The Daily Audio Bible
Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.
O bom exemplo da família dos recabitas
35 Esta é a mensagem que o SENHOR deu a Jeremias no tempo de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá:
2 —Vá à família dos recabitas[a] e fale com eles para virem a uma das salas do templo do SENHOR. Quando eles chegarem lá ofereça vinho a eles.
3 Então tomei a Jazanias, filho de Jeremias e neto de Habazinias, aos seus irmãos, aos seus filhos e a toda a família dos recabitas, 4 e os levei ao templo do SENHOR, à sala dos filhos de Hanã, que era filho de Jigdalias. Jigdalias era um homem de Deus[b]. A sala ficava junto ao quarto dos príncipes que estava acima do quarto de Maaseias, filho de Salum. Maaseias era o guarda do tesouro. 5 Coloquei jarras cheias de vinho, e taças na frente dos recabitas e lhes disse:
—Bebam o vinho.
6 Mas eles disseram:
—Nós não bebemos vinho porque nosso antepassado Jonadabe, filho de Recabe, nos ordenou, dizendo: “Nunca bebam vinho vocês nem os seus descendentes. 7 Não construam casas nem semeiem sementes, nem cultivem campos de uvas. Morem sempre em tendas para que possam viver por muito tempo na terra onde são imigrantes”. 8 Nós obedecemos a todas as ordens que nos deu o nosso antepassado Jonadabe, filho de Recabe. Nunca em nossa vida bebemos vinho, nem as nossas esposas nem nossos filhos e filhas. 9 Nunca construímos casas para morar nelas e não temos campos de uvas nem nenhum outro tipo de plantação. 10 Vivemos em tendas e cumprimos obedientemente tudo o que nosso antepassado Jonadabe nos ordenou fazer. 11 Mas quando Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio combater contra a terra de Judá, nós dissemos: “Vamos! Vamos entrar a Jerusalém para escapar do exército dos babilônios e do exército dos sírios”. E ficamos morando em Jerusalém.
12 Então o SENHOR deu esta mensagem a Jeremias:
13 —Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, Deus de Israel, quero que vá e diga às pessoas de Judá e a todos os habitantes de Jerusalém: “Não vão aprender esta lição e obedecer às minhas palavras?” 14 Os descendentes de Jonadabe, filho de Recabe, têm cumprido a ordem que ele deu de não beber vinho, e até hoje eles não bebem vinho porque obedecem à ordem do seu antepassado. Mesmo assim, eu tenho falado continuamente a vocês mas não me obedecem. 15 Enviei com insistência os meus servos os profetas, dizendo: “Afastem-se todos vocês dos seus maus caminhos e corrijam as suas ações. Não sigam e não adorem a outros deuses e assim poderão viver na terra que dei a vocês e aos seus antepassados”. Mas vocês não me deram atenção nem me ouviram. 16 Os descendentes de Jonadabe, filho de Recabe, cumpriram a ordem que seu antepassado lhes deu, mas este povo não me obedece.
17 —Por isso, eu, o SENHOR Todo-Poderoso, o rei de Israel trarei a Judá e a todos os habitantes de Jerusalém toda a dor que lhes anunciei, porque eu falei com vocês e não me ouviram. Eu os chamei, mas não responderam.
18 Então Jeremias disse à família dos recabitas:
—Isto diz o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel: “Vocês obedeceram à ordem do seu pai Jonadabe e cumpriram tudo o que ele ordenou”. 19 Por isso, o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, diz: “Sempre haverá um descendente da família de Jonadabe, filho de Recabe, para me servir”.
O rei Jeoaquim queima o rolo de Jeremias
36 Esta mensagem do SENHOR veio ao profeta Jeremias no quarto ano do reinado de Jeoaquim[c], filho de Josias, rei de Judá:
2 —Pegue um rolo e escreva nele a mensagem que falei a respeito de Israel, Judá e todas as nações desde o tempo de Josias até hoje. 3 Talvez o povo de Judá deixe o seu caminho de maldade quando souber do castigo que planejo trazer sobre eles. Se eles fizerem isso eu perdoarei as suas perversões e pecados.
