Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
1 Crônicas 7-8

Os descendentes de Issacar

Os quatro filhos de Issacar foram Tolá, Puá, Jasube e Sinrom.

Os filhos de Tolá eram os chefes das suas famílias e se destacaram por serem guerreiros corajosos. Eles eram Uzi, Refaías, Jeriel, Jamai, Ibsão e Samuel. No tempo de Davi eram 22.600.

Uzi foi o pai de Israías. Os filhos de Israías foram Micael, Obadias, Joel e Issias. Ao todo foram cinco e todos eram chefes das suas famílias. Pelo fato de terem muitos filhos e esposas, de acordo com os registros das famílias, chegaram a ter uma tropa de 36.000 homens de guerra. O número total dos parentes de Issacar, de acordo com os registros familiares de seus clãs, chegava a 87.000 soldados corajosos.

Os descendentes de Benjamim

Os três filhos de Benjamim foram Belá, Bequer e Jediael.

Belá teve cinco filhos que foram grandes guerreiros e chefes das suas famílias. Eles foram Esbom, Uzi, Uziel, Jeremote e Iri. De acordo com os registros familiares, seus descendentes chegaram a 22.034.

Os filhos de Bequer foram Zemira, Joás, Eliézer, Elioenai, Onri, Jeremote, Abias, Anatote e Alemete. Todos eles eram filhos de Bequer e, de acordo com os registros familiares, eram 20.200 soldados.

10 O filho de Jediael foi Bilã. Os filhos de Bilã foram Jeús, Benjamim, Eúde, Quenaaná, Zetã, Társis e Aissar. 11 Todos eles eram descendentes de Jediael e grandes guerreiros. Ao todo eram 17.200 soldados prontos para a batalha.

12 Os filhos de Ir foram Supim e Jupim. O filho de Aer era Jusim.

Os descendentes de Naftali

13 Os filhos de Naftali foram Jaziel, Guni, Jezer e Silém. Todos eles eram descendentes de Bila[a].

Os descendentes de Manassés

14 Manassés e a sua concubina arameia tiveram Asriel e Maquir, que foi o pai de Gileade. 15 Maquir casou-se com uma mulher da família de Jupim e Supim. O nome da sua irmã era Maaca.

O segundo filho de Maquir foi Zelofeade, que só teve filhas. 16 Maaca, esposa de Maquir, teve um filho a quem chamou Perez, quem foi irmão de Seres e pai de Ulão e Requém. 17 Bedã era filho de Ulão.

Estes foram os filhos de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés. 18 A irmã de Maquir se chamava Hamolequete e deu à luz a Isode, Abiezer e Maalá.

19 Os filhos de Semida foram Aiã, Siquém, Liqui e Anião.

Os descendentes de Efraim

20 Os descendentes de Efraim em linha direta foram: Sutela, Berede, Taate, Eleada, Taate, 21 Zabade, Sutela, Ézer e Eleade. Os dois últimos desceram para a região de Gate para roubar gado, e os habitantes do lugar os mataram. 22 Efraim, o pai de Ézer e Eleade, ficou de luto por eles durante muito tempo e seus parentes vieram para consolá-lo. 23 Depois Efraim teve relações sexuais com sua esposa, ela ficou grávida e teve um filho a quem chamou Berias[b], porque sua família estava passando por um momento ruim. 24 A filha de Efraim era Seerá. Ela edificou Bete-Horom, a de acima e a de baixo, e também Uzém-Seerá.

25 Os descendentes de Berias em linha direta foram Refa, Rezefe, Telá, Taã, 26 Ladã, Amiúde, Elisama, 27 Num e Josué.

28 Todos eles viveram na região de Betel e suas aldeias; Naarã, ao oriente em Naarã; Gezer e suas aldeias ao oeste; e Siquém e suas aldeias que chegavam até a região de Aiá e suas aldeias. 29 Os descendentes de Manassés possuíam as regiões de Bete-Seã, Taanaque, Megido e Dor, todas com suas aldeias. Nessa área morava toda a família de José, o filho de Israel.

Os descendentes de Aser

30 Os filhos de Aser foram Imna, Isvá, Isvi e Berias. A filha de Aser se chamava Sera.

31 Os filhos de Berias foram Héber e Malquiel, o pai de Birzavite.

32 Héber foi o pai de Jaflete, Somer, Hotão e Suá, irmã deles.

33 Os filhos de Jaflete foram Pasaque, Bimal e Asvate.

34 Os filhos do seu irmão Somer foram Roga, Jeubá e Arã.

35 Os filhos do seu irmão[c] Hélem foram Zofa, Imna, Seles e Amal.

36 Os filhos de Zofa foram Suá, Harnefer, Sual, Beri, Inra,

37 Bezer, Hode, Samá, Silsa, Itrã e Beera.

38 Os filhos de Jéter foram Jefoné, Pispa e Ara.

39 Os filhos de Ula foram Ara, Haniel e Rizia.

40 Todos eles foram descendentes de Aser e chefes das suas famílias paternas, homens importantes e soldados corajosos. De acordo com seus registros de famílias ao todo eram 26.000 soldados prontos para a batalha.

