Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Ezequiel 45:13-46:24

13 —Esta é a oferta que você terá que apresentar:

por cada ômer de trigo, a sexta parte de um efa;

por cada ômer de cevada, a sexta parte de um efa;

14 por cada coro[a] de azeite, a décima parte de um bato de azeite;

(isto é o mesmo que dez batos, também a um ômer, já que dez batos são o mesmo que um ômer)

15 e por cada duzentas ovelhas, uma ovelha.

—Também haverá ofertas de vinho de Israel para acompanhar as de cereal, sacrifícios que são queimados completamente e ofertas de festejar para purificação. Assim diz o Senhor DEUS.

16 —Todo o povo terá que apresentar essa oferta ao governante de Israel. 17 O governante terá que oferecer os sacrifícios que são queimados completamente, as ofertas de cereal e as ofertas de vinho. Ele fará isso durante os festivais, as luas novas, os dias de descanso e todas as assembleias sagradas da casa de Israel. Também apresentará os sacrifícios pelo pecado para purificar o povo de Israel.

18 Assim diz o Senhor DEUS:

—No primeiro dia do primeiro mês, tome um bezerro sem defeito e descontamine o santuário. 19 Depois o sacerdote pegará um pouco do sangue da oferta para o perdão dos pecados e o porá nos marcos das portas do templo, nos cantos das quatro paredes do altar e nos marcos da porta do pátio interior. 20 Ele fará o mesmo no dia sétimo do mês para purificar o templo dos que erraram sem perceber ou sem querer.

21 —No dia catorze do primeiro mês será celebrada a festa da Páscoa. Durante sete dias só se comerá pão sem fermento. 22 Nesse momento, o governante apresentará uma oferta pelo perdão dos pecados, por si mesmo e por todo o povo. 23 Durante cada um dos sete dias dessa festa, o governante oferecerá sacrifícios que são queimados completamente ao SENHOR; sete bezerros e sete carneiros sem defeito, assim como um carneiro como sacrifício pelo pecado. 24 Também oferecerá um efa de cereal por bezerro, um efa por carneiro e um him[b] de azeite por efa.

25 —No décimo quinto dia do sétimo mês, durante a festa, oferecerá durante os sete dias completos os mesmos sacrifícios pelo pecado, sacrifícios que são queimados completamente, e as mesmas ofertas de cereal e azeite.

O governante e as festas

46 Assim diz o Senhor DEUS:

—A porta do leste do pátio interior permanecerá fechada durante os seis dias de trabalho, mas será aberta nos dias de descanso e nos dias de Lua Nova. O governante entrará pela porta do vestíbulo e se deterá na porta da entrada. Os sacerdotes ficarão responsáveis pela sua oferta ser queimada completamente e pelas ofertas de paz. O governante se postrará com o rosto em direção à terra na soleira da entrada e depois se retirará. Mas a entrada não será fechada até a tarde.

—Nos dias de descanso e de Lua Nova, o povo adorará diante do SENHOR na entrada. Nos dias de descanso, o governante oferecerá ao SENHOR seis ovelhas e um carneiro sem defeito. Uma oferta de vinte quilos[c] de cereal acompanhará o carneiro, e os cordeiros irão acompanhados da quantidade de cereal que o governante desejar oferecer. Nos dias de Lua Nova os sacrifícios consistirão em um bezerro sem defeito, seis cordeiros sem defeito e um carneiro. As ofertas de cereal que os acompanhem serão de vinte litros para o bezerro, outra para o carneiro, e o que se desejar para os cordeiros. Para cada vinte quilos de cereal terá que oferecer três litros e meio de azeite.

—O governante entrará pelo vestíbulo da entrada e sairá da mesma forma. Quando o povo for se apresentar diante do SENHOR durante as assembleias sagradas, os que entrarem no pátio exterior pela porta norte deverão sair pela porta sul, e os que entrarem pela porta sul deverão sair pela porta norte. Não deverão sair pela porta que entraram, senão que sairão pela porta contrária. 10 O governante entrará com o povo e também sairá com ele. 11 Nos festivais e assembleias sagradas, a oferta de cereal que acompanhará os sacrifícios de animais será de vinte quilos de cereal por bezerro, igual quantidade por carneiro, e o que se desejar oferecer pelos cordeiros, assim como três litros e meio de azeite por cada vinte quilos de cereal.

