The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.
Jeorão, rei de Judá
21 Josafá morreu e foi sepultado com os seus antepassados na Cidade de Davi. Então seu filho Jeorão reinou no seu lugar.
2 Estes foram os irmãos de Jeorão: Azarias, Jeiel, Zacarias, Azarias, Micael e Sefatias. Todos eles foram filhos de Josafá, rei de Judá[a]. 3 Josafá deu a eles muitos objetos de prata, ouro e outros objetos de valor, além de cidades fortificadas em Judá. Porém deixou o reino para Jeorão, já que ele era seu filho mais velho.
4 Quando Jeorão assumiu o reino do seu pai e se consolidou no poder, matou à espada todos seus irmãos e também alguns chefes de Israel. 5 Jeorão tinha trinta e dois anos quando começou seu reinado e governou oito anos em Jerusalém. 6 Mas Jeorão procedeu como os reis de Israel e fez o que não agradava ao SENHOR. Jeorão procedeu como a família de Acabe porque a sua esposa era filha de Acabe. 7 Mas o SENHOR não destruiu a dinastia de Davi por causa da aliança que havia feito com Davi. Ele tinha prometido que sempre reinaria alguém da sua família.
8 No tempo de Jeorão, o país de Edom se rebelou contra Judá e nomeou o seu próprio rei. 9 Então Jeorão, com seus comandantes e todos os seus carros de combate, invadiu Edom. O exército edomita os rodeou, mas ele atacou durante a noite e conseguiu fugir. 10 Assim Edom se rebelou contra Judá e até hoje mantém a sua independência. Nessa mesma época, Libna também se rebelou contra Judá porque Jeorão abandonou ao SENHOR, Deus dos seus antepassados. 11 Jeorão também reconstruiu os santuários sobre as colinas, na região montanhosa de Judá. Ele fez com que os habitantes de Jerusalém deixassem de obedecer à vontade de Deus e fez com que Judá se afastasse de Deus.
12 Jeorão recebeu uma carta do profeta Elias que falava desta maneira:
“Assim diz o SENHOR, Deus do seu antepassado Davi: ‘Você não tem seguido o bom exemplo do seu pai, Josafá, nem o de Asa, rei de Judá, 13 só o mal exemplo dos reis de Israel. Esta é a causa pela qual Judá e os habitantes de Jerusalém são infiéis, como a família de Acabe. Além disso você matou seus próprios irmãos, que eram melhores que você. 14 Por causa disso, o SENHOR vai fazer cair uma grande calamidade sobre seu povo, seus filhos, suas mulheres e tudo o que lhe pertence. 15 A você vai mandar uma grave doença do estômago que dia após dia ficará pior até lhe saírem os intestinos’”.
16 Então o SENHOR incitou contra Jeorão os filisteus e os árabes que vivem perto dos etíopes. 17 Eles atacaram Judá, a invadiram e saquearam o palácio. Levaram os bens do rei, seus filhos e suas mulheres. Não deixaram filho algum, a não ser Jeoacaz, o mais novo. 18 Depois de tudo isso, o SENHOR fez com que Jeorão tivesse uma doença incurável do estômago. 19 Ele piorava a cada dia. Depois de dois anos, lhe saíram os intestinos por causa da doença e morreu em meio a terríveis dores. Seu povo não acendeu nenhuma fogueira em sua honra, como haviam feito com seus antepassados. 20 Quando Jeorão começou a reinar, tinha trinta e dois anos e governou durante oito anos em Jerusalém. Ninguém fez luto por ele e foi sepultado na Cidade de Davi, mas não no túmulo dos reis.
