The Daily Audio Bible
Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.
Os descendentes de Issacar
7 Os quatro filhos de Issacar foram Tolá, Puá, Jasube e Sinrom.
2 Os filhos de Tolá eram os chefes das suas famílias e se destacaram por serem guerreiros corajosos. Eles eram Uzi, Refaías, Jeriel, Jamai, Ibsão e Samuel. No tempo de Davi eram 22.600.
3 Uzi foi o pai de Israías. Os filhos de Israías foram Micael, Obadias, Joel e Issias. Ao todo foram cinco e todos eram chefes das suas famílias. 4 Pelo fato de terem muitos filhos e esposas, de acordo com os registros das famílias, chegaram a ter uma tropa de 36.000 homens de guerra. 5 O número total dos parentes de Issacar, de acordo com os registros familiares de seus clãs, chegava a 87.000 soldados corajosos.
Os descendentes de Benjamim
6 Os três filhos de Benjamim foram Belá, Bequer e Jediael.
7 Belá teve cinco filhos que foram grandes guerreiros e chefes das suas famílias. Eles foram Esbom, Uzi, Uziel, Jeremote e Iri. De acordo com os registros familiares, seus descendentes chegaram a 22.034.
8 Os filhos de Bequer foram Zemira, Joás, Eliézer, Elioenai, Onri, Jeremote, Abias, Anatote e Alemete. Todos eles eram filhos de Bequer 9 e, de acordo com os registros familiares, eram 20.200 soldados.
10 O filho de Jediael foi Bilã. Os filhos de Bilã foram Jeús, Benjamim, Eúde, Quenaaná, Zetã, Társis e Aissar. 11 Todos eles eram descendentes de Jediael e grandes guerreiros. Ao todo eram 17.200 soldados prontos para a batalha.
12 Os filhos de Ir foram Supim e Jupim. O filho de Aer era Jusim.
Os descendentes de Naftali
13 Os filhos de Naftali foram Jaziel, Guni, Jezer e Silém. Todos eles eram descendentes de Bila[a].
Os descendentes de Manassés
14 Manassés e a sua concubina arameia tiveram Asriel e Maquir, que foi o pai de Gileade. 15 Maquir casou-se com uma mulher da família de Jupim e Supim. O nome da sua irmã era Maaca.
O segundo filho de Maquir foi Zelofeade, que só teve filhas. 16 Maaca, esposa de Maquir, teve um filho a quem chamou Perez, quem foi irmão de Seres e pai de Ulão e Requém. 17 Bedã era filho de Ulão.
Estes foram os filhos de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés. 18 A irmã de Maquir se chamava Hamolequete e deu à luz a Isode, Abiezer e Maalá.
19 Os filhos de Semida foram Aiã, Siquém, Liqui e Anião.
Os descendentes de Efraim
20 Os descendentes de Efraim em linha direta foram: Sutela, Berede, Taate, Eleada, Taate, 21 Zabade, Sutela, Ézer e Eleade. Os dois últimos desceram para a região de Gate para roubar gado, e os habitantes do lugar os mataram. 22 Efraim, o pai de Ézer e Eleade, ficou de luto por eles durante muito tempo e seus parentes vieram para consolá-lo. 23 Depois Efraim teve relações sexuais com sua esposa, ela ficou grávida e teve um filho a quem chamou Berias[b], porque sua família estava passando por um momento ruim. 24 A filha de Efraim era Seerá. Ela edificou Bete-Horom, a de acima e a de baixo, e também Uzém-Seerá.
25 Os descendentes de Berias em linha direta foram Refa, Rezefe, Telá, Taã, 26 Ladã, Amiúde, Elisama, 27 Num e Josué.
28 Todos eles viveram na região de Betel e suas aldeias; Naarã, ao oriente em Naarã; Gezer e suas aldeias ao oeste; e Siquém e suas aldeias que chegavam até a região de Aiá e suas aldeias. 29 Os descendentes de Manassés possuíam as regiões de Bete-Seã, Taanaque, Megido e Dor, todas com suas aldeias. Nessa área morava toda a família de José, o filho de Israel.
Os descendentes de Aser
30 Os filhos de Aser foram Imna, Isvá, Isvi e Berias. A filha de Aser se chamava Sera.
31 Os filhos de Berias foram Héber e Malquiel, o pai de Birzavite.
32 Héber foi o pai de Jaflete, Somer, Hotão e Suá, irmã deles.
33 Os filhos de Jaflete foram Pasaque, Bimal e Asvate.
34 Os filhos do seu irmão Somer foram Roga, Jeubá e Arã.
35 Os filhos do seu irmão[c] Hélem foram Zofa, Imna, Seles e Amal.
36 Os filhos de Zofa foram Suá, Harnefer, Sual, Beri, Inra,
37 Bezer, Hode, Samá, Silsa, Itrã e Beera.
38 Os filhos de Jéter foram Jefoné, Pispa e Ara.
39 Os filhos de Ula foram Ara, Haniel e Rizia.
40 Todos eles foram descendentes de Aser e chefes das suas famílias paternas, homens importantes e soldados corajosos. De acordo com seus registros de famílias ao todo eram 26.000 soldados prontos para a batalha.
