Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the NIV. Switch to the NIV to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
2 Crônicas 26-28

Uzias, rei de Judá

26 Todo o povo de Judá escolheu Uzias, que tinha dezesseis anos de idade, e o fizeram rei em lugar do seu pai Amazias. Depois que Amazias morreu e foi sepultado com seus antepassados, Uzias reconstruiu Elate e a recuperaram para Judá.

Uzias tinha dezesseis anos quando começou a reinar, e governou por cinquenta e dois anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Jecolias, de Jerusalém. Uzias fez o que agradava ao SENHOR, assim como fez o seu pai Amazias. Enquanto viveu Zacarias, um homem sábio que lhe ensinou a seguir e respeitar a Deus, Uzias seguiu a Deus. Enquanto seguiu ao SENHOR, Deus fez que lhe fosse bem.

Uzias atacou os filisteus e derrubou as muralhas de Gate, Jâmnia e Asdode. Também construiu cidades na região de Asdode, em território filisteu. Deus o ajudou em sua luta contra os filisteus, contra os árabes que vivem em Gur-Baal e contra os meunitas. Os amonitas lhe pagaram tributo, e Uzias se tornou tão poderoso que sua fama chegou até a fronteira do Egito.

Uzias também construiu torres em Jerusalém: na porta da Esquina, na porta do Vale e no canto da muralha. 10 Construiu também torres no deserto e abriu muitos poços porque tinha muito gado na planície e no planalto. Também tinha homens trabalhando em campos e vinhas que possuía na região montanhosa e nos vales, pois era amante da agricultura.

11 Uzias tinha um exército treinado para a guerra, que saía para a batalha organizado em divisões militares, de acordo com a lista feita pelo arquivista real Jeiel e o oficial Maaseias, sob o comando de Hananias, um dos generais do rei. 12 O total dos chefes de família era 2.600. 13 Debaixo de seu comando tinha um exército de 307.500 soldados que ajudavam o rei em sua batalha contra o inimigo. 14 Uzias equipou seu exército com escudos, lanças, capacetes, couraças, arcos e fundas. 15 Também deu ao exército máquinas de guerra inventadas por homens inteligentes. As instalou nas torres e nos cantos da muralha. Essas máquinas de guerra lançavam flechas e grandes pedras. A fama de Uzias ficou conhecida por toda parte, pois Deus lhe ajudou tanto que chegou a ser muito poderoso.

16 Mas quando se fortaleceu, tornou-se tão arrogante que fez algo que demonstrou sua infidelidade ao SENHOR: entrou no templo do SENHOR e queimou incenso no altar de incenso. 17 O sacerdote Azarias entrou por detrás dele junto com oitenta sacerdotes valentes do SENHOR. 18 Eles enfrentaram o rei Uzias e disseram:

—Não é certo que Sua Majestade ofereça incenso ao SENHOR. Essa função corresponde aos sacerdotes descendentes de Arão. Eles são os que estão consagrados para fazê-lo. Saia agora mesmo do santuário porque está cometendo uma infidelidade ao SENHOR, e não vai receber honra do SENHOR Deus por fazer isto.

19 Uzias, com o incensário na mão, pronto para oferecer incenso, ficou furioso com os sacerdotes. Nesse mesmo instante, diante dos sacerdotes no templo do SENHOR e estando junto ao altar de incenso, apareceu lepra na sua testa. 20 Ao ver isto, o sacerdote Azarias e os outros sacerdotes reconheceram que havia surgido lepra em sua testa e o tiraram apressadamente. Até mesmo ele queria sair rapidamente, pois o SENHOR o tinha castigado. 21 Uzias ficou leproso até o dia da sua morte e teve que viver isolado em uma casa. Foi proibido de entrar no templo do SENHOR. Seu filho Jotão ficou encarregado do palácio e assumiu o governo do país.

22 Todas as outras coisas que Uzias fez, do princípio ao fim, foram escritas pelo profeta Isaías, filho de Amoz. 23 Uzias morreu e foi sepultado junto com os seus antepassados, em um campo próximo ao túmulo dos reis, porque levaram em conta que era leproso. Então o seu filho Jotão reinou no seu lugar.

Jotão, rei de Judá

27 Jotão tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e governou durante dezesseis anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Jerusa, filha de Zadoque. Jotão fez o que agradava ao SENHOR, assim como fez o seu pai Uzias, com a exceção de que não entrou no templo do SENHOR. Mesmo assim, o povo continuou com suas práticas perversas. Jotão construiu a porta superior do templo do SENHOR. Também fez muitas obras na muralha de Ofel. Construiu cidades na região montanhosa de Judá e fortalezas e torres nas florestas. Jotão esteve em guerra contra o rei dos amonitas e o derrotou. Durante três anos lhe pagaram um tributo de 3.300 quilos[a] de prata, 1.000 toneladas[b] de trigo e 1.000 toneladas de cevada.

