The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NLT. Switch to the NLT to read along with the audio.
Jeremias é ameaçado de morte
26 Esta mensagem do SENHOR veio a mim no começo do reinado[a] de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá. 2 Assim me disse o SENHOR:
—Fique de pé no pátio do templo do SENHOR. Fale para o povo de Judá, para aqueles que vêm adorar no templo do SENHOR. Diga a eles tudo o que eu lhe dizer, sem omitir uma só palavra. 3 Bem pode ser que deem atenção e abandonem a sua iniquidade. Se fizerem isso, então desistirei de trazer sobre eles a desgraça para castigá-los. Eu tinha planejado isso por causa da iniquidade deles. 4 Você lhes dirá que assim diz o SENHOR: “Eu lhes dei as minhas leis. Vocês devem me obedecer e viver de acordo com essas leis. 5 Vocês devem obedecer às palavras dos meus servos os profetas. Eu os tenho enviado vez após vez, mas vocês não obedeceram a eles. 6 Se vocês não me obedecerem, então farei com este templo a mesma coisa que fiz com Siló.[b] Eu tornarei esta cidade num modelo de maldição para todas as nações da terra”.
7 Os sacerdotes, os profetas e todo o povo ouviram Jeremias dizer estas palavras no templo do SENHOR. 8 Quando Jeremias acabou de dizer ao povo tudo o que o SENHOR tinha lhe ordenado dizer, os sacerdotes, os profetas e todo o povo o prenderam e disseram:
—Você vai morrer. 9 Por que profetiza no nome do SENHOR dizendo que este templo ficará como Siló e que esta cidade será destruída e ficará desabitada?
E todo o povo se ajuntou em volta de Jeremias no templo do SENHOR.
10 E ouvindo tudo isso, os chefes de Judá foram do palácio do rei até a casa do SENHOR. Sentaram-se na entrada da Porta Nova do templo do SENHOR. 11 Os sacerdotes e os profetas disseram aos chefes e a todo o povo:
—Este homem deve ser condenado à morte porque com os nossos próprios ouvidos escutamos que profetizou contra esta cidade.
12 Então Jeremias disse a todos os chefes e a todo o povo:
—O SENHOR me enviou para profetizar contra este templo e contra esta cidade toda a mensagem que vocês ouviram. 13 Agora corrijam as suas vidas e os seus atos, e obedeçam ao SENHOR, seu Deus. Talvez o SENHOR mude de ideia a respeito do desastre que tem anunciado contra vocês. 14 Quanto a mim, estou nas suas mãos; façam comigo o que acharem bom. 15 Mas em todo caso, saibam muito bem que se me matarem, estarão manchando com sangue inocente as suas mãos, a cidade e os seus habitantes. A verdade é que o SENHOR me enviou a vocês para dizer claramente tudo o que ouviram.
16 Os chefes e todo o povo disseram aos sacerdotes e aos profetas:
—Este homem não deve ser condenado à morte porque nos tem falado em nome do SENHOR, nosso Deus.
17 Então ficaram de pé alguns dos líderes do país e disseram a todos os que estavam ali reunidos:
18 —Miqueias, de Moresete, costumava profetizar nos dias de Ezequias, rei de Judá, e falava a todo o povo de Judá a seguinte mensagem do SENHOR Todo-Poderoso:
“Sião será um território arado,
Jerusalém um monte de ruínas,
e o monte do templo se tornará
num monte[c] coberto de floresta”.(A)
19 —Por acaso o rei Ezequias e o povo de Judá o mataram? Não teve temor do SENHOR e procurou a aprovação do SENHOR e o SENHOR desistiu do castigo que tinha lhes anunciado? Será que vamos trazer sobre nós mesmos um mal tão grande?
20 Houve outro homem chamado Urias, filho de Semaías, de Queriate-Jearim, quem também profetizava no nome do SENHOR contra esta cidade e contra este país, dizendo a mesma coisa que Jeremias. 21 Quando o rei Jeoaquim, todos os seus oficiais e todos os seus altos ministros ouviram as suas palavras, o rei procurou matá-lo; mas Urias ficou sabendo, teve temor e fugiu para o Egito. 22 Então o rei Jeoaquim enviou para o Egito a Elnatã, filho de Acbor, com alguns homens. 23 Eles tiraram a Urias do Egito e o levaram ao rei Jeoaquim, quem o mandou matar à espada e fez jogar o corpo numa vala comum.
