The Daily Audio Bible
Today's audio is from the CSB. Switch to the CSB to read along with the audio.
19 Alguns homens da tribo de Manassés também se juntaram a Davi. Isso aconteceu quando ele chegou com os filisteus para lutar contra Saul. Mas os filisteus fizeram uma reunião de líderes antes do combate. Nessa reunião pensaram que Davi poderia unir-se com Saul e isso lhes custaria a vida. Então decidiram tirar Davi e por isso ele não ajudou os filisteus. 20 Os homens da tribo de Manassés que se uniram a Davi quando ele foi a Ziclague foram os seguintes: Adna, Jozabade, Jediael, Micael, Jozabade, Eliú e Ziletai. Eles eram chefes dos clãs de Manassés. 21 Todos eles eram guerreiros e oficiais do exército, portanto conseguiram ajudar Davi no combate contra o grupo de invasores. 22 Cada dia mais homens se uniam a Davi. Dessa forma conseguiram formar um exército tão grande como se fosse um exército de Deus.
Mais guerreiros se unem a Davi em Hebrom
23 Muitos homens equipados para a batalha chegaram até Hebrom para se unirem a Davi. Ali lhe deram o poder do reino de Saul, assim como havia falado o SENHOR. Aqui está o total de homens:
24 Da tribo de Judá chegaram 6.800 homens com seus escudos e lanças, equipados para a batalha.
25 Da tribo de Simeão se uniram 7.100 guerreiros valentes.
26 Da tribo de Levi apresentaram-se 4.600 homens.
27 Joiada, chefe da família de Arão, chegou com 3.700 homens.
28 Zadoque, jovem guerreiro, chegou com 22 comandantes de sua família.
29 Da tribo de Benjamim, a mesma de Saul, apresentaram-se 3.000 homens. Quase todos eles tinham permanecido fiéis à família de Saul.
30 Da tribo de Efraim chegaram 20.800 guerreiros famosos em seus clãs.
31 A metade da tribo de Manassés escolheu diretamente 18.000 homens para irem proclamar Davi como rei.
32 A tribo de Issacar entendeu muito bem o que acontecia nesse tempo e sabia o que Israel deveria fazer. Por isso enviaram 200 chefes e todos os seus parentes sob as suas ordens.
33 Da tribo de Zebulom chegaram 50.000 homens com o firme propósito de ajudar. Todos estavam preparados para o combate e levavam todo tipo de armas.
34 A tribo de Naftali enviou 1.000 comandantes e 37.000 soldados com escudos e lanças.
35 Da tribo de Dã chegaram 28.600 homens prontos para a batalha.
36 Da tribo de Aser apresentaram-se 40.000 homens dispostos para a guerra e preparados para a batalha.
37 Das tribos do outro lado do Jordão, ou seja a tribo de Rúben, a de Gade e a metade da tribo de Manassés, chegaram 120.000 homens com todo tipo de armas.
38 Todos estes guerreiros se reuniram em Hebrom e formaram um só exército. Todos eles e todo o povo de Israel estavam decididos a estabelecer Davi como rei de todo Israel. 39 Todos eles estiveram com Davi, bebendo e celebrando durante três dias. Todos seus parentes lhes davam comida e bebida. 40 Também os vizinhos perto e até os de Issacar, Zebulom e Naftali lhes enviaram provisões em camelos, jumentos, mulas e bois. Lá receberam grandes quantidades de farinha, tortas de figos, pasas, vinho, azeite de oliva, bois e ovelhas, porque todo Israel estava em festa.
A arca da aliança é trazida de volta
13 Davi se reuniu com todos os comandantes, tanto com os de 1.000 como com os de 100 homens. 2 Depois dirigiu estas palavras para todo o povo de Israel:
—Se vocês estão de acordo e é a vontade do SENHOR, nosso Deus, enviemos mensageiros a cada cidade do território de Israel. Assim poderemos nos comunicar com nossos irmãos, com os sacerdotes e com os levitas em suas regiões de pastagens para que venham nos acompanhar. 3 E além disso, tragamos de novo a arca do nosso Deus, já que desde o tempo de Saul não temos procurado a Deus para que nos guie.
