Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
1 Crônicas 2:18-4:4

Os descendentes de Calebe

18 Calebe foi o filho de Hezrom. Calebe era casado com Azuba e seus filhos foram Jeriote, Jeser, Sobabe e Ardom. 19 Quando Azuba morreu, Calebe casou-se com Efrate e ela deu à luz a Hur.

20 Hur foi o pai de Uri, e Uri foi o pai de Bezalel.

21 Quando Hezrom tinha sessenta anos, casou-se com a filha de Maquir e teve relações sexuais com ela. Maquir foi o pai de Gileade. A filha de Maquir ficou grávida e teve Segube. 22 Segube foi o pai de Jair. Jair tinha vinte e três cidades em Gileade. 23 Mas Gesur e Arã tomaram todas as cidades de Jair. Uma dessas cidades foi Quenate, com seus povoados ao redor. Ao todo foram sessenta povos. Todos esses lugares pertenciam aos filhos de Maquir, pai de Gileade.

24 Depois da morte de Hezrom, Calebe casou-se com Efrate. Efrate teve um filho chamado Asur, e ele foi o fundador de Tecoa.

Os descendentes de Jerameel

25 O filho mais velho de Hezrom foi Jerameel. Os filhos de Jerameel foram Arão (o maior), Buna, Orém, Ozém e Aías. 26 Jerameel teve outra esposa chamada Atara, mãe de Onã.

27 O filho mais velho de Jerameel foi Arão. Os filhos de Arão foram Maaz, Jamim e Equer.

28 Os filhos de Onã foram Samai e Jada. Os filhos de Samai foram Nadabe, e Abisur. 29 A esposa de Abisur se chamava Abiail, com quem teve Abã e Molide.

30 Os filhos de Nadabe foram Selede e Apaim. Selede morreu sem ter filhos.

31 O filho de Apaim foi Isi. O filho de Isi foi Sesã. O filho de Sesã foi Alai.

32 Samai era irmão de Jada. Jada foi pai de Jéter e Jônatas. Jéter morreu sem ter filhos.

33 Os filhos de Jônatas foram Pelete e Zaza. Esses foram os descendentes de Jerameel.

34 Sesã não teve filhos homens, só teve filhas. Sesã tinha um servo egípcio chamado Jará. 35 Sesã entregou uma das suas filhas para que se casasse com Jará, e ela deu à luz a Atai.

36 Atai foi o pai de Natã. Natã foi o pai de Zabade. 37 Zabade foi o pai de Eflal, e Eflal foi o pai de Obede. 38 Obede foi o pai de Jeú. Jeú foi o pai de Azarias. 39 Azarias foi o pai de Helez, e Helez foi o pai de Eleasa. 40 Eleasa foi o pai de Sismai. Sismai foi o pai de Salum. 41 Salum foi o pai de Jecamias, e Jecamias foi o pai de Elisama.

Os outros descendentes de Calebe

42 Jerameel era irmão de Calebe. O filho mais velho de Calebe foi Messa, quem foi o pai de Zife; o segundo filho foi Maressa, quem foi o pai de Hebrom.

43 Os descendentes de Hebrom foram Corá, Tapua, Requém e Sema. 44 Sema foi o pai de Rão, quem foi o pai de Jorqueão. Requém foi o pai de Samai. 45 Samai teve um filho chamado Maom, quem foi o pai de Bete-Zur.

46 Efá foi uma das esposas de Calebe e deu à luz a Harã, Mosa e Gazez. Harã foi o pai de Gazez.

47 Os filhos de Jadai foram Requém, Jotão, Gesã, Pelete, Efá e Saafe.

48 Maaca foi concubina de Calebe e mãe de Seber e Tiraná. 49 Maaca também teve Saafe, quem foi o pai de Madmana; e a Seva, quem foi o pai de Macbena e Gibeá. A filha de Calebe foi Acsa.

50 Todos eles foram os descendentes de Calebe.

O filho mais velho de Efrate foi Hur. Hur teve vários filhos: Sobal, pai de Queriate-Jearim; 51 Salma, pai de Belém; e Harefe, pai de Bete-Gader.

52 Sobal, o pai de Queriate-Jearim, também foi o pai de Haroé, a metade dos manaatitas, 53 e destes clãs de Queriate-Jearim: os itritas, os fateus, os sumateus e os misraeus. Os zoratitas e os estaoleus também são descendentes desses clãs.

54 Os filhos de Salma foram Belém, os netofatitas, Atarote-Bete-Joabe, a metade dos manaatitas, os zoreus, 55 e os clãs dos soferitas que moravam em Jabez. Esses clãs eram os tiratitas, os simeatitas e os sucatitas. Eles são os quenitas que eram os filhos de Hamate, o pai da família de Recabe.