Os descendentes de Benjamim

Benjamim teve cinco filhos. O maior foi Belá; o segundo, Asbel; o terceiro, Aará; o quarto, Noá; e o quinto, Rafa.

Os filhos de Belá foram Adar, Gera, Abisua, Abisua, Naamã, Aóa, Gera, Sefufá e Hurão.

Estes foram os filhos de Eúde, chefes de família que viviam em Geba e depois foram obrigados a viver em Manaate: Naamã, Aías e Gera, o pai de Uzá e Aiúde, a quem os obrigou a sair para Manaate.

Saaraim se separou das suas esposas Jusim e Baara e depois teve dois filhos no país de Moabe. Casou-se com Hodes e tiveram Jobabe, Zíbia, Messa, Malcã, 10 Jeús, Saquias e Mirma. Todos eles eram chefes das suas famílias. 11 Saaraim também teve filhos com Jusim, eles se chamavam Abitube e Elpaal.

12 Os filhos de Elpaal foram Héber, Misã e Semede. Este último foi quem construiu as cidades de Ono e Lode, com suas aldeias. 13 Berias e Sema eram os chefes das famílias paternas que viviam em Aijalom e expulsaram das suas terras aos habitantes de Gate.

14 Os irmãos de Berias e Sema foram Aiô, Sasaque e Jeremote. 15 Zebadias, Arade, Éder, 16 Micael, Ispa e Joá foram os filhos de Berias.

17 Zebadias, Mesulão, Hizqui, Héber, 18 Ismerai, Izlias e Jobabe foram os filhos de Elpaal.

19 Jaquim, Zicri, Zabdi, 20 Elienai, Ziletai, Eliel, 21 Adaías, Beraías e Sinrate foram os filhos de Simei.

22 Ispán, Héber, Eliel, 23 Abdom, Zicri, Hanã, 24 Hananaías, Elão, Antotias, 25 Ifdeias e Penuel foram os filhos de Sasaque.

26 Sanserai, Searias, Atalias, 27 Jaaresias, Elias e Zicri foram os filhos de Jeroão.

28 De acordo com os registros das famílias, todos eles foram chefes de famílias paternas e viveram em Jerusalém.

29 Jeiel fundou Gibeom e viveu ali. Sua esposa se chamava Maaca. 30 Seu filho mais velho era Abdom. Seus outros filhos eram Zur, Quis, Baal, Ner, Nadabe, 31 Gedor, Aiô, Zequer 32 e Miclote, o pai de Simeia. Eles moravam perto dos seus irmãos em Jerusalém.

33 Ner foi o pai de Quisom. Quisom foi o pai de Saul. Saul foi o pai de Jônatas, Malquisua, Abinadade e Esbaal.

34 O filho de Jônatas foi Meribe-Baal. Meribe-Baal foi o pai de Mica.

35 Os filhos de Mica foram Pitom, Meleque, Tareia e Acaz.

36 Acaz foi o pai de Jeoada; Jeoada foi o pai de Alemete, Azmavete e Zinri; Zinri foi o pai de Mosa; 37 Mosa foi o pai de Binea; Binea foi o pai de Rafá; Rafá foi o pai de Eleasa, e Eleasa foi o pai de Azel.

38 Azel teve seis filhos: Azricão, Bocru, Ismael, Searias, Obadias e Hanã.

39 Azel era irmão de Eseque. O filho mais velho de Eseque foi Ulão; o segundo, Jeús; e o terceiro, Elifelete.

40 Os filhos de Ulão foram guerreiros corajosos e muito hábeis no uso do arco e da flecha. Tiveram muitos filhos e netos, no total de cento e cinquenta.

Todos estes foram os descendentes de Benjamim.

Atos 27:1-20

A viagem a Roma

27 Ficou então decidido que navegaríamos para a Itália. Paulo e alguns dos outros presos foram entregues a um oficial chamado Júlio, o qual pertencia ao Regimento Imperial. Embarcamos num navio que estava pronto para partir da cidade de Adramítio para costear a região da Ásia. Aristarco, um macedônio da cidade de Tessalônica, estava conosco. No dia seguinte, chegamos ao porto de Sidom. Júlio tratava Paulo com bondade, permitindo inclusive que ele fosse ver seus amigos e que recebesse deles o que precisasse. De lá nós partimos e navegamos sob a proteção da ilha de Chipre, pois o vento nos era contrário. Atravessamos os mares do litoral da Cilícia e da Panfília e chegamos à Mirra, cidade da região da Lícia. Ali o oficial encontrou um barco da cidade de Alexandria com destino à Itália e nos embarcou nele.

