Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the GNT. Switch to the GNT to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
2 Crônicas 1-3

Salomão pede sabedoria

Salomão, filho de Davi, consolidou seu reino, pois o SENHOR, seu Deus, estava com ele e fez com que seu poder aumentasse grandemente.

Salomão falou com todo Israel, ou seja, com os chefes de 1.000 e 100 soldados, com os líderes e com os chefes de Israel, isto é, os chefes das famílias paternas. Então Salomão e todo Israel avançaram para o santuário que estava em Gibeom, porque ali estava a Tenda do Encontro de Deus, a qual Moisés, servo do SENHOR, tinha construído no deserto. Davi tinha levado a arca de Deus desde Queriate-Jearim até uma tenda que tinha armado em Jerusalém. Contudo, como o altar de bronze que fez Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, estava em Gibeom, em frente da Tenda Sagrada do SENHOR, Salomão e os israelitas foram ali para consultá-lo. Ali Salomão subiu até o altar de bronze, que estava na Tenda do Encontro, diante do SENHOR, e ofereceu 1.000 sacrifícios que deveriam ser queimados completamente.

Naquela noite Deus apareceu a Salomão e disse:

—Peça o que você quiser e eu lhe darei.

Salomão respondeu:

—O Senhor tratou com muito amor fiel ao meu pai Davi e me fez rei em seu lugar. Então, SENHOR Deus, cumpra a promessa feita a meu pai Davi porque o SENHOR me fez rei sobre uma nação tão numerosa como o pó da terra. 10 Dê-me agora a sabedoria e o conhecimento necessários para governar este povo porque, quem será capaz de governar este seu povo tão grande?

11 Então Deus disse a Salomão:

—Já que esse foi seu desejo e não pediu para ser rico nem famoso nem que matasse seus inimigos nem que lhe fosse concedido uma vida longa, a não ser sabedoria e conhecimento para governar meu povo, sobre o qual eu o fiz rei, 12 lhe darei, junto com a sabedoria e o conhecimento, também a riqueza e a honra como nenhum rei jamais teve nem terá depois de você.

13 Depois disso, desde a Tenda do Encontro que estava no santuário que ficava em Gibeom, Salomão regressou a Jerusalém e começou a reinar sobre Israel.

Salomão se enriquece

14 Salomão reuniu um grande número de carros de combate e de cavalos: 1.400 carros e 12.000 cavalos. Salomão construiu guarnições para os carros e também deixou alguns carros em Jerusalém. 15 O rei fez com que a prata e o ouro fossem tão comuns em Jerusalém como a pedra. Ele também fez com que a madeira de cedro fosse tão comum como as figueiras que crescem na planície. 16 Os cavalos de Salomão eram importados do Egito e da Cilícia. Os comerciantes da corte compravam os cavalos na Cilícia. 17 Eles importavam um carro do Egito a um custo de seiscentas moedas[a] de prata e um cavalo a cento e cinquenta, para depois vendê-los a todos os reis heteus e sírios.

Os preparativos para a construção do templo

Salomão decidiu construir um templo em honra ao SENHOR e um palácio real para si mesmo. Recrutou uns 70.000 carregadores e 80.000 pedreiros para cortar madeira e pedra nas montanhas. Além disso, escolheu 3.600 chefes para supervisarem a obra.

Salomão mandou dizer a Hirão, rei de Tiro:

“Faça comigo assim como fez com meu pai Davi: envie-me cedro do Líbano para que seja construído um palácio onde eu more. Pois vou construir um templo em honra ao SENHOR, meu Deus, para consagrar a ele, queimar incenso aromático em sua honra, colocar continuamente pães consagrados e oferecer sacrifícios que devem ser queimados completamente pela manhã pela tarde, nos dias de descanso, festas da Lua Nova e nas outras festas do SENHOR. Isso se fará para sempre em Israel.

“O templo que vou construir será grande, porque nosso Deus é maior do que todos os deuses. Quem poderá construir um templo se nem os céus mais profundos podem contê-lo? Quem sou eu para construir um templo ainda que seja somente para queimar incenso diante dele?

“Envie-me, pois, um perito na fabricação de objetos de ouro, prata, bronze, ferro, pano púrpura, vermelho e azul, e que saiba fazer esculturas, para que trabalhe com os hábeis construtores que meu pai Davi me deixou. Envie-me também do Líbano madeira de cedro, ciprés e junípero. Eu sei que os seus servos têm experiência em cortar madeira e os meus servos trabalharão junto com eles. É necessário preparar muita madeira porque o templo que vou construir será grande e maravilloso. 10 Pagarei aos seus homens 9.000 toneladas[b] de trigo, 9.000 toneladas de cevada, 440.000 litros[c] de vinho e 440.000 litros de azeite de oliva”.