24 Mas Aicam, filho de Safã, protegeu Jeremias e evitou que fosse entregue nas mãos do povo para ser morto.
O sinal do jugo
27 No início do reinado de Zedequias[d], filho de Josias, rei de Judá, eu, Jeremias, recebi esta mensagem do SENHOR:
2 —Faça para você umas cordas de jugo e coloque-as no seu pescoço. 3 Envie então uma mensagem aos reis de Edom, Moabe, Amom, Tiro, e Sidom. Envie a mensagem por meio dos mensageiros que vêm a Jerusalém para ver Zedequias, rei de Judá. 4 Ordene que digam aos seus senhores a seguinte mensagem do SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel: 5 “Eu criei a terra e todas as pessoas que vivem nela. Eu criei todos os animais que há sobre a terra. Eu fiz isso com o meu grande poder e com o meu braço forte. Eu posso dar a terra a quem eu quiser. 6 E eu entreguei todas as terras de vocês nas mãos do meu servo Nabucodonosor, rei da Babilônia. Entreguei até os animais selvagens para que fiquem ao seu serviço. 7 E todas as nações servirão a ele, ao seu filho e ao seu neto. Então virá o dia em que ele e a sua terra também serão dominados por muitas nações e grandes reis. 8 Se alguma nação não servir a Nabucodonosor, rei da Babilônia, e não se sujeitar ao jugo do rei da Babilônia, eu a castigarei com guerra, fome e doença. Eu, o SENHOR, afirmo isto. Eu castigarei essa nação até que Nabucodonosor a domine completamente.
9 —“Não escutem os seus profetas, os seus advinhos, os que recebem mensagens em sonhos, os seus videntes e os seus feiticeiros que lhes dizem que não se sujeitem ao rei da Babilônia, 10 porque eles profetizam mentiras com o propósito de que vocês se afastem do seu país. Eu os expulsarei e vocês morrerão. 11 Mas se uma nação se sujeitar ao jugo do rei da Babilônia, eu a deixarei na sua terra. Essa nação irá cultivar a sua terra e viver nela. É a decisão do SENHOR”.
12 E a Zedequias, rei de Judá, eu disse o seguinte:
—Submetam-se ao jugo do rei da Babilônia e sirvam a ele e ao seu povo. Se fizerem isso, então vocês irão viver. 13 Se vocês não concordarem em servir o rei da Babilônia, você e seu povo irão morrer pela guerra, ou fome ou a doença. O SENHOR disse que isso acontecerá com toda nação que não servir o rei da Babilônia. 14 Não deem atenção às palavras dos profetas que lhes dizem que não sirvam o rei da Babilônia. Eles só estão profetizando mentiras. 15 Eu não enviei esses profetas, diz o SENHOR, e ainda assim estão anunciado mensagens no meu nome. Isso causará que eu expulse vocês e morram assim como esses profetas.
16 Também falei aos sacerdotes e a todo o povo. Disse-lhes:
—Assim diz o SENHOR: “Não escutem as palavras dos seus profetas que profetizam que os utensílios da casa do SENHOR serão trazidos de volta logo da Babilônia. Isso que eles profetizam é mentira. 17 Não ouçam esses profetas. Submetam-se ao rei da Babilônia. Aceitem a sua punição e irão viver. Não há motivo para que esta cidade se torne um montão de ruínas. 18 Mas se são profetas verdadeiros e têm realmente a palavra do SENHOR, então deixem que eles orem. Deixem que eles orem ao SENHOR Todo-Poderoso sobre os utensílios que ficam na casa do SENHOR, no palácio do rei de Judá, e em Jerusalém. Deixem que eles orem para que essas coisas não sejam levadas para a Babilônia”.
19 —Assim diz o SENHOR Todo-Poderoso acerca das colunas, da fonte de bronze, das bases e do resto dos objetos que foram deixados nesta cidade.[e] 20 Essas são as coisas que Nabucodonosor, rei da Babilônia, não tomou quando levou para a Babilônia a Joaquim, filho de Jeoaquim, rei de Judá. Nabucodonosor também levou para lá todos os príncipes de Judá e Jerusalém. 21 Assim diz o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, acerca dos objetos que foram deixados na casa do SENHOR, no palácio do rei e em Jerusalém: 22 “Eles serão levados para a Babilônia e permanecerão ali até que chegue o dia em que eu perdoe vocês, diz o SENHOR. Depois os trarei de volta a este lugar”.