Os filhos de Davi

Estes foram os filhos de Davi nascidos em Hebrom:

O mais velho foi Amnom, filho de uma mulher jezeerita chamada Ainoã.

O segundo foi Daniel, filho de Abigail, uma mulher de Carmelo.

O terceiro foi Absalão nascido de Maaca, a qual era filha do rei Talmai de Gesur.

O quarto filho foi Adonias, filho de Hagite.

O quinto filho foi Sefatias, filho de Abital;

e o sexto foi Itreão, filho de Eglá, outra esposa de Davi.

Estes seis filhos de Davi nasceram em Hebrom, onde ele foi rei durante seis anos e seis meses.

Depois Davi foi rei de Jerusalém por trinta e três anos. Estes são os nomes dos filhos de Davi que nasceram em Jerusalém:

Simeia, Sobabe, Natã e Salomão nascidos de Bate-Seba[a], filha de Amiel. Os outros nove filhos foram Ibar, Elisama, Elifelete, Nogá, Nefegue, Jafia, Elisama, Eliada e Elifelete. Todos eles foram filhos de Davi, junto com outros filhos que teve com suas concubinas. Tamar era a irmã deles.

Os descendentes de Salomão

10 Os descendentes de Salomão em linha direta foram:

Roboão, Abias, Asa, Josafá, 11 Jorão, Acazias, Joás, 12 Amazias, Azarias, Jotão, 13 Acaz, Ezequias, Manassés, 14 Amom e Josias.

15 Os filhos de Josias foram: o mais velho, Joanã; o segundo, Jeoaquim; o terceiro, Zedequias; e o quarto, Salum.

16 Os filhos de Jeoaquim foram Joaquim e Zedequias.

17 Os filhos de Joaquim, o exilado, foram Sealtiel, 18 Malquirão, Pedaías, Senazar, Jecamias, Hosama e Nedabias.

19 Os filhos de Pedaías foram Zorobabel e Simei. Os filhos de Zorobabel foram Mesulão e Hananias, e sua filha Selomite. 20 Zorobabel teve outros cinco filhos que foram Hasubá, Oel, Berequias, Hasadias e Jusabe-Hesede.

21 Os filhos de Hananias foram Pelatias e Jesaías. O filho de Jesaías foi Refaías. O filho de Refaías foi Arnã. O filho de Arnã foi Obadias. O filho de Obadias foi Secanias.

22 O filho de Secanias foi Semaías. Os filhos de Semaías foram Hatus, Igal, Bariá, Nearias e Safate. Ao todo foram seis filhos.

23 Nearias teve três filhos: Elioenai, Ezequias e Azricão.

24 Elioenai teve sete filhos: Hodavías, Eliasibe, Pelaías, Acube, Joanã, Delaías e Anani.

Os descendentes de Judá

Os filhos de Judá foram:

Perez, Hezrom, Carmi, Hur e Sobal.

O filho de Sobal foi Reaías. Reaías foi o pai de Jaate. Jaate foi o pai de Aumai e Laade. Eles formaram o clã dos zoratitas.

Os filhos de Etã foram Jezreel, Ismá e Idbás. Eles tiveram uma irmã chamada Hazelelponi.

Penuel foi o pai de Gedor. Ézer foi o pai de Husá.

Estes foram descendentes de Hur. Hur foi o filho mais velho de Efrate e o fundador de Belém.

Atos 24

Paulo diante do governador Félix

24 Cinco dias depois, Ananias, o sumo sacerdote, chegou à cidade de Cesareia acompanhado de alguns líderes e de um advogado chamado Tértulo. Eles se apresentaram ao governador com acusações contra Paulo. Este, então, foi chamado e Tértulo iniciou a sua acusação, dizendo:

—Graças ao senhor, nós temos atravessado um período de muita paz e muitas reformas que eram necessárias neste país foram feitas por causa da sua sabedoria. Nós lhe somos muito gratos, excelentíssimo senhor governador, por tudo o que temos recebido em todas as situações e em todos os lugares. Agora, para não detê-lo por muito tempo, eu lhe peço que tenha a bondade de nos ouvir apenas por um pouco mais. Nós sabemos que este homem é uma peste e que provoca desordens entre os judeus espalhados por todas as partes do mundo. Sabemos também que ele é o líder da seita dos nazarenos. Ele tentou até profanar o templo, e foi por isso que nós o prendemos.[a] Interrogue-o o senhor mesmo! Assim o senhor tomará conhecimento de todas as coisas de que nós o acusamos.

