The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NRSVUE. Switch to the NRSVUE to read along with the audio.
A visão do trono de Deus
1 No quinto dia do quarto mês do ano trinta[a], enquanto vivia com os exilados, junto ao rio Quebar, o céu se abriu e vi visões celestiais. 2 Isso aconteceu no quinto dia do mês, no quinto ano do exílio do rei Joaquim. 3 Eu declaro que a visão que eu vi na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar da Babilônia, foi uma mensagem do SENHOR e senti o seu poder quando isso aconteceu. Eu sou Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote.
4 Vi que do norte vinha um forte vento de tormenta, como uma nuvem com relâmpagos por todos os lados. No seu interior havia uma luz âmbar resplandecente como o fogo. 5 No meio do fogo tinha algo parecido com quatro seres viventes cuja aparência era a seguinte: 6 eles tinham forma humana, mas cada um tinha quatro rostos e quatro asas. 7 As pernas de cada ser eram retas. Os seus pés eram parecidos com cascos de bezerro, e o brilho dos seus cascos era como o brilho do bronze polido. 8 Cada um dos quatro seres viventes tinha quatro rostos e quatro asas, além de mãos humanas debaixo das asas. 9 As asas de um apenas encostava nas asas do outro. E ao invés de se virarem ao avançar, se mexiam indo para a frente. 10 O rosto de cada um deles tinha a seguinte aparência: de frente, tinham rosto de homem; do lado direito, rosto de leão; do lado esquerdo, rosto de touro; e na parte de trás, rosto de águia. 11 Tais eram os seus rostos. Quanto às suas asas, elas eram separadas em cima. Cada ser tinha duas que estavam tocando as asas dos outros, enquanto as outras duas asas estavam cobrindo seu corpo. 12 Os seres iam aonde o espírito fosse, sem ter que dar uma volta, indo no sentido de qualquer rosto. 13 Pareciam carvões acesos, como tochas que se mexiam entre eles. O fogo resplandecia e atirava relâmpagos. 14 Correndo para lá e para cá entre as criaturas, havia algo que parecia com o relâmpago.
15 Enquanto olhava para os seres viventes, percebi que uma roda tocava o chão junto a cada um deles. 16 Quanto à aparência e estrutura das rodas, elas brilhavam como o berilo. Todas as quatro rodas tinham a mesma forma; a aparência e estrutura de cada uma era de duas rodas, uma atravessando a outra. 17 As quatro rodas podiam avançar em qualquer direção sem ter que se virar. 18 Os aros das rodas eram majestosos e impressionantes, e estavam cobertos de olhos. 19 Quando os seres viventes se mexiam, as rodas do seu lado também se mexiam, e quando os seres viventes voavam, as rodas também voavam junto com eles. 20 Os seres viventes iam aonde o espírito os levava, e as rodas iam com eles, porque o espírito dos seres viventes estava nas rodas. 21 Quando os seres viventes se mexiam, as rodas também se mexiam. Quando paravam de se mexer, as rodas também paravam de se mexer. Quando voavam, as rodas também voavam, porque o espírito dos seres viventes estava nas rodas.
22 Sobre as cabeças dos seres viventes se estendia algo como uma plataforma[b] com forma de domo cristalino. Era impressionante. 23 Debaixo da plataforma, os quatro seres viventes tinham suas asas estendidas, com a asa de um apenas tocando na asa do outro. Com as outras duas, cada um cobria o seu corpo. 24 Quando os seres viventes avançavam, eu podia escutar o ruído das suas asas. Era como o rugir das águas do mar, como a voz do Todo-Poderoso, como o ruído tumultuoso de um campo militar. Quando paravam de se mexer, dobravam as suas asas. 25 Então, quando estavam parados com suas asas dobradas, foi ouvida uma voz que vinha da bóveda que estava sobre as suas cabeças. 26 Na parte de cima da plataforma tinha algo semelhante a um trono de safira, e sobre o que parecia ser um trono de safira tinha algo que parecia com um ser humano. 27 Da cintura para cima, parecia ter um fogo dentro de algo que era como o âmbar, rodeado de um brilho forte. Da cintura para baixo, vi algo como um fogo com um brilho forte ao seu redor. 28 Aquele brilho forte era como o arco-íris que aparece nas nuvens após a chuva. Esta imagem era a glória do SENHOR. Portanto, apenas vi isso, fiquei curvado até encostar o meu rosto no chão. Então ouvi uma voz que falava comigo.
O Senhor chama a Ezequiel
2 A voz me disse:
—Homem mortal[c], fique em pé, que vou falar com você.
