The Daily Audio Bible
Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.
42 Enquanto eles estavam em Gerute-Quimã, Joanã, filho de Careá, e Jezanias, filho de Hosaías, foram ver o profeta Jeremias. Todos os oficiais do exército foram com eles. Todo o povo, desde o mais importante até o mais humilde, também foram com eles. 2 Eles disseram:
—Ouça a nossa petição e rogue ao SENHOR, seu Deus, pelos que ficamos. Como pode ver, só restamos uns poucos em comparação dos muitos que éramos antes. 3 Rogue ao SENHOR, seu Deus, que nos diga qual caminho devemos seguir e o que devemos fazer.
4 O profeta Jeremias lhes disse:
—Eu os ouvi. Orarei ao SENHOR, seu Deus, como pediram. Direi a vocês tudo o que o SENHOR me responda sem ocultar nada.
5 Eles disseram a Jeremias:
—Que o SENHOR, seu Deus, seja uma testemunha fiel e verdadeira contra nós se não fizermos tudo o que o SENHOR nos falar por meio de você. 6 Gostemos ou não, nós obedeceremos ao SENHOR, a quem agora o enviamos para consultar. Nós obedeceremos ao que ele falar. Assim faremos que tudo vá bem conosco. Sim, nós vamos obedecer ao SENHOR, nosso Deus.
7 Depois de dez dias, veio a mensagem do SENHOR a Jeremias. 8 Então ele convocou a Joanã, filho de Careá, aos oficiais do exército que estavam com ele, e a todo o povo, tanto as pessoas importantes como as humildes. 9 Ele lhes disse:
—Isto diz o SENHOR, Deus de Israel, a quem me enviaram para apresentar o pedido de vocês: 10 “Se ficarem nesta terra, eu os edificarei e não os destruirei. Eu os plantarei e não os arrancarei. Eu vou fazer isso porque lamento tê-los feito sofrer. 11 Não temam ao rei da Babilônia, a quem agora vocês temem tanto. Não tenham medo dele porque eu estou com vocês, eu os resgatarei e os salvarei das mãos dele. Eu, o SENHOR, afirmo isto. 12 Eu terei compaixão de vocês, de maneira que o rei da Babilônia também terá compaixão de vocês e os deixará voltar ao país de vocês.
13 —“Mas se não ficarem nesta terra, se desobedecerem ao SENHOR, seu Deus, 14 e falarem: ‘Vamos para o Egito, onde não veremos guerra e não escutaremos o som da trombeta de guerra nem morreremos de fome’, 15 então vocês, os que de Judá estão aqui, escutem a mensagem do SENHOR. Isto diz o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel: ‘Se vocês insistirem em ir para o Egito e viver lá como imigrantes, 16 a guerra que tanto temem os alcançará. A fome que tanto os preocupa os perseguirá, e morrerão ali. 17 Todos os que insistirem em partir para morar no Egito, morrerão na guerra, de fome ou de doença. Não haverá sobreviventes nem ninguém que se livre do sofrimento que enviarei sobre vocês’.
18 —“Podem estar certos disto porque o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, diz: ‘Assim como descarreguei a minha ira e fúria sobre os habitantes de Jerusalém, da mesma forma descarregarei a minha fúria sobre vocês se forem para o Egito. Serão um exemplo do que é ser amaldiçoado, desolado e objetos de zombaria. Nunca mais verão de novo este lugar’. 19 O SENHOR deu a vocês, que ficaram em Judá, instruções de não ir para o Egito. Saibam bem que eu os adverti. 20 Vocês mesmos cometeram um erro fatal quando me enviaram ao SENHOR, o Deus de vocês, dizendo: ‘Rogue por nós ao SENHOR, nosso Deus, e diga-nos exatamente o que falar o SENHOR, nosso Deus, e nós faremos’. 21 Eu falei para vocês o que ele me disse, mas vocês não querem obedecer ao SENHOR, seu Deus, em nada do que ele me mandou dizer. 22 Portanto, saibam bem que vocês morrerão na guerra, de fome ou de doença no país em que vocês querem morar”.