Acazias, rei de Judá
22 Os habitantes de Jerusalém proclamaram Acazias rei em lugar de seu pai, o filho mais novo de Jeorão, pois os outros filhos tinham sido mortos pelo grupo de ladrões que, junto com os árabes, haviam invadido o acampamento. Por isso Acazias, filho de Jeorão, reinou sobre Judá. 2 Acazias tinha vinte e dois anos quando começou a reinar[b] e governou um ano em Jerusalém. Sua mãe se chamava Atalia, a qual era filha de Onri, rei de Israel. 3 Acazias viveu assim como viveram os descendentes de Acabe, porque sua mãe lhe aconselhava a fazer o mal. 4 Acazias fez o que o SENHOR considerava mau, assim como fez a família de Acabe. De fato, eles foram seus conselheiros depois da morte de seu pai e isso causou sua destruição. 5 Como Acazias seguia os conselhos deles, fez aliança com Jeorão, filho de Acabe, para combater em Ramote-Gileade contra Hazael, rei da Síria. Na batalha os sírios feriram Jorão. 6 Por isso este teve que voltar a Jezreel, para se recuperar das suas feridas. Então Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá, foi visitar Jorão, filho de Acabe, em Jezreel, porque este estava ferido.
7 Deus tinha decidido que Acazias morreria quando fosse visitar Jorão. Foi encontrar-se com Jeú filho de Ninsi, a quem o SENHOR havia escolhido para destruir a família de Acabe. 8 Quando Jeú estava fazendo justiça contra a família de Acabe, se encontrou com os chefes de Judá e com os parentes de Acazias que o serviam, e os matou. 9 Jeú mandou buscar Acazias, do qual havia tratado de se esconder em Samaria, mas foi capturado, levado diante Jeú e executado. Mesmo assim, lhe sepultaram, pois disseram:
—É filho de Josafá, quem seguiu ao SENHOR de todo coração.
Na família de Acazias não houve ninguém capaz o bastante para recuperar o poder no reino.
A rainha Atalia
10 Atalia, a mãe de Acazias, ao ver que seu filho estava morto, matou toda a família do rei de Judá. 11 Mas Jeoseba, a filha do rei, pegou Joás, um dos filhos do rei Acazias, e o escondeu junto com a sua babá no seu próprio quarto. Dessa forma Jeoseba salvou a vida dele. Jeoseba era a esposa do sacerdote Joiada e irmã de Acazias. Atalia não pôde matar Joás porque não o encontrou. 12 Ele permaneceu escondido com eles seis anos no templo de Deus. Durante esse tempo Atalia reinou em Judá.
O sacerdote Joiada e o rei Joás
23 No sétimo ano, Joiada tomou coragem e fez um acordo com os seguintes capitães do exército: Azarias, filho de Jeroão; Ismael, filho de Jeoanã; Azarias, filho de Obede; Maaseias, filho de Adaías; e Elisafate, filho de Zicri. 2 Eles foram por todo Judá e juntaram os levitas de todas as cidades de Judá e também os líderes das famílias de Israel, e foram para Jerusalém. 3 A congregação fez um acordo com o rei no templo de Deus.
Joiada lhes disse:
—Aqui vocês têm o filho do rei. Ele será rei, assim como disse o SENHOR aos descendentes de Davi. 4 Portanto, façam o seguinte: uma terceira parte de vocês, sacerdotes e levitas que estão de serviço no dia de descanso, farão guarda nas portas do templo, 5 outra terceira parte vigiará o palácio real e a outra terceira parte cuidará da porta dos alicerces, enquanto todo o povo deverá estar no pátio do templo do SENHOR. 6 Não deixem que entre no templo do SENHOR ninguém além dos sacerdotes e levitas que estão de serviço, pois eles estão consagrados. O resto do povo deve obedecer à ordem do SENHOR. 7 Os levitas rodearão o rei, cada um com suas armas na mão, e qualquer um que se atreva a entrar no templo, morrerá. Ficarão com o rei para onde quer que ele for.
8 Os levitas e todo o povo de Judá obedeceram ao sacerdote Joiada em tudo o que ordenou. Cada um reuniu seus homens, tanto os que estavam de serviço no templo no dia de descanso como os que ficaram livres, porque o sacerdote Joiada não deixou ir os que terminavam seu turno. 9 O sacerdote Joiada dividiu entre os capitães de cem soldados as lanças e os escudos grandes e pequenos que tinham pertencido ao rei Davi e se encontravam guardados no templo de Deus. 10 Ele colocou todos em seus postos, cada um com sua lança na mão, à direita e à esquerda do templo e ao redor do rei. 11 Depois levaram para fora Joás, o filho do rei, colocaram a coroa nele e lhe deram o memorial da aliança entre o rei e Deus.[c] Então Joiada e seus filhos o consagraram com azeite e o proclamaram o novo rei, gritando:
—Viva o rei!
