Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.

Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)
Version
1 Crônicas 7-8

Os descendentes de Issacar

Issacar foi pai de quatro filhos: Tolá, Puá, Jasube e Sinrom.

Tolá foi pai de seis filhos: Uzi, Refaías, Jeriel, Jamai, Ibsão e Samuel. Eles foram chefes de famílias do grupo de famílias de Tolá e foram soldados famosos. No tempo do rei Davi, os descendentes deles chegavam a vinte e dois mil e seiscentos.

Uzi foi pai de um filho chamado Izraías. Izraías e os seus quatro filhos, Micael, Obadias, Joel e Issias, foram todos chefes de famílias. Eles tiveram tantas mulheres e filhos, que os seus descendentes puderam fornecer trinta e seis mil homens para o serviço militar.

Os nomes dos membros de todas as famílias da tribo de Issacar foram escritos numa lista, e havia oitenta e sete mil homens capazes para o serviço militar.

Os descendentes de Benjamim e de Dã

Benjamim foi pai de três filhos: Belá, Bequer e Jediael.

Belá foi pai de cinco filhos: Esbom, Uzi, Uziel, Jerimote e Iri. Eles foram chefes de famílias do seu grupo de famílias e foram soldados famosos. Entre os seus descendentes havia vinte e dois mil e trinta e quatro homens capazes para o serviço militar.

Bequer foi pai de nove filhos: Zemira, Joás, Eliézer, Elioenai, Onri, Jerimote, Abias, Anatote e Alemete. Na lista dos seus descendentes, família por família, havia vinte mil e duzentos homens capazes para o serviço militar.

10 Jediael foi pai de um filho chamado Bilã, que foi pai de sete filhos: Jeús, Benjamim, Eúde, Quenaana, Zetã, Társis e Aisaar. 11 Eles foram chefes de famílias do seu grupo de famílias e foram soldados famosos. Entre os seus descendentes havia dezessete mil e duzentos homens capazes para o serviço militar. 12 Supim e Hupim também eram dessa tribo.

Dã foi pai de um filho chamado Husim.

Os descendentes de Naftali

13 Naftali foi pai de quatro filhos: Jaziel, Guni, Jezer e Salum. (Eles eram descendentes de Bila.)

Os descendentes de Manassés

14 Com a sua concubina síria, Manassés teve dois filhos: Asriel e Maquir. Maquir foi pai de Gileade. 15 Maquir arranjou uma mulher para Hupim e outra para Supim. O nome da irmã de Supim era Maacá. O segundo filho de Maquir se chamava Zelofeade; ele só teve filhas.

16 Maacá, a mulher de Maquir, teve dois filhos, em quem eles puseram os nomes de Peres e Seres. Peres foi pai de dois filhos: Ulão e Raquém. 17 Ulão foi pai de um filho chamado Bedã. Estes foram descendentes de Gileade, filho de Maquir e neto de Manassés.

18 Hamolequete, a irmã de Gileade, teve três filhos: Isode, Abiezer e Macla. 19 (Semida foi pai de quatro filhos: Aiã, Siquém, Liqui e Anião.)

Os descendentes de Efraim

20 Efraim foi pai de Sutela, Sutela foi pai de Berede, Berede foi pai de Taate, Taate foi pai de Eleada, e Eleada foi pai de Taate; 21 Taate foi pai de Zabade, e Zabade foi pai de Sutela. Efraim foi pai de mais dois filhos além de Sutela; eles se chamavam Ézer e Eleade e foram mortos quando tentavam roubar o gado dos moradores de Gate. 22 Efraim, o seu pai, chorou por eles muitos dias, e os irmãos dele foram consolá-lo. 23 Depois ele teve relações com a sua mulher, ela ficou grávida e deu à luz um filho. Eles puseram nele o nome de Berias porque a desgraça tinha caído sobre o seu lar.

24 Efraim foi pai de uma filha chamada Seerá. Ela construiu as cidades de Bete-Horom-de-Baixo, Bete-Horom-de-Cima e Uzém-Seerá.