Os descendentes de Benjamim
8 Benjamim teve cinco filhos. O maior foi Belá; o segundo, Asbel; o terceiro, Aará; 2 o quarto, Noá; e o quinto, Rafa.
3 Os filhos de Belá foram Adar, Gera, Abisua, 4 Abisua, Naamã, Aóa, 5 Gera, Sefufá e Hurão.
6 Estes foram os filhos de Eúde, chefes de família que viviam em Geba e depois foram obrigados a viver em Manaate: 7 Naamã, Aías e Gera, o pai de Uzá e Aiúde, a quem os obrigou a sair para Manaate.
8 Saaraim se separou das suas esposas Jusim e Baara e depois teve dois filhos no país de Moabe. 9 Casou-se com Hodes e tiveram Jobabe, Zíbia, Messa, Malcã, 10 Jeús, Saquias e Mirma. Todos eles eram chefes das suas famílias. 11 Saaraim também teve filhos com Jusim, eles se chamavam Abitube e Elpaal.
12 Os filhos de Elpaal foram Héber, Misã e Semede. Este último foi quem construiu as cidades de Ono e Lode, com suas aldeias. 13 Berias e Sema eram os chefes das famílias paternas que viviam em Aijalom e expulsaram das suas terras aos habitantes de Gate.
14 Os irmãos de Berias e Sema foram Aiô, Sasaque e Jeremote. 15 Zebadias, Arade, Éder, 16 Micael, Ispa e Joá foram os filhos de Berias.
17 Zebadias, Mesulão, Hizqui, Héber, 18 Ismerai, Izlias e Jobabe foram os filhos de Elpaal.
19 Jaquim, Zicri, Zabdi, 20 Elienai, Ziletai, Eliel, 21 Adaías, Beraías e Sinrate foram os filhos de Simei.
22 Ispán, Héber, Eliel, 23 Abdom, Zicri, Hanã, 24 Hananaías, Elão, Antotias, 25 Ifdeias e Penuel foram os filhos de Sasaque.
26 Sanserai, Searias, Atalias, 27 Jaaresias, Elias e Zicri foram os filhos de Jeroão.
28 De acordo com os registros das famílias, todos eles foram chefes de famílias paternas e viveram em Jerusalém.
29 Jeiel fundou Gibeom e viveu ali. Sua esposa se chamava Maaca. 30 Seu filho mais velho era Abdom. Seus outros filhos eram Zur, Quis, Baal, Ner, Nadabe, 31 Gedor, Aiô, Zequer 32 e Miclote, o pai de Simeia. Eles moravam perto dos seus irmãos em Jerusalém.
33 Ner foi o pai de Quisom. Quisom foi o pai de Saul. Saul foi o pai de Jônatas, Malquisua, Abinadade e Esbaal.
34 O filho de Jônatas foi Meribe-Baal. Meribe-Baal foi o pai de Mica.
35 Os filhos de Mica foram Pitom, Meleque, Tareia e Acaz.
36 Acaz foi o pai de Jeoada; Jeoada foi o pai de Alemete, Azmavete e Zinri; Zinri foi o pai de Mosa; 37 Mosa foi o pai de Binea; Binea foi o pai de Rafá; Rafá foi o pai de Eleasa, e Eleasa foi o pai de Azel.
38 Azel teve seis filhos: Azricão, Bocru, Ismael, Searias, Obadias e Hanã.
39 Azel era irmão de Eseque. O filho mais velho de Eseque foi Ulão; o segundo, Jeús; e o terceiro, Elifelete.
40 Os filhos de Ulão foram guerreiros corajosos e muito hábeis no uso do arco e da flecha. Tiveram muitos filhos e netos, no total de cento e cinquenta.
Todos estes foram os descendentes de Benjamim.
A viagem a Roma
27 Ficou então decidido que navegaríamos para a Itália. Paulo e alguns dos outros presos foram entregues a um oficial chamado Júlio, o qual pertencia ao Regimento Imperial. 2 Embarcamos num navio que estava pronto para partir da cidade de Adramítio para costear a região da Ásia. Aristarco, um macedônio da cidade de Tessalônica, estava conosco. 3 No dia seguinte, chegamos ao porto de Sidom. Júlio tratava Paulo com bondade, permitindo inclusive que ele fosse ver seus amigos e que recebesse deles o que precisasse. 4 De lá nós partimos e navegamos sob a proteção da ilha de Chipre, pois o vento nos era contrário. 5 Atravessamos os mares do litoral da Cilícia e da Panfília e chegamos à Mirra, cidade da região da Lícia. 6 Ali o oficial encontrou um barco da cidade de Alexandria com destino à Itália e nos embarcou nele.