4 A ideia agradou a cada um dos presentes e todos ficaram de acordo.
5 Os israelitas viviam em vários povoados, desde o rio Sior, no Egito, até Lebo-Hamate. Davi conseguiu que todos se unissem para trazer a arca de Deus desde Queriate-Jearim, 6 e partiu com todos eles para Baalá de Judá. (Baalá era outro nome dado a Queriate-Jearim.) Eles foram lá para trazer a arca de Deus, no qual se invoca o nome do SENHOR, que reina sobre os querubins. 7 Carregaram a arca de Deus desde a casa de Abinadade em uma carroça nova guiada por Uzá e Aiô. 8 Davi e todo o povo de Israel celebraram diante de Deus com muito entusiasmo. Dançavam e cantavam ao som de liras, harpas, tamborins, pratos e trombetas.
9 Quando chegaram ao lugar onde se debulha o trigo, na eira de Quidom, os bois tropeçaram, fazendo cair a arca, mas Uzá conseguiu segurá-la antes que caísse. 10 Mas o SENHOR ficou furioso com Uzá e o matou por ter tocado a arca. Uzá morreu ali mesmo diante de Deus. 11 Davi ficou irritado pela maneira como o SENHOR matou Uzá, portanto chamou à aquele lugar “Perez-Uzá[a]”, e até hoje esse é seu nome. 12 Nesse dia Davi teve medo de Deus e pensou: “É melhor que eu não leve a arca de Deus”. 13 Então Davi não levou a arca para a Cidade de Davi, mas para a casa de Obede-Edom, de Gate[b]. 14 Ali permaneceu a arca durante três meses, e o SENHOR abençoou a Obede-Edom, a toda sua família e a tudo o que tinha.
A prosperidade do reino de Davi
14 Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, junto com madeira de cedro, carpinteiros e pedreiros para construir uma casa para ele. 2 Davi se deu conta que realmente o SENHOR o tinha posto como rei de Israel e tinha feito com que seu reino fosse importante por consideração ao seu povo Israel.
3 Davi tomou como esposas várias mulheres de Jerusalém e teve mais filhos e filhas. 4 Estes são os nomes dos filhos de Davi que nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, 5 Ibar, Elisua, Elpalete, 6 Nogá, Nefegue, Jafia, 7 Elisama, Beeliada e Elifelete.
Davi derrota os filisteus
8 Quando os filisteus souberam que Davi tinha sido consagrado[c] rei de todo Israel, foram procurá-lo para matá-lo, mas Davi ficou sabendo dos seus planos e foi enfrentá-los. 9 Os filisteus atacaram o povo do vale de Refaim e roubaram tudo o que puderam. 10 Então Davi perguntou a Deus:
—Devo atacar os filisteus? O Senhor me dará a vitória?
O SENHOR disse:
—Sim, eu lhe darei a vitória.
11 Então Davi foi para Baal-Perazim e venceu os filisteus. Depois ele disse:
—Como uma enchente que destrói tudo, assim o SENHOR destruiu os meus inimigos.
Por isso Davi chamou aquele lugar de Baal-Perazim[d]. 12 Os filisteus abandonaram as estátuas dos seus deuses e Davi ordenou que as queimassem.
13 Os filisteus voltaram a atacar no vale de Refaim. 14 Davi consultou de novo o SENHOR, e ele respondeu:
—Não ataque pela frente. Rodeie-os e ataque-os pela parte de trás, do outro lado das árvores do bálsamo. 15 Assim que você ouvir, por cima das árvores, o rumor de pessoas marchando, ataque imediatamente. Esse é o momento em que Deus irá na sua frente para vencer os filisteus.
