The Daily Audio Bible
Today's audio is from the GNT. Switch to the GNT to read along with the audio.
Os utensílios para o templo
4 Salomão fez um altar de bronze que media nove metros de comprimento por nove de largura e tinha uma altura de quatro metros e cinquenta centímetros. 2 Então Hirão fez um grande tanque de água, redondo. A circunferência do tanque era de treze metros e meio, seu diâmetro era de quatro metros e meio, e tinha uma altura de dois metros e vinte e cinco centímetros. 3 Debaixo da borda do tanque de água havia fileiras de abóboras feitas de bronze, formando uma só peça com o tanque, dez a cada meio metro[a]. 4 O tanque grande de água descansava sobre doze touros virados para fora. Três olhavam para o norte, três para o leste, três para o sul e três para o oeste. 5 A grossura das paredes do tanque grande era de oito centímetros[b]; sua borda em forma de cálice era semelhante a uma flor de lírio. O tanque grande de água tinha uma capacidade de 66.000 litros[c].
6 Ele fez também dez tanques e pôs cinco do lado direito e cinco à esquerda da lagoa para que fossem lavados os objetos utilizados para fazer os sacrifícios que devem ser queimados completamente. Os sacerdotes usavam o tanque grande para se lavar.
7 Salomão fez também dez candelabros de ouro, conforme o modelo prescrito, e os colocou no templo: cinco à direita e cinco à esquerda. 8 Fez também dez mesas e as colocou no templo, cinco à direita e cinco à esquerda. Fez também cem taças de ouro. 9 Fez construir um pátio para os sacerdotes e outro pátio grande, com suas portas para acessá-los. As portas foram revestidas de bronze. 10 Pôs o tanque ao sul do templo, virado para o sudeste.
11 Hirão-Abi também fez caldeiras, pás e bacias, e terminou o trabalho que o rei Salomão queria que fizesse no templo de Deus, 12 ou seja:
as duas colunas,
os dois capitéis redondos que estavam em cima delas,
as duas grades que decoravam os capitéis;
13 as quatrocentas romãs em duas fileiras para cada uma das grades que decoravam a parte de cima das colunas.
14 Fez também as dez plataformas móveis e os dez tanques que iam sobre as plataformas,
15 o tanque grande de água apoiado sobre os doze touros,
16 as jarras, as pás, os garfos e todos os utensílios.
Hirão-Abi fez de bronze polido todos estes objetos que o rei Salomão queria para o templo do SENHOR. 17 Conforme a ordem do rei, tudo foi feito fundido em moldes de argila perto do rio Jordão, entre Sucote e Zeredá. 18 Salomão fez tantas coisas de bronze para o templo que nunca ficou conhecido qual foi o peso total do bronze que usou.
19 Salomão mandou fazer todos os outros objetos que havia no templo de Deus: o altar de ouro; as mesas sobre as quais era oferecido o pão consagrado a Deus; 20 os candelabros e as lâmpadas de ouro puro para iluminar o Lugar Santíssimo, assim como estava ordenado; 21 as flores, as lâmpadas e as tenazes, também de ouro puro; 22 os cortadores de pavio, as bacias, os recipientes e utensílios para levar brasas de ouro puro; as dobradiças do templo para as portas interiores que conduziam ao Lugar Santíssimo e para as portas da sala principal do templo, todas de ouro.
5 Assim, o rei Salomão terminou o trabalho que queria fazer no templo do SENHOR. Então reuniu tudo o que seu pai Davi tinha consagrado, a prata, o ouro e todos os objetos. Levou tudo isso e o depositou nos tesouros do templo de Deus.
2 Então o rei Salomão reuniu em Jerusalém todos os líderes de Israel, os chefes das tribos e os líderes das famílias de Israel para transportar a arca da aliança do SENHOR desde Sião, a Cidade de Davi, para o templo. 3 Todos os israelitas se reuniram perante o rei durante a festa do sétimo mês.