4 Jeremias chamou Baruque, filho de Nerias, para que escrevesse no rolo enquanto ditava a mensagem que tinha recebido do SENHOR. 5 Depois Jeremias deu a seguinte ordem a Baruque:
—Como estou proibido de entrar no templo do SENHOR, 6 você irá ao templo do SENHOR e lerá ao povo que estiver jejuando a mensagem do SENHOR que eu ditei e você escreveu no rolo. Também você lerá essa mensagem a todo o povo de Judá que veio das suas cidades. 7 Talvez peçam ao SENHOR que tenha piedade deles, e se afastem da sua maldade. Digo isto porque é muito grande a ira do SENHOR contra eles.
8 Baruque, filho de Nerias, cumpriu fielmente tudo o que Jeremias lhe ordenou. Ele leu o rolo da mensagem no templo do SENHOR.
9 No nono mês do quinto ano de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi convocado o povo de Jerusalém e todo o povo que vinha das cidades de Judá para celebrarem um jejum em honra ao SENHOR. 10 No templo do SENHOR, Baruque leu a mensagem de Jeremias a todo o povo na sala de Gemarias, filho do escrivão Safã, desde o pátio superior à entrada da porta nova do templo do SENHOR.
11 Micaías, filho de Gemarias, neto de Safã, ouviu toda a mensagem do SENHOR que estava escrita no rolo. 12 Então foi até a sala dos escrivãos no palácio, onde se reuniam todos os altos funcionários. Ali estava o escrivão Elisama; Delaías, filho de Semaías; Elnatã, filho de Acbor; Gemarias, filho de Safã; Zedequias, filho de Hananias; e todos os outros funcionários. 13 Micaías lhes disse o que tinha ouvido quando Baruque leu a mensagem ao povo. 14 Então os funcionários enviaram Jeudi, filho de Netanias, neto de Selemias e bisneto de Cuchi, para que dissesse a Baruque:
—Pegue o rolo que você leu perante o povo e venha.
Baruque, filho de Nerias, pegou o rolo e se apresentou diante eles.
15 Os funcionários disseram:
—Sente-se e leia a mensagem.
E Baruque leu para eles.
16 Quando ouviram a mensagem, se olharam com temor e disseram a Baruque:
—Temos que informar tudo isso ao rei.
17 Depois perguntaram a Baruque:
—Diga-nos como foi que você escreveu tudo isso. Foi Jeremias que ditou?
18 Baruque respondeu:
—Sim, escrevi com tinta no rolo enquanto ele me ditava a mensagem.
19 Então os ministros disseram a Baruque:
—Vá e esconda-se. Faça com que Jeremias se esconda também. Ninguém deve saber onde estão.
20 Então eles foram até o pátio para se apresentar ao rei, mas colocaram o rolo na sala do escrivão Elisama, e informaram ao rei tudo o que tinha acontecido. 21 Então o rei enviou a Jeudi para trazer o rolo da sala de Elisama, e Jeudi o leu ao rei e aos funcionários que estavam com o rei. 22 Era o nono mês[d] e por isso o rei estava na sua casa de inverno, sentado perto do fogo. 23 Cada vez que Jeudi lia três ou quatro colunas do rolo, o rei cortava essa parte do rolo com um canivete de escrivão e a jogava no fogo. Assim continuou até que queimou todo o rolo. 24 Nem o rei nem os seus funcionários tiveram temor nem rasgaram as suas vestiduras. 25 Elnatã, Delaías e Gemarias rogaram ao rei que não queimasse o rolo, mas ele não deu ouvidos. 26 O rei mandou o seu filho Jerameel; Seraías, filho de Azriel; e Selemias, filho de Abdeel, para que prendessem ao escrivão Baruque e ao profeta Jeremias. Mas o SENHOR os tinha escondido.