Jotão se tornou poderoso porque tomou a decisão de seguir ao SENHOR, seu Deus. Todas as outras coisas que Jotão fez, todas suas batalhas e sua maneira de viver, estão escritas em O livro dos reis de Israel e de Judá. Tinha vinte e cinco anos quando começou a reinar, e governou durante dezesseis anos em Jerusalém. Jotão morreu e foi sepultado na Cidade de Davi. O seu filho Acaz reinou no seu lugar.

Acaz, rei de Judá

28 Acaz tinha vinte anos quando começou a reinar, e governou durante dezesseis anos em Jerusalém. Ele não foi como seu antepassado Davi, pois não fez o que agradava ao SENHOR. Seguiu o exemplo dos reis de Israel e chegou ao ponto de fazer imagens dos baalins, queimar incenso no vale de Ben-Hinom e sacrificar seus filhos no fogo[c]; copiando os pecados terríveis das nações que o SENHOR expulsou do país quando vieram os israelitas. Acaz sacrificava animais e queimava incenso nos santuários sobre as montanhas, nos montes e debaixo de toda árvore frondosa.

Por causa disso, o SENHOR, seu Deus, o entregou ao poder do rei da Síria. Os sírios o derrotaram e levaram muitos prisioneiros para Damasco. Também Deus o entregou ao poder do rei de Israel, que lhe causou uma grande derrota. Na verdade, Peca, filho de Remalias, matou em Judá num só dia 120.000 soldados corajosos, porque eles tinham abandonado ao SENHOR, Deus dos seus antepassados. Zicri, um guerreiro de Efraim, matou a Maaseias, o filho do rei; a Azricão, oficial encarregado do palácio real; e a Elcana, segundo em importância depois do rei. Dentre seus irmãos de Judá, os israelitas levaram prisioneiros 200.000 pessoas, incluindo mulheres e crianças. Além disso levaram um despojo enorme.

Odede, um profeta do SENHOR, estava ali e saiu ao encontro do exército quando regressava a Samaria e lhes disse:

—O SENHOR, Deus dos seus antepassados, irritou-se contra Judá e os entregou nas suas mãos, mas vocês os tem matado com tanta violência que isso chegou até o céu. 10 E agora vocês estão pensando em fazer escravos os habitantes de Judá e Jerusalém. Mas, será que vocês não são também culpados de ter pecado contra o SENHOR, seu Deus? 11 Portanto façam-me um favor e devolvam os prisioneiros que fizeram dentre seus próprios irmãos, porque o SENHOR está muito irado com vocês.

12 Então Azarias, filho de Joanã; Berequias, filho de Mesilemote; Ezequias, filho de Salum; e Amasa, filho de Hadlai; que eram chefes de Efraim, enfrentaram o exército que voltava da guerra 13 e lhes disseram:

—Não tragam aqui os prisioneiros, porque isso nos fará culpados perante o SENHOR. O que vocês pensam fazer aumentará os pecados e a culpa que já temos diante de Deus. Ele está muito irado com Israel.

14 Então os soldados entregaram os prisioneiros e o despojo diante dos oficiais e de toda a congregação. 15 Foram escolhidos alguns para que ficassem a cargo dos prisioneiros. Com a roupa e o sapato do despojo vestiram aos que estavam nus, deram a eles de comer e beber, os ungiram com azeite, e aos que estavam fracos os montaram em jumentos e os levaram até Jericó, a cidade das palmeiras, para devolvê-los às suas famílias. Depois foram a Samaria.

16 Naquele tempo, o rei Acaz foi aos reis da Assíria para que o ajudassem, 17 porque também os edomitas os atacaram e os levaram prisioneiros. 18 Por outro lado, os filisteus tinham saqueado as cidades da planície e do sul de Canaã, tomaram as cidades de Bete-Semes, Aijalom, Gederote, Socó, Timna e Ginzo, com as suas respectivas vilas, e ocuparam esses lugares. 19 Desta maneira o SENHOR humilhou a Judá, porque Acaz, rei de Israel, tinha fomentado o desenfreio em Judá e tinha cometido grande infidelidade contra o SENHOR. 20 Então veio Tiglate-Pileser, rei da Assíria. Mas, em vez de ajudar Acaz, se colocou contra ele. 21 Acaz entregou ao rei de Assíria tudo o que havia no templo do SENHOR, no palácio e nas casas dos seus comandantes, mas esse rei não o ajudou em nada. 22 E embora estivesse numa situação difícil, Acaz continuou sendo infiel ao SENHOR. 23 Fez sacrifícios aos deuses de Damasco que o haviam derrotado, pensando assim: “Já que os deuses dos sírios os ajudaram, também me ajudarão se lhes oferecer sacrifícios”. Mas esses deuses foram a causa de sua ruína e de todo Israel. 24 Acaz juntou todos os artigos usados no templo de Deus, os quebrou em pedaços, fechou as portas do templo do SENHOR e mandou fazer altares em cada esquina de Jerusalém. 25 Em cada cidade de Judá, Acaz fez santuários pagãos onde se queimava incenso a outros deuses, fazendo irar assim o SENHOR, Deus dos seus antepassados.

