falado “carga pesada do SENHOR”. Eu falei para vocês não usarem essas palavras. 39 Mas vocês chamaram de carga pesada a minha mensagem. Por isso eu os levantarei, como se levanta uma carga, a vocês e à cidade que dei a vocês e aos seus antepassados, e os lançarei longe de mim. 40 Eu trarei sobre vocês uma desgraça eterna e humilhação que nunca será esquecida.

O fruto ruim e o bom

24 Depois que Nabucodonosor, rei da Babilônia, deportou de Jerusalém a Jeconías[a], filho de Jeoaquim, rei de Judá, junto com os chefes de Judá, os artesãos e os chaveiros de Jerusalém, o SENHOR me mostrou dois cestos de figos que estavam diante do templo do SENHOR. Dentro de um cesto tinha figos muito bons, do tipo que logo amadurece; dentro do outro tinha figos muito ruins, tão ruins que não podiam ser comidos.

Então o SENHOR me disse:

—O que vê, Jeremias?

E eu disse:

—Vejo figos. Os figos bons são excelentes, mas os ruins são tão ruins que não podem ser comidos.

Então a mensagem do SENHOR veio até mim:

—Eu, o SENHOR, Deus de Israel, digo ao povo de Judá, que enviei banido daqui ao país dos babilônios, que o tratarei como a estes figos bons. Eu os protegerei e os trarei de volta para esta terra. Eu os restaurarei e não os destruirei. Eu os plantarei e não os arrancarei mais. Eu lhes darei inteligência para que me conheçam porque eu sou o SENHOR. Eles serão meu povo e eu serei seu Deus, pois voltarão comigo com todo o coração.

—Mas como aos figos ruins, tão ruins que não podem ser comidos, diz o SENHOR, assim tratarei a Zedequias, rei de Judá, aos seus chefes, ao resto do povo de Jerusalém, aos que ficaram no país e aos que vivem no Egito. Eu os tornarei motivo que cause temor e rejeição a todas as nações da terra. Eu os tornarei em modelo de repreensão, provérbio, zombaria e maldição em todos os lugares para onde os dispersei. 10 Eu enviarei a guerra, a fome e a doença contra eles até serem apagados da terra que dei a eles e aos seus antepassados.

Resumo das mensagens de Jeremias

25 Esta é a mensagem que recebeu Jeremias a respeito de todo o povo de Judá no quarto ano[b] do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá. Esse foi o primeiro ano do reinado de Nabucodonosor, rei da Babilônia. Esta é a mensagem que o profeta Jeremias anunciou a todo o povo de Judá e a todos os habitantes de Jerusalém:

—Eu tenho sido um profeta durante vinte e três anos, desde o décimo terceiro ano em que Josias, filho de Amom, foi rei de Judá. E desde esse tempo até hoje eu tenho anunciado as mensagens do SENHOR para vocês muitas vezes mas vocês não deram ouvidos. O SENHOR tem enviado a todos os seus servos, os profetas. Os tem enviado com insistência, mas vocês não os ouviram nem lhes deram atenção. Os profetas disseram: “Afastem-se dos seus maus caminhos e das suas más ações para que possam viver na terra que o SENHOR deu para sempre a vocês e aos seus antepassados. Não sigam outros deuses para servi-los nem os adorem. Não me provoquem com os deuses que vocês fazem com as suas próprias mãos. A única coisa que conseguirão com isso é trazer a desgraça sobre vocês mesmos”.[c] Mas vocês não me ouviram, diz o SENHOR. Provocaram a minha ira com os deuses que fazem com as suas próprias mãos para trazer a desgraça sobre vocês mesmos.

—Por isso, assim diz o SENHOR Todo-Poderoso: “Vocês não ouviram as minhas mensagens. Por isso eu convocarei os exércitos de todos os povos do norte, diz o SENHOR, e também a meu servo Nabucodonosor, rei da Babilônia. Eu trarei a todos contra este país, contra seus habitantes e contra todas as nações vizinhas. Eu as destruirei e farei delas para sempre um objeto de horror, zombaria e rejeição. 10 Farei desaparecer desses lugares o som de alegria e celebração; as canções alegres dos casamentos, o barulho da comida que se prepara e a luz da lâmpada. 11 Toda esta terra se tornará num deserto espantoso e durante setenta anos estas nações servirão ao rei da Babilônia. 12 Mas quando completarem esses setenta anos, eu lhes darei o que merecem pelo seu crime ao rei da Babilônia e a essa nação, o país dos babilônios, e serão desolados para sempre, diz o SENHOR. 13 Farei que sobre essa terra se cumpram todas as palavras que anunciei contra ela. Jeremias escreveu sobre essas coisas neste livro. E tudo o que Jeremias profetizou contra todas as nações irá acontecer. 14 Portanto, eles também terão que servir a muitas nações e a grandes reis. Eu retribuirei a eles segundo o que fizeram e pelos deuses que construíram com as suas mãos”.