27 Depois que o rei queimou o rolo com as palavras que Jeremias tinha ditado a Baruque, o SENHOR disse a Jeremias:
28 —Pegue outro rolo e escreva nele a mesma mensagem que você escreveu no primeiro rolo que queimou Jeoaquim, rei de Judá. 29 A Jeoaquim, rei de Judá, você dirá que eu, o SENHOR, vi você queimando este rolo e dizendo: “Por que escreveu que com certeza o rei da Babilônia virá e destruirá esta terra e exterminará o povo e os animais?” 30 Por isso eu, o SENHOR, afirmo sobre você, Jeoaquim, rei de Judá que nenhum dos seus descendentes ocupará o trono de Davi, seu cadáver será lançado e ficará exposto ao calor e às geadas da noite. 31 Castigarei a sua iniquidade, a de seus descendentes e a dos seus servos. Enviarei sobre eles e sobre os habitantes de Jerusalém e o povo de Judá todo o sofrimento que lhes adverti porque não me obedeceram.
32 Então Jeremias pegou outro rolo e o deu a Baruque, filho do escrivão Nerias. Baruque escreveu nele tudo o que Jeremias lhe ditava, ou seja tudo o que estava escrito no rolo que Jeoaquim, rei de Judá, tinha queimado. Também acrescentou muitas outras mensagens semelhantes.
Como tratar aqueles que fazem parte da igreja
5 Não repreenda o homem idoso. Antes o aconselhe como se ele fosse seu pai. Trate os moços como irmãos, 2 as mulheres idosas como mães, e as moças como irmãs, com toda a pureza.
3 Respeite e ajude as viúvas que não têm mais nenhum parente. 4 Mas se alguma viúva tem filhos ou netos, eles deveriam aprender primeiro a colocar em prática a religião deles, cuidando da sua própria família. Assim eles pagarão o que receberam dos seus pais e avós. Isto é agradável a Deus. 5 Porém, a viúva que não tem mais nenhum parente nem ninguém que a ajude, põe a sua esperança em Deus e passa a se dedicar à oração dia e noite, pedindo a ajuda dele. 6 Entretanto, a viúva que só vive para os prazeres desta vida já está morta, embora continue viva. 7 Dê estas instruções a todos para que ninguém possa acusá-los de nada. 8 Mas se alguém não cuida dos seus parentes, especialmente daqueles que são da sua própria casa, ele tem negado a fé e é pior do que aquele que não acredita em Cristo.
9 Para estar na lista de viúvas, a viúva tem que ter pelo menos sessenta anos, ter sido fiel ao seu marido[a] 10 e ser bem conhecida como alguém que fez boas obras, como por exemplo: deve ter educado seus filhos, mostrado hospitalidade, lavado os pés[b] daqueles que pertencem ao povo de Deus, ajudado os que estavam em dificuldades e se dedicado a todo tipo de boas obras. 11 Mas não coloque na lista as viúvas mais novas, porque, quando os seus desejos sexuais são mais fortes do que sua dedicação a Cristo, elas querem se casar novamente. 12 E assim se tornam culpadas por anularem o seu primeiro compromisso. 13 Além disso, elas se acostumam a ser preguiçosas e a andar de casa em casa. E elas não só se tornam preguiçosas, como também tagarelas e indiscretas, falando o que não devem. 14 Quero, portanto, que as viúvas mais novas se casem, tenham filhos, sejam boas donas de casa, e que não deem aos inimigos nenhum pretexto para criticá-las. 15 Eu digo isto porque algumas viúvas já se afastaram e seguiram a Satanás.
16 Se alguma mulher cristã[c] tem viúvas na sua família, ela mesma deve ajudá-las. A igreja não deve ficar sobrecarregada, para que assim possa ajudar as viúvas que não têm nenhum parente.