11 Hirão, rei de Tiro, respondeu com uma carta que dizia assim:

“O SENHOR o fez rei de Israel porque ama seu povo. 12 Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, que fez o céu e a terra, porque tem dado ao rei Davi um filho sábio, instruído e inteligente, o qual vai construir um templo em honra ao SENHOR e um palácio para seu reino. 13 Envio Hirão-Abi, o qual é um homem sábio e inteligente. 14 Ele é um filho de uma mulher descendente da tribo de Dã e um homem da cidade de Tiro. Além disso ele é um perito metalúrgico e trabalha tanto o ouro como a prata, o bronze e o ferro, assim como também a pedra e a madeira, tecido púrpura, azul, e vermelho; e o linho. Também é perito em esculturas de todo tipo de figuras e realizará o projeto que lhe for encarregado juntamente com os seus peritos e os do seu pai Davi.

15 “No que diz respeito ao trigo, a cevada, o azeite e o vinho que menciona, enviarei a você meus servos. 16 Nós cortaremos toda a madeira que necessita, e as enviaremos através de jangadas pelo mar, do Líbano até Jope. Vocês então se encarregarão de levar a madeira para Jerusalém”.

17 Salomão fez um censo de todos os homens estrangeiros que haviam em Israel. Este censo foi feito depois daquele que fez seu pai Davi. O censo mostrou que havia 153.600 homens estrangeiros. 18 Deles, ele recrutou 70.000 para que servissem como carregadores, 80.000 para que servissem como pedreiros nas montanhas e 3.600 como chefes para fazer com que o povo trabalhasse.

Salomão constrói o templo

Salomão começou a construir o templo do SENHOR em Jerusalém, no monte Moriá, onde o SENHOR tinha aparecido ao seu pai Davi. Esse era o lugar que Davi tinha destinado para eles, ou seja o lugar onde Araúna, o jebuseu, debulhava o trigo. Salomão começou a obra no dia dois do segundo mês do quarto ano do seu reinado.

Salomão determinou que as medidas dos alicerces do templo fossem de vinte e sete metros de comprimento por nove de largura.[d] O pórtico que estava diante do templo media a mesma coisa que a largura do templo, ou seja, nove metros[e] de comprimento; sua altura também era de nove metros. Salomão fez recobrir de ouro puro as paredes e o seu teto. Revestiu a parte principal do templo com madeira de ciprés e revestiu a madeira com ouro puro gravado com figuras de palmeiras e correntes. Adornou o templo com pedras preciosas e com ouro da melhor qualidade trazido de Parvaim. As vigas, os batentes, as paredes e as portas do templo estavam chapeadas com ouro e as paredes estavam gravadas com figuras de querubins.

No templo fez construir o Lugar Santíssimo. Ele media igual à largura do templo, ou seja nove metros de comprimento por nove de largura. Depois o revestiu com vinte e três toneladas[f] de ouro fino. Usaram pregos que pesavam meio quilo[g] de ouro puro cada um. Também revestiu de ouro as salas do andar de cima.

10 Dentro do Lugar Santíssimo esculpiu dois querubins, que também estavam revestidos de ouro. 11 As asas dos dois querubins se estendiam com um comprimento de nove metros ao todo. Cada asa dos querubins media dois metros e vinte e cinco centímetros de comprimento, uma asa tocava a parede e a outra tocava a ponta da asa do outro querubim. 12 Cada asa do segundo querubim media igual: dois metros e vinte e cinco centímetros, e uma delas tocava a ponta da asa do primeiro querubim e a outra tocava a parede. 13 As asas estendidas dos dois querubins mediam nove metros. Estavam de pé fazendo guarda, com o rosto em direção ao Lugar Santo. 14 Salomão mandou fazer uma cortina de pano azul e roxo, vermelho e linho fino, e fez bordar querubins nela.

15 Para a fachada do templo fez duas colunas de dezesseis metros de altura com capitéis de dois metros e vinte e cinco centímetros de altura. 16 Como tinha feito um desenho de correntes dentro do santuário, o fez também para a parte mais alta das colunas, e fez cem romãs e as pôs nas correntes. 17 Hirão instalou as colunas na fachada do templo, uma à direita e outra à esquerda. A coluna que estava à direita foi chamada de Jaquim, e a que estava à esquerda, de Boaz.

Romanos 6

Morto para o pecado mas vivo para Deus

Que diremos então? Vamos continuar a pecar para que a graça de Deus aumente ainda mais? De maneira nenhuma! Nós já morremos para o pecado. Como poderemos continuar ainda vivendo nele? Ou vocês já se esqueceram de que nós, que fomos batizados para ser parte de Cristo, fomos também batizados para tomar parte em sua morte? Assim, quando fomos batizados, morremos com Cristo e fomos sepultados com ele. Fomos sepultados com ele para que, como ele ressuscitou dos mortos pelo poder glorioso do Pai, nós também possamos viver uma vida nova.