Castigo contra as nações do mundo

15 Assim me disse o SENHOR, Deus de Israel:

—Tome a minha mão este cálice cheio do vinho da minha fúria e faça que bebam dele todas as nações às quais eu lhe enviar. 16 Elas beberão, se embriagarão e ficarão como loucas por causa da guerra que enviarei contra elas.

17 Então tomei o cálice da mão do SENHOR e fiz com que todas as nações às quais o SENHOR me enviou bebessem dele. 18 Fiz com que Jerusalém e as cidades de Judá bebessem do vinho. Fiz com que também os seus reis e os seus chefes bebessem para transformar Judá numa terra seca e desolada, num objeto de zombaria e modelo de maldição, como acontece hoje em dia. 19 Também fiz com que as seguintes pessoas bebessem desse cálice: o faraó, rei do Egito; os seus servos; os príncipes; todo o seu povo; 20 e todos os habitantes do deserto. Eu também dei desse cálice a todos os reis do país de Uz e a todos os reis do território dos filisteus. Estes eram os reis de Ascalom, Gaza, Ecrom e o que restou de Asdode. 21 Eu também dei desse cálice às pessoas de Edom, Moabe, Amom, 22 e também a todos os reis de Tiro, Sidom, e aos reis das costas do outro lado do mar. 23 Eu também dei desse cálice aos povos de Dedã, Temã e Buz e a todos os povos que rapam o cabelo das suas têmporas. 24 Eu também dei desse cálice a todos os reis da Arábia, que vivem no deserto; 25 a todos os reis de Zinri, Elão e Média. 26 Eu também dei desse cálice a todos os reis do norte, os de perto e os de longe, um depois do outro; e a todos os reinos que há sobre a face da terra. Por último, o rei da Babilônia[d] também beberá dele depois de todos eles.

27 —Jeremias, diga a essas nações que assim diz o SENHOR Todo-Poderoso, Deus de Israel: “Bebam, fiquem bêbados, vomitem, caiam e não se levantem por causa da guerra que enviarei”. 28 E se eles se recusarem em pegar da sua mão o cálice para beber dele, você lhes dirá que assim diz o SENHOR Todo-Poderoso: “Terão que bebê-lo queiram ou não. 29 Vejam, na cidade que leva o meu nome, começarei a causar sofrimento. E vocês acreditam que ficarão sem castigo? De jeito nenhum! Vocês não escaparão. Eu enviarei a guerra sobre todos os habitantes da terra”, diz o SENHOR Todo-Poderoso.

30 —Você, Jeremias, profetize contra eles tudo isso. Diga o seguinte:

“O SENHOR ruge do alto,
    lança a sua voz desde o santo lugar onde habita.
Está gritando para o seu rebanho,
    gritos como os que dão os que pisam a uva;
    grita contra todos os habitantes da terra.
31 O estrondo se ouve em todos os cantos da terra
    porque o SENHOR acusa a todas as nações.
Ele começará um julgamento contra todo ser humano
    e condenará à morte aos perversos.
    É a decisão do SENHOR”.

32 Assim diz o SENHOR Todo-Poderoso:
“O desastre se espalhará de nação em nação;
    uma tempestade horrível se levanta
    desde os cantos da terra”.

33 Nesse momento os corpos que o SENHOR matou ficarão espalhados por toda a terra, desde uma extremidade até a outra. Ninguém fará lamentos por eles nem os sepultarão. Eles serão deixados sobre a face da terra como esterco.

34 Pastores de Israel, gritem e lamentem de dor.
    Rolem no pó, guias do rebanho.
Chegou a hora de vocês serem degolados.
    Eu os quebrantarei em pedaços e vocês cairão como um copo precioso.
35 Os pastores não poderão fugir,
    e não haverá escapatória para os líderes do rebanho.
36 Posso ouvir os gritos dos pastores
    e os gemidos dos líderes do rebanho,
    porque o SENHOR está destruindo os seus campos.
37 Os pastos formosos serão destruídos
    pela tremenda fúria do SENHOR.
38 Ele abandonou o seu país
    como um leão abandona a sua cova.
A terra deles ficou destruída
    pelos ataques do exército inimigo
    e pela terrível ira do SENHOR.

