The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NLT. Switch to the NLT to read along with the audio.
27 O SENHOR diz:
—Chegará o dia no qual plantarei muitos homens e animais em Israel e em Judá. 28 E assim como os vigiei para arrancar pela raiz, destruir e causar sofrimento, da mesma forma cuidarei deles para restaurar e voltar a plantar. É a decisão do SENHOR.
29 —Nesses dias ninguém dirá mais:
“Os pais comeram uvas amargas
e os dentes dos filhos se embotaram”.
30 Pelo contrário, aquele que comer uvas amargas embotará os seus dentes. Cada qual morrerá pela sua própria maldade.
A nova aliança
31 O SENHOR diz:
—Virão dias em que estabelecerei uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá. 32 Essa aliança não será como aquela que eu fiz com os seus antepassados. Eu fiz essa aliança no dia em que os levei pela mão e os tirei da terra do Egito. Eu era como um marido para eles, mas eles quebraram a minha aliança.
33 —Esta é a aliança que eu farei com o povo de Israel depois daqueles dias: porei a minha lei nas suas mentes e a escreverei nos seus corações. Eu serei o Deus deles e eles serão o meu povo. 34 Ninguém jamais terá que ensinar ao seu próximo, ou ao seu irmão, dizendo: “Conheça ao Senhor”, porque todos me conhecerão, desde o menos importante até o mais importante. Eu perdoarei as faltas que eles cometerem. Nunca mais me lembrarei dos seus pecados. Eu, o SENHOR, afirmo isso.
O SENHOR nunca abandonará Israel
35 Esta é a mensagem do SENHOR.
Ele criou o sol para iluminar o dia,
e a lua e as estrelas para iluminar a noite.
Ele agita o mar para que as suas ondas rujam,
e o seu nome é o SENHOR Todo-Poderoso:
36 “Israel só deixará de existir como uma nação
se deixarem de estar em vigor as leis
que determinam quando aparece o sol,
a lua, as estrelas e as ondas do mar”.
37 Esta é a mensagem do SENHOR:
“Se alguém conseguir medir os céus
e explorar as bases da terra,
então eu também rejeitarei toda a descendência de Israel
por tudo o que fez”.
38 Assim diz o SENHOR:
—Chegará o dia em que a cidade de Jerusalém será reconstruída para o SENHOR, desde a torre de Hananeel até a porta da Esquina. 39 Os limites se estenderão até o monte de Garebe e depois girarão até Goa. 40 O vale inteiro onde agora lançam os cadáveres e as cinzas, e todos os campos que se estendem até o ribeiro de Cedrom e até a esquina da porta dos cavalos ao leste, serão terra consagrada ao SENHOR. Nunca mais será arrasada nem destruída a cidade.
Jeremias compra um campo
32 Esta é a mensagem que o SENHOR deu a Jeremias no décimo ano do reinado de Zedequias, rei de Judá,[a] que era o ano décimo oitavo do reinado de Nabucodonosor. 2 Nesse tempo, o exército do rei da Babilônia cercava Jerusalém. O profeta Jeremias estava preso no pátio do palácio do rei de Judá. 3 Zedequias, rei de Judá, foi quem mandou que o prendessem. Ele não tinha gostado das coisas que Jeremias disse. Jeremias tinha dito:
—Assim diz o SENHOR: “Entregarei esta cidade ao rei da Babilônia. Ela ficará sob o seu poder. 4 Zedequias, rei de Judá, não escapará do poder dos babilônios, mas será entregue nas mãos do rei da Babilônia e o verá face a face. 5 Nabucodonosor levará Zedequias para a Babilônia e ali permanecerá até que eu volte a cuidar dele. Vocês lutarão contra os babilônios, mas não vencerão. É a decisão do SENHOR”.
