The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.
19 Josafá, rei de Judá, voltou para sua casa em Jerusalém são e salvo, 2 mas o vidente Jeú, filho de Hanani, disse ao rei Josafá:
—Por que ajuda ao mau e faz reconciliação com os inimigos do SENHOR? Por causa disso o SENHOR está irritado com você. 3 Porém, tem a seu favor que tirou as colunas de Aserá do país e tomou a decisão de seguir a Deus de todo coração.
Josafá nomeia juízes
4 Embora Josafá morasse em Jerusalém, saía para visitar seu povo, desde Berseba até a região montanhosa de Efraim, para fazê-los voltar ao SENHOR, Deus dos seus antepassados. 5 Josafá então estabeleceu juízes em cada uma das cidades fortificadas de Judá. 6 Ele disse aos juízes:
—Prestem atenção no que fazem. Não estão exercendo seu cargo em nome de seres humanos, mas sim em nome do SENHOR, que estará com vocês quando declararem a sentença. 7 Portanto, respeitem o SENHOR e julguem com muito cuidado, porque o SENHOR, nosso Deus, não permite injustiça, favoritismos nem subornos.
8 Em honra ao SENHOR, Josafá também estabeleceu em Jerusalém uma administração de justiça que tratava das legalizações. Estava formada por membros do grupo dos levitas, dos sacerdotes e dos líderes das famílias. Então voltaram para Jerusalém. 9 Josafá deu a eles esta ordem:
—Atuem com o devido respeito ao SENHOR, tenham fidelidade e integridade. 10 Quando o povo das suas cidades lhes trouxer casos nos que devem decidir se uma morte foi produto de um crime ou não, casos com relação à lei, aos mandamentos, aos estatutos ou aos decretos, advirtam a eles que não pequem contra o SENHOR para que Deus não se irrite com vocês e com eles. Se atuarem assim, não terão culpa.
11 —O sumo sacerdote Amarias os presidirá em toda questão que tenha a ver com o SENHOR. Zebadias, filho de Ismael, se encarregará de todos os assuntos do rei em Judá, e os levitas ajudarão vocês como escribas. Tenham cuidado em fazer o que é certo para que o SENHOR esteja com vocês.
As guerras de Josafá
20 Depois, os moabitas, os amonitas e os meunitas[a] declararam guerra contra Josafá. 2 Isto foi informado a Josafá:
—Vem um grande exército contra você desde Edom, desde o outro lado do mar Morto, e já está em Hazazom-Tamar, isto é, em En-Gedi.
3 Josafá se encheu de temor e buscou a ajuda do SENHOR. Então proclamou jejum em todo Judá. 4 Os de Judá se reuniram para pedir ajuda ao SENHOR. Também pessoas de todas as cidades de Judá chegaram para pedir ajuda ao SENHOR. 5 Josafá se pôs de pé diante do pátio novo do templo do SENHOR, diante da congregação de Judá e Jerusalém, 6 e lhes disse:
—Senhor, Deus dos nossos antepassados, por acaso não é o Senhor o Deus dos céus e domina todas as nações? Por acaso não está nas suas mãos o poder e a força e não há quem o possa vencer? 7 Foi o Senhor quem expulsou os habitantes desta terra para dá-la aos descendentes do seu amigo Abraão. 8 Eles a habitaram e fizeram um templo em sua honra, dizendo: 9 “Se nos vier algum mal, seja espada, ou julgamento, ou epidemia, ou fome, nos apresentaremos diante deste templo e diante do Senhor, porque neste templo se dá honra ao seu nome; clamaremos ao Senhor e nos ouvirá e nos salvará”.
10 —Pois aqui estão os amonitas, os moabitas e os do monte Seir. Não deixou que nós os atacássemos quando saímos do Egito: os deixamos tranquilos e não os destruímos. 11 Agora eles em pagamento nos atacam para expulsar-nos da terra que nos deu em possessão. 12 Nosso Deus, por acaso não vai castigá-los? Pois não temos força para enfrentar semelhante exército que vem sobre nós. Não sabemos o que fazer e por isso nossos olhos estão fixos no Senhor.
13 Todos os homens de Judá estavam de pé diante do SENHOR, junto com seus filhos, suas mulheres e suas crianças de colo. 14 De repente, veio o Espírito do SENHOR sobre Jaaziel, filho de Zacarias, neto de Benaia, bisneto de Jeiel e trineto de Matanias. Jaaziel era um levita dos filhos de Asafe. 15 Ele disse:
—Prestem atenção vocês, todo Israel e habitantes de Jerusalém, e você, rei Josafá. O SENHOR diz que não devem ter medo assim como não devem perder a esperança diante deste grande exército, porque esta guerra não é de vocês, mas sim de Deus. 16 Ele descerá contra eles amanhã. Eles virão subindo pela inclinação de Zis e vocês os encontrarão no final do vale, na frente do deserto de Jeruel. 17 Vocês não terão que lutar nesta batalha, fiquem quietos em seus postos e verão como o SENHOR os salvará. Habitantes de Judá e Jerusalém, não tenham medo nem se acorvadem. Saiam amanhã para enfrentá-los, que ele, o SENHOR, estará com vocês.
