The Daily Audio Bible
Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.
Uzias, rei de Judá
26 Todo o povo de Judá escolheu Uzias, que tinha dezesseis anos de idade, e o fizeram rei em lugar do seu pai Amazias. 2 Depois que Amazias morreu e foi sepultado com seus antepassados, Uzias reconstruiu Elate e a recuperaram para Judá.
3 Uzias tinha dezesseis anos quando começou a reinar, e governou por cinquenta e dois anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Jecolias, de Jerusalém. 4 Uzias fez o que agradava ao SENHOR, assim como fez o seu pai Amazias. 5 Enquanto viveu Zacarias, um homem sábio que lhe ensinou a seguir e respeitar a Deus, Uzias seguiu a Deus. Enquanto seguiu ao SENHOR, Deus fez que lhe fosse bem.
6 Uzias atacou os filisteus e derrubou as muralhas de Gate, Jâmnia e Asdode. Também construiu cidades na região de Asdode, em território filisteu. 7 Deus o ajudou em sua luta contra os filisteus, contra os árabes que vivem em Gur-Baal e contra os meunitas. 8 Os amonitas lhe pagaram tributo, e Uzias se tornou tão poderoso que sua fama chegou até a fronteira do Egito.
9 Uzias também construiu torres em Jerusalém: na porta da Esquina, na porta do Vale e no canto da muralha. 10 Construiu também torres no deserto e abriu muitos poços porque tinha muito gado na planície e no planalto. Também tinha homens trabalhando em campos e vinhas que possuía na região montanhosa e nos vales, pois era amante da agricultura.
11 Uzias tinha um exército treinado para a guerra, que saía para a batalha organizado em divisões militares, de acordo com a lista feita pelo arquivista real Jeiel e o oficial Maaseias, sob o comando de Hananias, um dos generais do rei. 12 O total dos chefes de família era 2.600. 13 Debaixo de seu comando tinha um exército de 307.500 soldados que ajudavam o rei em sua batalha contra o inimigo. 14 Uzias equipou seu exército com escudos, lanças, capacetes, couraças, arcos e fundas. 15 Também deu ao exército máquinas de guerra inventadas por homens inteligentes. As instalou nas torres e nos cantos da muralha. Essas máquinas de guerra lançavam flechas e grandes pedras. A fama de Uzias ficou conhecida por toda parte, pois Deus lhe ajudou tanto que chegou a ser muito poderoso.
16 Mas quando se fortaleceu, tornou-se tão arrogante que fez algo que demonstrou sua infidelidade ao SENHOR: entrou no templo do SENHOR e queimou incenso no altar de incenso. 17 O sacerdote Azarias entrou por detrás dele junto com oitenta sacerdotes valentes do SENHOR. 18 Eles enfrentaram o rei Uzias e disseram:
—Não é certo que Sua Majestade ofereça incenso ao SENHOR. Essa função corresponde aos sacerdotes descendentes de Arão. Eles são os que estão consagrados para fazê-lo. Saia agora mesmo do santuário porque está cometendo uma infidelidade ao SENHOR, e não vai receber honra do SENHOR Deus por fazer isto.
19 Uzias, com o incensário na mão, pronto para oferecer incenso, ficou furioso com os sacerdotes. Nesse mesmo instante, diante dos sacerdotes no templo do SENHOR e estando junto ao altar de incenso, apareceu lepra na sua testa. 20 Ao ver isto, o sacerdote Azarias e os outros sacerdotes reconheceram que havia surgido lepra em sua testa e o tiraram apressadamente. Até mesmo ele queria sair rapidamente, pois o SENHOR o tinha castigado. 21 Uzias ficou leproso até o dia da sua morte e teve que viver isolado em uma casa. Foi proibido de entrar no templo do SENHOR. Seu filho Jotão ficou encarregado do palácio e assumiu o governo do país.
22 Todas as outras coisas que Uzias fez, do princípio ao fim, foram escritas pelo profeta Isaías, filho de Amoz. 23 Uzias morreu e foi sepultado junto com os seus antepassados, em um campo próximo ao túmulo dos reis, porque levaram em conta que era leproso. Então o seu filho Jotão reinou no seu lugar.
Jotão, rei de Judá
27 Jotão tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e governou durante dezesseis anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Jerusa, filha de Zadoque. 2 Jotão fez o que agradava ao SENHOR, assim como fez o seu pai Uzias, com a exceção de que não entrou no templo do SENHOR. Mesmo assim, o povo continuou com suas práticas perversas. 3 Jotão construiu a porta superior do templo do SENHOR. Também fez muitas obras na muralha de Ofel. 4 Construiu cidades na região montanhosa de Judá e fortalezas e torres nas florestas. 5 Jotão esteve em guerra contra o rei dos amonitas e o derrotou. Durante três anos lhe pagaram um tributo de 3.300 quilos[a] de prata, 1.000 toneladas[b] de trigo e 1.000 toneladas de cevada.
