Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.

Nova Versão Transformadora (NVT)
Version
Neemias 11:1-12:26

O repovoamento de Jerusalém

11 Os líderes do povo passaram a morar em Jerusalém, a cidade santa. Um décimo do povo das outras cidades foi escolhido por sorteio para morar lá também, enquanto o restante permaneceu onde estava. O povo abençoou todos que se ofereceram para morar em Jerusalém.

Esta é uma lista dos nomes dos líderes das províncias que foram morar em Jerusalém. A maioria do povo, dos sacerdotes, dos levitas, dos servidores do templo e dos descendentes dos servos de Salomão continuou a viver em suas próprias casas nas várias cidades de Judá, mas alguns do povo de Judá e de Benjamim se mudaram para Jerusalém.

Da tribo de Judá:

Ataías, filho de Uzias, filho de Zacarias, filho de Amarias, filho de Sefatias, filho de Maalaleel, da descendência de Perez; também Maaseias, filho de Baruque, filho de Col-Hozé, filho de Hazaías, filho de Adaías, filho de Joiaribe, filho de Zacarias, da família de Selá.[a] Dos descendentes de Perez, 468 foram morar em Jerusalém. Eram todos homens valorosos.

Da tribo de Benjamim:

Salu, filho de Mesulão, filho de Joede, filho de Pedaías, filho de Colaías, filho de Maaseias, filho de Itiel, filho de Jesaías; depois dele, Gabai e Salai e 928 parentes ao todo. O chefe deles era Joel, filho de Zicri, auxiliado por Judá, filho de Hassenua, o segundo no comando da cidade.

10 Dos sacerdotes:

Jedaías, filho de Joiaribe, Jaquim 11 e Seraías, filho de Hilquias, filho de Mesulão, filho de Zadoque, filho de Meraiote, filho de Aitube, principal encarregado do templo de Deus; 12 também 822 colegas que serviam no templo; Adaías, filho de Jeroão, filho de Pelalias, filho de Anzi, filho de Zacarias, filho de Pasur, filho de Malquias, 13 junto com 242 colegas, chefes de suas famílias; e ainda Amassai, filho de Azareel, filho de Azai, filho de Mesilemote, filho de Imer, 14 e 128 de seus colegas, homens valorosos. O chefe deles era Zabdiel, filho de Gedolim.

15 Dos levitas:

Semaías, filho de Hassube, filho de Azricam, filho de Hasabias, filho de Buni; 16 também Sabetai e Jozabade, líderes dos levitas, encarregados do trabalho fora do templo de Deus; 17 e ainda Matanias, filho de Mica, filho de Zabdi, descendente de Asafe, que dirigia as ação de graças e as orações; também Baquebuquias, assistente de Matanias, e Abda, filho de Samua, filho de Galal, filho de Jedutum. 18 Havia ao todo 284 levitas na cidade santa.

19 Dos guardas das portas:

Acube e Talmom e 172 colegas que guardavam as portas.

20 Os outros sacerdotes e levitas e o restante dos israelitas moravam cada um na propriedade de sua família nas outras cidades de Judá. 21 Mas os servidores do templo, sob a liderança de Zia e Gispa, moravam todos na colina de Ofel.

22 O chefe dos levitas em Jerusalém era Uzi, filho de Bani, filho de Hasabias, filho de Matanias, filho de Mica, descendente de Asafe. Os membros da família de Asafe eram cantores no templo de Deus. 23 Exerciam suas responsabilidades diárias de acordo com os termos de uma ordem do rei.

24 Petaías, filho de Mesezabel, descendente de Zera, filho de Judá, era o conselheiro do rei em todos os assuntos referentes ao povo.