Orem por nós
3 Finalmente, irmãos, orem por nós, para que a mensagem do Senhor se espalhe rapidamente e seja honrada, assim como aconteceu entre vocês. 2 E orem também para que sejamos protegidos das pessoas más e perversas. (Pois nem todas as pessoas têm fé no Senhor.)
3 Mas o Senhor é fiel. Ele os fortalecerá e os protegerá do Maligno. 4 O Senhor nos dá confiança em vocês, e assim temos a certeza de que não só já estão fazendo como também continuarão a fazer o que lhes ordenamos. 5 Que o Senhor dirija os seus corações ao amor de Deus e à paciência de Cristo.
O dever de trabalhar
6 Irmãos, nós lhes ordenamos em nome do Senhor Jesus Cristo que vocês se afastem de todos os irmãos que não querem trabalhar e que não vivem de acordo com os ensinamentos que demos a vocês. 7 Eu digo isto porque vocês mesmos sabem que devem seguir o nosso exemplo, uma vez que nunca fomos preguiçosos quando estávamos com vocês. 8 Também nunca comemos comida de graça, às custas dos outros. Pelo contrário, trabalhamos duramente até ficarmos cansados; trabalhamos de dia e de noite, a fim de não sermos um peso a nenhum de vocês. 9 Não que não tivéssemos o direito de pedir ajuda, mas trabalhamos para que pudéssemos lhes dar, em nós mesmos, um exemplo para vocês seguirem. 10 Porque, quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos o seguinte: “Se alguém não quer trabalhar, que também não coma”.
11 Nós mencionamos isto porque ouvimos que há pessoas entre vocês que não querem trabalhar, que não fazem nada, e que só se intrometem na vida dos outros. 12 Nós ordenamos e incentivamos essas pessoas no Senhor Jesus Cristo a trabalharem pacificamente e a comerem sua própria comida. 13 E vocês, irmãos, não se cansem de fazer o bem.
14 Se alguém não obedecer às nossas instruções dadas por esta carta, prestem atenção de quem é e não se associem com ele, para que fique envergonhado. 15 Contudo, vocês não devem tratá-lo como se fosse inimigo de vocês, mas devem adverti-lo como irmão.
Palavras finais
16 Que o Senhor mesmo, que é a fonte de paz, lhes dê paz sempre e em todas as formas. Que o Senhor esteja com todos vocês.
17 Eu, Paulo, lhes mando lembranças e escrevo isto com a minha própria mão. É desta maneira que eu assino todas as minhas cartas; é assim que eu escrevo.
18 Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês.
Aceite-nos de novo
Ao diretor do coro. Salmo da família Coré.
85 SENHOR, como tem sido bom para a sua terra,
restaurou o bem-estar do povo de Jacó.
2 Perdoou a maldade do seu povo,
e cobriu todos os seus pecados. Selah
3 Deixou de estar irritado conosco,
a sua ira terrível já passou.
4 Ó Deus, nosso Salvador,
salve-nos mais uma vez, e aceite-nos de novo.
5 Ficará indignado conosco por todas as gerações?
Será que a sua ira nunca acabará?
6 Por favor, volte novamente para nós e dê-nos vida.
Faça o seu povo se sentir alegre por lhe pertencer.
7 Mostre-nos o seu amor, ó SENHOR,
e dê-nos a salvação.
8 Estarei atento ao que Deus, o SENHOR, diz.
Ele promete paz para o seu povo, para os seus fiéis,
se eles não voltarem para a vida sem sentido que viviam antes[a].
9 Deus está pronto para salvar aqueles que o respeitam;
a sua glória habitará de novo[b] em nossa terra.
10 Então o amor de Deus se encontrará com os seus fiéis,
a justiça e a paz os cumprimentarão com um beijo.
11 A lealdade brotará dos fiéis da terra,
e do céu, Deus lhes mostrará a sua justiça.
12 O SENHOR nos dará o que é bom,
e a nossa terra produzirá bons frutos.
13 A justiça irá adiante de Deus,
para lhe preparar o caminho.
16 Se você encontrar mel, coma só o suficiente;
não coma demais para não vomitar.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International