4 Todos os líderes de Israel vieram e os levitas levantaram a arca sagrada. 5 Os sacerdotes e os levitas levaram a arca, a Tenda do Encontro e os utensílios sagrados que havia na tenda. 6 O rei Salomão e todos os israelitas reunidos com ele para este propósito celebraram o sacrifício de tantas ovelhas e gado perante a arca da aliança, que ninguém conseguiu contá-las. 7 Então os sacerdotes colocaram a arca sagrada do SENHOR em seu lugar, debaixo das asas dos querubins, dentro do Lugar Santíssimo, no templo. 8 Os querubins estendiam as suas asas por cima da arca sagrada e dos seus cabos usados para transportá-la. 9 Os cabos eram longos e desde o Lugar Santo podiam ser vistas as pontas sobressaindo da arca. Mesmo assim, não se via de fora e estão ali até hoje. 10 A única coisa que havia dentro da arca sagrada eram as duas tábuas que Moisés havia colocado dentro da arca em Horebe, onde o SENHOR fez a aliança com os israelitas depois que saíram do Egito.
11 Quando os sacerdotes saíram do Lugar Santo, todos os sacerdotes que se encontravam ali haviam se purificado indiferente da sua distribuição nos turnos. 12 Os levitas cantores (todos os de Asafe, Hemã e Jedutum, seus filhos e seus parentes) estavam de pé do lado oriental do altar, vestidos de linho e com címbalos, liras e harpas. Com eles estavam cento e vinte sacerdotes trombetistas. 13 Eles tocavam as trombetas e cantavam em uníssono, louvando e dando graças ao SENHOR. Eles faziam soar as trombetas, os pratos e os outros instrumentos musicais enquanto cantavam e louvavam ao SENHOR, dizendo:
—Porque ele é bom e seu amor fiel é para sempre.
Nesse momento o templo do SENHOR se encheu com uma nuvem. 14 Devido à nuvem, os sacerdotes não puderam seguir celebrando o culto porque o templo de Deus estava cheio da glória do SENHOR.
6 Então Salomão disse:
“O SENHOR disse que ele habitaria
em torno de uma nuvem escura.
2 Eu construí um templo maravilhoso,
um lugar onde o SENHOR habitará para sempre”.
O discurso de Salomão
3 O rei então se virou para frente da congregação de Israel para pronunciar a bênção sobre todos eles, os quais estavam de pé. 4 Disse assim:
—Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, que com a sua mão cumpriu o que prometeu ao meu pai Davi quando disse: 5 “Desde o dia em que tirei o meu povo do Egito, eu não tinha escolhido nenhuma cidade dentre todas as tribos de Israel para construir um templo na minha honra. Nem mesmo havia escolhido um homem para ser o líder do meu povo Israel. 6 Mas agora escolho Jerusalém como a cidade onde receberei honra; e tenho escolhido Davi para governar meu povo Israel”.
7 —Meu pai, Davi, tinha muito desejo de construir um templo em honra ao SENHOR, Deus de Israel. 8 Mesmo assim o SENHOR disse ao meu pai Davi: “Sei que você tem um desejo grande de construir um templo em minha honra, e isso é bom. 9 Mas você não construirá o templo, e sim um filho que você terá. Será ele quem construirá o templo onde me será dada honra”.
10 —O SENHOR cumpriu a sua promessa e eu tenho assumido o poder no lugar do meu pai Davi, sou o rei de Israel, assim como o SENHOR prometeu, e construí o templo em honra ao SENHOR, Deus de Israel. 11 Tenho colocado a arca sagrada, dentro da qual está o aliança que o SENHOR fez com Israel.
O casamento como exemplo
7 Irmãos, todos vocês entendem a lei de Moisés e, com certeza, sabem que a lei governa a pessoa somente enquanto ela está viva. 2 Por exemplo, uma mulher deve se manter casada com o seu marido enquanto ele viver. Mas, se ele morrer, ela fica livre para casar com quem quiser. 3 Entretanto, se ela casar com outro homem enquanto o marido está vivo, a lei diz que ela é culpada de adultério. Mas, se o marido morrer, ela fica livre da lei do casamento e assim pode se casar de novo e não comete adultério.
