Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Deuteronômio 13-15

Os profetas falsos

13 —Pode acontecer que um profeta, ou alguém que sonha acerca das coisas que vão acontecer no futuro, apareça a vocês e lhes anuncie um sinal ou um milagre. Se esse sinal ou milagre acontecer e ele falar a vocês: “Vamos seguir outros deuses!”, e quiser levá-los a adorar deuses que vocês não conhecem, não ouçam o que ele lhes diz. Porque é o SENHOR, o Deus de vocês, que os está provando. Ele quer saber se vocês o amam com todo o seu coração e com toda a sua alma. Sigam somente o SENHOR, seu Deus e respeitem-no. Cumpram os seus mandamentos e obedeçam às suas ordens, sirvam-no e sejam sempre fiéis a ele. Mas o tal profeta, ou sonhador de sonhos, deve ser condenado à morte, pois ele quis que vocês se revoltassem contra o SENHOR, seu Deus, que os tirou da terra do Egito e os libertou da escravidão. Ele quis desviá-los do caminho que o SENHOR, seu Deus, lhes mandou seguir. Assim, vocês eliminarão esse mal do seu meio.

—Pode também acontecer que o seu irmão, ou o seu próprio filho ou filha, ou a sua esposa amada, ou o seu melhor amigo, secretamente encorajarem vocês, dizendo: “Vamos adorar outros deuses”, deuses que nem você, nem os seus antepassados conheciam antes. Não façam o que essa pessoa diz, quer se trate dos deuses dos povos que vivem ao redor de vocês ou dos povos mais distantes, de qualquer parte do mundo. Não concordem com ela, nem ouçam o que ela diz. Não tenham pena, nem compaixão dela e não a protejam. Essa pessoa tentou afastar vocês de Deus, não hesitem em matá-la. Deve ser você o primeiro a atirar a pedra e depois todo o povo deve se juntar a você para eliminar essa pessoa. 10 Ela será apedrejada até morrer, porque tentou afastar vocês do SENHOR, seu Deus, que o tirou do Egito, da terra da escravidão. 11 Então todo o povo de Israel terá conhecimento disso, e terá temor e ninguém mais voltará a fazer uma maldade dessas.

12 —Pode também se dar o caso de vocês ouvirem falar que numa das cidades que o SENHOR, seu Deus, lhes deu para vocês viverem, 13 apareceram homens perversos, israelitas, que levaram os habitantes dessa cidade a abandonarem a Deus, dizendo: “Vamos, adoremos outros deuses” (vocês não chegaram a conhecer estes deuses antes). 14 Vocês terão, então, que investigar muito bem a questão. Mas se for verdade que algo assim tão terrível aconteceu entre vocês, 15 toda a cidade deverá ser morta à espada. Tanto os seres humanos como os seus animais. 16 Juntem todos os objetos de valor no meio da praça pública e queimem a cidade com tudo o que houver nela. Será uma oferta queimada ao SENHOR, seu Deus. Essa cidade deverá ficar num montão de ruínas para sempre, nunca deverão voltar a edificá-la. 17 Não fiquem com nada do que foi condenado à destruição. Assim o SENHOR deixará de estar irritado e terá compaixão de vocês e fará com que se tornem um povo cada vez mais numeroso, como prometeu aos seus antepassados. 18 Isto acontecerá se vocês obedecerem ao SENHOR, seu Deus, e se vocês cumprirem todos os mandamentos que hoje lhes dou, fazendo o que o SENHOR, seu Deus, considera correto.

Israel, o povo santo de Deus

14 —Vocês são filhos do SENHOR, seu Deus. Portanto, quando alguém morrer, não mostrem a sua tristeza fazendo cortes no corpo ou rapando a parte da frente da cabeça[a]. Vocês são santos, escolhidos de entre todos os povos, para pertencerem ao SENHOR, seu Deus. Vocês são o seu povo precioso.

O que pode se comer

—Não devem comer nada que seja proibido pelo SENHOR. Vocês podem comer estes animais: vacas, ovelhas, cabritos, veados, gazelas, corças, carneiros selvagens, ovelhas selvagens, antílopes e cabras montesas. Podem comer todo animal que tenha a unha do pé dividida em dois cascos e que seja ruminante[b]. Dos animais ruminantes, não devem comer os seguintes: o camelo, a lebre e o coelho, porque embora sejam ruminantes não têm os cascos divididos. Considerem-nos impuros. Não devem comer carne de porco, porque embora tenha o casco dividido, não é ruminante. Portanto é impuro. Não devem comer da carne desses animais, nem tocar nesses animais, depois de mortos.