6 Jotão se tornou poderoso porque tomou a decisão de seguir ao SENHOR, seu Deus. 7 Todas as outras coisas que Jotão fez, todas suas batalhas e sua maneira de viver, estão escritas em O livro dos reis de Israel e de Judá. 8 Tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e governou durante dezesseis anos em Jerusalém. 9 Jotão morreu e foi sepultado na Cidade de Davi. O seu filho Acaz reinou no seu lugar.
Acaz, rei de Judá
28 Acaz tinha vinte anos quando começou a reinar, e governou durante dezesseis anos em Jerusalém. Ele não foi como seu antepassado Davi, pois não fez o que agradava ao SENHOR. 2 Seguiu o exemplo dos reis de Israel e chegou ao ponto de fazer imagens dos baalins, 3 queimar incenso no vale de Ben-Hinom e sacrificar seus filhos no fogo[c]; copiando os pecados terríveis das nações que o SENHOR expulsou do país quando vieram os israelitas. 4 Acaz sacrificava animais e queimava incenso nos santuários sobre as montanhas, nos montes e debaixo de toda árvore frondosa.
5 Por causa disso, o SENHOR, seu Deus, o entregou ao poder do rei da Síria. Os sírios o derrotaram e levaram muitos prisioneiros para Damasco. Também Deus o entregou ao poder do rei de Israel, que lhe causou uma grande derrota. 6 Na verdade, Peca, filho de Remalias, matou em Judá num só dia 120.000 soldados corajosos, porque eles tinham abandonado ao SENHOR, Deus dos seus antepassados. 7 Zicri, um guerreiro de Efraim, matou a Maaseias, o filho do rei; a Azricão, oficial encarregado do palácio real; e a Elcana, segundo em importância depois do rei. 8 Dentre seus irmãos de Judá, os israelitas levaram prisioneiros 200.000 pessoas, incluindo mulheres e crianças. Além disso levaram um despojo enorme.
9 Odede, um profeta do SENHOR, estava ali e saiu ao encontro do exército quando regressava a Samaria e lhes disse:
—O SENHOR, Deus dos seus antepassados, irritou-se contra Judá e os entregou nas suas mãos, mas vocês os tem matado com tanta violência que isso chegou até o céu. 10 E agora vocês estão pensando em fazer escravos os habitantes de Judá e Jerusalém. Mas, será que vocês não são também culpados de ter pecado contra o SENHOR, seu Deus? 11 Portanto façam-me um favor e devolvam os prisioneiros que fizeram dentre seus próprios irmãos, porque o SENHOR está muito irado com vocês.
12 Então Azarias, filho de Joanã; Berequias, filho de Mesilemote; Ezequias, filho de Salum; e Amasa, filho de Hadlai; que eram chefes de Efraim, enfrentaram o exército que voltava da guerra 13 e lhes disseram:
—Não tragam aqui os prisioneiros, porque isso nos fará culpados perante o SENHOR. O que vocês pensam fazer aumentará os pecados e a culpa que já temos diante de Deus. Ele está muito irado com Israel.
14 Então os soldados entregaram os prisioneiros e o despojo diante dos oficiais e de toda a congregação. 15 Foram escolhidos alguns para que ficassem a cargo dos prisioneiros. Com a roupa e o sapato do despojo vestiram aos que estavam nus, deram a eles de comer e beber, os ungiram com azeite, e aos que estavam fracos os montaram em jumentos e os levaram até Jericó, a cidade das palmeiras, para devolvê-los às suas famílias. Depois foram a Samaria.
16 Naquele tempo, o rei Acaz foi aos reis da Assíria para que o ajudassem, 17 porque também os edomitas os atacaram e os levaram prisioneiros. 18 Por outro lado, os filisteus tinham saqueado as cidades da planície e do sul de Canaã, tomaram as cidades de Bete-Semes, Aijalom, Gederote, Socó, Timna e Ginzo, com as suas respectivas vilas, e ocuparam esses lugares. 19 Desta maneira o SENHOR humilhou a Judá, porque Acaz, rei de Israel, tinha fomentado o desenfreio em Judá e tinha cometido grande infidelidade contra o SENHOR. 20 Então veio Tiglate-Pileser, rei da Assíria. Mas, em vez de ajudar Acaz, se colocou contra ele. 21 Acaz entregou ao rei de Assíria tudo o que havia no templo do SENHOR, no palácio e nas casas dos seus comandantes, mas esse rei não o ajudou em nada. 22 E embora estivesse numa situação difícil, Acaz continuou sendo infiel ao SENHOR. 23 Fez sacrifícios aos deuses de Damasco que o haviam derrotado, pensando assim: “Já que os deuses dos sírios os ajudaram, também me ajudarão se lhes oferecer sacrifícios”. Mas esses deuses foram a causa de sua ruína e de todo Israel. 24 Acaz juntou todos os artigos usados no templo de Deus, os quebrou em pedaços, fechou as portas do templo do SENHOR e mandou fazer altares em cada esquina de Jerusalém. 25 Em cada cidade de Judá, Acaz fez santuários pagãos onde se queimava incenso a outros deuses, fazendo irar assim o SENHOR, Deus dos seus antepassados.
