Print Page Options Listen to Reading
Previous Prev Day Next DayNext

The Daily Audio Bible

This reading plan is provided by Brian Hardin from Daily Audio Bible.
Duration: 731 days

Today's audio is from the GNT. Switch to the GNT to read along with the audio.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
2 Crônicas 11-13

11 Ao voltar, Roboão reuniu um exército de homens vindo de todas as famílias de Judá e de Benjamim: 180.000 homens para combaterem contra os israelitas e recuperar seu reino. Mas o SENHOR falou assim a um homem de Deus[a] chamado Semaías:

—Diga a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e também a todas as pessoas da tribo de Judá e Benjamim que eu, o SENHOR, lhes ordeno que não devem ir lutar contra os israelitas, seus irmãos. Volte cada um para sua casa. Eu sou a causa de tudo isso!

Então os homens do exército de Roboão obedeceram à ordem do SENHOR. Assim como foi ordenado a eles, voltaram e não lutaram contra Jeroboão.

Roboão fortalece Judá

Roboão se estabeleceu em Jerusalém e construiu estas cidades como fortificações para defender Judá. Fortificou Belém, Etã, Tecoa, Bete-Zur, Socó, Adulão, Gate, Maressa, Zife, Ado-Raim, Láquis, Azeca, 10 Zora, Aijalom e Hebrom. Essas cidades fortificadas ficaram em Judá e em Benjamim. 11 Roboão reforçou as fortificações que tinham, posicionou guarnições de soldados com comandantes militares e armazenou alimentos, azeite e vinho. 12 Armou com escudos e lanças todas as cidades e as fortificou muito bem. Assim ficou em possessão de Judá e de Benjamim.

13 Os sacerdotes e levitas de todo Israel vieram se unir a Roboão. 14 Abandonaram seus campos de pastagens e suas terras e se refugiaram em Judá e em Jerusalém porque Jeroboão e seus filhos não lhes permitiram servir como sacerdotes do SENHOR. 15 Jeroboão estabeleceu seu próprio sacerdócio nos santuários, sobre as colinas, para adorar os demônios e os bezerros que ele fez. 16 As pessoas que, de todas as tribos de Israel, eram seguidores sinceros do SENHOR, Deus de Israel, foram atrás dos levitas. Todos eles foram a Jerusalém para oferecer sacrifícios ao SENHOR, Deus dos seus antepassados. 17 Esta gente apoiou Roboão e ajudou a fortalecer o reino de Judá, pois viveram de acordo com o exemplo de Davi e Salomão durante três anos.

A família de Roboão

18 Roboão se casou com Maalate. Ela era filha de Jeremote, um filho que Davi teve com Abiail, filha de Eliabe e neta de Jessé. 19 Os filhos de Roboão e Maalate foram Jeús, Semarias e Zaão. 20 Depois Roboão se casou com Maaca, filha de Absalão, e os filhos que ela teve dele foram Abias, Atai, Ziza e Selomite. 21 Roboão amava mais a Maaca que suas outras mulheres e concubinas. Teve dezoito esposas e sessenta concubinas que lhe deram vinte e oito filhos e sessenta filhas.

22 Roboão escolheu Abias, filho de Maaca, como chefe dos seus irmãos, pois queria que ele fosse rei. 23 Roboão atuou com inteligência, pois conseguiu muitas esposas para seus outros filhos e lhes deu muitos alimentos, repartindo-os ao longo e largura do território de Judá e de Benjamim e nas cidades fortificadas.

O faraó Sisaque do Egito ataca Jerusalém

12 Depois que Roboão estabilizou seu reino e sua autoridade, ele e todo Israel abandonaram a lei do SENHOR. No quinto ano do reinado de Roboão, Jerusalém foi atacada por Sisaque, rei do Egito. Isso aconteceu porque Israel foi infiel ao SENHOR. Sisaque tinha 1.200 carros, uma cavalaria de 60.000 cavalos e um exército incontável. No seu exército havia líbios, suquitas e cuxitas. Sisaque conquistou as cidades fortificadas de Judá e chegou também até Jerusalém.

O profeta Semaías foi ver Roboão e os líderes de Judá que haviam se refugiado em Jerusalém por causa de Sisaque, e lhes disse:

—Isto lhes diz o SENHOR: “Vocês me abandonaram. Por isso eu também tenho abandonado vocês, e serão vencidos por Sisaque”.

Então os líderes de Judá se humilharam e disseram:

—O SENHOR está sendo justo.

Quando o SENHOR viu que tinham se humilhado, Semaías recebeu uma mensagem do SENHOR que dizia:

—Como vocês têm se humilhado, já não vou destruir vocês. Deixarei que alguns poucos escapem e não descarregarei toda minha ira contra Jerusalém por intermédio de Sisaque. Mas vocês serão dominados por ele para que saibam a diferença entre servir a mim e servir os reis das outras nações.

