Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.

Nova Versão Transformadora (NVT)
Version
1 Crônicas 2:18-4:4

Outros descendentes de Hezrom

18 Calebe, filho de Hezrom, teve filhos com sua esposa Azuba e com Jeriote.[a] Os filhos de Azuba foram: Jeser, Sobabe e Ardom. 19 Quando Azuba morreu, Calebe se casou com Efrata,[b] e teve com ela um filho chamado Hur. 20 Hur gerou Uri. Uri gerou Bezalel.

21 Quando Hezrom tinha 60 anos, casou-se com a irmã de Gileade, filha de Maquir. Tiveram um filho chamado Segube. 22 Segube gerou Jair, que governou 23 cidades na terra de Gileade. 23 (Contudo, Gesur e Arã tomaram as Cidades de Jair,[c] além de Quenate e os sessenta povoados ao redor.) Todos esses foram descendentes de Maquir, pai de Gileade.

24 Logo depois que Hezrom morreu na cidade de Calebe-Efrata, sua esposa Abia deu à luz um filho chamado Asur, pai de[d] Tecoa.

Descendentes de Jerameel, filho de Hezrom

25 Os filhos de Jerameel, filho mais velho de Hezrom, foram: Rão, o mais velho, Buna, Orém, Ozém e Aías. 26 Atara, segunda esposa de Jerameel, teve um filho chamado Onã.

27 Os filhos de Rão, filho mais velho de Jerameel, foram: Maaz, Jamim e Equer.

28 Os filhos de Onã foram: Samai e Jada.

Os filhos de Samai foram: Nadabe e Abisur.

29 Os filhos de Abisur com sua esposa Abiail foram: Abã e Molide.

30 Os filhos de Nadabe foram Selede e Apaim. Selede morreu sem filhos, 31 mas Apaim teve um filho chamado Isi. O filho de Isi se chamava Sesã, e o filho de Sesã, Alai.

32 Os filhos de Jada, irmão de Samai, foram: Jéter e Jônatas. Jéter morreu sem filhos, 33 mas Jônatas teve dois filhos: Pelete e Zaza.

Todos esses foram descendentes de Jerameel.

34 Sesã não teve filhos, mas teve filhas. Tinha também um servo egípcio chamado Jará. 35 Sesã deu uma de suas filhas em casamento a Jará, e eles tiveram um filho chamado Atai.

36 Atai gerou Natã.

Natã gerou Zabade.

37 Zabade gerou Eflal.

Eflal gerou Obede.

38 Obede gerou Jeú.

Jeú gerou Azarias.

39 Azarias gerou Helez.

Helez gerou Eleasá.

40 Eleasá gerou Sismai.

Sismai gerou Salum.

41 Salum gerou Jecamias.

Jecamias gerou Elisama.

Descendentes de Calebe, filho de Hezrom

42 Um dos descendentes de Calebe, irmão de Jerameel, foi Messa, o filho mais velho. Messa gerou Zife. Outros descendentes de Calebe foram os filhos de Maressa, pai de Hebrom.

43 Os filhos de Hebrom foram: Corá, Tapua, Requém e Sema. 44 Sema gerou Raão. Raão gerou Jorqueão. Requém gerou Samai. 45 O filho de Samai se chamava Maom. Maom foi o pai de Bete-Zur.

46 Efá, concubina de Calebe, deu à luz Harã, Moza e Gazez. Harã gerou Gazez.

47 Os filhos de Jadai foram: Regém, Jotão, Gesã, Pelete, Efá e Saafe.

48 Maaca, outra concubina de Calebe, deu à luz Seber e Tiraná. 49 Também deu à luz Saafe, pai de Madmana, e Seva, pai de Macbena e de Gibeá. Calebe também teve uma filha chamada Acsa.

50 Todos esses foram descendentes de Calebe.

Descendentes de Hur, filho de Calebe

Os filhos de Hur, filho mais velho de Efrata, esposa de Calebe, foram: Sobal, fundador de Quiriate-Jearim, 51 Salma, fundador de Belém, e Harefe, fundador de Bete-Gader.

52 Os descendentes de Sobal, fundador de Quiriate-Jearim, foram: o povo de Haroé, metade dos manaatitas, 53 e os clãs de Quiriate-Jearim: os itritas, os fateus, os sumateus e os misraeus, dos quais descenderam os povos de Zorá e Estaol.