—Podem comer de todos os animais que vivem na água e que têm barbatanas e escamas. 10 Mas não podem comer dos que não têm barbatanas e escamas. Eles são impuros.

11 —Podem comer as aves que são puras. 12 Mas não podem comer nenhuma das seguintes aves: a águia, o abutre, a águia-marinha, 13 o milhafre negro, todas as espécies de falcão, 14 todas as espécies de corvos, 15 a avestruz, a andorinha, a gaivota, todas as espécies de gaviões, 16 a coruja, o mocho, 17 o pelicano, o corvo marinho, o abutre, 18 a cegonha, a garça, a poupa e o morcego.

19 —Todos os insetos com asas são impuros, não devem ser comidos. 20 Mas podem comer os insetos que são puros.

21 —Não devem comer nenhum animal que tenha morrido de forma natural. Podem dá-lo ao imigrante que vive nas suas cidades e ele poderá comê-lo, ou podem vendê-lo a um estrangeiro. Mas vocês são um povo que pertence ao SENHOR, o Deus de vocês.

—Não cozinhem o cabrito no leite da sua mãe.

Entrega dos dízimos

22 —Não se esqueçam de separar, todos os anos, a décima parte de todas as suas colheitas. 23 Levem essa décima parte para o lugar que o SENHOR, seu Deus, escolher para sua habitação. Só nesse lugar, deverão comer da décima parte do seu trigo, do seu vinho novo, do seu azeite e das primeiras crias dos seus animais. Assim vocês aprenderão a respeitar sempre o SENHOR, seu Deus. 24 Mas se o SENHOR, seu Deus, abençoar vocês e o lugar que ele escolher para o seu nome ficar muito longe, 25 podem vender a décima parte do que vocês têm e levar o dinheiro da venda para o lugar escolhido pelo SENHOR, seu Deus. 26 Com esse dinheiro, poderão comprar o que quiserem: bois, ovelhas, vinho ou bebida forte. Então comam, vocês e as suas famílias, e alegrem-se diante do SENHOR, seu Deus. 27 Não se esqueçam dos levitas que vivem entre vocês, pois eles não herdaram nenhuma terra.

28 —No fim de cada três anos, vocês deverão juntar a décima parte de todas as suas colheitas desse ano e guardá-las nas suas cidades. 29 Essa décima parte será para os levitas, porque eles não têm terra. Será também para os imigrantes, os órfãos e as viúvas que vivem nas suas cidades. Assim eles terão toda a comida que quiserem e o SENHOR, seu Deus, abençoará tudo o que vocês fizerem.

O ano do perdão das dívidas

15 —No fim de cada sete anos, vocês perdoarão todas as dívidas. Façam assim: quem emprestar dinheiro a outro israelita, deve lhe perdoar a dívida. Ele não deve exigir pagamento, porque o perdão é anunciado em honra ao SENHOR. Ao estrangeiro vocês poderão exigir pagamento, mas deverão perdoar tudo o que o seu irmão lhes deve. No entanto, não deverá haver pessoas pobres no meio de vocês, pois o SENHOR certamente abençoará muito vocês, na terra que o SENHOR, seu Deus, lhes dá como herança. Mas tenham muito cuidado, obedeçam às ordens do SENHOR, seu Deus. Cumpram todos os mandamentos que hoje lhes dou e o SENHOR, seu Deus, vai abençoar muito vocês, como lhes prometeu. E terão muito para emprestar a muitos povos, mas vocês não precisarão de pedir emprestado. Dominarão muitos povos, mas nenhum dominará vocês.

—E se houver algum israelita pobre numa das cidades da terra que o SENHOR lhes dá, ajudem-no, não sejam egoístas. Pelo contrário, vocês deverão ser generosos, e emprestar-lhe tudo o que ele precisar.

—Tenham cuidado, não deixem de ajudar o seu próximo só porque o sétimo ano, o ano do perdão, está próximo. Isso seria uma atitude muito má. Não tratem mal o pobre, nem deixem de ajudá-lo. Senão ele poderá se queixar de vocês ao SENHOR, e vocês seriam culpados desse pecado. 10 Portanto, deem ao pobre generosamente e ajudem-no sem hesitar. Assim o SENHOR, seu Deus, abençoará vocês em todo o seu trabalho por terem feito isso. 11 Sempre haverá pessoas pobres na terra. Portanto, eu lhes ordeno que sejam generosos com os seus irmãos necessitados e com os pobres que vivem na sua terra.