18 Josafá, todo Judá e os habitantes de Jerusalém se prostraram rosto em terra perante o SENHOR e adoraram ao SENHOR. 19 Os levitas descendentes de Coate e de Corá se levantaram para louvar em voz muito alta ao SENHOR, Deus de Israel.
20 Se levantaram no dia seguinte bem cedo e foram ao deserto de Tecoa. Enquanto saíam Josafá disse:
—Escutem, habitantes de Judá e Jerusalém, confiem no SENHOR, seu Deus, e serão salvos; confiem em seus profetas e terão êxito.
21 Depois de consultar o povo, Josafá colocou à frente do exército alguns cantores para louvar ao SENHOR, porque ele é santo e grandioso. Cantavam assim:
“Agradeçam ao SENHOR,
porque seu amor fiel é eterno”.
22 No momento em que começaram a cantar e a louvar a Deus, o SENHOR fez uma emboscada para os amonitas, os moabitas, e os do monte de Seir que vinham contra Judá, e os derrotou. 23 Os amonitas e os moabitas começaram a atacar os edomitas e acabaram com eles. Depois que mataram os edomitas, se atacaram e mataram entre si. 24 Os homens de Judá foram ao lugar de observação de onde se vê o deserto. Eles procuraram ver a posição do exército inimigo, mas só viram os cadáveres estendidos no chão. Não havia nem um só sobrevivente. 25 Então Josafá e o exército de Judá foram levar o despojo e encontraram entre os cadáveres muito gado, riquezas, roupa e joias muito valiosas, mais do que podiam levar. Levaram três dias recolhendo o despojo porque era muito grande. 26 No quarto dia reuniram-se no vale de Beraca e ali agradeceram ao SENHOR. Por isso chamam aquele lugar de vale de Beraca[b] até hoje.
27 Josafá voltou para Jerusalém à frente de todos os homens de Judá. Todos iam muito alegres porque o SENHOR tinha derrotado seus inimigos. 28 Entraram em Jerusalém com a música de harpas, liras e trombetas, e se dirigiram ao templo do SENHOR.
29 O temor de Deus se apoderou de todos os povos vizinhos quando eles souberam que o SENHOR havia lutado contra os inimigos de Israel. 30 Por isso o reinado de Josafá teve tranquilidade, pois Deus lhe deu paz em todas as fronteiras.
O fim do reinado de Josafá
31 Josafá reinou sobre Judá. Tinha trinta e cinco anos quando chegou ao poder e reinou em Jerusalém vinte e cinco anos. Sua mãe se chamava Azuba, filha de Sili. 32 Josafá foi um bom rei, como o seu pai, pois fez tudo o que o SENHOR considera certo. 33 Mas não destruiu os santuários sobre as montanhas, porque o povo não foi completamente fiel ao Deus dos seus antepassados. 34 As outras coisas que Josafá fez, do princípio ao fim, estão escritas em A história de Jeú, filho de Hanani, que estão incluídas em O livro dos reis de Israel.
35 Depois destas coisas, Josafá, rei de Judá, fez aliança com Acazias, rei de Israel, um homem perverso, 36 para fazer uma frota de barcos de carga que iria a Társis. Os barcos eram feitos em Eziom-Geber. 37 Então Eliézer, filho de Dodô, profetizou assim contra Josafá enquanto estava em Maressa:
—Por ter se aliado a Acazias, o SENHOR destruirá o que está fazendo.
E assim aconteceu: os barcos se despedaçaram e não conseguiram ir a Társis.