12 —Se o governante desejar apresentar uma oferta voluntária ao SENHOR, uma oferta que deverá ser queimada completamente ou uma oferta para festejar, deverá abrir a porta do lado leste para apresentá-las. Após terminar, deverá fechá-la ao sair.

A oferta diária

13 —Cada manhã deverá ser oferecido ao SENHOR um cordeiro de um ano sem defeito. 14 Você apresentará uma oferta de cereal que o acompanhe, a qual consistirá de sete quilos de farinha e um litro de azeite para umedecer a farinha. Esta é uma oferta de cereal para o SENHOR, conforme as normas sobre as ofertas diárias regulares. 15 Os sacerdotes deverão oferecer a oferta do carneiro, do cereal e do azeite cada manhã como a oferta diária regular.

Leis sobre a herança do governante

16 Assim diz o Senhor DEUS:

—Se o governante der aos seus filhos parte da sua terra como herança, então essa terra será propriedade do filho e dos seus descendentes, pois é sua herança. 17 Mas se o governante der parte da sua terra aos seus servos, então ela será do servo só até o ano do Jubileu, após o qual voltará a ser propriedade do governante. A terra que ele der aos seus filhos será dos filhos como herança. 18 O governante não se apoderará da terra do povo, tirando-o da sua propriedade. Deverá usar sua própria terra como herança para seus filhos de maneira que ninguém do meu povo seja tirado da sua terra.

As cozinhas do templo

19 Depois o homem me levou pela entrada que tinha ao lado da porta, a uma série de quartos que davam ao norte, de uso exclusivo dos sacerdotes. Então notei um lugar lá no fundo, em direção ao oeste. 20 O anjo me disse:

—Ali é onde os sacerdotes ferverão a carne dos sacrifícios de restituição pelo pecado e onde cozinharão as ofertas de cereal sem ter que sair ao pátio exterior, onde os objetos sagrados poderiam entrar em contato com o povo.

21 Depois me levou ao pátio exterior. Me levou por cada esquina do pátio exterior, onde havia um espaço fechado em cada um. 22 Em cada esquina tinha um espaço fechado de vinte metros de comprimento por quinze metros de largura. 23 Ao redor dos quatro pátios tinha um muro, e ao redor de todo o muro havia uns fogões. 24 O anjo me disse:

—Estas são as cozinhas onde os levitas, que servem no templo, cozinham os sacrifícios do povo.

1 Pedro 1:13-2:10

Deus nos chama para uma vida santa

13 Por isso, estejam sempre alertas e saibam se controlar. Ponham toda a sua esperança na bênção que vai ser dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado. 14 Agora, como filhos obedientes de Deus, não se amoldem mais aos desejos maus que vocês tinham antigamente, quando eram ignorantes. 15 Pelo contrário, assim como o Deus que os chamou é santo, vocês também devem ser santos em tudo o que fizerem. 16 Pois as Escrituras dizem: “Sejam santos, porque eu sou santo”(A).

17 Vocês chamam de Pai àquele que, sem parcialidade, julga a todos de acordo com as obras de cada um. Portanto, vivam uma vida reverente durante o tempo em que estiverem nesta terra na qual são estrangeiros. 18 Vocês sabem que foram libertados do estilo de vida inútil que receberam dos seus antepassados. Mas sabem também que não foi por meio de coisas que se estragam, como prata ou ouro, que isso aconteceu. 19 Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, como que de um cordeiro puro e perfeito. 20 Cristo tinha sido escolhido antes da criação do mundo, e foi revelado nos últimos tempos para o bem de vocês. 21 É por meio dele que vocês têm fé em Deus, o qual o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória. E assim, a fé e a esperança de vocês estão agora em Deus.