54 Os descendentes de Salma foram: o povo de Belém, os netofatitas, o povo de Atarote-Bete-Joabe, a outra metade dos manaatitas, os zoreus, 55 e as famílias dos escribas que viviam em Jabez: os tiratitas, os simeatitas e os sucatitas. Todos esses foram os queneus, descendentes de Hamate, pai do clã de Recabe.[e]

Descendentes de Davi

Estes são os filhos de Davi que nasceram em Hebrom:

O mais velho era Amnom, filho de Ainoã, de Jezreel.

O segundo era Daniel, filho de Abigail, do Carmelo.

O terceiro era Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur.

O quarto era Adonias, filho de Hagite.

O quinto era Sefatias, filho de Abital.

O sexto era Itreão, filho de Eglá, esposa de Davi.

Esses foram os seis filhos de Davi nascidos em Hebrom, onde ele reinou por sete anos e meio.

Depois Davi reinou por 33 anos em Jerusalém. Os filhos de Davi nascidos em Jerusalém foram: Samua,[f] Sobabe, Natã e Salomão; a mãe deles era Bate-Seba,[g] filha de Amiel. Davi também teve outros nove filhos: Ibar, Elisua,[h] Elpalete,[i] Nogá, Nefegue, Jafia, Elisama, Eliada e Elifelete.

Todos esses foram filhos de Davi, além dos filhos que teve com suas concubinas. Davi também teve uma filha chamada Tamar.

Descendentes de Salomão

10 Os descendentes de Salomão foram: Roboão, Abias, Asa, Josafá, 11 Jeorão,[j] Acazias, Joás, 12 Amazias, Uzias,[k] Jotão, 13 Acaz, Ezequias, Manassés, 14 Amom, Josias.

15 Os filhos de Josias foram: o mais velho, Joanã; o segundo, Jeoaquim; o terceiro, Zedequias; e o quarto, Jeoacaz.[l]

16 Os sucessores de Jeoaquim foram: seu filho Joaquim e seu irmão Zedequias.[m]

Descendentes de Joaquim

17 Os filhos de Joaquim,[n] exilado pelos babilônios, foram: Sealtiel, 18 Malquirão, Pedaías, Senazar, Jecamias, Hosama e Nedabias.

19 Os filhos de Pedaías foram: Zorobabel e Simei.

Os filhos de Zorobabel foram: Mesulão e Hananias. A irmã deles se chamava Selomite. 20 Seus outros cinco filhos foram: Hasubá, Oel, Berequias, Hasadias e Jusabe-Hesede.

21 Os filhos de Hananias foram: Pelatias e Jesaías. O filho de Jesaías foi Refaías. O filho de Refaías foi Arnã. O filho de Arnã foi Obadias. O filho de Obadias foi Secanias.[o]

22 Os descendentes de Secanias foram: Semaías e seus filhos Hatus, Igal, Bariá, Nearias e Safate, seis ao todo.

23 Os filhos de Nearias foram: Elioenai, Ezequias e Azricão, três ao todo.

24 Os filhos de Elioenai foram: Hodavias, Eliasibe, Pelaías, Acube, Joanã, Delaías e Anani, sete ao todo.

Outros descendentes de Judá

Os descendentes de Judá foram: Perez, Hezrom, Carmi, Hur e Sobal.

Reaías, filho de Sobal, gerou Jaate. Jaate gerou Aumai e Laade. Esses foram os clãs dos zoratitas.

Os descendentes de[p] Etã foram: Jezreel, Isma e Idbás, sua irmã Hazelelponi, Penuel, pai de[q] Gedor, e Ézer, pai de Husá. Todos esses foram descendentes de Hur, o filho mais velho de Efrata, antepassado de Belém.

Atos 24

Paulo diante de Félix

24 Cinco dias depois, o sumo sacerdote Ananias chegou com alguns dos líderes do povo e um advogado[a] chamado Tértulo para exporem ao governador sua causa contra Paulo. Quando Paulo foi chamado, Tértulo apresentou as acusações:

“Excelentíssimo Félix, o senhor tem proporcionado a nós, judeus, um longo período de paz e, com perspicácia, tem realizado reformas que muito nos beneficiam. Por todas essas coisas nós lhe somos extremamente gratos. Contudo, não desejo tomar seu tempo, por isso peço sua atenção apenas por um momento. Constatamos que este homem é um perturbador, que vive causando tumultos entre os judeus de todo o mundo. É o principal líder da seita conhecida como os Nazarenos. Quando o prendemos, estava tentando profanar o templo. Nós queríamos julgá-lo de acordo com nossa lei, mas Lísias, o comandante do regimento, usou de força e o tirou de nossas mãos, e ordenou a nós, os acusadores, que nos apresentássemos perante o senhor.[b] Nossas acusações poderão ser confirmadas quando o senhor interrogar Paulo pessoalmente”. Os outros judeus concordaram e declararam ser verdadeiro o que Tértulo tinha dito.

