The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NRSVUE. Switch to the NRSVUE to read along with the audio.
22 Portanto Davi disse:
—Aqui ficará o templo do SENHOR Deus e o altar onde Israel oferecerá o sacrifício que deve ser queimado completamente.
Os preparativos para construir o templo
2 Depois Davi mandou juntar todos os estrangeiros que moravam na terra de Israel, e dentre eles designou pedreiros para que arassem as pedras para a construção do templo de Deus. 3 Davi preparou também uma grande quantidade de ferro para os dentes e as dobradiças das portas e uma quantidade incalculável de bronze 4 e de madeira de cedro, que o povo de Sidom e de Tiro tinham trazido em abundância.
5 Davi pensou: “Meu filho Salomão é ainda muito jovem para ficar encarregado da construção do templo do SENHOR. Este templo tem que ser tão grande e glorioso que a sua fama chegue a ser conhecida entre todas as nações. Portanto eu mesmo me encarregarei de todos os preparativos”. Então, antes de morrer, Davi se assegurou de deixar pronto muitos materiais para a construção.
6 Davi chamou o seu filho Salomão e o designou para construir o templo do SENHOR, Deus de Israel. 7 Davi disse a Salomão:
—Meu filho, minha intenção era construir um templo para o SENHOR, meu Deus, 8 mas o SENHOR me enviou esta mensagem: “Davi, você tem participado de muitas guerras e tem matado muita gente diante de mim, por isso não poderá construir um templo para honrar meu nome. 9 Mas você vai ter um filho que será um homem de paz e eu farei que não tenha que se preocupar com nenhum inimigo. Seu nome será Salomão[a] e durante seu reinado Israel viverá em paz. 10 Ele construirá um templo para honrar meu nome. Ele será como meu filho e eu serei como seu pai. Além disso farei com que sua dinastia governe Israel para sempre”.
11 —Então, meu filho, que o SENHOR o guie para que possa construir o templo do SENHOR, seu Deus, assim como ele lhe disse. 12 Que o SENHOR o encha de inteligência e sabedoria para governar Israel e para obedecer à lei do SENHOR, seu Deus. 13 Se tiver o cuidado de cumprir os decretos e mandamentos que o SENHOR deu a Moisés para Israel, certamente lhe irá bem.
14 —Tenho me esforçado muito para deixar tudo pronto para o templo do SENHOR. Já tenho 3.300 toneladas[b] de ouro, 33.000 toneladas de prata, e bronze e ferro em quantidades incalculáveis. Também está pronta a madeira e a pedra, mas deve conseguir mais. 15 Além disso já tem com você muitos trabalhadores. Estão os cortadores de pedras, os pedreiros, os carpinteiros e todo tipo de especialistas artesãos 16 que trabalham com o ouro, a prata, o bronze e o ferro. Assim pois, levante-se e mãos à obra! Que o SENHOR esteja com você.
17 Davi também ordenou que todos os chefes de Israel ajudassem seu filho. Disse a eles:
18 —Por acaso o SENHOR, seu Deus, não está com vocês? Ele tem lhes dado paz em todo momento. Foi ele quem me permitiu derrotar os habitantes desta terra, ficando eles submetidos ao SENHOR e ao seu povo. 19 Agora dediquem-se com todo o coração e com toda sua alma a buscar ao SENHOR, seu Deus. Deem início à construção do templo do SENHOR para que assim possam levar a arca da aliança do SENHOR e os objetos sagrados ao templo, que vai ser construído para honrar o nome do SENHOR.
Os preparativos dos levitas
23 Quando Davi estava já muito velho e prestes a morrer, nomeou seu filho Salomão como rei de Israel 2 e mandou reunir todos os chefes de Israel, os sacerdotes e os levitas. 3 Contaram os levitas de trinta anos em diante e o total foi de 38.000 homens: 4 24.000 deles ficaram encarregados de governar a obra do templo do SENHOR; 6.000 foram nomeados como ministros e juízes; 5 4.000 foram nomeados como porteiros e os outros 4.000 ficaram encarregados de louvar ao SENHOR com os instrumentos que Davi havia mandado fazer com esse fim. 6 Davi os dividiu em grupos de acordo com os filhos de Levi, assim: os descendentes de Gérson, os descendentes de Coate e os descendentes de Merari.