Porque, se nós fomos unidos com Cristo, morrendo como ele morreu, seremos também unidos com ele quando ressuscitarmos dos mortos como ele ressuscitou. Sabemos que a nossa maneira antiga de viver morreu com Cristo na cruz, para que a nossa natureza pecadora não tenha mais poder sobre nós e, assim, não sejamos mais escravos do pecado. Qualquer pessoa que tenha morrido com Cristo está livre do controle do pecado.

Já que morremos com Cristo, sabemos que também viveremos com ele. Cristo ressuscitou dos mortos e não pode morrer outra vez. A morte não tem mais poder sobre ele. 10 Quando Cristo morreu, ele morreu para destruir o poder da morte de uma vez para sempre. Agora ele vive uma vida nova com Deus. 11 Da mesma maneira, vocês devem se considerar como mortos para o pecado, mas vivos para Deus por meio de Jesus Cristo.

12 Portanto, não deixem que o pecado os controle em sua vida aqui na terra. Vocês não devem ser governados por aquilo que a sua natureza pecadora quer que façam. 13 Não ofereçam as partes do seu corpo para servir o pecado e nem usem o seu corpo para fazer o mal. Ao contrário, ofereçam esse corpo para o serviço de Deus, para fazer o bem. Sejam como pessoas que morreram e agora vivem uma vida nova. 14 O pecado não será senhor de vocês, pois vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça de Deus.

Escravos do bem

15 Então o que devemos fazer? Devemos pecar porque vivemos debaixo da graça de Deus e não da lei? De maneira nenhuma! 16 Vocês sabem muito bem que, quando vocês se entregam a qualquer coisa, são escravos dela e têm que obedecer a ela. Vocês podem se entregar ao pecado, e assim morrer, ou podem entregar-se à obediência, e serem declarados justos diante de Deus. 17 No passado, vocês eram escravos do pecado, mas, graças a Deus, vocês obedeceram de coração às verdades que estão nos ensinos que receberam. 18 Vocês foram libertados do pecado e agora são escravos do bem. 19 Falo em termos humanos porque é difícil para vocês entenderem. Antigamente vocês ofereciam as partes dos seus corpos para serem escravos do mal, vivendo só para o pecado. Agora, da mesma maneira, ofereçam as partes dos seus corpos para serem escravos do bem, vivendo só para Deus.

20 Porque, quando vocês eram escravos do pecado, o bem não os controlava. 21 E que resultados vocês tiveram naquele tempo? Somente coisas das quais vocês agora se envergonham. Elas só trazem a morte. 22 Mas agora vocês estão livres do pecado, são escravos de Deus e, como resultado, têm uma vida dedicada a ele e depois terão a vida eterna. 23 Porque o salário que o pecado paga é a morte, mas o presente gratuito dado por Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Salmos 16

O SENHOR está sempre comigo

Poema de Davi.

Proteja-me, ó meu Deus,
    pois no Senhor me refugio.
Alguns disseram: “O SENHOR é o meu Senhor,
    todo o bem que tenho vem do Senhor”.[a]
E ao mesmo tempo disseram aos deuses[b] do país:
    “Vocês também são fortes e muito agradáveis”.
Os que seguem outros deuses sofrerão muito.
    Eu não participarei das ofertas sangrentas que eles oferecem aos seus ídolos.
    Nem sequer permitirei que os meus lábios pronunciem o nome desses deuses.

O SENHOR é a porção que me foi dada,
    a minha felicidade.
    O meu futuro está nas suas mãos!
Foi me dado um lugar maravilhoso,
    a minha herança é a mais bela.

Louvarei o SENHOR porque ele me guia;
    até de noite, ele dirige e guia os meus passos.
Para mim o SENHOR é sempre o primeiro;
    nada pode me abalar, pois ele está ao meu lado.
Por isso o meu coração e a minha alma estão cheios de alegria
    e o meu corpo viverá em segurança para sempre.
10 Porque não me abandonará no lugar dos mortos,
    não deixará o seu santo ficar na cova[c].
11 Ensine-me o caminho que conduz à vida,
    à alegria sem fim de estar na sua presença,
    às delícias de estar ao seu lado direito para sempre.

Provérbios 19:20-21

20 Ouça os conselhos e aceite a correção;
    assim aprenderá a ser sábio.
21 As pessoas têm muitos planos,
    mas eles só se tornarão realidade se o SENHOR quiser.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International