43 Então Jeremias acabou de dizer ao povo a mensagem do SENHOR, Deus deles. Ele lhes falou tudo o que o SENHOR, Deus deles, mandou dizer. 2 Azarias, filho de Hosaías; Joanã, filho de Careá; e outros indivíduos arrogantes disseram a Jeremias:
—Você está mentindo! O SENHOR, nosso Deus, não o enviou dizer que nós não devemos ir viver no Egito. 3 É esse Baruque, filho de Nerias, quem o instiga contra nós para nos entregar nas mãos dos babilônios. Ele quer que eles nos matem e nos deportem para a Babilônia.
4 Então nem Joanã, filho de Careá, nem os oficiais do exército, nem ninguém do povo obedeceu ao SENHOR, que disse que permanecessem na terra de Judá. 5 Em vez disso, Joanã, filho de Careá, e os oficiais do exército levaram os que restavam do povo para morar no Egito. No passado os inimigos tinham levado os sobreviventes para outras nações, mas eles tinham voltado para Judá. 6 Eles levaram os homens, as mulheres e as crianças para o Egito. Entre essas pessoas estavam os filhos do rei. (Nebuzaradã tinha deixado essas pessoas sob o cuidado de Gedalias, filho de Aicão, neto de Safã. Nebuzaradã era o comandante da guarda do rei da Babilônia.) Joanã levou também o profeta Jeremias e Baruque, filho de Nerias. 7 Essas pessoas não obedeceram ao SENHOR. Todos eles se dirigiram para o Egito e chegaram até a cidade de Tafnes[a].
8 Em Tafnes veio a mensagem do SENHOR para Jeremias, dizendo:
9 —Pegue nas suas mãos algumas pedras grandes. Leve-as e enterre-as com cimento no andar ladrilhado em frente da entrada do palácio do faraó em Tafnes. Faça isso enquanto os judeus estão olhando para você. 10 Então diga a eles que eu, o SENHOR Todo-Poderoso, Deus de Israel mandarei chamar o meu servo Nabucodonosor, rei da Babilônia. Sobre estas pedras que escondi aqui colocarei o seu trono, e ele estenderá a sua tenda real sobre elas. 11 Ele virá para o Egito e o atacará. Quem estiver destinado para morrer, morrerá. Quem estiver destinado para o exílio, irá para o exílio. Quem estiver destinado para morrer na batalha, morrerá na batalha. 12 Nabucodonosor incendiará os templos dos deuses do Egito. Ele os queimará e os levará como se fossem prisioneiros. Ele sacudirá a terra do Egito como um pastor sacode a sua capa para se livrar dos bichos e depois sairá dali como se nada tivesse acontecido. 13 Ele destruirá os obeliscos de Bete-Semes[b] e incendiará os templos dos deuses do Egito.
Mensagem contra os judeus no Egito
44 Jeremias recebeu a mensagem do SENHOR para todos os judeus que moravam no Egito, ou seja os que moravam em Migdol, Tafnes, Mênfis e na região do sul. Jeremias disse a eles a seguinte mensagem 2 do SENHOR Todo-Poderoso, Deus de Israel:
—Vocês viram todo o sofrimento que trouxe contra Jerusalém e todas as cidades de Judá. Hoje estão em ruínas e ninguém mora ali. 3 Tudo isso aconteceu por causa da maldade que cometeram, pois provocaram a minha ira adorando e queimando incenso a outros deuses que nem eles, nem vocês nem os seus antepassados conheceram. 4 Vez após vez enviei a eles os meus servos, os profetas, com a advertência que não cometessem essas abominações que eu detesto. 5 Mas não me ouviram nem deram atenção, senão que continuaram oferecendo incenso a outros deuses. 6 Portanto, eu mostrei a minha ira contra eles. Eu castiguei as cidades de Judá e as ruas de Jerusalém. A minha fúria fez com que elas ficassem em ruínas e vazias até hoje.
7 —Agora eu, o SENHOR, Deus Todo-Poderoso, o Deus de Israel, pergunto: por que se causam vocês mesmos um mal tão grande? Por que provocam a morte do povo de Judá, homens, mulheres e crianças, e até de recém-nascidos, até não restar ninguém? 8 Por que provocam a minha ira com as suas ações e oferecem incenso a outros deuses na terra do Egito, onde vieram morar? Tudo o que vão conseguir é a sua própria destruição. As outras nações os verão como exemplo do que é ser amaldiçoado e humilhado. 9 Pois já esqueceram todas as maldades que cometeram os seus antepassados e os reis de Judá e as suas esposas, e as maldades que vocês mesmos e as suas esposas cometeram nas ruas de Judá? 10 Até o dia de hoje vocês não se humilharam, não tiveram temor nem viveram de acordo com as leis e estatutos que dei a vocês e aos seus antepassados.