6 Enquanto Jeremias estava preso, ele disse que o SENHOR falou:
7 —Hanameel, filho do seu tio Salum, virá a você logo. Ele pedirá que compre um campo que ele tem em Anatote. Ele fará isso porque você tem o direito de comprá-lo por ser seu parente mais próximo.
8 E exatamente como disse o SENHOR, meu primo Hanameel veio a mim no pátio da prisão e me propôs comprar o campo que ele tinha em Anatote, na terra de Benjamim, porque eu tinha obrigação de comprá-lo e tomar possessão dele por ser seu parente mais próximo. Então soube que essa era uma mensagem do SENHOR 9 e comprei do meu primo Hanameel o campo que estava em Anatote por dezessete peças de prata. 10 Assinei a escritura, a selei. Então eu chamei algumas testemunhas para presenciar a compra e paguei. 11 Logo eu levei a escritura selada, o contrato, as condições de compra e a cópia sem o selo. 12 Entreguei a escritura a Baruque, filho de Nerias e neto de Maaseias. Eu fiz isso perante Hanameel e as testemunhas que presenciaram a compra. E muitos outros judeus também viram isso pois estavam sentados no pátio da prisão.
13 —Depois disse a Baruque diante de todos eles 14 que o SENHOR Todo-Poderoso, Deus de Israel, disse: “Tome estes documentos, a escritura selada e a cópia aberta, e coloque-os numa vasilha de barro para que se conservem por muito tempo”. 15 Porque diz o SENHOR Todo-Poderoso, Deus de Israel: “Meu povo comprará de novo casas, campos e plantações de uvas nesta terra”.
16 —Depois que entreguei a escritura da compra a Baruque, filho de Nerias, orei ao SENHOR dizendo:
17 “SENHOR Deus, você fez o céu e a terra com o seu grande poder e com o seu braço estendido. Não há nada difícil demais para o Senhor. 18 O Senhor mostra amor fiel para milhares de pessoas, mas da mesma forma castiga os filhos pelo pecado dos seus pais. É Deus grande e poderoso, e o seu nome é o SENHOR Todo-Poderoso. 19 Os seus planos são grandiosos e as suas obras são maravilhosas. O Senhor vê tudo o que fazem os homens para dar a cada qual o que merece de acordo com as suas ações. 20 Você fez milagres e maravilhas no Egito e continua a fazer hoje em Israel e em todos os povos. O Senhor fez que o seu nome fosse famoso. 21 Tirou o seu povo Israel do Egito com milagres e maravilhas, usando a sua forte mão, o seu braço estendido e o seu grande poder. 22 Deu ao povo de Israel esta terra que o Senhor tinha prometido aos seus antepassados, uma terra que transborda de leite e de mel. 23 Mas quando eles vieram e tomaram posse desta terra, não obedeceram nem seguiram as suas leis. Eles não fizeram o que o Senhor ordenou. Por isso o Senhor trouxe todo este sofrimento.
24 “Agora os babilônios construíram rampas ao redor da cidade para conquistá-la. A guerra, a fome e as doenças farão a cidade cair nas mãos dos babilônios que lutam contra ela. Está se cumprindo o que o Senhor disse que aconteceria e o Senhor está vendo tudo isso. 25 Embora a cidade esteja sendo entregue nas mãos dos babilônios, o SENHOR Deus me disse: ‘Compre o campo à vista e chame testemunhas para que presenciem a compra’”.