Os judeus também concordaram na acusação, afirmando que estas coisas eram assim.

A defesa de Paulo

10 Depois disto, o governador fez um sinal com a mão para que Paulo falasse. Então Paulo disse:

—Eu sei que o senhor tem julgado esta nação por muitos anos, por isso é com muito prazer que faço minha defesa na sua presença. 11 Como o senhor pode verificar, não faz mais de doze dias que fui para Jerusalém para adorar a Deus. 12 Quando eles me encontraram no templo, eu não estava discutindo com ninguém. Eles também não me viram provocando desordens entre o povo nem nas sinagogas e em nenhum outro lugar da cidade. 13 Eles não podem nem sequer lhe provar as acusações que estão fazendo contra mim. 14 O que eu tenho que confessar ao senhor é: Eu adoro ao Deus de nossos antepassados de acordo com o Caminho[b], o qual eles dizem ser falso. Acredito em tudo o que a lei de Moisés diz e em tudo o que está escrito nos livros dos profetas. 15 Tenho a mesma esperança em Deus que eles também têm, isto é, que todos iremos ressuscitar, tanto os que são leais a Deus como os que não são leais a ele. 16 Portanto, faço o possível para fazer o que eu acredito que seja correto tanto diante de Deus como diante das pessoas.

17 —Tenho estado fora de Jerusalém por muitos anos e voltei para trazer alguma ajuda ao meu próprio povo e também para oferecer sacrifícios. 18 E era exatamente isso que eu estava fazendo no templo, depois de já ter sido purificado[c], quando eles me encontraram. Não havia multidão ou mesmo desordem alguma. 19 Alguns judeus da Ásia que estavam lá é que deveriam vir à sua presença para me acusar, se é que eles têm alguma coisa contra mim. 20 Ou mesmo estes homens que estão aqui digam que mal acharam em mim quando estive diante do Conselho Superior, 21 exceto uma coisa que eu gritei enquanto estava entre eles, que foi: “É por causa da ressurreição dos mortos que estou sendo julgado por vocês hoje”.

Paulo diante de Félix e Drusila

22 Quando Félix, que estava bem informado a respeito do Caminho, ouviu isso, adiou a audiência e disse:

—Decidirei o seu caso quando o comandante Lísias chegar.

23 Depois, chamou o oficial e lhe deu estas ordens:

—Mantenha Paulo sob vigilância, mas dê-lhe alguma liberdade. Permita também que os amigos dele lhe tragam o que ele precisar.

24 Alguns dias depois, chegando Félix com sua esposa Drusila, que era judia, mandou chamar Paulo e o ouviu falar a respeito da fé em Cristo Jesus. 25 Quando Paulo lhes falou a respeito de justiça, de domínio próprio e de julgamento futuro, Félix ficou com medo e disse:

—Você pode ir embora agora. Eu voltarei a chamá-lo quando tiver outra oportunidade.

26 Félix esperava que Paulo lhe desse algum dinheiro, por isso mandou chamá-lo várias vezes para conversar com ele. 27 Dois anos se passaram. Pórcio Festo assumiu o cargo de governador e Félix, querendo garantir o apoio dos judeus, deixou o posto mantendo também Paulo na prisão.

Salmos 4

O SENHOR dá a paz

Ao diretor do coro. Com instrumentos de corda. Salmo de Davi.

Ó meu Deus, o Senhor me defende,
    me responde quando peço a sua ajuda.
O Senhor me ajudou quando eu estava em dificuldades.
    Por isso, ouça a minha oração e tenha compaixão de mim.

Ó homens[a], até quando continuarão me desonrando?
    Gostam de contar coisas falsas a meu respeito
    e de inventar mentiras contra mim. Selah

Saibam que o SENHOR escolhe aquele que lhe é fiel.
    E que o SENHOR ouve as minhas orações.

Tenham medo e deixem de pecar.[b]
    Quando se deitarem,
    pensem e fiquem calados. Selah
Façam o bem, que é o verdadeiro sacrifício,
    e confiem no SENHOR.

Muita gente diz:
    “Quem nos dará a felicidade?”
Mas nós falamos:
    “SENHOR, a sua presença é a nossa luz!”
O Senhor faz com que eu tenha mais alegria
    do que aqueles que têm trigo e vinho em abundância.
Eu me deito e durmo em paz,
    porque o SENHOR me faz viver tranquilo.

Provérbios 18:16-18

16 As portas são abertas a quem dá presentes,
    e o conduzirão às pessoas importantes.
17 Quem fala primeiro parece ter razão,
    até chegar alguém que o examina.
18 Lançar sortes resolve a questão
    e põe fim à contenda entre fortes adversários.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International