26 Todas as coisas que Acaz fez, do princípio ao fim, estão escritas em O livro dos reis de Judá e de Israel. 27 Acaz morreu e foi sepultado junto com os seus antepassados, em Jerusalém, mas não o colocaram no túmulo dos reis de Israel. Seu filho Ezequias reinou no seu lugar.
Os cristãos devem obedecer às autoridades
13 Vocês todos devem obedecer a quem estiver no governo. Ninguém pode governar a não ser que Deus lhe tenha dado esse poder. Não há autoridade nenhuma que não tenha sido nomeada por Deus. 2 De modo que, se alguém é contra as autoridades, é também contra o que Deus ordenou; e os que agem assim, vão trazer castigo sobre si mesmos. 3 Aqueles que fazem o bem não têm que temer as autoridades, mas quem faz o mal tem que temê-las. Você quer viver sem medo das autoridades? Então faça o bem e assim será elogiado por elas. 4 As autoridades estão a serviço de Deus para o seu bem. Mas, se você fizer o mal, então terá motivos para ter medo, pois as autoridades de fato têm poder para castigar. Elas estão a serviço de Deus para castigar aqueles que fazem o mal. 5 Por isso você deve obedecer às leis, não somente pelo medo de ser castigado, mas também por causa da sua consciência.
6 Por esse motivo é que vocês pagam impostos. As autoridades estão a serviço de Deus e se dedicam a este trabalho. 7 Deem a todas as pessoas o que vocês devem a elas. Paguem os impostos ou as contribuições a quem devem pagar. Mostrem respeito a quem devem respeitar e honra a quem devem honrar.
Amar aos outros é cumprir a lei
8 Não devam nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a do amor uns para com os outros. Quem tem amor pelos outros está obedecendo a toda a lei. 9 Pois a lei diz: “Não cometa adultério; não mate; não roube; não deseje o que não lhe pertence”.(A) Todas estas leis e, de fato, todas as outras, são realmente uma só: “Ame o seu próximo como você ama a você mesmo”.(B) 10 O amor não faz o mal ao próximo. Por isso, quando amamos, obedecemos a toda a lei.
11 Digo isto a vocês porque vivemos num tempo importante. Já é hora de vocês acordarem de seu sono, pois a nossa salvação está mais perto agora do que estava quando começamos a acreditar. 12 A noite[a] está quase acabando e vem chegando o dia[b]. Por isso não devemos continuar fazendo aquilo que pertence à escuridão, mas devemos nos armar com as armas que pertencem à luz. 13 Vamos viver de maneira decente, como aqueles que pertencem ao dia. Não devemos participar de festas vergonhosas e bebedeiras. Não deve haver entre nós nenhum pecado sexual ou indecência, nem brigas, nem invejas. 14 Ao invés disso, vistam-se com o Senhor Jesus Cristo. Não procurem meios de satisfazer a parte de nós que é pecadora, e não façam o mal que desejam fazer.
O bom pastor
Salmo de Davi.
1 O SENHOR é o meu pastor,
nada me faltará.
2 Ele me faz descansar em campos verdes,
ele me leva para junto de águas tranquilas.
3 Ele renova a minha vida.
Ele me guia por caminhos bons porque ele é bom.
4 Mesmo que eu caminhe pelo vale mais escuro,
não terei medo de nada,
porque o Senhor está comigo;
a sua vara e o seu cajado são a minha proteção.
5 Ele prepara um banquete para mim
à vista dos meus inimigos.
O Senhor me recebeu com todas as honras[a]
e encheu o meu copo até transbordar.
6 A sua bondade e o seu amor
me acompanharão durante a minha vida,
e voltarei sempre à casa do SENHOR
enquanto eu viver.
11 Até o jovem mostra quem ele é pelas suas ações,
pelo que ele faz mostra se é honesto e bom.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International