Os gersonitas
7 Os filhos de Gérson: Ladã e Simei.
8 Os três filhos de Ladã foram Jeiel, o mais velho, Zetã e Joel.
9 Os três filhos de Simei foram Selomite, Jaaziel e Harã. Todos eles eram os chefes das famílias israelitas de Ladã.
10 Simei tinha quatro filhos. 11 O mais velho foi Jaate, o segundo Ziza, e depois Jeús e Berias. Mas Jeús e Berias não tiveram muitos filhos, por isso foram contados como uma só família.
Os coatitas
12 Os quatro filhos de Coate foram Anrão, Isar, Hebrom e Uziel.
13 Os filhos de Anrão eram Arão e Moisés. Arão e os seus foram escolhidos para serem os mais santos para sempre apresentar os sacrifícios perante o SENHOR, servir e adorá-lo para sempre. 14 A Moisés, homem de Deus, e seus descendentes os incluiu entre os da tribo de Levi.
15 Os filhos de Moisés foram Gérson e Eliézer. 16 O filho mais velho de Gérson foi Sebuel. 17 O filho mais velho de Eliézer foi Reabias. Eliézer não teve mais filhos, mas Reabias sim teve muitos.
18 O filho mais velho de Isar foi Selomite.
19 O primeiro filho de Hebrom foi Jerias, o segundo foi Amarias, o terceiro foi Jaaziel e o quarto foi Jecameão.
20 O primeiro filho de Uziel foi Mica e o segundo foi Issias.
Os meraritas
21 Os filhos de Merari foram Mali e Musi. Os filhos de Mali foram Eleazar e Quis.
22 Eleazar só teve filhas, e elas se casaram com os filhos de Quis.
23 Os três filhos de Musi foram Mali, Éder e Jeremote.
24 Todos eles foram os descendentes de Levi, organizados por famílias paternas, segundo estavam registrados por nome no censo como chefes de família. Todos deviam dedicar-se ao serviço do templo do SENHOR após cumprirem vinte anos.
25 Davi tinha falado:
—O SENHOR, Deus de Israel, tem dado descanso ao seu povo e continuará vivendo em Jerusalém. 26 Portanto, os levitas já não precisam continuar carregando a arca de Deus nem os objetos para seu serviço.
27 As últimas palavras de Davi foram para fazer o censo dos descendentes da tribo de Levi de vinte anos de idade em diante, 28 cujo trabalho consistia em ajudar a Arão e seus descendentes no serviço do templo do SENHOR. Eram responsáveis pelos pátios, pelos quartos, pela purificação dos objetos sagrados e por qualquer outro serviço no templo de Deus. 29 Igualmente, os levitas eram os responsáveis pelo pão consagrado que se colocava em fileiras na mesa do SENHOR, pela farinha para as ofertas de cereal, pelo bolo de pão sem fermento, pelas ofertas preparadas na panela e as cozidas, e por todos os pesos e medidas. 30 Os levitas tinham que cumprir com sua obrigação de louvar e agradecer ao SENHOR todas as manhãs e todas as tardes, 31 e oferecer ao SENHOR todos os sacrifícios que devem ser queimados completamente nos dias de descanso, nos dias de Lua Nova e nas outras festas. Sempre adoravam e agradeciam ao SENHOR segundo o número e rito que tinha sido designado a eles. 32 Tinham também sob sua responsabilidade o cuidado da Tenda do Encontro e do santuário. Eles realizavam seus trabalhos no templo do SENHOR sob as ordens dos seus parentes, os descendentes de Arão.
Todos somos culpados
9 Então o que se conclui? Que nós os judeus temos vantagem sobre os outros?
De maneira nenhuma!
Como já dissemos, todos os homens são igualmente pecadores; tanto os que são judeus como os que não são judeus. 10 Como dizem as Escrituras:
“Não há ninguém sem pecado. Ninguém!
11 Não há ninguém que entenda,
ninguém que busque a Deus.