Sisaque, rei do Egito, veio e atacou Jerusalém. Sisaque levou embora os tesouros depositados no templo do SENHOR e os do palácio do rei. Ele levou tudo, inclusive os escudos de ouro que Salomão tinha feito. 10 O rei Roboão fez outros escudos de bronze para colocá-los em seu lugar, e os deu aos guardas que vigiavam a porta do palácio do rei. 11 Cada vez que o rei ia ao templo do SENHOR, os guardas iam com ele levando seus escudos, e depois de terminarem, voltavam a guardar os escudos na parede do quarto da guarda. 12 Já que Roboão se humilhou, a ira do SENHOR se apartou dele e por isso não o destruiu completamente, e também porque havia algo bom em Judá.

13 O rei Roboão se reafirmou em Jerusalém e seguiu como rei. Tinha quarenta e um anos quando começou a reinar e governou dezesseis anos em Jerusalém, a cidade que o SENHOR escolheu entre todas as tribos de Israel para habitar nela. A mãe de Roboão era uma amonita chamada Naamá. 14 Roboão agiu mal porque não tomou a decisão de seguir ao SENHOR com todo o coração.

15 Os feitos de Roboão, do princípio ao fim, estão escritos nas crônicas do profeta Semaías e do vidente Ido. Eles editaram os registros das famílias. Houve também constantemente guerra entre Roboão e Jeroboão. 16 Roboão morreu e foi sepultado com os seus antepassados na Cidade de Davi, e seu filho Abias reinou no seu lugar.

Abias, rei de Judá

13 Abias começou a reinar em Judá quando Jeroboão, filho de Nabate, já tinha reinado por dezoito anos em Israel. Abias governou em Jerusalém durante três anos. Sua mãe era Maaca, filha de Uriel, de Gibeá. Houve guerra entre Abias e Jeroboão. Abias enfrentou Jeroboão com uma força armada de 400.000 soldados, e Jeroboão apareceu com um exército de 800.000 soldados.

Abias se posicionou no monte Zemaraim, que está na região montanhosa de Efraim, e gritou:

—Escutem, Jeroboão e todo Israel! Não sabem vocês que o SENHOR, Deus de Israel, deu a Davi e seus filhos a autoridade para reinar sobre Israel para sempre através de uma aliança de sal[b]? Mesmo assim, Jeroboão, filho de Nebate, que era servo de Salomão, filho de Davi, se rebelou contra ele. Ele, junto com outros homens ociosos e perversos, se colocaram contra Roboão, filho de Salomão, que não pôde resistir a eles por ser um jovem inexperiente.

—Agora vocês têm se proposto a resistir a autoridade do SENHOR, a qual está nas mãos dos descendentes de Davi. Ficaram animados por serem muitos e por terem os bezerros de ouro que Jeroboão lhes pôs como deuses. Por acaso não expulsaram os sacerdotes do SENHOR, os descendentes de Arão e os levitas? Por acaso não nomearam seus próprios sacerdotes como fazem os povos pagãos? Não é verdade que consagram como sacerdote dos que não são deuses a qualquer um que tenha como pagar o preço de um bezerro e sete carneiros?

10 —Mas nós, ao contrário, não temos abandonado o SENHOR, porque ele é nosso Deus. Os sacerdotes que servem perante o SENHOR são descendentes de Arão e os que fazem o trabalho do templo são levitas. 11 Eles ofereciam ao SENHOR, toda manhã e toda tarde, os sacrifícios que devem ser queimados completamente e o incenso. Além disso, toda tarde colocam sobre a mesa limpa as fileiras de pão consagrado e acendem as lâmpadas do candelabro de ouro. Pois nós mantivemos o culto ao SENHOR, nosso Deus, mas vocês o têm rejeitado. 12 Vejam que à frente de nós estão Deus e seus sacerdotes. As trombetas estão prontas para dar a ordem de ataque contra vocês. Portanto, israelitas, não lutem contra o SENHOR, Deus dos seus antepassados, porque não terão êxito!

13 Mas Jeroboão preparou uma emboscada e deu uma volta com parte de seu exército para atacá-los tanto de frente como na retaguarda. 14 Quando os de Judá olharam para trás, perceberam isso, mas era tarde demais, já estavam rodeados. Então clamaram ao SENHOR e os sacerdotes tocaram as trombetas. 15 Quando os de Judá deram o grito de guerra, Deus mesmo atacou Jeroboão e todo Israel diante de Abias e de Judá. 16 Israel fugiu, e Deus deu a vitória a Judá. 17 Abias contra-atacou com seu exército e os derrotou. Isso causou muitas perdas para as forças de Israel, pois matou 500.000 excelentes soldados de Israel. 18 Nessa ocasião os israelitas foram vencidos, e os de Judá ganharam porque dependeram do SENHOR, Deus dos seus antepassados.