12 Atalia ouviu o barulho do povo que corria e aclamava o rei. Então foi para o templo do SENHOR onde estavam todos reunidos. 13 Atalia viu o rei na entrada, junto à coluna. O rei estava com os líderes, e todo o povo estava alegre e tocando trombetas. Os cantores estavam com seus instrumentos musicais à frente da celebração. Então Atalia rasgou as suas roupas e gritou:
—Traição, traição!
14 O sacerdote Joiada ordenou aos capitães que estavam encarregados dos soldados:
—Levem Atalia fora da área do templo e matem a todos os que a sigam, mas não os matem dentro do templo do SENHOR.
15 Então os soldados prenderam Atalia e a mataram quando passou pela Entrada dos Cavalos do palácio.
16 Joiada fez uma aliança com o rei e todo o povo, pela qual se comprometiam a ser o povo do SENHOR. 17 Depois todo o povo foi para o templo de Baal. Destruíram a estátua de Baal e os seus altares, quebrando tudo em muitos pedaços. Também mataram a Matã, o sacerdote de Baal, na frente de um dos altares.
18 Então o sacerdote Joiada colocou um grupo encarregado da manutenção do templo do SENHOR. Estavam debaixo das ordens dos sacerdotes e dos levitas que Davi havia organizado para servir por turnos no templo do SENHOR. Ofereciam os sacrifícios que devem ser queimados completamente ao SENHOR, assim como está escrito na lei de Moisés. Faziam isso com muita alegria e cantando, assim como ordenou Davi. 19 Joiada também escolheu os porteiros do templo do SENHOR para que ninguém que estivesse impuro entrasse ali.
20 O sacerdote levou o povo do templo do SENHOR até a casa do rei por meio da porta superior. Os capitães, os nobres e os capitães do povo iam junto ao rei, e o resto do povo os seguiam. Ali fizeram sentar Joás no trono do rei. 21 Todo o povo esteve contente e a cidade ficou em paz depois que Atalia foi morta à espada.
13 Agora eu falo para os que não são judeus. Eu sou apóstolo, enviado aos que não são judeus. Assim, enquanto tiver essa obrigação, vou me esforçar para fazer o melhor possível, 14 na esperança de deixar o meu povo com inveja. Talvez dessa forma eu possa ajudar alguns deles a se salvar. 15 A rejeição dos judeus por parte de Deus trouxe paz entre ele e o mundo. A sua aceitação, porém, vai trazer, sem dúvida, vida para os que estão mortos.
16 Se o primeiro pedaço de pão for consagrado a Deus, então o pão inteiro será consagrado. E, se as raízes de uma árvore forem consagradas a Deus, os galhos também serão.
17 Mas desde que alguns galhos[a] da oliveira foram cortados, um galho de oliveira brava foi enxertado nela. Assim, você que não é judeu, toma parte na força e na vida da oliveira boa. 18 Portanto, não despreze os galhos que foram cortados, pois você não tem razão para isso. Lembre-se de que não é você que dá vida para a raiz, mas é a raiz que dá vida para você. 19 Agora você dirá: “Alguns galhos foram cortados para que eu pudesse ser enxertado na oliveira”. 20 Isso é verdade. Mas esses galhos foram cortados porque não creram. E você só continua a ser parte da oliveira porque tem fé. Não se orgulhe, mas, pelo contrário, tema. 21 Se Deus não perdoou os galhos naturais, também não vai perdoar você.
22 Note como Deus é bondoso e ao mesmo tempo severo. Ele é severo para com aqueles que caíram, mas é bondoso para com você, se continuar a viver de acordo com a bondade dele. Se não for assim, você também será cortado. 23 Se os judeus acreditarem em Deus, serão enxertados de novo; pois Deus é poderoso para os enxertar outra vez. 24 Você que não é judeu, foi cortado de uma oliveira brava e, contra o que é natural, foi enxertado em uma oliveira boa. Muito mais ainda, os judeus, que são ramos naturais, poderão ser enxertados de novo na oliveira a que pertencem.