12 Todos se afastaram,
todos ficaram sem qualquer valor.
Não há ninguém que faça o bem.
Ninguém!(A)
13 Suas bocas são como túmulos abertos;
usam a língua para mentir.(B)
O que dizem é como veneno de cobras!(C)
14 As suas bocas estão cheias de maldições e amargura.(D)
15 Estão sempre prontos para matar
16 e para onde quer que vão causam ruína e miséria.
17 Não conhecem o caminho da paz.(E)
18 Não têm nenhum temor por Deus”.(F)
19 Sabemos que tudo o que a lei diz se aplica aos que estão debaixo dela: os judeus. Assim, ninguém poderá dar desculpas, e todo mundo ficará debaixo do julgamento de Deus. 20 Não há homem nenhum que, por fazer o que a lei manda, possa ser declarado justo diante de Deus.[a] A lei simplesmente mostra o nosso pecado.
Como Deus declara o homem justo
21 Mas agora nos foi revelada a maneira como Deus nos declara justos sem a lei,[b] embora a lei e os profetas já a tivessem anunciado. 22 Deus declara o homem justo por meio da fé que ele tem em Jesus Cristo.[c] Ele declara justas todas as pessoas que creem em Cristo, porque Deus não faz distinção entre quem é judeu e quem não é judeu, 23 pois todas pecaram e portanto estão afastadas da glória de Deus. 24 Mas elas são declaradas justas de um modo gratuito, pela graça de Deus. Isto acontece porque, por meio de Jesus Cristo, elas são libertadas do pecado. 25-26 Com a morte de Cristo, Deus o apresentou como um sacrifício que traz o perdão dos pecados através da fé. Com este sacrifício, Deus provou que ele é justo mesmo quando, em tempos passados, teve paciência com os homens e não lhes deu o castigo que seus pecados mereciam. Com este sacrifício, Deus também provou que ele é justo nos tempos presentes, quando ele perdoa os homens. Por causa deste sacrifício, Deus se mantém justo e, ao mesmo tempo, declara justos aqueles que têm fé em Jesus.
27 O que aconteceu então com o orgulho humano?[d]
Foi eliminado!
Será que ele foi eliminado pela obediência à lei?
Não! É pela fé em Cristo. 28 Assim, cremos que o homem é declarado justo pela fé, e não por obedecer a lei.
29 Não é verdade que Deus é somente Deus dos judeus?
Você não acha que ele também é Deus de todos os que não são judeus?
Acho que sim, que ele também é Deus de todos os que não são judeus?
30 Então concordamos que há um só Deus! Por causa da sua fidelidade ele vai libertar do pecado tanto aos judeus[e] como também aos que não são judeus[f].
31 Será que, quando seguimos a fé, estamos destruindo a lei?
De maneira nenhuma! A fé nos faz ser o que a lei verdadeiramente quer que sejamos.
O SENHOR defende os desprotegidos
Ao diretor do coro. Para instrumentos de oito cordas. Salmo de Davi.
1 Salve-me, SENHOR!
Já não há ninguém fiel,
os fiéis desapareceram do mundo.[a]
2 Só dizem mentiras uns a outros.
Dizem bem de alguém só para agradar e enganar aquela pessoa.
3 Que o SENHOR corte os lábios mentirosos
e toda língua arrogante.
4 Eles dizem: “A nossa força é a nossa língua.
Confiamos nos nossos lábios.
Ninguém nos poderá vencer”.
5 Mas o SENHOR diz: “Eu defenderei a causa dos pobres
porque eles são oprimidos e maltratados.
Eu lhes darei a segurança que eles tanto desejam”.
6 As palavras do SENHOR são verdadeiras,
como a prata refinada sete vezes no forno.
7 SENHOR, ajude os necessitados,
proteja-os sempre da gente má deste mundo.
8 Os maus andam por todo lado,
exaltando a maldade.
13 Um filho insensato é a desgraça do seu pai;
e a esposa que não para de se queixar é como a água que não para de pingar.
14 Casas e riquezas são a herança dos pais,
mas uma boa esposa é o SENHOR quem dá.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International