25 Efraim também foi pai de um filho chamado Refa. Refa foi pai de Resefe, Resefe foi pai de Telá, e Telá foi pai de Taã; 26 Taã foi pai de Ladã, Ladã foi pai de Amiúde, e Amiúde foi pai de Elisama; 27 Elisama foi pai de Num, e Num foi pai de Josué.

28 O território que eles receberam e onde ficaram morando incluía Betel e as cidades que ficavam ao seu redor, indo na direção leste até Naarã e na direção oeste até Gezer e as cidades que ficavam ao seu redor. Desse território também faziam parte Siquém e Aia e as cidades que ficavam ao seu redor.

29 Os descendentes de Manassés controlavam as cidades de Bete-Sã, Taanaque, Megido e Dor e as cidades que ficavam ao seu redor.

São esses os lugares onde moravam os descendentes de José, filho de Jacó.

Os descendentes de Aser

30 São estes os descendentes de Aser. Ele foi pai de quatro filhos: Imna, Isva, Isvi e Berias, e de uma filha chamada Sera.

31 Berias foi pai de dois filhos: Héber e Malquiel. Malquiel fundou a cidade de Birzavite.

32 Héber foi pai de três filhos: Jaflete, Somer e Hotão, e de uma filha chamada Suá.

33 Jaflete também foi pai de três filhos: Pasaque, Bimal e Asvate.

34 Somer, seu irmão, foi pai de três filhos: Roga, Jeuba e Arã.

35 Hotão, seu irmão, foi pai de quatro filhos: Zofa, Imna, Seles e Amal.

36 Os descendentes de Zofa foram: Sua, Harnefer, Sual, Beri, Inra, 37 Bezer, Hode, Sama, Silsa, Itrã e Beera.

38 Os descendentes de Jéter foram: Jefoné, Pispa e Ara.

39 Os descendentes de Ula foram: Ará, Haniel e Rizia.

40 Todos estes foram descendentes de Aser. Eles foram chefes de famílias, soldados famosos e líderes destacados. Entre os descendentes de Aser havia vinte e seis mil homens capazes para o serviço militar.

Os descendentes de Benjamim

Benjamim foi pai de cinco filhos. São estes os seus nomes, por ordem de idade: Belá, Asbel, Aará, Noá e Rafa.

Os descendentes de Belá foram: Adar, Gera, Abiúde, Abisua, Naamã, Aoá, Gera, Sefufã e Hurã.

6-7 Os descendentes de Eúde foram: Naamã, Aías e Gera. Eles foram chefes de famílias e moravam em Geba, mas foram obrigados a sair dali e ir morar em Manaate. Gera, o pai de Uzá e Aiude, foi o chefe deles nessa mudança.

8-9 Saaraim se divorciou das suas duas mulheres, que se chamavam Husim e Baara. Algum tempo depois, quando estava morando na terra de Moabe, ele casou com Hodes e teve com ela sete filhos: Jobabe, Zíbia, Messa, Malcã, 10 Jeús, Saquias e Mirma. Todos os seus filhos se tornaram chefes de famílias.

11 Saaraim também teve dois filhos com a sua mulher Husim. Os nomes deles eram Abitube e Elpaal.

12 Elpaal foi pai de três filhos: Héber, Misã e Semede. Semede construiu as cidades de Ono e Lode e os povoados que ficavam ao seu redor.

Os descendentes de Benjamim em Gate e Aijalom

13 Berias e Sema foram os chefes das famílias que ficaram morando na cidade de Aijalom. Eles expulsaram os moradores da cidade de Gate. 14 Entre os descendentes de Berias estavam: Aiô, Sasaque, Jeremote, 15 Zebadias, Arade, Éder, 16 Micael, Ispa e Joá.