19 Abias perseguiu Jeroboão e tirou dele nessa batalha as cidades de Betel, Jesana e Efraim com suas respectivas vilas. 20 Durante o reinado de Abias, Jeroboão já não pôde recuperar seu poder e, finalmente, o SENHOR o feriu gravemente e ele morreu. 21 Por sua vez, Abias se tornou cada vez mais forte. Ele teve catorze esposas, vinte e dois filhos e dezesseis filhas. 22 O resto da história de Abias, sua vida e obras, está escrito no comentário que fez o profeta Ido.

Romanos 8:26-39

26 Assim como nossa esperança nos ajuda, o Espírito também nos ajuda em nossas fraquezas. Não sabemos orar como devemos, mas o próprio Espírito, com gemidos que as palavras não podem explicar, pede a Deus em nosso favor. 27 Deus pode ver o que está no coração do homem e sabe o que está na mente do Espírito. E, de acordo com a vontade de Deus, o Espírito pede a favor do seu povo.

28 Sabemos que, em tudo o que acontece, Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. 29 Deus os conhecia antes de o mundo ser criado e decidiu que eles seriam como o seu Filho, para que esse Filho fosse o primeiro[a] entre muitos irmãos. 30 Deus planejou para que essas pessoas fossem como o seu Filho e as chamou. E não só as chamou, como também as declarou justas. E não só as declarou justas como também repartiu a sua glória com elas.

O amor de Deus em Cristo

31 O que diremos então a respeito destas coisas? Se Deus está conosco, ninguém nos vencerá! 32 Se Deus nos deu até seu Filho, oferecendo-o por todos nós, não nos dará certamente também todas as outras coisas? 33 Quem pode acusar o povo que Deus escolheu? Ninguém! Deus é quem os declara justos. 34 Quem pode condenar o povo de Deus? Ninguém! Cristo Jesus é aquele que morreu, mas não só morreu, como também ressuscitou e está ao lado direito de Deus. Ele pede a Deus a nosso favor. 35 O que vai nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, as perseguições? Será a fome, a miséria, o perigo ou a morte? 36 Como dizem as Escrituras:

“Por lhe sermos fiéis estamos sempre em perigo de morte.
    Somos considerados como ovelhas que vão para o matadouro”.(A)

37 Mas em todas estas coisas temos a vitória total, por meio de Deus que demonstrou o seu amor por nós. 38-39 Porque eu estou bem certo que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem anjos, nem forças espirituais; nem qualquer coisa do presente, nem do futuro; nem qualquer coisa que está acima de nós ou abaixo de nós;[b] nem poderes nem qualquer criatura poderá nos separar do amor que Deus tem por nós em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Salmos 18:37-50

37 para poder perseguir e destruir meus inimigos;
    não descansarei até derrotá-los.
38 Eu os derrotarei de tal modo que eles nunca mais possam se levantar;
    todos eles estarão debaixo dos meus pés.

39 Meu Deus, o Senhor me dá forças na batalha;
    faz com que aqueles que me perseguem tenham que se inclinar diante de mim.
40 O Senhor me ajuda a derrotar os meus inimigos
    e a derrubar os que me odeiam.
41 Eles pediram ajuda,
    mas ninguém veio ajudá-los.
Também chamaram pelo SENHOR,
    mas ele não lhes respondeu.
42 Dispersei os meus inimigos como o vento dispersa o pó,
    os pisei como se fossem a lama das ruas.

43 O Senhor me salvou dos conflitos dos povos,
    e me fez governante de nações.
Povos que eu não conhecia antes,
    agora me servem.
44 Assim que me ouvem, me obedecem,
    os que não me conheciam antes se submetem a mim agora.
45 Eles terão temor de mim,
    e sairão dos seus esconderijos tremendo de medo.

46 O SENHOR vive!
    Bendita seja a minha rocha.
    Louvado seja Deus, meu Salvador.
47 Deus castiga os meus inimigos
    e os coloca debaixo do meu poder.
48 Ele me salva do meu inimigo;
    me ajuda a vencer os que me atacam,
    me salva do inimigo mais cruel.
49 Por isso louvo ao SENHOR entre as nações,
    e canto louvores ao seu nome.

50 Deus dá grandes vitórias a Davi, o rei que ele escolheu.
    A ele, e aos seus descendentes, Deus mostra sempre a sua bondade.

Provérbios 19:27-29

27 Meu filho, se deixar de escutar a instrução,
    nunca chegará a ser sábio.
28 Uma testemunha falsa zomba da justiça;
    os maus gostam de fazer o mal.
29 O castigo está pronto para quem zomba dos outros,
    e o açoite existe para quem não tem juízo.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International