26 Então veio a mensagem do SENHOR a Jeremias:
27 —Eu sou o SENHOR, o Deus de todos os seres humanos. Acaso há alguma coisa impossível para mim? 28 Eu, o SENHOR, vou fazer que esta cidade caia nas mãos dos babilônios e do seu rei Nabucodonosor. O exército deles vai conquistar esta cidade. 29 Os babilônios que atacam esta cidade entrarão e porão fogo nela. Eles queimarão as casas sobre cujos terraços queimaram incenso a Baal e ofereceram vinho a outros deuses. As pessoas de Jerusalém fizeram isso para provocar a minha ira. 30 Desde que eram jovens, os povos de Israel e Judá fizeram o mal diante de mim. O povo de Israel não deixou de provocar a minha ira com os ídolos que fabrica com as suas mãos. 31 Desde o dia em que foi construída até hoje, esta cidade sempre tem provocado a minha ira e o meu furor. Eles me provocaram tanto que eu devo fazer com que desapareça da minha frente. 32 Eu vou destruir Jerusalém por todo o mal que fizeram tanto o povo de Israel como o povo de Judá. Todos eles me deixaram furioso: reis, príncipes, sacerdotes, profetas, o povo de Judá e as pessoas de Jerusalém. 33 Eles me viraram as costas. E, embora, eu os tenha ensinado com paciência, não quiseram aceitar os meus ensinos. 34 Eles levaram os seus ídolos para o templo que leva o meu nome e assim o contaminaram. 35 Eles também construíram altares para Baal no vale de Ben-Hinom.[b] Ali eles queimaram os seus filhos e filhas em honra do deus Moloque. Eu não ordenei fazer isso e nunca imaginei que fariam uma coisa tão terrível. Ao fazer tudo isso fizeram pecar a Judá.
36 —Mas agora eu, o SENHOR, o Deus de Israel, falo o seguinte sobre esta cidade, que vocês dizem que cairá nas mãos do rei da Babilônia por meio da guerra, a fome e a doença: 37 “Eu os reunirei e os trarei de todas as terras por onde os espalhei por causa da minha ira e do meu grande furor. Eu os trarei de volta para este lugar e farei que vivam em segurança. 38 Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus. 39 Eu darei a eles um só coração e um só caminho para que sempre temam a mim, para seu próprio bem e o dos seus descendentes. 40 Eu farei com eles a aliança eterna de fazer sempre o bem a eles e porei no seu coração tal respeito por mim que nunca se afastarão do meu lado. 41 Eu me alegrarei fazendo o bem e com todo o meu coração e a minha alma os plantarei nesta terra”.
42 —Assim diz o SENHOR: “Eu trouxe todo este sofrimento sobre o povo de Israel e de Judá. Da mesma forma, eu trarei sobre eles boas coisas. Eu prometo fazer boas coisas para eles. 43 De novo irão comprar campos nesta terra da qual vocês dizem que está destruída e desabitada, e que foi entregue nas mãos dos babilônios. 44 Na terra de Benjamim e nas redondezas de Jerusalém, nas cidades de Judá, nas cidades do monte, nas cidades das planícies de Judá e nas cidades do sul de Canaã irão comprar campos com dinheiro, e serão escritos documentos de compra que serão selados e assinados diante de testemunhas. Eu lhes devolverei o que lhes foi tirado. Eu, o SENHOR, afirmo isso”.
Como devem ser os bispos da igreja
3 Isto é verdade: se alguém deseja ser bispo, deseja um ótimo trabalho. 2 O bispo deve viver de tal maneira que ninguém possa acusá-lo de nada. Ele deve ter sido fiel à sua esposa[a] e deve ser sóbrio, prudente e respeitável. Ele deve também ser hospitaleiro e competente para ensinar. 3 Ele não deve ser dado ao vinho nem violento, mas gentil e pacífico. Ele também não deve ter amor ao dinheiro. 4 Ele deve governar bem a sua própria casa; deve criar seus filhos de maneira que estes lhe obedeçam com todo o respeito. 5 (Pois se alguém não sabe governar a sua própria casa, como será capaz de cuidar da igreja de Deus?) 6 Ele não deve ser uma pessoa que se converteu recentemente, para que não fique cheio de orgulho e receba a mesma condenação que o diabo recebeu. 7 É necessário também que seja bem respeitado por aqueles que não pertencem à igreja, para que não venha a ser criticado por todos e apanhado pelo diabo.