25 Quanto aos povoados vizinhos, com seus campos, alguns do povo de Judá foram morar em Quiriate-Arba e seus povoados, em Dibom e seus povoados e em Jecabzeel e seus povoados. 26 Também foram morar em Jesua, em Moladá, em Bete-Palete, 27 em Hazar-Sual, em Berseba e seus povoados, 28 em Ziclague e em Meconá e seus povoados. 29 E ainda, em En-Rimom, em Zorá, em Jarmute, 30 em Zanoa e em Adulão e seus povoados, em Laquis, com seus campos, e em Azeca e seus povoados. Assim, o povo de Judá se estabeleceu desde Berseba, no sul, até o vale de Hinom.

31 Alguns do povo de Benjamim foram morar em Geba, em Micmás, em Aia e em Betel e seus povoados. 32 Também foram morar em Anatote, em Nobe, em Ananias, 33 em Hazor, em Ramá, em Gitaim, 34 em Hadide, em Zeboim, em Nebalate, 35 em Lode, em Ono e em Ge-Harasim.[b] 36 Alguns dos levitas que viviam em Judá foram morar com a tribo de Benjamim.

A lista dos sacerdotes e dos levitas

12 Os sacerdotes e levitas que regressaram com Zorobabel, filho de Sealtiel, e com Jesua, o sumo sacerdote, foram:

Seraías, Jeremias, Esdras,

Amarias, Maluque, Hatus,

Secanias, Harim,[c] Meremote,

Ido, Ginetom,[d] Abias,

Miniamim, Moadias,[e] Bilga,

Semaías, Joiaribe, Jedaías,

Salu, Amoque, Hilquias e Jedaías.

Esses foram os líderes dos sacerdotes e seus companheiros nos dias de Jesua.

Os levitas que regressaram com eles foram: Jesua, Binui, Cadmiel, Serebias, Judá e também Matanias, que, com seus companheiros, era encarregado dos cânticos de ação de graças. Seus companheiros Baquebuquias e Uni ficavam em frente deles durante o culto.

10 O sumo sacerdote Jesua gerou Joiaquim;

Joiaquim gerou Eliasibe;

Eliasibe gerou Joiada;

11 Joiada gerou Joanã;[f]

Joanã gerou Jadua.

12 Quando Joiaquim era sumo sacerdote, os chefes das famílias dos sacerdotes foram:

Meraías, chefe da família de Seraías;

Hananias, chefe da família de Jeremias;

13 Mesulão, chefe da família de Esdras;

Joanã, chefe da família de Amarias;

14 Jônatas, chefe da família de Maluqui;

José, chefe da família de Secanias;[g]

15 Adna, chefe da família de Harim;

Helcai, chefe da família de Meremote;[h]

16 Zacarias, chefe da família de Ido;

Mesulão, chefe da família de Ginetom;

17 Zicri, chefe da família de Abias;

um[i] chefe da família de Miniamin;

Piltai, chefe da família de Moadias;

18 Samua, chefe da família de Bilga;

Jônatas, chefe da família de Semaías;

19 Matenai, chefe da família de Joiaribe;

Uzi, chefe da família de Jedaías;

20 Calai, chefe da família de Salu;[j]

Héber, chefe da família de Amoque;

21 Hasabias, chefe da família de Hilquias;

Netanel, chefe da família de Jedaías.

22 Nos dias de Eliasibe, Joiada, Joanã e Jadua, manteve-se um registro dos chefes das famílias dos levitas. Durante o reinado de Dario, o persa,[k] manteve-se um registro dos sacerdotes. 23 Até os dias de Joanã, neto[l] de Eliasibe, manteve-se um registro dos chefes das famílias dos levitas no Livro da História.

24 Estes foram os chefes das famílias dos levitas: Hasabias, Serebias, Jesua, Binui,[m] Cadmiel e outros companheiros que ficavam em frente deles durante as cerimônias de louvor e ação de graças; um lado respondia ao outro, conforme ordenado por Davi, homem de Deus.