2 Tessalonicenses 2

O mal que vai acontecer antes do Senhor voltar

Irmãos, quanto à volta de nosso Senhor Jesus Cristo e ao nosso encontro com ele, eu peço a vocês o seguinte: não percam o bom senso com facilidade nem se perturbem quando ouvirem dizer que o Dia do Senhor já chegou. Não importa que vocês ouçam isso por meio de anúncios proféticos[a], por ensino de alguém ou mesmo por carta que digam ter sido escrita por nós. Não deixem que ninguém os engane de nenhum modo. Eu digo isto porque o Dia do Senhor não virá sem que primeiro venha a grande Revolta[b], e seja revelado o Perverso[c], aquele homem que está destinado ao inferno. Ele vai se opor a tudo o que as pessoas adorem ou digam ser divino. Ele vai se exaltar acima de todas as coisas e vai até mesmo ocupar o trono que está no templo de Deus[d] e se apresentar como se ele mesmo fosse o próprio Deus.

Vocês não se lembram, quando eu ainda estava com vocês, de que eu costumava dizer-lhes estas coisas?

Portanto, agora vocês sabem o que detém o Perverso para que ele não seja revelado até que chegue o tempo certo. Eu digo isto porque o poder secreto do mal já está agindo. Entretanto, aquele que agora o detém continuará a fazê-lo até ser afastado. Então será de fato revelado o Perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro da sua boca e destruirá com a sua gloriosa presença quando voltar. O Perverso aparecerá pela ação de Satanás, e chegará com grande poder e com falsos milagres e maravilhas. 10 Ele usará todo o tipo de maldade para enganar aqueles que caminham para a destruição uma vez que se recusaram a amar a verdade para serem salvos. 11 E é por este motivo que Deus lhes envia uma força enganadora, para que eles acreditem naquilo que é falso. 12 Desta forma, todos aqueles que não acreditaram na verdade, mas ficaram felizes em fazer o mal, serão condenados.

Escolhidos para serem salvos

13 Entretanto, devemos sempre agradecer a Deus por vocês, irmãos, que são amados pelo Senhor. Pois Deus os escolheu desde o princípio[e] para a salvação pela consagração do Espírito e pela fé na verdade. 14 Foi para serem salvos que Deus os chamou por meio das Boas Novas que nós lhes anunciamos. Assim poderão participar da glória de nosso Senhor Jesus Cristo. 15 Portanto, irmãos, permaneçam firmes e continuem a crer nos ensinamentos que lhes demos, tanto pessoalmente como por cartas.

16-17 Deus nos amou e, pela sua graça, nos deu consolo eterno e firme esperança. Que nosso Senhor Jesus Cristo e Deus, nosso Pai, confortem os seus corações e lhes deem forças em tudo de bom que vocês façam ou digam.

Salmos 84

Alegria de estar na presença de Deus

Ao diretor do coro. Com a gitite. Salmo da família de Coré.

84 SENHOR Todo-Poderoso,
    como amo o lugar onde vive!
Tenho saudades dos pátios do templo,
    ó SENHOR, estou ansioso por estar lá.
O meu coração canta de alegria,
    com todo o meu ser canto ao Deus vivo.
Ó SENHOR Todo-Poderoso, meu Rei e meu Deus,
    até os pássaros encontraram um lugar no seu templo,
perto do altar, onde fazem os seus ninhos
    e têm os seus filhotes.
Felizes são os que vivem no seu templo,
    louvando-o continuamente. Selah

Felizes são os que sabem que a sua força depende do Senhor,
    os que desejam ir ao seu templo.
Quando passam pelo vale de Baca[a],
    o vale transforma-se num oásis,
    abençoado pelas primeiras chuvas.
Eles caminham de aldeia em aldeia até chegar ao monte Sião
    e se apresentar diante de Deus.

Ó SENHOR, Deus Todo-Poderoso, ouça a minha oração!
    Ó Deus de Jacó, escute o que eu digo. Selah

Ó Deus, nosso protetor[b],
    olhe e trate com bondade o seu rei escolhido[c].

10 Um dia no seu templo é melhor
    do que mil dias em qualquer outro lugar.
Prefiro ficar na entrada da casa do meu Deus,
    do que morar nas casas dos ímpios.
11 O SENHOR Deus é a nossa luz e proteção[d],
    ele concede a graça e a honra.
O SENHOR não recusa nenhuma coisa boa
    aos que vivem com integridade.
12 Ó SENHOR Todo-Poderoso,
    felizes são aqueles que confiam no Senhor!

Provérbios 25:15

15 Com paciência pode se mudar a maneira de pensar dos governantes,
    e as palavras amáveis têm muito poder.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International