Como devem ser os diáconos
8 Do mesmo modo, os diáconos devem ser respeitáveis e suas palavras devem merecer confiança. Eles não devem beber muito vinho nem ser pessoas que queiram ficar ricas por meios desonestos. 9 Eles devem conservar a verdade da fé que Deus nos revelou, e fazê-lo com a consciência limpa. 10 Estes homens também devem ser colocados à prova primeiro. Então, se não houver nada contra eles, que sirvam como diáconos.
11 Da mesma maneira, as mulheres[b] devem ser respeitáveis. Elas não devem falar mal dos outros, mas devem ser sóbrias e de confiança em tudo.
12 Os diáconos devem ter somente uma esposa, devem governar bem os seus filhos e as suas próprias casas. 13 Pois aqueles que se desempenharem bem como diáconos, estarão conseguindo uma posição de honra para si mesmos e se sentirão seguros da fé que têm em Cristo Jesus.
Jesus Cristo: o segredo da nossa vida
14 Apesar de esperar vê-lo em breve, estou lhe escrevendo estas coisas 15 para que, se eu demorar, você fique sabendo como se deve proceder na casa de Deus. A casa de Deus é a igreja do Deus vivo, a coluna e o alicerce da verdade. 16 Sem dúvida nenhuma, grande é o segredo da nossa vida de adoração:
“Ele[c] apareceu em forma humana,
foi declarado justo pelo Espírito,
foi visto por anjos,
foi anunciado entre as nações,
foi acreditado no mundo,
e foi levado para o céu em glória”.
Ajude-me, Senhor
Cântico. Salmo da família Coré. Ao diretor do coro. Doença e aflição. Poema de Hemã, o ezraíta.
88 Ó SENHOR, meu Deus e Salvador,
passo o dia e a noite pedindo que me ajude.
2 Tenha compaixão de mim,
escute a minha oração, ouça o meu pedido.
3 Eu já sofri bastante
e estou perto de morrer.
4 Estou quase morto,
não tenho força nenhuma.
5 Procure por mim entre os mortos,
entre os que estão na sepultura.
Pois eu sou como um morto, como alguém de quem já não se lembra.
Estou afastado do Senhor e do seu cuidado.
6 Atirou-me para o mundo dos mortos,
para a escuridão do abismo.
7 A sua ira é como um peso que me esmaga;
ela vem contra mim como ondas do mar, sem parar. Selah
8 O Senhor me deixou sem nenhum amigo;
fez que todos me desprezassem.
Estou preso e não posso escapar.
9 Os meus olhos doem de tanto chorar.
Eu oro ao SENHOR todos os dias;
a ele levanto as mãos em oração.
10 Será que faz milagres para os mortos?
Será que os mortos se levantam para louvá-lo? Selah
11 Alguém falará do seu amor no túmulo
ou da sua fidelidade no mundo dos mortos[a]?
12 Será que as suas maravilhas são conhecidas naquela escuridão?
Alguém conhece o seu amor na terra do esquecimento?
13 Mas eu, SENHOR, peço a sua ajuda;
de manhã cedo, começo a orar.
14 SENHOR, por que me abandona?
Por que não quer me escutar?
15 Tenho sofrido tanto,
tenho estado à beira da morte desde a minha mocidade.
O Senhor me fez passar por sofrimentos terríveis;
já não aguento mais.
16 Descarregou a sua ira sobre mim,
estou acabado.
17 As minhas dores nunca me deixam,
são como uma enchente.
18 O Senhor me afastou dos meus amigos e dos meus queridos;
e agora o meu melhor amigo é a escuridão.
20 Cantar canções alegres a quem está triste
é como tirar a roupa num dia de frio
ou misturar cloro com vinagre.
21 Se o seu inimigo tiver fome, dê algo para ele comer;
se ele tiver sede, dê algo para ele beber.
22 Porque assim acalmará a ira dele[a]
e o SENHOR recompensará você.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International