25 Matanias, Baquebuquias, Obadias, Mesulão, Talmom e Acube eram os guardas das portas encarregados dos depósitos junto às portas. 26 Todos eles serviam nos dias de Joiaquim, filho de Jesua, filho de Jeozadaque,[n] e nos dias do governador Neemias e do sacerdote e escriba Esdras.

1 Coríntios 10:14-33

14 Portanto, meus amados, fujam do culto aos ídolos. 15 Vocês são pessoas sensatas. Julguem por si mesmos se o que digo é verdade. 16 Quando abençoamos o cálice à mesa, não participamos do sangue de Cristo? E, quando partimos o pão, não participamos do corpo de Cristo? 17 E, embora sejamos muitos, todos comemos do mesmo pão, mostrando que somos um só corpo. 18 Pensem no povo de Israel. Acaso os que comiam dos sacrifícios não partilhavam do mesmo altar?

19 Então, o que estou tentando dizer? Que a comida oferecida a ídolos tem alguma importância, ou que os ídolos são deuses de verdade? 20 De maneira nenhuma! Estou dizendo que esses sacrifícios são oferecidos a demônios, e não a Deus. E não quero que vocês tenham parte com demônios. 21 Vocês não podem beber do cálice do Senhor e também do cálice de demônios. Não podem participar da mesa do Senhor e também da mesa de demônios. 22 Acaso nos atreveremos a despertar o ciúme do Senhor? Somos mais fortes que ele?

23 “Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo traz benefícios. 24 Não se preocupem com seu próprio bem, mas com o bem dos outros.

25 Portanto, vocês podem comer qualquer carne que é vendida no mercado sem questionar nada por motivo de consciência. 26 Pois “do Senhor é a terra e tudo que nela há”.[a]

27 Se um descrente os convidar para uma refeição, aceitem o convite se desejarem. Comam o que lhes oferecerem, sem questionar nada por motivo de consciência. 28 (Mas, se alguém lhes disser: “Esta carne foi oferecida a um ídolo”, não a comam por respeito à consciência da pessoa que os avisou. 29 Talvez não seja uma questão de consciência para vocês, mas o é para a outra pessoa.) Afinal, por que minha liberdade deve ser limitada por aquilo que outros pensam? 30 Por que serei eu condenado se comer algo pelo qual dei graças a Deus?

31 Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus. 32 Não ofendam nem os judeus, nem os gentios,[b] nem a igreja de Deus, 33 assim como também eu procuro agradar a todos em tudo que faço. Não faço apenas o que é melhor para mim; faço o que é melhor para os outros, a fim de que muitos sejam salvos.

Salmos 34:11-22

11 Venham, meus filhos, e ouçam-me;
eu os ensinarei a temer o Senhor.
12 Quem deseja ter uma vida
longa e próspera?
13 Refreie a língua de falar maldades
e os lábios de dizerem mentiras.
14 Afaste-se do mal e faça o bem;
busque a paz e esforce-se para mantê-la.

15 Os olhos do Senhor estão sobre os justos,
e seus ouvidos, abertos para seus clamores.
16 O Senhor, porém, volta o rosto contra os que praticam o mal;
apagará da terra qualquer lembrança deles.
17 O Senhor ouve os justos quando clamam por socorro;
ele os livra de todas as suas angústias.
18 O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado
e resgata os de espírito oprimido.

19 O justo enfrenta muitas dificuldades,
mas o Senhor o livra de todas elas.
20 Pois o Senhor protege os ossos do justo;
nem um sequer será quebrado.

21 A calamidade certamente destruirá os perversos,
e os que odeiam o justo serão castigados.
22 O Senhor, porém, resgatará os que o servem;
ninguém que nele se refugia será condenado.

Provérbios 21:14-16

14 O presente entregue em segredo acalma a ira;
o suborno oferecido às escondidas abranda a fúria.

15 A justiça é alegria para o justo,
mas causa pavor nos que praticam o mal.

16 Quem se desvia do caminho da prudência
acabará na companhia dos mortos.

Nova Versão Transformadora (NVT)

BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.