Os descendentes de Benjamim em Jerusalém

17 Entre os descendentes de Elpaal estavam: Zebadias, Mesulã, Hizequi, Héber, 18 Ismerai, Izlias e Jobabe.

19 Entre os descendentes de Simei estavam: Jaquim, Zicri, Zabdi, 20 Elienai, Ziletai, Eliel, 21 Adaías, Beraías e Sinrate.

22 Entre os descendentes de Sasaque estavam: Ispã, Éber, Eliel, 23 Abdom, Zicri, Hanã, 24 Hananias, Elão, Antotias, 25 Ifdeias e Penuel.

26 Entre os descendentes de Jeroão estavam: Sanserai, Searias, Atalias, 27 Jaaresias, Elias e Zicri.

28 Estes foram os primeiros chefes de famílias que moraram em Jerusalém e os seus principais descendentes.

Os descendentes de Benjamim em Gibeão e Jerusalém

29 Jeiel fundou a cidade de Gibeão e ficou morando ali. A sua mulher se chamava Maacá, 30 e o seu filho mais velho, Abdom. Os seus outros filhos foram: Zur, Quis, Baal, Ner, Nadabe, 31 Gedor, Aiô, Zequer 32 e Miclote, o pai de Simeia. Os seus descendentes moravam em Jerusalém, perto das outras famílias do seu grupo de famílias.

A família do rei Saul

33 Ner foi pai de Quis, e Quis foi pai do rei Saul. Saul foi pai de quatro filhos: Jônatas, Malquisua, Abinadabe e Esbaal. 34 Jônatas foi pai de Meribe-Baal, que foi pai de Mica.

35 Mica foi pai de quatro filhos: Pitom, Meleque, Tareia e Acaz. 36 Acaz foi pai de Jeoada, e Jeoada foi pai de três filhos: Alemete, Azmavete e Zinri. Zinri foi pai de Mosa, 37 Mosa foi pai de Bineá, Bineá foi pai de Rafa, Rafa foi pai de Eleasa, e Eleasa foi pai de Azel.

38 Azel foi pai de seis filhos: Azricã, Bocru, Ismael, Searias, Obadias e Hanã. 39 Eseque, o irmão de Azel, foi pai de três filhos: Ulão, Jeús e Elifelete.

40 Os filhos de Ulão foram famosos soldados e atiradores de flechas. Ulão teve cento e cinquenta filhos e netos. Todos estes foram membros da tribo de Benjamim.

Atos 27:1-20

Paulo viaja para Roma

27 Ficou resolvido que devíamos embarcar para a Itália. Então entregaram Paulo e os outros presos a Júlio, um oficial romano que era do batalhão chamado “Batalhão do Imperador”. Nós embarcamos num navio da cidade de Adramítio, que estava pronto para navegar para os portos da província da Ásia. E assim começamos a viagem. Aristarco, um macedônio da cidade de Tessalônica, estava conosco. No dia seguinte chegamos ao porto de Sidom. Júlio tratava Paulo com bondade e lhe deu licença para ir ver os seus amigos e receber deles o que precisava. Depois de sairmos de Sidom, navegamos ao norte da ilha de Chipre a fim de evitar os ventos que estavam soprando contra nós. Atravessamos o mar em frente ao litoral da região da Cilícia e província da Panfília e chegamos a Mirra, uma cidade da província da Lícia. Ali o oficial romano encontrou um navio da cidade de Alexandria, que ia para a Itália, e nos fez embarcar nele.

Navegamos bem devagar vários dias e com grande dificuldade chegamos em frente da cidade de Cnido. Como o vento não nos deixava continuar naquela direção, passamos pelo cabo Salmona da ilha de Creta e seguimos pelo lado sul daquela ilha, o qual é protegido dos ventos. Assim fomos navegando bem perto do litoral e, ainda com dificuldade, chegamos a um lugar chamado “Bons Portos”, perto da cidade de Laseia.

Ficamos ali muito tempo, e tornou-se perigoso continuar a viagem porque o inverno estava chegando. Então Paulo avisou:

10 — Homens, estou vendo que daqui para diante a nossa viagem será perigosa. Haverá grandes prejuízos não somente com o navio e com a sua carga, mas também haverá perda de vidas.