7 Navegamos muito lentamente durante vários dias e foi a muito custo que chegamos perto da cidade de Cnido. O vento, porém, não nos deixava continuar nessa direção. Então navegamos sob a proteção da ilha de Creta, passando pelo porto de Salmona. 8 Assim fomos navegando bem perto do litoral e, ainda com dificuldade, chegamos a um lugar chamado Bons Portos, localizado perto da cidade de Laseia.
9 Tinha-se perdido muito tempo e agora se tornava perigoso navegar, pois o período do jejum[a] já tinha passado. Paulo, então, avisou a todos, 10 dizendo:
—Homens! Vejo que a nossa viagem será terrível e que trará muitos prejuízos, não somente para a carga e para o barco, como também para as nossas próprias vidas.
11 Mas o oficial romano dava mais crédito ao piloto e ao dono do navio do que ao que Paulo dizia. 12 Como o porto onde nós estávamos não era seguro para se passar o inverno, a maioria decidiu partir e tentar chegar à cidade de Fenice e passar o inverno ali. Fenice é um porto da ilha de Creta voltado para o sudoeste e para o noroeste.
A tempestade no mar
13 Um vento fraco começou a soprar do sul. Então todos pensaram que poderiam seguir viagem tranquilamente. Eles levantaram âncora e se puseram a navegar ao longo do litoral de Creta. 14 Pouco depois, porém, um vento muito forte chamado “Nordeste” veio da ilha. Ele era tão forte como um furacão, 15 e arrastou o navio de tal maneira que não conseguíamos avançar contra ele. Então desistimos e nos deixamos levar pelo vento. 16 Protegidos do vento por uma pequena ilha chamada Cauda, conseguimos, com muita dificuldade, amarrar o bote salva-vidas. 17 Depois de terem suspendido o bote, os marinheiros amarraram o navio com cabos de segurança. Eles tinham medo de que ele fosse levado para a costa e que ficasse encalhado em Sirte[b]. Depois baixaram a vela e deixaram que o navio fosse levado pelo vento. 18 No dia seguinte, como o vento continuava a soprar fortemente, eles começaram a jogar a carga no mar.[c] 19 E, no terceiro dia, eles, com as próprias mãos, atiraram a aparelhagem do navio no mar. 20 Durante muitos dias, não pudemos ver o sol, nem as estrelas, e o vento continuava soprando forte. Finalmente, perdemos toda a esperança de sermos salvos.
O SENHOR faz justiça
Lamentação[a] de Davi dedicada ao SENHOR, a respeito de Cuxe, o benjamita.
1 SENHOR, meu Deus, é o meu refúgio.
Salve-me de todos os que me perseguem,
livre-me deles!
2 Não permita que eles, como leões, me apanhem e me despedacem,
sem que ninguém me salve.
3 SENHOR, meu Deus, nada fiz para merecer isso.
Não sou culpado de nenhum crime.
4 A nenhum amigo fiz mal,
nem oprimi sem razão o meu inimigo.
5 Se isso não for verdade, então que o meu inimigo me persiga.
Que ele me agarre e me atire por terra.
Que me mate e me desfaça em pó. Selah
6 Ó SENHOR, levante-se e mostre a sua ira!
O meu inimigo está furioso, levante-se contra ele.
Desperte e faça a justiça que o Senhor pronunciou.
7 As nações reúnem-se à sua volta,
o Senhor reina sobre elas do alto do seu trono.
8 Ó, SENHOR, julgue as nações.
Ó, SENHOR, julgue-me.
Mostre que sou justo e inocente.
9 Ponha fim à maldade dos maus
e apoie o justo.
Porque o Senhor, ó Deus, é justo,
o Senhor conhece todos os nossos pensamentos e os nossos desejos.
10 O Deus Altíssimo é o meu escudo.
Ele protege os puros de coração.
11 Deus é um juiz justo
que condena sempre a maldade.
12 Se o mau não se arrepender da sua maldade,
Deus afiará a espada e
colocará a sua seta no arco.
13 As suas armas mortais estão sempre prontas contra os que fazem o mal,
as suas setas são de fogo.
14 O mau concebe a maldade,
gera sofrimento e dá à luz a tudo o que é falso.
15 Ele cai na armadilha
que prepara para os outros.
16 O sofrimento que planeja contra os outros cai sobre ele mesmo,
e a sua violência desce sobre a sua própria cabeça.
17 Agradecerei ao SENHOR, porque ele é justo.
Cantarei salmos ao SENHOR Altíssimo.
22 Quem encontra uma esposa encontra um grande bem,
ela é um presente do SENHOR.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International