2 Quando falou comigo, o Espírito entrou em mim e me manteve em pé para que pudesse escutar àquele que falava comigo. 3 Ele me disse:
—Homem mortal, vou enviar você ao povo de Israel, gente rebelde, que se rebelou contra mim. Seus antepassados se rebelaram contra mim, e os filhos deles fazem o mesmo no dia de hoje. 4 Eles são teimosos e obstinados. Vou enviar você para levar a minha mensagem a eles. Você lhes dirá: “Assim diz o Senhor DEUS”. 5 Pode ser que eles queiram ouvir a minha mensagem. Mas por eles serem um povo rebelde é possível que eles não queiram ouvir a minha mensagem. Não importa! Ao menos eles saberão que há um profeta no seu meio. 6 Você, homem mortal, não tenha medo deles nem do que falam, ainda que seja como viver entre sarças, espinhos e escorpiões. Não tenha medo das palavras nem da aparência deles, porque são pessoas rebeldes. 7 Você tem que levar a minha mensagem para eles. Não importa se, por causa deles serem rebeldes, não o escutarem nem mudarem a maneira como eles estão se comportando. 8 Você, homem mortal, preste atenção no que eu lhe falar. Não seja rebelde como eles. Abra a sua boca e coma o que vou lhe dar.
9 Então vi uma mão com um rolo escrito que se estendia na minha direção. 10 O rolo se abriu bem diante de mim e pude ver o que estava escrito nos dois lados: lamentos, gemidos e ameaças.
3 Então me disse:
—Homem mortal, coma o que você encontrar ali. Engula esse rolo e depois vá falar sobre estas coisas ao povo de Israel.
2 Portanto, abri a boca para tratar de engolir o rolo. 3 Ele tornou a insistir comigo:
—Homem mortal, bom proveito! Coma com vontade e encha seu estômago com o rolo que dou a você.
Então comi o rolo, senti na minha boca o sabor do mel, por causa da sua doçura. 4 Então ele me disse:
—Homem mortal, vá ao povo de Israel e fale para eles o que eu lhe falar. 5 Não envio você a um povo que fala um idioma complicado e difícil, mas ao povo de Israel. 6 Existem vários lugares neste mundo aos quais eu poderia enviar você. Nesses lugares as pessoas falam idiomas que são complicados e difíceis de aprender. Mas posso assegurar a você que se o enviasse a esses lugares, as pessoas certamente escutariam a sua mensagem. 7 Mas o povo de Israel não vai querer escutar você visto que não quer me escutar. Todos eles são teimosos e obstinados. 8 Eles são um povo rebelde, mas eu farei de você uma pessoa tão teimosa e obstinada como eles! 9 Não tenha medo deles. Você será como o diamante, mais duro do que uma pedra.
10 Depois me disse:
—Homem mortal, escute e entenda bem cada uma das minhas palavras, 11 depois vá com os seus aonde estiverem exilados e dê minha mensagem a eles, falando o seguinte: “Assim diz o Senhor DEUS”, ainda que não escutem você nem deixem de fazer o mal.
12 Então o Espírito me levantou e por trás de mim escutei uma voz de trovão que dizia:
—Bendita seja a glória do SENHOR onde ele habita!
13 Também ouvi um ruído como o de um grande terremoto e foi produzido pelo roçar das asas dos seres viventes, os quais as batiam uma contra a outra, e pelo ruído das rodas que estavam junto a elas. 14 O Espírito me levantou e me levou. Assim fui embora, amargurado e chateado, mas sob o poder do SENHOR. 15 Eu fui a Tel-Abibe, junto ao rio Quebar, onde vivia a comunidade dos exilados. Ali fiquei sentado em silêncio durante sete dias.
Jesus é superior a Moisés
3 Por isso, meus santos irmãos, vocês que foram chamados por Deus, fixem os seus pensamentos em Jesus, que é o Apóstolo e Sumo Sacerdote da fé que professamos. 2 Deus o constituiu para o seu serviço, e Jesus foi fiel a Deus assim como Moisés também o foi em toda a casa de Deus. 3 Jesus, todavia, merece mais honra do que Moisés, assim como o construtor de uma casa[a] merece mais honra do que a própria casa. 4 Toda casa é construída por alguém, mas aquele que constrói todas as coisas é Deus. 5 Moisés foi fiel como um servo em toda a casa de Deus. Ele falava sobre as coisas que iam ser anunciadas por Deus no futuro. 6 Cristo, porém, foi fiel como Filho em toda a casa de Deus. E nós somos e continuaremos a ser esta casa, se conservarmos até o fim a nossa coragem e a nossa confiança naquilo que esperamos.