4 Da mesma maneira, meus irmãos, vocês morreram para a lei através do corpo de Jesus Cristo. Agora vocês pertencem àquele que ressuscitou da morte. Nós pertencemos a Cristo, para que possamos ser úteis no serviço de Deus. 5 Porque quando vivíamos de acordo com nossa natureza humana, os nossos desejos pecadores foram despertados pela lei. Eles controlavam nossos corpos e assim nos levavam a morrer espiritualmente. 6 No passado, a lei nos mantinha como prisioneiros. Porém agora estamos livres da lei, pois morremos para ela. Nós não servimos mais a Deus pela maneira antiga, por meio da lei escrita. Agora nós servimos a Deus de maneira nova, por meio do Espírito.
A nossa luta contra o pecado
7 Não quero com isso dizer que a lei e o pecado sejam a mesma coisa. Não, de maneira nenhuma. Mas a lei era a única maneira de eu vir a saber o que é o pecado. Por exemplo, eu nunca saberia do pecado de desejar o que não me pertence se a lei não dissesse: “Não deseje o que não lhe pertence”(A). 8 Mas, por intermédio do mandamento, o pecado encontrou um jeito de criar em mim toda espécie de cobiça. Mas, sem a lei, o pecado não tem poder. 9 Eu tinha vida sem a lei, antes de conhecer a lei. Mas, quando o mandamento veio, o pecado começou a viver 10 e eu morri espiritualmente. O mandamento era para dar vida, mas me trouxe somente a morte. 11 O pecado encontrou um jeito de me enganar por meio do mandamento. Ele usou o mandamento para me fazer morrer espiritualmente.
12 A lei é santa e o mandamento é santo, reto e bom. 13 Isto quer dizer que aquilo que é bom me conduziu à morte? De maneira nenhuma! O pecado é que usou o que é bom para me conduzir à morte, a fim de que eu pudesse ver como o pecado realmente é. E assim, por meio do mandamento, o pecado se mostrou ainda mais terrível.
SENHOR, escute-me
Oração de Davi.
1 SENHOR, escute-me, peço que me faça justiça;
ouça-me quando chamo pelo Senhor.
Escute a minha oração,
pois as minhas palavras são sinceras.
2 Julgue a meu favor,
observe ao redor e olhe para o que é justo.
3 O Senhor examinou o meu coração;
esteve comigo durante toda a noite,
me interrogou
e não encontrou nenhum mal em mim.
Examinou os meus planos
e não encontrou nada de mal neles.
4 Eu tenho sido obediente a tudo o que disse, não como os outros;
evito seguir o exemplo dos que são violentos.
5 Guie os meus passos
para que nunca tropece.
6 Peço que me ajude, ó Deus, responda ao meu pedido.
Escute-me! Ouça a minha oração.
7 Mostre-me o seu amor fiel e maravilhoso.
Quando os inimigos atacam, os que confiam no Senhor procuram a sua ajuda;
e o Senhor os salva e os leva para o seu lado.
8 Proteja-me como a menina dos seus olhos;
esconda-me debaixo da sombra das suas asas.
9 Proteja-me dos perversos que querem me destruir.
Salve-me dos meus inimigos mortais que têm me rodeado.
10 Eles não têm compaixão
e orgulham-se dos seus planos.
11 Eles me perseguiram
e rodearam para me atacar.
12 Os meus inimigos são como leões prontos para devorar a sua presa.
Ficam escondidos para atacar a sua vítima.
13 Levante-se, ó SENHOR!
Enfrente os meus inimigos e faça que se rendam.
Salve-me com a sua espada dessa gente perversa.
14 Use o seu poder, ó SENHOR, salve-me dos que matam,
tire-os deste mundo!
Eles têm a sua recompensa nesta vida.
Que fiquem cheios do que tem reservado para eles.
Que os seus filhos fiquem satisfeitos
e também os seus netos.
15 Quanto a mim, eu faço o que é correto,
por isso ficarei satisfeito quando despertar e ver o seu rosto.
22 O que se requer de uma pessoa é que seja fiel e sincera;
mais vale ser pobre do que mentiroso.
23 Respeitar o SENHOR conduz à vida,
uma vida feliz e sem castigo.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International