11 —Portanto, eu, o SENHOR Todo-Poderoso, Deus de Israel afirmo que enfrentarei vocês e acabarei com todo o povo de Judá. 12 Farei com que os sobreviventes de Judá que teimosamente decidiram partir e morar no Egito morram ali. Todos morrerão, desde o mais humilde até o mais importante. Todos eles morrerão na batalha ou a fome acabará com eles. Eles serão vistos como um exemplo de maldição, de aniquilação, de espanto e de humilhação, 13 pois castigarei aos que vivem no Egito como castiguei a Jerusalém: com guerra, fome e doenças. 14 Nem um só desses poucos que ficaram de Judá e que foram viver no Egito, voltará para Judá. E embora desejem voltar a Judá para viver lá, não voltarão. Só alguns refugiados voltarão para lá.
15 Então os homens que sabiam que as suas esposas ofereciam incenso a outros deuses, assim como as mulheres que estavam presentes, os quais formavam um grupo grande, mais todo o povo que morava no Egito, responderam a Jeremias:
16 —Não vamos dar atenção à mensagem que você nos deu da parte do SENHOR. 17 Pelo contrário, nós continuaremos fazendo tudo o que dissemos que faríamos. Continuaremos oferecendo incenso e ofertas de vinho à Rainha do Céu[c], como nós sempre fizemos e como também nossos antepassados, nossos reis e chefes fizeram nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém. Então tínhamos comida em abundância, nos ia bem e não tínhamos nenhum sofrimento. 18 Mas desde que deixamos de oferecer incenso e ofertas de vinho à Rainha do Céu, nos tem faltado tudo e a guerra e a fome estão nos matando.
19 E as mulheres acrescentaram[d]:
—Quando oferecíamos holocaustos e bebidas à Rainha do Céu, por acaso não sabiam os nossos esposos que fazíamos bolos com a sua imagem e ofertas de vinho?
20 Então Jeremias respondeu a todo o povo, isto é, a todos os homens e mulheres:
21 —Vocês acreditam que o SENHOR não se lembrava ou não percebia que vocês, os seus antepassados, os seus reis, os seus chefes e o povo ofereciam incenso nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém? 22 O SENHOR já não podia resistir mais as suas más ações e as imundices que vocês faziam. Isso foi o que causou que seu país se transformasse em exemplo de maldição, num lugar em ruínas e sem habitantes, assim como está hoje. 23 A tragédia que vocês sofreram foi causada exatamente porque vocês queimaram incenso a outros deuses e pecaram contra o SENHOR, por não darem ouvidos ao SENHOR nem terem obedecido às suas leis, nem às suas ordenanças nem aos seus mandamentos.
Um bom soldado de Cristo
2 Quanto a você Timóteo, meu filho, fortifique-se por meio da graça que temos em Cristo Jesus. 2 Ensine a pessoas de confiança as palavras que você me ouviu dizer diante de muitas testemunhas. Estas pessoas devem ser capazes de ensinar também a outros. 3 Participe dos meus sofrimentos, como um bom soldado de Cristo Jesus. 4 Nenhum soldado se envolve com negócios da vida civil, pois o seu objetivo é agradar o seu comandante. 5 Da mesma forma, nenhum atleta é coroado se não competir de acordo com as regras. 6 O lavrador que trabalha duro deve ser o primeiro a comer dos frutos da colheita. 7 Pense bem no que estou dizendo, e o Senhor o ajudará a compreender todas estas coisas.