A liberdade dos escravos

12 —Se algum hebreu, homem ou mulher, se tornar seu escravo, só poderá ser seu escravo durante seis anos. No sétimo ano, devem dar-lhe a liberdade. 13 Quando lhe derem a liberdade, não o devem mandar embora sem nada. 14 Deverão ser generosos e dar-lhe alguns animais do seu gado, trigo e vinho. Da mesma forma que o SENHOR, seu Deus, abençoou vocês, também abençoem vocês a ele. 15 Lembrem-se que também foram escravos no Egito e que o SENHOR, seu Deus, libertou vocês. É por isso que hoje lhes dou esta ordem.

16 —Mas o escravo de um de vocês poderá falar: “Não quero ir embora”, porque não tem falta de nada e porque ama você e a sua família. 17 Nesse caso, o dono deverá agarrar num furador e furar a orelha dele na porta. Assim será seu escravo para sempre. O mesmo será feito com uma escrava.

18 —Não se lamentem de terem libertado o seu escravo. Ele fez o serviço de um escravo durante seis anos, um trabalhador contratado teria custado o dobro. E o SENHOR, seu Deus, também abençoará todo o seu trabalho.

As primeiras crias dos animais

19 —Devem separar para o SENHOR, seu Deus, todo primeiro macho que nascer das suas vacas ou das suas ovelhas. Se for um bezerro, não o devem usar em nenhum trabalho. Se for um cordeiro, não o devem tosquiar. 20 Levem-nos, todos os anos, ao lugar que o SENHOR, seu Deus, escolher, e comam-nos lá, na presença do SENHOR.

21 —Mas se o animal for aleijado ou cego, ou tiver qualquer outro defeito, não deverá ser oferecido em sacrifício ao SENHOR, seu Deus. 22 Poderão comê-lo no lugar onde vocês vivem, como se fosse uma gazela ou um cervo. Poderá ser comido por pessoas ritualmente puras ou impuras. 23 Mas não poderão comer o seu sangue; derramem-no no chão, como se fosse água.

Lucas 8:40-9:6

Jesus ressuscita uma menina e cura uma mulher

(Mt 9.18-26; Mc 5.21-43)

40 Ao retornar Jesus para a Galileia, a multidão o recebeu com alegria, pois todos estavam esperando por ele. 41 Então, um homem chamado Jairo, chefe da sinagoga, se ajoelhou aos pés de Jesus e lhe implorou que fosse com ele até sua casa. 42 Pois ele tinha uma filha única de doze anos, que estava morrendo. E enquanto Jesus ia, a multidão que o seguia era tanta que ele era apertado de todos os lados. 43 Havia na multidão uma mulher que, há doze anos, sofria de hemorragia e que já tinha gastado tudo o que possuía com médicos[a], mas ninguém tinha conseguido curá-la. 44 Ela se aproximou de Jesus por trás e tocou na barra da sua roupa. Naquele mesmo momento a hemorragia parou. 45 Jesus disse:

—Quem tocou em mim?

Como ninguém se acusava, Pedro lhe disse:

—Mestre, as multidões estão à sua volta e o apertam!

46 Mas Jesus lhe respondeu:

—Alguém tocou em mim, pois eu senti que de mim saiu poder.

47 Quando a mulher viu que não podia mais ficar escondida, veio tremendo e se ajoelhou aos pés de Jesus. Então, na frente de todos, disse porque tinha tocado na barra da sua roupa e como tinha sido curada imediatamente. 48 Jesus lhe disse:

—Filha, a tua fé te curou. Vá em paz!

49 Jesus ainda estava falando quando chegou uma pessoa da casa de Jairo, o chefe da sinagoga, e disse:

—Sua filha já morreu. Não incomode mais o Mestre.

50 Mas Jesus, tendo ouvido isso, respondeu:

—Não tenha medo. Simplesmente tenha fé e ela ficará boa.

51 Quando chegaram à casa de Jairo, Jesus não permitiu que ninguém entrasse com ele, a não ser Pedro, João, Tiago e os pais da menina. 52 Todas as pessoas estavam chorando e se lamentando por causa da menina. Jesus então disse a todos:

—Não chorem mais, pois a menina não está morta; ela apenas dorme.