O perigo da falta de fé e da desobediência
7 Portanto, ouçam o que Deus disse por meio do Espírito Santo:
“Se hoje vocês ouvirem a minha voz,
8 não sejam teimosos assim como foram os seus antepassados,
quando se rebelaram contra mim,
colocando-me à prova no deserto.
9-10 Lá seus antepassados me provocaram e me puseram à prova
e, depois, por quarenta anos, viram as coisas que eu fiz.
Por isso me indignei com esta geração e disse:
‘Os pensamentos deles estão sempre errados;
e eles também nunca entenderam os meus caminhos’.
11 Portanto eu fiquei zangado e fiz este juramento:
‘Eles jamais entrarão no lugar de descanso que eu lhes prometi’”.(A)
12 Tenham cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês jamais chegue a ter um coração mau, que se recuse a crer, e que os leve, assim, a se afastar do Deus vivo. 13 Ao contrário, encorajem uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”[b], a fim de que nenhum de vocês seja enganado pelo pecado, afastando, assim, seu coração de Deus. 14 Nós somos e continuaremos a ser companheiros de Cristo, se de fato conservarmos até o fim a confiança que temos tido desde o princípio. 15 Foi isto o que as Escrituras disseram:
“Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus,
não sejam teimosos assim como foram os seus antepassados,
quando se rebelaram contra mim”.(B)
16 Ora, quais foram os que ouviram a voz de Deus e se rebelaram? Não foram, de fato, aqueles que saíram do Egito por intermédio de Moisés? 17 E contra quem foi que Deus ficou irritado por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, e caíram mortos no deserto? 18 E contra quem foi que Deus jurou, dizendo que não entrariam no lugar de descanso que ele lhes tinha prometido? Não foi contra aqueles que tinham sido desobedientes? Claro que foi! 19 Vemos, pois, que eles não puderam entrar naquele lugar porque tinham se recusado a crer.
Grande é o Senhor!
104 Louve o SENHOR, ó minha alma!
SENHOR, meu Deus, quão grande é o Senhor!
Glória e majestade são as suas roupas
2 e se cobre com um manto de luz.
Ele estende os céus como se fossem uma cortina
3 e constrói a sua casa sobre as águas dos céus.
Ele faz das nuvens o seu carro,
viaja nas asas do vento;
4 faz dos ventos os seus mensageiros[a],
e das chamas de fogo, seus servos.
5 Colocou a terra sobre bases firmes,
ela nunca será abalada.
6 Cobriu a terra com o mar como se fosse um manto,
as águas cobriram os montes.
7 Mas quando o Senhor ameaçou as águas, elas fugiram;
ao ouvirem a sua voz de trovão, elas saíram correndo.
8 As águas correram pelos montes e desceram pelos vales,
até chegarem ao lugar que tinha determinado para elas.
9 O Senhor colocou limites
para as águas não voltarem a cobrir a terra.
10 O Senhor faz sair a água das nascentes
e os rios que correm entre as montanhas.
11 Dessa água bebem todos os animais selvagens,
e os jumentos selvagens se aproximam dela para beber.
12 As aves do céu fazem os ninhos junto às águas
e cantam nos galhos das árvores.
13 Do seu lar no alto, o Senhor rega os montes,
e enche a terra com o fruto das suas obras.
14 Faz crescer a erva para o gado,
e as plantas que as pessoas cultivam para comer e beber:
15 o vinho, que alegra as pessoas;
o azeite, que lhes dá felicidade,[b]
e o pão, que lhes dá a força.
16 As árvores do SENHOR são bem regadas,
os cedros do Líbano que ele plantou.
17 Neles as aves fazem os seus ninhos,
e as cegonhas fazem as suas casas.
18 Os montes altos são os lugares para as cabras,
e os coelhos se escondem entre os rochedos.
19 O Senhor fez a lua para marcar o começo das festas mensais
e o sol sabe a hora de se pôr.
20 O Senhor fez a escuridão,
chegando a noite, os animais da floresta saem.
21 Os leões rugem quando atacam,
porque pedem comida a Deus.
22 Quando o sol nasce,
os animais vão se deitar nas suas tocas
23 e as pessoas saem para trabalhar
até o anoitecer.
24 A pessoa má esconde o ódio que tem com as suas palavras,
mas no seu coração planeja o mal.
25 O que ela diz parece correto, mas não acredite nela,
pois o seu coração está cheio de maus pensamentos.
26 Embora ela tente esconder o seu ódio,
no fim todos ficarão conhecendo a sua maldade.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International