17 Os presbíteros que lideram bem a igreja merecem salário em dobro, especialmente aqueles que se dedicam a pregar e a ensinar. 18 Pois as Escrituras dizem: “Não amarre a boca do boi quando ele estiver debulhando o trigo”.(A) E dizem ainda: “O trabalhador tem o direito de receber o seu salário”.(B)
19 Não aceite nenhuma acusação contra um presbítero, a não ser que ela seja feita pelo depoimento de duas ou três testemunhas. 20 Repreenda, diante de toda a igreja, aqueles que continuam em seus pecados, para que os demais fiquem com medo.
21 Diante de Deus, de Jesus Cristo e dos anjos eleitos, eu lhe ordeno que faça estas coisas sem preconceitos e que não faça nada com parcialidade.
22 Não tenha pressa em colocar as suas mãos sobre ninguém, nomeando-o, assim, para o serviço do Senhor. Não participe dos pecados dos outros. Mantenha-se puro.
23 Não continue a beber somente água. Use um pouco de vinho por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades.
24 Os pecados de algumas pessoas são tão evidentes que podem ser vistos até mesmo antes de serem levados a juízo. Mas os pecados de outras pessoas só se manifestam mais tarde. 25 Da mesma maneira também as boas obras são bem evidentes, e mesmo aquelas que não são tão evidentes não poderão ficar escondidas para sempre.
14 A retidão e a justiça são os alicerces do seu reino.
É fiel e cheio de amor em tudo o que faz.
15 Felizes são, ó SENHOR, os que sabem louvá-lo com alegria.
Eles caminham na luz da sua presença.
16 Eles se alegram no Senhor,
e o louvam porque é justo.
17 O Senhor é o poder glorioso deles,
e é quem lhes dá a sua força.
18 O nosso escudo é o SENHOR.
O nosso Rei é o Santíssimo de Israel.
19 Um dia, numa visão, disse aos seus fiéis:
“Dei força a um guerreiro; exaltei um jovem escolhido dentre o povo.
20 Encontrei o meu servo Davi
e o ungi com azeite sagrado para ser rei.
21 A minha força lhe dará apoio,
o meu poder lhe dará força.
22 O inimigo não será capaz de derrotar o meu escolhido;
os maus nunca o vencerão.
23 Derrubarei os seus inimigos diante dele;
e destruirei os que o odeiam.
24 Ele poderá sempre contar com o meu amor fiel
e, por causa do meu poder, ele vencerá sempre.
25 Ele terá poder sobre o mar
e domínio sobre os rios.
26 Ele me dirá: ‘O Senhor é o meu Pai, o meu Deus,
a rocha que me salva’.
27 Eu o nomearei como o meu filho mais velho,
e ele será rei sobre todos os reis do mundo.
28 Eu sempre o amarei
e a minha aliança com ele nunca terá fim.
29 Os seus descendentes sempre serão reis,
e o seu reino permanecerá enquanto existirem os céus.
30 “Quando os seus filhos desobedecerem à minha lei
e não seguirem as minhas ordens,
31 quando eles não forem obedientes aos meus ensinamentos
e não cumprirem os meus mandamentos,
32 então terei que castigá-los por causa dos seus erros,
e de açoitá-los por causa dos seus pecados,
33 mas nunca deixarei de amá-los
e de cumprir o que lhes prometi.
34 Não quebrarei a aliança que fiz com ele,
nem modificarei as minhas promessas.
35 De uma vez por todas, jurei pela minha santidade,
que nunca mentiria a Davi.
36 A sua descendência permanecerá para sempre,
o seu reino durará enquanto existir o sol.
37 Existirá para sempre, como a lua.
Os céus testemunham essa aliança em que se pode confiar”. Selah
25 Como água para quem tem sede,
assim é a boa notícia que chega de um país distante.
26 O justo que treme diante do mau
é como uma fonte de água suja ou um poço poluído.
27 Não é bom comer muito mel,
nem procurar muita honra.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International