Navegamos muito lentamente durante vários dias e foi a muito custo que chegamos perto da cidade de Cnido. O vento, porém, não nos deixava continuar nessa direção. Então navegamos sob a proteção da ilha de Creta, passando pelo porto de Salmona. Assim fomos navegando bem perto do litoral e, ainda com dificuldade, chegamos a um lugar chamado Bons Portos, localizado perto da cidade de Laseia.

Tinha-se perdido muito tempo e agora se tornava perigoso navegar, pois o período do jejum[a] já tinha passado. Paulo, então, avisou a todos, 10 dizendo:

—Homens! Vejo que a nossa viagem será terrível e que trará muitos prejuízos, não somente para a carga e para o barco, como também para as nossas próprias vidas.

11 Mas o oficial romano dava mais crédito ao piloto e ao dono do navio do que ao que Paulo dizia. 12 Como o porto onde nós estávamos não era seguro para se passar o inverno, a maioria decidiu partir e tentar chegar à cidade de Fenice e passar o inverno ali. Fenice é um porto da ilha de Creta voltado para o sudoeste e para o noroeste.

A tempestade no mar

13 Um vento fraco começou a soprar do sul. Então todos pensaram que poderiam seguir viagem tranquilamente. Eles levantaram âncora e se puseram a navegar ao longo do litoral de Creta. 14 Pouco depois, porém, um vento muito forte chamado “Nordeste” veio da ilha. Ele era tão forte como um furacão, 15 e arrastou o navio de tal maneira que não conseguíamos avançar contra ele. Então desistimos e nos deixamos levar pelo vento. 16 Protegidos do vento por uma pequena ilha chamada Cauda, conseguimos, com muita dificuldade, amarrar o bote salva-vidas. 17 Depois de terem suspendido o bote, os marinheiros amarraram o navio com cabos de segurança. Eles tinham medo de que ele fosse levado para a costa e que ficasse encalhado em Sirte[b]. Depois baixaram a vela e deixaram que o navio fosse levado pelo vento. 18 No dia seguinte, como o vento continuava a soprar fortemente, eles começaram a jogar a carga no mar.[c] 19 E, no terceiro dia, eles, com as próprias mãos, atiraram a aparelhagem do navio no mar. 20 Durante muitos dias, não pudemos ver o sol, nem as estrelas, e o vento continuava soprando forte. Finalmente, perdemos toda a esperança de sermos salvos.

Salmos 7

O SENHOR faz justiça

Lamentação[a] de Davi dedicada ao SENHOR, a respeito de Cuxe, o benjamita.

SENHOR, meu Deus, é o meu refúgio.
    Salve-me de todos os que me perseguem,
    livre-me deles!
Não permita que eles, como leões, me apanhem e me despedacem,
    sem que ninguém me salve.

SENHOR, meu Deus, nada fiz para merecer isso.
    Não sou culpado de nenhum crime.
A nenhum amigo fiz mal,
    nem oprimi sem razão o meu inimigo.
Se isso não for verdade, então que o meu inimigo me persiga.
    Que ele me agarre e me atire por terra.
    Que me mate e me desfaça em pó. Selah

Ó SENHOR, levante-se e mostre a sua ira!
    O meu inimigo está furioso, levante-se contra ele.
    Desperte e faça a justiça que o Senhor pronunciou.
As nações reúnem-se à sua volta,
    o Senhor reina sobre elas do alto do seu trono.
Ó, SENHOR, julgue as nações.
    Ó, SENHOR, julgue-me.
    Mostre que sou justo e inocente.
Ponha fim à maldade dos maus
    e apoie o justo.
Porque o Senhor, ó Deus, é justo,
    o Senhor conhece todos os nossos pensamentos e os nossos desejos.

10 O Deus Altíssimo é o meu escudo.
    Ele protege os puros de coração.
11 Deus é um juiz justo
    que condena sempre a maldade.
12 Se o mau não se arrepender da sua maldade,
    Deus afiará a espada e
    colocará a sua seta no arco.
13 As suas armas mortais estão sempre prontas contra os que fazem o mal,
    as suas setas são de fogo.

14 O mau concebe a maldade,
    gera sofrimento e dá à luz a tudo o que é falso.
15 Ele cai na armadilha
    que prepara para os outros.
16 O sofrimento que planeja contra os outros cai sobre ele mesmo,
    e a sua violência desce sobre a sua própria cabeça.

17 Agradecerei ao SENHOR, porque ele é justo.
    Cantarei salmos ao SENHOR Altíssimo.

Provérbios 18:22

22 Quem encontra uma esposa encontra um grande bem,
    ela é um presente do SENHOR.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International