8 Lembre-se de Jesus Cristo, que ressuscitou da morte e é descendente de Davi. Estas são as Boas Novas que eu anuncio. 9 É por causa de anunciar as Boas Novas que estou sofrendo até ao ponto de estar acorrentado como se fosse um criminoso. Mas a mensagem de Deus não está acorrentada. 10 Por esta razão, suporto tudo por causa daqueles que foram escolhidos por Deus. E faço isso para que eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus e também glória eterna. 11 O que eu digo é verdade:
Se morrermos com ele,
também com ele viveremos;
12 se continuarmos firmes junto com ele,
também com ele reinaremos;
se nós o negarmos,
ele também nos negará;
13 se não formos fiéis,
ele continuará sendo fiel,
pois de maneira nenhuma pode negar a si mesmo.
O trabalhador aprovado
14 Continue a recomendar estas coisas, e ordene a todos diante de Deus para que não discutam por causa de palavras. Essas discussões não têm valor nenhum e somente prejudicam aqueles que as ouvem. 15 Faça o possível para se apresentar aprovado diante de Deus, como um trabalhador que não tem do que se envergonhar, ensinando corretamente a verdadeira mensagem. 16 Evite os falatórios inúteis a respeito de assuntos deste mundo, pois eles servem somente para afastar as pessoas de Deus. 17 Além disso, o ensino das pessoas que incentivam esses falatórios corrói como câncer. Entre elas estão Himeneu e Fileto, 18 os quais se desviaram da verdade. Eles afirmam que a ressurreição já se realizou e estão destruindo a fé que algumas pessoas têm. 19 Mas Deus estabeleceu uma base sólida que permanece firme. E sobre esta base estão escritas estas palavras: “O Senhor conhece aqueles que lhe pertencem”(A) e “Todos aqueles que dizem pertencer ao Senhor devem afastar-se do mal”.
20 Numa casa grande não há somente utensílios feitos de ouro e de prata, mas também utensílios feitos de madeira e de barro. Alguns são para uso especial e outros para uso comum. 21 Assim, pois, todo aquele que se purificar será um utensílio para uso especial, consagrado e útil ao seu Mestre, e estará preparado para todo o tipo de boa obra.
Maravilhosas são as suas obras
Salmo. Cântico para o dia de sábado.
92 Como é bom agradecer ao SENHOR,
cantar louvores ao seu nome, ó Altíssimo!
2 Como é bom proclamar pela manhã o seu amor
e à noite, a sua fidelidade,
3 ao som da lira e da cítara,
e com a música suave da harpa.
4 Pois tudo o que fez, SENHOR, me dá grande alegria!
As suas obras me fazem cantar de felicidade!
5 Maravilhosas são as suas obras, SENHOR,
e profundos, os seus pensamentos.
6 Os tolos não entendem estas coisas,
nem os insensatos as compreendem.
7 Mesmo que os pecadores cresçam como a erva
e os maus floresçam,
eles serão destruídos para sempre.
8 Pois o SENHOR é exaltado para sempre.
9 Os seus inimigos, SENHOR, serão destruídos,
os infiéis serão derrotados!
10 O Senhor me deu a força de um touro selvagem
e me refrescou derramando óleo novo sobre mim.
11 Os meus olhos irão ver a derrota dos meus inimigos.
Ouvirei os gritos de angústia dos que se voltaram contra mim.
12 Os bons florescem como as palmeiras,
crescem como os cedros do Líbano.
13 Eles são como árvores plantadas no templo do SENHOR,
que dão bons frutos nos pátios do nosso Deus.
14 Como árvores novas e fortes,
eles continuam dando frutos mesmo na velhice,
15 e proclamando que o SENHOR é justo.
Ele é a minha rocha e nele não há injustiça.
O Senhor reina
93 O SENHOR é rei!
O SENHOR se veste de majestade e poder!
Ele está pronto, por isso a terra está firme
e não poderá ser abalada.
2 O seu trono está seguro desde sempre,
porque o Senhor existe antes de tudo!
3 As águas se levantam, SENHOR, e se revoltam.
Ouve-se o barulho das ondas que se levantam e fazem estrondo.
4 Mas o SENHOR que está no alto céu,
é mais forte do que o barulho das águas,
mais poderoso do que o rebentar do mar.
5 As suas leis são de confiança, ó SENHOR.
A santidade do seu templo é a sua beleza para sempre.
3 É necessário castigar os cavalos,
pôr freios nas mulas
e castigar os tolos.
4 Ao responder ao insensato,
não seja tolo como ele.
5 Responda ao insensato como ele merece,
para que ele não pense que é sábio.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International