53 Todos caçoaram dele porque sabiam que a menina estava morta. 54 Depois, Jesus pegou na mão dela e disse em voz alta:

—Menina, levante-se!

55 O espírito voltou para ela e a menina imediatamente se levantou. Jesus então disse que lhe dessem de comer. 56 Os pais dela ficaram admirados, mas Jesus mandou que não contassem a ninguém o que tinha acontecido.

A missão dos doze apóstolos

(Mt 10.5-15; Mc 6.7-13)

Depois disto, Jesus chamou seus doze discípulos e lhes deu poder e autoridade sobre todos os demônios e também poder para curar doenças. Então os enviou para anunciar a mensagem sobre o reino de Deus e para curar os doentes. Ele lhes disse:

—Não levem nada para a viagem; nem cajado para se apoiarem, nem sacola, nem comida, nem dinheiro, nem mesmo roupas extras. Fiquem na casa onde vocês forem recebidos, até saírem daquela cidade. Se não forem bem recebidos quando chegarem a uma cidade, sacudam o pó de seus pés ao saírem de lá, como uma advertência para aquela gente. Assim, os discípulos partiram e passaram por todas as vilas, proclamando as Boas Novas e curando pessoas por toda parte.

Salmos 71

O Senhor é a minha esperança

71 Ó SENHOR, confio na sua proteção,
    não deixe que me humilhem.
Proteja-me e livre-me, porque é justo.
    Ouça-me e salve-me.
Peço ao Senhor que seja a minha rocha de abrigo,
    o lugar onde me sinto seguro,
porque o Senhor deu ordem para me salvar,[a]
    o Senhor é a minha rocha, minha fortaleza.

Ó meu Deus, livre-me das garras dos maus,
    do poder dos perversos e violentos.
O Senhor DEUS é a minha esperança.
    Confiei no Senhor desde a minha juventude.
Mesmo antes de nascer já dependia do Senhor.
    O Senhor me ajudou quando eu ainda estava no ventre da minha mãe.
    Eu sempre o louvarei.

O Senhor é o meu refúgio seguro,
    por isso me tornei num sinal para muitos.
Todo o dia o honro e louvo,
    estou sempre falando do Senhor.
Não me rejeite agora que sou velho,
    não me abandone quando já não tiver forças.

10 Os meus inimigos fazem planos contra mim,
    fazem alianças para me matar.
11 Eles dizem: “Ele não tem ninguém que o salve.
    Deus o abandonou, está perdido!”
12 Ó meu Deus, não me abandone;
    venha depressa e salve-me.
13 Que os meus inimigos sejam humilhados e destruídos;
    que os que querem me fazer mal sejam envergonhados e humilhados.

14 Eu sempre confiarei no Senhor,
    e o louvarei cada vez mais.
15 Todo o dia falarei da sua justiça e salvação,
    apesar de ninguém poder contá-las como deve ser.
16 Ó Senhor DEUS, cantarei das suas obras poderosas,
    recordarei os seus atos justos, falarei somente da sua justiça.
17 O Senhor me ensinou, ó Deus, desde a minha juventude,
    e nunca deixei de falar das suas obras maravilhosas.
18 Ó meu Deus, não me abandone,
    agora que estou velho e de cabelos brancos,
para poder falar da sua força aos nossos filhos
    e do seu poder às novas gerações.

19 A sua justiça, ó Deus, chega até o céu;
    fez grandes coisas, não há Deus como o Senhor.
20 Ainda que tenha me feito passar por momentos difíceis e de sofrimento,
    sei que me dará vida de novo, e me irá tirar das profundezas da terra.
21 Aumentará a minha glória
    e voltará a consolar-me.

22 Ao Senhor cantarei louvores com a harpa, porque é fiel, ó Deus.
    Ao Senhor louvarei com a harpa, ó Santo de Israel.
23 Cantarei louvores ao Senhor
    porque me salvou.
Cantarei louvores ao Senhor
    com todas as minhas palavras e com todo o meu ser.
24 Falarei sempre da sua justiça,
    pois aqueles que me queriam destruir
foram derrotados e humilhados.

Provérbios 12:5-7

Os planos dos justos são sinceros,
    mas os conselhos dos maus enganam.
As palavras dos maus são uma armadilha que mata os inocentes,
    mas as palavras do justo os salvam.
Os maus caem e são destruídos,
    mas a família dos justos permanece firme.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International