11 Mas o oficial romano tinha mais confiança no capitão e no dono do navio do que em Paulo. 12 O porto não era bom para passar o inverno. Por isso a maioria achava que devíamos sair dali e tentar chegar a Fênix. Essa cidade é um porto de Creta que tem um lado para o sudoeste e o outro para o noroeste. E eles achavam que poderíamos passar o inverno ali.

A tempestade no mar

13 Começou a soprar do sul um vento fraco, e por isso eles pensaram que podiam fazer o que tinham planejado. Levantamos âncora e fomos navegando o mais perto possível do litoral de Creta. 14 Mas, de repente, um vento muito forte, chamado “Nordeste”, veio da ilha 15 e arrastou o navio de tal maneira, que não pudemos fazer com que ele seguisse na direção certa. Por isso desistimos e deixamos que o vento nos levasse. 16 Para escaparmos do vento, passamos ao sul de uma pequena ilha chamada Cauda. Ali, com muita dificuldade, conseguimos recolher o bote do navio. 17 Os marinheiros levantaram o bote para dentro do navio e amarraram o casco do navio com cordas grossas. Estavam com medo de que o navio fosse arrastado para os bancos de areia que ficam perto do litoral da Líbia. Então desceram as velas e deixaram que o navio fosse levado pelo vento. 18 E a terrível tempestade continuou. No dia seguinte começaram a jogar a carga no mar. 19 E, no outro dia, os marinheiros, com as próprias mãos, jogaram no mar uma parte do equipamento do navio.

20 Durante muitos dias não pudemos ver o sol nem as estrelas, e o vento continuava soprando forte. Finalmente perdemos toda a esperança de nos salvarmos.

Salmos 7

Oração pedindo justiça

Hino que Davi cantou a Deus por causa de Cuche, o benjamita.

Ó Senhor, meu Deus,
    em ti encontro segurança.
Salva-me, livra-me
    de todos os que me perseguem.
Não permitas que eles, como um leão,
me peguem e me despedacem,
sem que ninguém possa me salvar.

Ó Senhor, meu Deus, se tenho feito
    qualquer uma destas coisas:
se cometi alguma injustiça
    contra alguém,
se traí um amigo,
se cometi sem motivo alguma violência
    contra o meu inimigo,
então que os meus inimigos
    me persigam e me agarrem!
Que eles me deixem caído no chão,
    morto,
e largado sem vida no pó!

Ó Senhor, levanta-te com ira
e enfrenta a fúria dos meus inimigos!
Levanta-te e ajuda-me,
porque tu exiges que a justiça
    seja feita.
Ajunta todos os povos em volta de ti
e, de cima, reina sobre eles.
Ó Senhor Deus, tu és o juiz
    de todas as pessoas.
Julga a meu favor,
pois sou inocente e correto.
Eu te peço que acabes
    com a maldade dos maus
e que recompenses os que são direitos.
Pois tu és Deus justo
e julgas os nossos pensamentos
    e desejos.

10 Deus me protege como um escudo;
ele salva os que são honestos
    de verdade.
11 Deus é um juiz justo;
todos os dias ele condena os maus.
12 Se eles não se arrependerem,
Deus afiará a sua espada.
Ele já armou o seu arco
    para disparar flechas.
13 Ele pega as suas armas mortais
e atira as suas flechas de fogo.

14 Vejam como os maus imaginam maldades.
Eles planejam desgraças
    e vivem mentindo.
15 Armam armadilhas para pegarem
    os outros,
mas eles mesmos caem nelas.
16 Assim eles são castigados
    pela sua própria maldade,
são feridos
    pela sua própria violência.

17 Eu, porém, agradecerei a Deus
    a sua justiça
e cantarei louvores ao Senhor,
    o Deus Altíssimo.

Provérbios 18:22

22 Quem acha uma esposa encontra a felicidade: recebeu uma bênção de Deus, o Senhor.

Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)

Copyright 2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.