10 Quando Paulo recebeu um sinal do governador para falar, disse: “Sei que o senhor tem julgado questões dos judeus há muitos anos e, portanto, apresento-lhe minha defesa de bom grado. 11 O senhor poderá verificar com facilidade que cheguei a Jerusalém não mais que doze dias atrás para adorar no templo. 12 Meus acusadores não me encontraram discutindo com ninguém no templo, nem causando tumulto em nenhuma sinagoga, nem nas ruas da cidade. 13 Eles não podem provar as acusações que fazem contra mim.

14 “Reconheço, porém, que sou seguidor do Caminho, que eles chamam de seita. Adoro o Deus de nossos antepassados e creio firmemente na lei judaica e em tudo que está escrito nos profetas. 15 Tenho em Deus a mesma esperança destes homens, de que ele ressuscitará tanto os justos como os injustos. 16 Por isso, procuro sempre manter a consciência limpa diante de Deus e dos homens.

17 “Depois de estar ausente por vários anos, voltei a Jerusalém com dinheiro para ajudar meu povo e apresentar ofertas. 18 Meus acusadores me viram no templo depois que completei minha cerimônia de purificação. Não havia multidão nenhuma ao meu redor e nenhum tumulto. 19 Só estavam ali alguns judeus da Ásia, e são eles que deveriam estar aqui diante do senhor para me acusar, se têm algo contra mim. 20 Pergunte a estes homens que aqui estão de que crimes o conselho dos líderes do povo[c] me considerou culpado, 21 exceto pela ocasião em que gritei: ‘Estou sendo julgado diante dos senhores porque creio na ressurreição dos mortos!’”.

22 Nesse momento, Félix, que tinha bastante conhecimento sobre o Caminho, interrompeu a audiência e disse: “Esperem até Lísias, o comandante do regimento, chegar. Então decidirei o caso de vocês”. 23 Ordenou que um oficial[d] mantivesse Paulo sob custódia, mas lhe deu certa liberdade e permitiu que seus amigos o visitassem e providenciassem aquilo de que ele precisava.

24 Alguns dias depois, Félix voltou com sua esposa, Drusila, que era judia. Mandou chamar Paulo, e os dois ouviram enquanto ele lhes falava a respeito da fé em Cristo Jesus. 25 Quando Paulo passou a falar da justiça divina, do domínio próprio e do dia do juízo que estava por vir, Félix teve medo e disse: “Pode ir, por enquanto. Quando for mais conveniente, mandarei chamá-lo outra vez”. 26 Félix também esperava que Paulo lhe oferecesse dinheiro, de modo que mandava buscá-lo com frequência e conversava com ele.

27 Assim se passaram dois anos, e Félix foi sucedido por Pórcio Festo. E, uma vez que Félix desejava obter a simpatia dos judeus, manteve Paulo na prisão.

Salmos 4

Interlúdio

Ao regente do coral: salmo de Davi, para ser acompanhado com instrumentos de cordas.

Responde-me quando clamo a ti,
ó Deus que me faz justiça.
Livra-me de minha angústia;
tem compaixão de mim e ouve minha oração.

Até quando vocês jogarão minha reputação na lama?
Até quando farão acusações infundadas e continuarão a mentir?

Interlúdio

Estejam certos disto:
o Senhor separa o fiel para si;
o Senhor responderá quando eu clamar a ele.

Não pequem ao permitir que a ira os controle;
reflitam durante a noite e permaneçam em silêncio.

Interlúdio

Ofereçam os sacrifícios exigidos
e confiem no Senhor.

Muitos dizem: “Quem nos mostrará o bem?”.
Que a luz do teu rosto brilhe sobre nós, Senhor!
Tu me deste alegria maior que a daqueles
que têm fartas colheitas de cereais e vinho novo.
Em paz me deitarei e dormirei,
pois somente tu, Senhor, me guardas em segurança.

Provérbios 18:16-18

16 As portas se abrem para quem dá presentes;
eles dão acesso a pessoas importantes.

17 Quem fala primeiro no tribunal parece ter razão,
até que seu oponente comece a lhe fazer perguntas.

18 Lançar sortes acaba com discussões
e resolve contendas entre adversários poderosos.

Nova Versão Transformadora (NVT)

BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.