14 Mas como alguém pode recorrer ao Senhor se não tiver fé nele? E como alguém pode ter fé no Senhor se não ouvir falar dele? E como ainda alguém pode ouvir falar dele se ninguém o proclamar? 15 E como alguém pode proclamá-lo se não for enviado? Como está escrito: “Como é linda a chegada daqueles que proclamam Boas Novas!”(A) 16 Mas nem todos os judeus aceitaram as Boas Novas. Isaías disse: “Senhor, quem acreditou na nossa mensagem?”(B) 17 E assim, a fé vem ao se ouvir a mensagem; e essa mensagem é proclamada por ordem de Cristo[a]. 18 Mas eu pergunto: “As pessoas não ouviram essa mensagem?” Claro que ouviram! As Escrituras dizem:
“A voz deles foi ouvida em toda a terra,
e as suas palavras percorreram o mundo”.(C)
19 Pergunto de novo: “Será que o povo de Israel não compreendeu?” Claro que compreendeu! Primeiro, Moisés disse isto por parte de Deus:
“Farei com que vocês tenham inveja
por meio daqueles que não são uma nação;
e eu os deixarei furiosos
por meio de uma nação que não tem conhecimento”.(D)
20 Depois também Isaías, por parte de Deus, falou a respeito dos que não eram do povo de Israel. Ele disse com grande coragem:
“Fui achado por aqueles que não me procuravam
e apareci aos que não perguntavam por mim”.(E)
21 Mas, a respeito do povo de Israel, ele disse:
“Eu tenho esperado por este povo o dia inteiro,
mas ele se recusa a me obedecer e a me seguir”.(F)
Deus não se esqueceu do seu povo
11 Pergunto agora: “Rejeitou Deus o seu povo?” De maneira nenhuma! Eu próprio sou um israelita, da família de Abraão, da tribo de Benjamim. 2 Deus escolheu os israelitas para serem o seu povo desde o princípio do mundo e nunca os rejeitou. Vocês não sabem o que as Escrituras dizem a respeito de Elias quando ele orou a Deus contra o povo de Israel? Elias disse: 3 “Meu Deus! Eles mataram os seus profetas e destruíram os seus altares. Eu sou o único dos seus profetas que ficou com vida e agora eles querem me matar”.(G) 4 Mas o que Deus disse a Elias? Ele disse: “Guardei para mim sete mil homens, que não adoraram Baal”.(H) 5 Do mesmo modo, também agora há algumas pessoas que Deus escolheu por causa da sua graça. 6 E se Deus as escolheu por causa da sua graça, então não foi por causa de alguma coisa que elas tenham feito. Mas, se elas tivessem sido escolhidas por causa daquilo que fizeram, então não se poderia falar que se trata da graça de Deus.
7 Foi isto o que aconteceu: o povo de Israel não encontrou o que estava procurando; somente aqueles que Deus escolheu é que encontraram. Os outros ficaram de coração duro e se recusaram a ouvir a Deus. 8 Como dizem as Escrituras:
“Deus fez com que as pessoas não compreendessem.(I)
Deus fechou-lhes os olhos para que elas não vissem,
e os ouvidos para que não ouvissem.
E ainda hoje é assim”.(J)
9 E Davi diz:
“Que as suas festas se tornem em laços e armadilhas,
onde eles sejam apanhados e castigados.
10 Que os seus olhos sejam fechados para que não vejam,
e que eles sejam atormentados para sempre”.(K)
11 Pergunto então: quando os judeus caíram, foram completamente destruídos pela queda? De maneira nenhuma! Pelo contrário, pelo seu pecado veio a salvação para os que não são judeus, a fim de que os que são judeus tenham inveja. 12 O pecado dos judeus trouxe muitas bênçãos para o mundo; e o que os judeus perderam, trouxe muitas bênçãos para os que não são judeus. Assim, o mundo receberá ainda mais bênçãos, quando se completar o número de judeus que deve voltar a Deus.
Gratidão pela vitória
Ao diretor do coro. Salmo de Davi.
1 SENHOR, o rei está contente pela força que lhe dá,
e se alegra na vitória que o Senhor lhe concede.
2 O Senhor lhe deu tudo o que o seu coração desejava,
não rejeitou o pedido dos seus lábios. Selah
3 Abençoou o rei com grandes bênçãos,
colocou na sua cabeça uma coroa de ouro puro.
4 Ele pediu ao Senhor pela sua vida
e o Senhor deu a ele uma vida longa e eterna.
5 A sua salvação lhe trouxe glória,
o cobriu de majestade e honra.
6 O Senhor o aceitou na sua presença
e o abençoou, fez com que ele ficasse feliz para sempre.
7 O rei confia no SENHOR,
e, por causa do amor fiel do Altíssimo, ele não será abalado.
8 O rei vencerá todos os seus inimigos,
é mais forte do que aqueles que o odeiam.
9 Quando o Senhor aparecer diante deles,
eles serão queimados como se estivessem num forno aceso.
Na sua fúria, o SENHOR os consumirá com fogo.
10 Todos os seus filhos serão destruídos,
os seus descendentes serão expulsos da terra.
11 Eles queriam fazer mal ao rei,
prepararam tudo, mas nada conseguiram.
12 Porque ele apontou o seu arco
e os fez fugir.
13 Mostre, ó SENHOR, a sua força!
Nós cantaremos louvores ao seu poder.
4 No tempo da sementeira o preguiçoso não lavra a terra,
e no tempo da colheita procura comida, mas nada encontra.
5 Um bom conselho é como a água num poço fundo,
mas quem é inteligente sabe como obtê-lo.
6 Muitos dizem que são bons amigos,
mas é difícil encontrar alguém em quem pode se confiar.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International