16 Davi obedeceu a Deus e derrotou os filisteus, os quais foram perseguidos e mortos por todo o caminho, desde Gibeom até Gezer. 17 Então a fama de Davi se estendeu por todas as regiões e o SENHOR fez com que todas as nações tivessem temor de Davi.
Introdução
1 Eu, Paulo, servo de Cristo Jesus[a], fui chamado por Deus para ser apóstolo e escolhido para proclamar a sua mensagem de salvação, as Boas Novas. 2 Há muito tempo Deus tinha prometido estas Boas Novas, por meio dos profetas, nas Sagradas Escrituras. 3-4 Estas Boas Novas falam a respeito de Jesus Cristo, nosso Senhor. Ele, de acordo com a sua natureza humana, nasceu da família de Davi. Mas, de acordo com a sua natureza divina, foi lhe dada toda autoridade para governar como Filho de Deus quando ressuscitou dos mortos.
5 Por meio de Cristo, tenho o privilégio de ser apóstolo, para que pessoas de todas as nações, tendo fé nele, lhe obedeçam. Dessa forma seu nome será honrado. 6 E vocês também estão entre as pessoas chamadas para pertencer a Cristo.
7 Escrevo para todos vocês que estão em Roma, amados de Deus e chamados para ser o seu povo.
Que Deus, nosso Pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes deem graça e paz.
Oração de gratidão
8 Em primeiro lugar, quero lhes dizer que agradeço ao meu Deus, por meio de Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo se fala da fé que vocês têm. 9 Pois Deus, a quem eu sirvo sinceramente com todas as minhas forças[b] ao anunciar as Boas Novas a respeito do seu Filho, é minha testemunha de como me lembro de vocês constantemente. 10 Em minhas orações, peço sempre a Deus que, de alguma maneira e se essa for a sua vontade, eu possa ir visitá-los. 11 Eu quero muito vê-los, para lhes dar algum benefício espiritual, e assim fortalecê-los na fé, 12 isto é, para que, enquanto eu estiver com vocês, possamos encorajar uns aos outros com a fé que temos. A fé de vocês vai me encorajar, e a minha fé vai encorajá-los. 13 Irmãos, quero que saibam que muitas vezes tentei ir vê-los, mas até agora não foi possível. Eu queria vê-los para que eu pudesse conseguir algum fruto entre vocês, assim como também consegui frutos entre outros povos que não são judeus.
14 Devo muito a todos: aos gregos e aos que não são gregos, aos sábios e aos ignorantes. 15 É por isso que também quero proclamar a mensagem de salvação a vocês que estão em Roma. 16 Pois eu não tenho vergonha[c] das Boas Novas, porque elas são o poder de Deus para salvar todo aquele que crê: primeiro os que são judeus e depois os que não são judeus. 17 As Boas Novas mostram a maneira pela qual Deus nos declara justos, e ela está baseada inteiramente na fé, como está escrito: “Aquele, que pela fé é declarado justo, viverá”(A).
13 “SENHOR, tenha compaixão de mim!
Olhe como me perseguem os meus inimigos;
salve-me das portas da morte.
14 Salve-me para poder louvar em Jerusalém[a] todos os seus grandes atos,
e me alegrar na sua salvação”.
15 As nações caíram na cova que fizeram,
os seus pés ficaram presos na rede que esconderam.
16 O SENHOR apareceu e fez justiça.
Os maus caem nas suas próprias armadilhas. Higaiom[b] Selah
17 Os maus, os povos que não querem saber de Deus,
voltam ao pó, para o mundo dos mortos[c].
18 Porque o pobre não será esquecido para sempre,
nem a esperança dos oprimidos será sempre em vão.
19 Levante-se, SENHOR, julgue as nações!
Não deixe que os seres humanos tenham toda a força.
20 SENHOR, faça com que eles tremam de medo,
faça-os saber que são só seres humanos. Selah
4 A riqueza multiplica os amigos,
mas os amigos abandonam o pobre.
5 Quem dá falso testemunho será castigado,
e o mentiroso não escapará do castigo.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International