A salvação de Israel
25 Irmãos, para que não se julguem tão sábios quero que compreendam esta verdade secreta que Deus revelou: uma parte de Israel foi endurecida, mas isso mudará quando o número completo daqueles que não são judeus vier a Deus. 26 Assim todo o Israel vai se salvar, como dizem as Escrituras:
“O Salvador virá de Sião;
ele vai tirar toda a maldade da família de Jacó.
27 Esta será a aliança que farei com aquelas pessoas
quando lhes tirar o pecado”.(A)
28 Os judeus, por causa de vocês, se recusam a aceitar as Boas Novas e, por isso, são inimigos de Deus. Mas, por causa das promessas que Deus fez aos seus pais, eles são amados por ele. 29 Pois Deus nunca muda a sua maneira de pensar a respeito das pessoas que ele chama e das coisas que Ele dá para essas pessoas. 30 Antigamente vocês se recusavam a obedecer a Deus. Porém agora, porque os judeus desobedeceram, vocês receberam a sua misericórdia. 31 Agora os judeus se recusam a obedecer, porque Deus teve misericórdia de vocês. E isto aconteceu para que eles também possam receber misericórdia de Deus. 32 Todos se recusaram a obedecer a Deus. Assim Deus prendeu todas as nações debaixo do pecado, para mostrar a todos a sua misericórdia.
Louvor a Deus
33 Como são grandes as riquezas de Deus! A sua sabedoria e o seu conhecimento não têm fim! Ninguém pode explicar as decisões de Deus. Ninguém pode compreender aquilo que ele faz. 34 Como dizem as Escrituras:
“Quem conhece a mente do Senhor?
Quem é que pode aconselhá-lo?(B)
35 Quem é que alguma vez deu alguma coisa ao Senhor?
Deus não deve nada a ninguém”.(C)
36 Realmente, foi Deus quem fez todas as coisas. Por Deus e para Deus tudo continua a existir. A Deus seja sempre dada toda a glória. Amém.
Salve-me da morte
Ao diretor do coro. Pela melodia “A corça da manhã”. Salmo de Davi.
1 Meu Deus, meu Deus,
por que me abandonou?
Por que está tão longe de me salvar?
Por que não ouve os meus lamentos?
2 Meu Deus, eu chamo pelo Senhor de dia e de noite,
mas o Senhor não me ouve, não me dá descanso.
3 O Senhor é santo,
rodeado pelos louvores de Israel!
4 Os nossos antepassados confiaram no Senhor;
confiaram e o Senhor os livrou.
5 Pediram ajuda ao Senhor
e foram salvos;
confiaram no Senhor e não ficaram desapontados.
6 Mas eu não sou homem,
sou um verme,
insultado e desprezado pelo povo.
7 Todos os que me veem me desprezam,
zombam de mim e abanam a cabeça com desprezo.
8 Eles dizem:
“Peça ao SENHOR que o salve!
Que o SENHOR o salve,
já que o ama tanto”.
9 Mas foi o Senhor que me tirou do ventre da minha mãe,
foi o Senhor que me fez sentir seguro no peito dela.
10 O Senhor tem sido o meu Deus desde o dia em que nasci;
quando saí do ventre da minha mãe,
foram os seus braços que me seguraram.
11 Por isso, não me deixe,
porque o perigo está perto
e não tenho ninguém que me ajude.
12 Os meus inimigos me rodeiam como touros,
como touros fortes de Basã, prontos para me atacarem.
13 Rugem como leões,
abrem a boca como leões famintos.
14 Me sinto fraco, como água derramada no chão.
Os meus ossos estão deslocados.
O meu coração tornou-se como cera
e se derrete dentro de mim.
15 A minha boca está seca como o pó,
a minha língua fica grudada ao céu da minha boca.
O Senhor me deixou no pó, à beira da morte.
16 Os maus me cercaram;
eles se aproximam como se fossem cães.
Eles prenderam as minhas mãos e os meus pés
como se eu fosse um leão.[a]
17 Posso contar todos os meus ossos.
Os meus inimigos não tiram os olhos de mim.
18 Repartem as minhas roupas entre eles
e jogam dados para ver quem fica com a minha túnica.
7 O justo vive honestamente;
felizes serão os seus filhos!
© 1999, 2014, 2017 Bible League International