22 Agora que já foram purificados por obedecerem à verdade a fim de mostrarem um amor fraternal sincero, então amem uns aos outros profundamente, de todo o coração. 23 Pois vocês nasceram de novo, não de semente mortal, mas de semente imortal. Vocês nasceram por meio da mensagem de Deus, que vive e é permanente. 24 Como dizem as Escrituras:

“Todos os seres humanos são como a erva do campo
    e a glória delas como a flor da erva.
A erva seca e a sua flor cai,
25     mas a palavra do Senhor permanece para sempre”.(B)

E esta é a mensagem que lhes foi proclamada.

A pedra viva e a nação santa

Portanto, deixem de lado toda a maldade, assim como a astúcia, a hipocrisia, a inveja e todos os tipos de falatórios maldosos. Como nenês recém-nascidos, vocês devem desejar o puro leite espiritual, para que por ele possam crescer e ser salvos, uma vez que vocês já experimentaram a bondade do Senhor.[a]

Aproximem-se do Senhor Jesus! Ele é a pedra viva que foi rejeitada pelas pessoas do mundo, mas para Deus ela é preciosa, e foi o próprio Deus que a escolheu. Vocês também, como pedras vivas, estão sendo usados na construção de um templo espiritual, para servirem como um sacerdócio santo. Assim vocês, por intermédio de Jesus Cristo, oferecerão sacrifícios espirituais que são agradáveis a Deus. Pois as Escrituras dizem:

“Olhem, eu vou colocar em Sião a pedra principal do edifício.
    Eu mesmo a escolhi e ela tem muito valor,
e aqueles que acreditarem nela
    jamais serão envergonhados”.(C)

Portanto, para vocês que creem, esta pedra tem grande valor. Mas, para aqueles que não creem, cumpre-se o que dizem as Escrituras:

“A pedra que os construtores rejeitaram
    veio a ser a pedra mais importante de todas”.(D)

Cristo também se tornou

“a pedra de tropeço,
    a rocha que faz com que as pessoas caiam”.(E)

Estas pessoas tropeçam porque não obedecem à mensagem de Deus, e foi para isto que elas foram destinadas. Vocês, porém, são um povo escolhido, um reino formado por sacerdotes, uma nação santa[b], um povo que pertence a Deus. E o propósito de vocês é proclamar as obras maravilhosas daquele que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. 10 Antigamente vocês não eram ninguém; mas agora são o povo de Deus. No passado vocês não recebiam misericórdia; mas agora recebem misericórdia de Deus.[c]

Salmos 119:33-48

33 SENHOR, ensine-me a andar nos seus decretos
    e viverei sempre neles.
34 Dê-me entendimento para obedecer à sua lei
    e para a cumprir de todo o coração.
35 Guie-me no caminho dos seus mandamentos,
    porque é neles que encontro a felicidade.
36 Dê-me o desejo de ser obediente aos seus mandamentos,
    em vez de querer ajuntar riquezas.
37 Tire da minha mente os pensamentos inúteis[a],
    ajude-me a viver nos seus caminhos.
38 Cumpra a promessa que fez ao seu servo,
    a promessa que faz aos que lhe obedecem.
39 Afaste de mim as ofensas que me fazem ter medo,
    porque as suas ordens são boas.
40 Quero obedecer às suas instruções;
    porque o Senhor é justo, deixe-me viver.

Vav

41 SENHOR, mostre o seu amor fiel por mim
    e salve-me como prometeu.
42 Então responderei àqueles que me ofendem,
    porque confio na sua palavra.
43 Deixe-me falar sempre a verdade,
    pois eu confio nos seus ensinamentos.
44 Guardarei a sua lei continuamente
    e para sempre.
45 Viverei tranquilo,
    porque quero seguir as suas instruções.
46 Falarei dos seus mandamentos diante de reis,
    sem ficar envergonhado.
47 Sinto prazer nos seus mandamentos,
    pois tenho amor por eles.
48 Serei fiel aos mandamentos que amo
    e estudarei os seus decretos.

Provérbios 28:11

11 O rico pensa que é muito sábio,
    mas o pobre que é inteligente sabe muito bem quem ele é.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International