26 Todas as coisas que Acaz fez, do princípio ao fim, estão escritas em O livro dos reis de Judá e de Israel. 27 Acaz morreu e foi sepultado junto com os seus antepassados, em Jerusalém, mas não o colocaram no túmulo dos reis de Israel. Seu filho Ezequias reinou no seu lugar.

Romanos 13

Os cristãos devem obedecer às autoridades

13 Vocês todos devem obedecer a quem estiver no governo. Ninguém pode governar a não ser que Deus lhe tenha dado esse poder. Não há autoridade nenhuma que não tenha sido nomeada por Deus. De modo que, se alguém é contra as autoridades, é também contra o que Deus ordenou; e os que agem assim, vão trazer castigo sobre si mesmos. Aqueles que fazem o bem não têm que temer as autoridades, mas quem faz o mal tem que temê-las. Você quer viver sem medo das autoridades? Então faça o bem e assim será elogiado por elas. As autoridades estão a serviço de Deus para o seu bem. Mas, se você fizer o mal, então terá motivos para ter medo, pois as autoridades de fato têm poder para castigar. Elas estão a serviço de Deus para castigar aqueles que fazem o mal. Por isso você deve obedecer às leis, não somente pelo medo de ser castigado, mas também por causa da sua consciência.

Por esse motivo é que vocês pagam impostos. As autoridades estão a serviço de Deus e se dedicam a este trabalho. Deem a todas as pessoas o que vocês devem a elas. Paguem os impostos ou as contribuições a quem devem pagar. Mostrem respeito a quem devem respeitar e honra a quem devem honrar.

Amar aos outros é cumprir a lei

Não devam nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a do amor uns para com os outros. Quem tem amor pelos outros está obedecendo a toda a lei. Pois a lei diz: “Não cometa adultério; não mate; não roube; não deseje o que não lhe pertence”.(A) Todas estas leis e, de fato, todas as outras, são realmente uma só: “Ame o seu próximo como você ama a você mesmo”.(B) 10 O amor não faz o mal ao próximo. Por isso, quando amamos, obedecemos a toda a lei.

11 Digo isto a vocês porque vivemos num tempo importante. Já é hora de vocês acordarem de seu sono, pois a nossa salvação está mais perto agora do que estava quando começamos a acreditar. 12 A noite[a] está quase acabando e vem chegando o dia[b]. Por isso não devemos continuar fazendo aquilo que pertence à escuridão, mas devemos nos armar com as armas que pertencem à luz. 13 Vamos viver de maneira decente, como aqueles que pertencem ao dia. Não devemos participar de festas vergonhosas e bebedeiras. Não deve haver entre nós nenhum pecado sexual ou indecência, nem brigas, nem invejas. 14 Ao invés disso, vistam-se com o Senhor Jesus Cristo. Não procurem meios de satisfazer a parte de nós que é pecadora, e não façam o mal que desejam fazer.

Salmos 23

O bom pastor

Salmo de Davi.

O SENHOR é o meu pastor,
    nada me faltará.
Ele me faz descansar em campos verdes,
    ele me leva para junto de águas tranquilas.
Ele renova a minha vida.
    Ele me guia por caminhos bons porque ele é bom.
Mesmo que eu caminhe pelo vale mais escuro,
    não terei medo de nada,
porque o Senhor está comigo;
    a sua vara e o seu cajado são a minha proteção.

Ele prepara um banquete para mim
    à vista dos meus inimigos.
O Senhor me recebeu com todas as honras[a]
    e encheu o meu copo até transbordar.
A sua bondade e o seu amor
    me acompanharão durante a minha vida,
e voltarei sempre à casa do SENHOR
    enquanto eu viver.

Provérbios 20:11

11 Até o jovem mostra quem ele é pelas suas ações,
    pelo que ele faz mostra se é honesto e bom.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International